Animax: dublagens e licenças de anime

Por Nielsen Souza em

Nesta semana, os fãs de anime foram surpreendidos com a notícia da aquisição do anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood, pelo Animax, algo que causou um grande estranhamento em parte do público, que não conseguia acreditar que isso fosse possível, tudo por conta das notícias e vídeos sobre a saída definitiva dos animes da programação.

O primeiro deles ironizava os telespectadores e  trazia a frase “Removing anime” (Eliminando anime), já o segundo, por alguma razão, substituiu esta frase por “Upgrading” (Atualizando).

Com a chegada de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, tudo parece indicar que o Animax poderá seguir apostando no gênero anime, mas, se desconhece qual será o modelo adotado (um bloco temático ou horários absurdos), para sua exibição. Pensando nisso, fizemos um  pequeno resumo, com algumas informações sobre os animes ainda não exibidos pelo canal.

Licenças

Atualmente a Sony possui os direitos de transmissão de diversos longas animados e séries de anime. Com relação a este último, o Animax possui os seguintes títulos em seu congelador: Nodame Cantabile, Dancouga Nova, Gallery Fake, Monkey Typhoon e Jigoku Shoujo Futakomori (2ª temporada de Hell Girl).

Dublagens

Dos títulos ainda não exibidos, o canal mandou dublar Nodame Cantabile (em processo) e há quase um ano e meio mantém guardado Jigoku Shoujo Futakomori (com dublagem), e Monkey Typhoon (dublado), que devia estrear junto com Samurai X , pois havia sido exibido pelo Cartoon Network em 2006.

Com relação à Dancouga Nova e Gallery Fake, ainda não foram dublados, devido às mudanças implementadas pela diretoria da Sony, ficando ambos em segundo plano. Sobre aos novos episódios de Bleach (em processo final de dublagem, pela CBS), ainda não há uma posição oficial da direção do canal, mas as chances de exibição são grandes.

Séries exibidas

Um capítulo à parte são as séries já exibidas na programação do canal, bem como nos demais canais que pertencem à HBO. O canal estreou quatro séries em 2009 provenientes do mesmo pacote (Black Jack, Bokurano, Fate/Stay Night e Black Cat), além de Bleach e Death Note, uma das últimas estreias do Animax.

Quanto a filmes de anime, o canal possui os direitos de Contos de Terramar, Princesa Mononoke, Metrópolis, Ocean Waves, Paprika, Memories, Tekkonkinkreet e The Sky Crawlers. Devido a contratos, nenhum deles foi exibido pelo Animax, mas sim pelos canais HBO.

Por último, todas as séries e filmes que são de propriedade da Sony, tanto no Japão, quanto no resto do mundo, fazem parte do catálogo da distribuidora Aniplex, uma subsidiária da Sony Pictures. Há de se levar em conta que a Sony deveria ser livre para exibí-los no canal que quiser.

Comentários
  • animeholic

    Bom mesmo era a Locomotion…

    • C-a-l-v-i-n

      Boa a notícia!

      • Akuma

        Isso se iluda mesmo.

        • Guilherme

          Eu estaria satisfeito com um canal onde voce pudesse escolher qual idioma você quer, pq o unico que da pra fazer isso direito é a HBO e FOX, o resto ou só tem como trocar o audio ou então não é legenda, é CC que fica la *som leve* *gargalha* wtf? eu to ouvindo que tem um som leve …E nesse mesmo canal passasse durante a madrugada bons desenhos antigos como caverna do dragão, super patos, drakwing… durante a noite animes adultos, durante o final da tarde animes leves e durante a manhã desenhos infantis que não sejam retardados e abobados e sim bons programas como eram os antigos, e no final de semana um bloco especial no domingo a noite uma animação boa das antigas, ai sim o negócio ia se bom, pagava até pay per view desse canal por fora se fosse preciso

          • oioioioioioio

            Erm.. Closed Captions são para surdos… Que bom que bom que você pode ouvir.

