Aladdin: jornais relatam que Disney está bronzeando figurantes

Por Gabriel Fernandes em

Divulgação. © Disney

De acordo com o Deadline, jornais britânicos estão levantando acusações criticando a Disney por estar bronzeando figurantes de pele clara para se assemelharem a pessoas do Oriente Médio na adaptação em live-action de Aladdin.

Em entrevista ao Sunday Times, Kaushal Odedra, que esteve no set de filmagens localizado em Longcross no Reino Unido, relatou que viu 20 pessoas de cor branca esperando numa fila para serem bronzeadas.

Em nota, a Disney não negou o ocorrido e afirmou que não encontraram no local muitas pessoas da etnia com os requesitos técnicos e artísticos necessários (como dança, equipamentos especiais, habilidade em lidar com animais), mas que essa é uma de suas produções com mais de 400 dos 500 figurantes tendo origens árabe, indiana, do Oriente Médio, africana e asiática.

A adaptação em live-action será dirigida por Guy Ritchie (Rei Arthur: A Lenda da Espada) e protagonizada por Mena Massoud, Will Smith (Gênio) e Naomi Scott (Princesa Jasmine).

Aladdin estreia em 24 de maio de 2019.

Comentários
  • Matheus Santos Xavier

    Já tão querendo colocar pelo no ovo de novo kkkkk

    • doko

      É a ditadura do politicamente correto

  • É muito esquisito essa parada envolvendo a gigante que compra tudo quanto é empresa não conseguir achar pessoas suficientes de tal etnia.

    • Just_an_Asian_guy

      Eu realmente acredito que encontrar 500 figurantes beeeem árabes que manjem de balé, lidar com animais e por aí vai n é easy. O que mais tem em hollywood é reutilização de figurante. N é uma galera diferente todo filme.

    • Pégaso

      O problema não é encontrar atores/atrizes dessas etnias, e sim atores/atrizes dessas etnias que falam bem o inglês.

      • Mas são figurantes, qual a necessidade de fluência se figurantes não tem um papel relevante na trama?

        • MeGaNiNjA

          guiar os figurantes , sempre tem um conta-regra ou um tipo de supervisor pra guiar os figurantes, e se eles não souberem a lingua eles podem se perder e até mesmo atrapalhar a cena

        • Pégaso

          Mas figurantes também falam, geralmente conversas de fundo sem importância, mas ver personagem falando bem o idioma inglês e outro falando outro idioma ou um inglês “estranho” não ia ficar legal num filme onde todos falam no mesmo idioma/forma.

  • Estranho, lembro deles estarem contratando atores indianos e arábes (que por si só já são morenos), por que bronzea-los mais ainda? (Sem querer ser racista nem nada, algo que não sou)

    • Eduardo Oliveira

      Estão bronzeando caucasianos e não os figurantes de origem árabe*

  • Ademilson Molotrovik

    Gente … Quem tá fazendo o filme é eles quem tá pagando o filme eles. Quanto mimi.

    • toygame lan

      não é mimim,isso ocorreu em vários filmes como ghost in shell que colocaram uma branca para fazer um papel de asiaitica

      • MeGaNiNjA

        A Personagem principal de Ghost não tem tipo definido, ninguém sabe sobre a identidade dela (ela pode ser ocidental mas pode ser asiática também), o manga não deixa isso claro, só deixa claro que as pessoas podem ter trocado de nome e tipo corporal quando virou uma maquina, mas não deixa claro se ela passou por esse processo ou não

        • toygame lan

          cara a historia se passa no japão e a personagem tem nome japones,logico que ela é japonesa.

          È tipo o seiya ele é japones de uma serie que se passa na grecia.Sempre será assim,as obras refletem o país de onde são criados.

          • MeGaNiNjA

            você falar assim já mostra que mal conhece a historia ou a nunca viu a fundo, na historia, os humanos podem trocar de corpo (e assim de inidentidade) facilmente, ela pode ter sido uma americana/europeia/africana/qualquer canto e depois ter mudado de nome,a historia deixa claro que isso é uma possibilidade , principalmente com o fato que ela tem problemas de memoria e o fato que outros personagens trocaram sua identidades após se tornarem maquinas

            só por que se passa no japão não significa que seja automaticamente japonesa, principalmente quando a própria estoria mostra que há cabimento pra ela ser de outro tipo corporal antes de ser uma maquina

          • Maurício Marmo

            Se não me engano, o mangá ou um dos animes menciona que o corpo dela é baseado em uma mulher européia.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Se você viu a vigilante do amanhã sabe que na verdade ela não é branca/ocidental, apenas veja.