        • Sandro

          eu não vi nada demais na notícia akuma e nem me iludi pq não sou mais criança pra isso e pelo que entendi… me corrijam se eu tiver errado, a notícia fala de coisas que o animax tem / não / e poderia fazer uso mas não quer dizer que vai exibir. é tão dificil entender? capiche?

          faço parte da comunidade do orkut e todo mundo entendeu o que eu entendi, mas o pessoal do forum lá otakus world que eu tb faço parte mas nao participo ativamente, vi gente encarando a noticia como: nossa isso é ilusão.. mas quem acha que vai dar isso tudo é bem burrinho me desculpem e pelo que eu entendi a noticia não passou nada disso.

          mas cada cabeça uma sentença né? discutir com certos fãs de anime é perda de tempo. cada um entende uma coisa.

          depois dizem que no brasil as pessoas precisam ler mais e ter mais cultura, e acho um exagero mas a gente ve cada uma tem horas que acho que quem defende isso tá certo. o povo precisa de um pouco mais de cultura pra saber interpretar as coisas melhor.

          obs: nao estou ofedendo a ninguém.

  • Elias

    Já comentei aqui, já comentei no Pub do anime e também já comentei no Orkut.

    Avisei que o anime HellGirl 2 já estava dublado e ninguém acreditou. Inclusive o Robotmonster duvidou de mim, e um monte de gente.

    E ta aí agora, eu avisei… hahahahaha

    • Akuma

      Avisou o que?
      Já tava dublado sim mas não pra passar nesse canal que um dia já foi de animes, pode ter certeza que é pra DVD/Bluray.

    • Robotmonster

      Cheguei mesmo a duvidar, confesso.

      Mais sobre a exibicao eu acertei, nenhuma. Hahahaha

  • Jr

    Enquanto não houver a possibilidade de assistir no áudio original e com legendas — como ocorre nos canais de séries — os animes no Brasil não irão pra frente.
    Só podemos torcer para que passem bem tarde da noite, pelo menos assim diminui a chance de sofrerem cortes absurdos, ocasionados unicamente pelas babaquices preconceituosas que são os sistemas de classificação etária brasileiro.e americano (que é a origem dos animes passados no Brasil).

    • victor L

      Quanto a possibilidade de audio original e legendas, acho q não eh por isso não, DVD tbm existe pra isso

      quanto a censura, se a politica de “SEM CORTES” do Animax não mudou(o q acredito q tenha ficado no passado a essa altura do campeonato) pelo menos uma coisa não retirada dos otakus, UFA

      That’s all folks

      • Akuma

        Mas FMA Brotherhood não vai passar no Animax, vai sair direto pra DVD/Bluray.

        • Mamoru Kusanagi

          O que faz vc pensar nisso?

    • Igor

      Animax nunca cortou e nem censurou os animes e as dublagens sempre foram boas.

  • Pingback: Tweets that mention Animax: dublagens e licenças de anime | Anime, Mangá e TV – ANMTV -- Topsy.com()

  • Queremos 24 horas de Anime no Animax

    O problema é q assinamos uma coisa e os caras nos empurra outra. Na época q assinei minha tv por assinatura no pacote tinha um canal dedicado 24hs de anime, aí eles querem nos empurrar séries do “Império Americano” na nossa guela.
    Temos q mostrar nossa insatisfação para eles, se 50 de nós reclamar eles veram q tem muita gente puta com eles.

    http://br.animaxtv.com/contact

    • lucas lopes

      Concordo plenamente com vc o animax era um canal bom ate a diretora começa a coloca series de um bando de surfistinhas mimados depois disso foi piorando ate chega a decisão da retirada dos animes e mesmo q ela pegue os animes de volta n adianta fica exibindo eles as 3:00 da madrugada e atarde as mesma series e reality shows
      porque n faz ao contrario dexa animes atarde e as series e etc para noite ja q ninguem vai assiti
      espero q eles se toquem nisso e gente entra ae no site da animax e reclamem q dai vai ve q nos conseguimos q memso com a nossa indignação n vai adinta em nada entrem la no site da animax e reclamem
      http://br.animaxtv.com/contact

      • anonimo

        cara várias pessoas ja reclamaram, pelo menos mais de 50 foi, e o que o animax fez, piorou mais ainda o canal

        • Saimon

          50+1
          Agora.
          Eu não tinha reclamado ainda.