        • toygame lan

          Scarlett Johansson que é a atriz do filme é branca e o seu corpo original de sua personagem era de uma japonesa.E isso foi algo de muita critica.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Bom a Motoko li que o corpo dela foi baseado num corpo de uma européia, mas o filme mostrou que a mãe dela é asiática, não quero dar mais spoilers, a não ser que queira.

    • vanderlei ramalho

      Concordo… o que tem a ver isso? Com certeza estão fazendo por que sabem que é necessário. A Disney assumiu e ainda justificou. E o pior de tudo é que todos vão ver o filme nos cinemas e aplaudir de pé.

  • Lembrando sempre que pintar pessoas com uma cor de outro povo é considerado racismo sim.

  • Caio Martins

    E qual é o problema bronzear os personagens

    • toygame lan

      é que deveria ser feita com pessoas daquela etinia e não usar gente branca

      • Gugax

        Deveria ser feita se a Disney quisesse ela é a dona do filme e da marca. Essa imposição não deve existir, o máximo que o publico deve fazer é reclamar se não gosta do elenco mas não impor que a empresa escale certo elenco por questões étnicas e alias é uma obra de ficção.

        • toygame lan

          nada haver,primeiro que o elenco na animação é os traços das etinais correspondentes e é um live action baseado nisso.Fora que é ridiculo ver uma ruma de branco fazendo papeis de gente de outra etinia.Curioso é que quando ocorre o contrario de um negro fazer o papel de branco o povo fala logo que é militancia do politicamente correto

        • Luiz Felipe Matos

          É o branco “”roubando”” o lugar de outra etnia, por simplesmente ser mais aceito na sociedade, por ser mais comum, ou por questões de lucro na imagem do ator branco que é mais conhecido, quando o papel pode ser interpretado por uma pessoa que VIVE e É aquela realidade. E não falo só desse caso, não. Não é tão difícil de entender.

          • Gugax

            Atá vamos trazer então só pessoas do deserto das Arabias que morem lá desde o nascimento, afinal eles que vivem essa realidade. Disney é um empresa meu chapa e ela produz filmes de ficção ninguém ta roubando nada, para os atores é só mais um trabalho como qualquer outro.

      • Caio Martins

        q racismo

    • VINICIUS

      O problema é o seguinte:
      Sempre que fazem uma produção original o elenco é majoritariamente branco (salvo EXCEÇÕES) e a justificativa para não incluir um elenco multiétnico, é que não há tanto atores negros, árabes, amarelos (Asiáticos/Japoneses) , latinos, vermelhos (Indígenas) “talentosos” ou com o mesmo nível de experiência que o restante do elenco, (branco) aí quando temos uma produção aonde, o enredo busca elementos e personagens de culturas diferentes do eixo USA-EUROPE, e que esses atores podem adquirir essa “experiencia” acontece isso, é contratado um elenco branco e eles preferem pintar, bronzear , maquiar… do que dar a oportunidade a gente nova.

  • toygame lan

    lá vem nego falar merda com, politicamente correto.
    Isso ocorreu em v´rias outras produçoes

  • toygame lan

    isso ocorreu em vários filmes, como ghost in shell que colocaram uma branca para fazer um papel de asiaitica.

    • Hugo

      Sobre Ghost in Shell , não vi problema algum. Vamos fingir que os personagens de anime/mangá possuem aparência asiática? Por mais que os personagens tenham nomes asiáticos e se digam japonês, eles são modelados com aparência ocidental, caucasiana, europeia. Mais parecem nórdicos do que japoneses.

      • toygame lan

        os personagens de ghost in shell são asiaticos,a major mesmo era uma japonesas pura

        • MeGaNiNjA

          a major não é uma japonesa pura, pelo menos pode ter a possibilidade de ela não ser antes ou depois que virou maquina

          • toygame lan

            ela é japonesa,no final do filme se revela isso e os traços da atriz foram mudados para que ela ficasse mais asiatica

        • Just_an_Asian_guy

          Vey, eu até entendo comentarem sobre etnia em aladin, pois é um filme que se apóia muito na cultura da localidade da história. Mas Ghost In the Shell? Ela podia ser uma italiana no país da pizza que isso não influenciaria em nada no filme. Ela ser japonesa ou não tem relevância 0 pra a história.

          • toygame lan

            se ela não ser japonesa não tinha revelancia para a historia,por que será que ela no final ela descobre que era uma japonesa kkkkkkkkk

          • Just_an_Asian_guy

            Isso não existe na animação e nem no mangá. Se eles levaram isso para o Live Action, então eles criaram isso. A relevância podia ser dada a qualquer nação que tivesse relevância no plot do LA, se quiseram dar relevância pra o fato dela ser japonesa e escalaram uma branca, problema deles. Novamente, o plot do anime e do mangá não exige que ela seja japonesa, se fizeram isso no filme, eles mudaram a história.

        • Hugo

          O que eu disse é que todos os personagens de mangá/anime são representados com aparência ocidental (mesmo sendo japoneses). Afinal, vemos muitos japoneses por aí caucasianos, altos, loiros, ruivos, olhos claros e redondos, né?! É assim que os japoneses gostam de se imaginar, como se fossem autênticos europeus. Não precisa ser nenhum Freud da vida para perceber essa aversão de si mesmos que eles sentem. Logo, personagens de anime representados por ocidentais não é nenhum absurdo.

        • Hugo

          O que eu disse é que todos os personagens de mangá/anime são representados com aparência ocidental (mesmo sendo japoneses). Afinal, vemos muitos japoneses por aí caucasianos, altos, loiros, ruivos, olhos claros e redondos, né?! É assim que os japoneses gostam de se imaginar, como se fossem autênticos europeus. Não precisa ser nenhum Freud da vida para perceber essa aversão de si mesmos que eles sentem. Logo, personagens de anime representados por ocidentais não é nenhum absurdo.

  • Lucas Evangelista

    Pra min esta certo, vão querer botar um montem de branquelo no meio do deserto. e com certeza o bronzeado deve estar no contrato então eles não estão obrigando ninguém.

  • Lucas Evangelista

    o racismo maior seria se no filme, todos os árabes fossem pessoas brancas, se estão bronzeados ficam melhor representados. não são árabes, mais pelo menos ficam mais parecido.

    • Ademilson Molotrovik

      Se o filme é “adaptação” deixe adpatarem os personagens também UE. O mal do público é querer 100% do que tá no desenho/anime/mangá e tals…

    • Então você pode facilmente usar esse argumento para justificar blackface. E aí?

  • Léwow

    NÃO SERIA MELHOR SÓ CONTRATAR FIGURANTES MAIS MORENINHOS? OU TÁ DIFICIL HEIN DISNEY

  • Filipe Skull

    Will Smith sera o genio kkkk que massa kkkk

    • Victor Wayne

      não vão pintar o Will Smith de azul kkkkk

  • Gabriel Arruda

    Ainda lembro do clássico.Vi em VHS.

  • Anubis_Necromancer

    Mais fácil do que pintar todos digittalmente

  • Snow

    No meu ver, não tem problema, é só figurante. Agora se fosse com os personagens principais, seria outra história.

  • Caio Martins

    chama o mc catra pra ser o genio da lampada , e a anitta pra ser a jasmine e o mc guime pra ser o alladin.

  • Davi

    Os caras não estão sendo forçados, estão sendo pagos. Depois eles mudam de cor.

  • JKG

    Os censos americanos revelam que a população árabe, indiana e muçulmana totaliza uns cinco milhões de pessoas. Ainda assim, é difícil achar alguns gatos pingados que possam ser figurantes no filme? XD

    Mas me parece a mesma desculpinha do diretor de Death Note de não ter asiáticos no elenco, pois ele “queria japoneses que falassem bem inglês”. O que mais tem por aí é idol fluente em inglês e nipo-americanos. Mas eles fingem que é verdade, e a gente finge que acredita. :D

  • Eduardo do Carmo

    E há quem defende a Disney ainda.