  • Skillit

    Agora só resta esperar e ver o que vai acontecer.

    As mudanças realizadas e as anunciadas obviamente não agradaram ao antigo publico do Animax mas também devem ter falhado em atrair novo publico e anunciantes e ter conseguido um numero de reclamações massivas dos assinantes e das operadoras de TV a cabo. Fico imaginando o acordo que deve ter sido feito para que o Animax não saiste da grade da SKY.

    Apesar da internet e dos fansubs permitirem que a maioria tenha acesso aos seus animes favoritos um canal como o Animax e extremamente importante pois permite um acesso mais direto a diversas series que eu nunca me daria ao trabalho de baixar e converter um formato aceito pelo PS3 para que podasse assisti-las na TV.

    • Deidara-Senpai

      Também acho isso, eles devem ter falado mas ou menos assim “Por favor não tirem nosso canal da sua grade, vamos por animes novamente” e como alguns brasileiros são muito burros e acreditam ate que papai noel existe, acreditaram e deixaram o Animax na SKY.

      Oque o monopólio do dinheiro não faz.

  • Augusto

    O pessoal da Sony tá maluco. A pouco tempo veio o vídeo do “amor e da paixão” falando que os animes foram jogados no lixo. Agora os animes começam a ressuscitar do túmulo, com contratos e animes esquecidos na sala de VHS. Só falta daqui a uns 4 ou 5 anos os animes voltarem a programação 24h7d e daqui a uns 7 a 8 entrar animações para adultos, fazendo o total retrocesso do Animax. Vejamos até lá o que acontece…

    • Akuma

      Mas eles não vão voltar atrás, pegaram FMA Brotherhood só pra outros canais não pegarem.

      • Mamoru Kusanagi

        Esse teu pessimismo já tá enchendo o saco Akuma. Havendo vida haverá esperança.

  • Leonardo

    Vamos ver oq vai sair daí ne? Pois eu acho q como querem dar prioridade a series idiotas colokaram de madrugada a partir das duas da manhã ou às 6:00h da manhã pra sonambulo ver vai eh pro inferno tal animax.

  • Akalili

    E quando é q Mononoke Hime passou na HBO?

  • Fabio_gatts

    Os babacas do Animax voltaram atrás no que disseram é?
    Vão ter que ingolir FMAB, que vai ser a unica coisa que vai prestar em 2011, nesse canal de merda.

  • victor L

    Como diria Sr Omar: Tragico, Tragico!

    Não é só pq “talvez” vão colocar um anime novo no animax, sendo que tem um monte de animes ineditos e episodios novo no congelador, q o canal vai mudar(espero q eu esteja errado e o Animax volte a ser full anime, ou pelo menos muda o nome logo) retiro todas a esperanças de ver animes sem cortes e de qualidade na tv paga, vamos ter que nos contentar com canais como:HBO, CN, Nick, q nem são canais proprios pra isso, mas pelo menos passam de vez em quando alguns animes.

    That’s all folks

    • Akuma

      Desses só o HBO os exibe sem censuras.

      • Mamoru Kusanagi

        Aí eu sou obrigado a concordar.

  • Larissa

    Olha aí gente!
    É só colocar legenda, nem precisa dublar, pra ficar mais barato se esse é o problema, e a lei de dublagem é só pra TV Aberta…Eu não sei por que complicam tanto…
    E eu acho que devemos aproveitar o fato de que o Brasil já está separado da América Latina, tentatr denovo reclamar quando o canal mudar(se for mudar) em Março vai ver se o novo Responsável pela programação da Sony no Brasil seja diferente da Klaudia, e reconsidere…(Lá vem minha Ilusão…)

    • Mamoru Kusanagi

      Discordo! A questão não é nem dublar ou não dublar. O problemas dos custos de produção de um canal como o AnimaX são político$ Se é que vc me entende.

  • Satoshi

    O Animax se for voltar com animes deveria mandar um comunicado ao publico se desculpando pela própria burrada q fez oras vai pro inferno deveria ser assim: Nos desculpamos pelo o q tentamos fazer com a nossa programação q naum deu certo queremos q nos desculpe e por isso voltaremos ao nosso plano original com animes e mto mais XD

  • Alisson(MIsao Makimaki eu não acredito)

    O que que estranho…. agora tem algo para eu assistir…..será que eles deu um tempo…. para que resolve-se tudo direito. Tks.^-^

  • Rodrigo Diniz

    em março estreiará o animax hd, pelo menos é oq as noticias afirmam, porém eu acho q o animax está esperando esse período pra organizar sua programação, e transmitir os animes no canal hd, e as séries no canal sd, não acredito num canal simulcast animax, seria praticamente um canal sd e não hd. Vale a pena esperar, odeio dublagem br nos dias de hoje, odeio vozes japonesas, espero primeiro lançar com dual audio, antigas dublagens não voltam mais uma pena.

    • roger

      vc tá louco?! se for pra deixar um, só com animes tem q ser o sd q é mais barato, se deixarem o hd as operadoras vão coloca-lo nos pacotes mais caro$

  • Leo

    Temos duas opções: Ou péssimos horários, como de 2 às 6 da manhã meio de semana ou às 7 horas de domingo, ou um bloco vagabundo uma vez por semana no fim da noite que é a menos pior das hipóteses. Isso se a KB não mudar de ideia de novo, né? Essa mulherzinha super “profisional”.

    Esses animes são apenas um “cala a boca” que eles estão dando, só para não saírem da grade de canais da Sky, logo vão sumir de novo.

    Mais um capítulo da novela Animax, que não vai acabar tão cedo até pararem de se contentar com migalhas e boicotarem de vez o Lixomax. Infelizmente algo me diz que isso vai durar.

  • Anomimomat

    Tocou um bom chá de juizo??

  • Pelo que vi o Animax está em cima do murro. O canal deveria acabar com essa programação podre e volta as suas origens que é exibir só animes.
    Ainda a esperança!

  • parece que eles percebem que a “estratégia” do “Removing anime” não foi uma coisa lá muito inteligente

  • jordionio

    bleach vai passar em q mês de 2011??????

  • marcosb2

    Acho que agora que o grupo Sony se tornou indepedente no Brasil, vão voltar com os animes.

    Canais Sony vira grupo independente no Brasil
    De olho no crescimento da TV por assinatura no Brasil e da produção nacional no setor, os canais Sony se tornam hoje um braço totalmente independente no país, separando-se de todo o pacotão da América Latina.
    A novidade, que será anunciada ao mercado, implica significativas mudanças de direcionamento e conteúdo dos canais Sony: Sony, Animax e AXN.
    Ao apostar na regionalização, os canais da programadora ganharão novas vinhetas, novo layout, vão retomar a produção nacional e terão suas grades totalmente reestruturadas.
    A Folha apurou que pesquisas de público serão feitas para adaptar horários e conteúdos da programação ao gosto brasileiro.
    Com a independência, as séries e filmes desses canais devem ir ao ar no Brasil em horários diferentes dos da grade latino-americana.
    A mudança também tem em vista um crescimento comercial do grupo, uma vez que a Sony terá uma unidade mais forte no Brasil e conteúdo direcionado.
    A regionalização conta ainda com mudanças estruturais. Alberto Niccoli Júnior, ex-vice-presidente Comercial, agora é o vice-presidente geral do grupo no Brasil.
    Os canais Sony também devem ganhar em breve um diretor de programação.

  • Willian

    Acho q agora tão pagando pau pro Animax da Espanha,que na minha opinião é o melhor Animax de tds,com animes como,Naruto Shippuden,fullmetal alchemist brotherhood,cdz Lost canvas,bleach e etc.

  • wellington

    kkkkkkkkkkk……..o animax votou a colocar animes de tanto medo docanal sair do ar

  • Denner gostossaum

    SEUS IDIOTAS as 4 horas da madrugada de um domingo vc assistiria seu anime favorito ? eu amo animes mais me amo mais !

  • esses animes que estao no congelador ja estao dublados ?alguem me responda

  • Pingback: Animax: atualização de licenças e notícias 2ª parte | Anime, Mangá e TV – ANMTV()