Ataque dos Titãs: criador da franquia Gundam critica o mangá

Por Nielsen Souza em

Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin)O autor da conhecida, e lucrativa, franquia Mobile Suit Gundam, Yoshiyuki Tomino, fez diversas críticas ao mangá de Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin) em sua revista online (Tomino Ryu no Tomino). Tomino disse que não é fã da série, mas tira o chapéu para o autor Hajime Isayama, por fazer de suas experiências como vítima de bullying na escola, uma inspiração para seu trabalho.

Mas ele não para por aí. Tomino diz que acha os desenhos de Shingeki no Kyojin nojentos e comparáveis aqueles que são feitos exclusivamente em conteúdos voltados para o público mais velho. O criador de Gundam disse ainda que não queria nem falar da série, e muito menos ler. Além de proferir ataques a Isayama, o veterano disse ainda as seguintes palavras:

“Ataque dos Titãs é um trabalho que representa diretamente o estado de espírito do autor. Por um lado, One Piece é um shounen que conseguiu chamar atenção de milhares de pessoas devido a seu conteúdo, fácil de ser compreendido, já Shingeki é um mangá muito pessoal para o autor e é muito difícil de ser lido. Eu o vi aparecer na TV umas 2 vezes e consegui compreender que tipo de pessoa ele é. Diz que no passado sofreu bullying na escola e que através de seu mangá consegue por para fora toda mágoa acumulada daquela época.

Sim, eu estou feliz que você, ao menos procurou imagens de pessoas feias para desenhar seus titãs. Ou seja, o mangá não serve apenas para representar os sentimentos de um autor. Embora diga que não sabe desenhar muito bem, Isayama se esforça bastante ao desenhar aquilo que odeia e ainda assim, publica o mangá. Ele faz isso porque primeiramente está trabalhando com pensamento de autor e depois de um mangáka”.

Nem é preciso dizer que os fãs de Shingeki no Kyojin não gostaram nem um pouco das críticas feitas por Tomino, que fez a festa dos críticos de plantão. E você o que acha?

Notícias do filme live action Ataque dos Titãs e mais

Foi divulgado no site oficial de Ataque dos Titãs novas informações a respeito da aguardada adaptação em live action do mangá de Hajime Isayama. As filmagens estão previstas para começar durante o verão de 2014, mas a estreia acontecerá somente no ano seguinte.

Shingeki no KyojinA página ainda colocou no ar uma imagem que será utilizada pela equipe de produção do longa.

Shinji Higuchi ficará responsável pela direção e o roteiro está sendo escrito por Yuusuke Watanabe (Gantz, 20th Century Boys) em parceria com Tomohiro Machiyama.

O autor Hajime Isayma também está colaborando com diversas ideias para enriquecer ainda mais o roteiro. As escalações para o elenco também já começaram.

Além disso, o jogo para Nintendo 3DS ganhou um curto comercial de 15 segundos. Assista clicando aqui.

Comentários
  • Mateus

    O criador de Shingeki no Kyojin não sabe desenhar bem mesmo,
    só eu que acho aqueles titãs toscos?

    • Tiago

      super toscos…

    • Coruja

      Mas eu acho que é exatamente essa tosquice que faz dos titãs criaturas tão perturbadoras. Não acho que haveria o mesmo nível de terror (e, diga-se de passagem, comédia xD) se as pessoas no manga fossem atacadas por humanoides gigantes perfeitamente formados, não acha?

    • rodrigo oliveira

      Todo mundo cara.
      Se você parar pra perceber, o anime não passa de um seinen popular para o publico jovem-adulto, se você pegar uma criança e a coloca pra assistir, das duas uma, ou ele vai preferir DBZ ou vai gostar só das partes de luta, mas não quer dizer que não é bom porque as crianças gostam, mas sim porque shonen deveria ser para o publico criança-jovem.
      Mas na minha opinão, o autor merece um credito por ter feito seu mangá ser tão popular.

    • Flavia

      O problema não é a tosquisse dos titãs, isso é a caracteristica deles. O Isayama peca muito na proporção e na perspectiva, mas ele ta melhorando muito nisso, no ritmo dele. Ninguém nasce como um Takehiko Inoue da vida.

  • fabiodx

    =X Critica simplesmente pesada e nada construtiva, o cara simplesmente jogou “falhas”… beleza que ele é mais “experiente”, porem se o cara não gostou que desse uma critica construtiva para assim o Isayama crescer com essas criticas, agora vir e dar ataques diretos de nada adianta, só da aquele clima no ar que ninguém merece.

    Enfim nunca li nem assisti a o Ataque dos Titãs, porem vejo muita gente falar bem dele e isso me faz pensar que é um ótimo trabalho e mesmo que não fosse, essa critica não foi nada legal.

  • hikaru382

    Os traços do mangá de SnK são de fato bem feios, mas em compensação todo o resto me fez querer muito ler, mesmo aguentando esses traços que parecem mais rascunhos inacabados.
    E discordo sobre não ser de fácil entendimento.

    • Dante

      De fácil entendimento não é, mas e dai?
      É isso o que torna a obra interessante, longe de ser perfeita, mas tem lá suas qualidades, mas não vou descer a lenha no Tomino pelo que ele falou sobre SnK, ele tem a opinião dele e sinceramente não vi no trecho que o Anmtv pós, ele desmerecendo a obra, claro não li e nem lerei a revista de Tomino nem nada disso pois não me interessa, Snk é um bom mangá e tem lá seu valor, más grande parte disso se deve mais a ótima animação que serviu de impulso que o mangá propriamente dito.

      • Ao

        É verdade eu , achava que essa tal critica fosse algo mais escandaloso… mas nada de mais , ele só esxpresso o que ele entende do mangá , apesar que seu ponto de vista , acaba de alguma forma levantando certos pensamentos , no caso fala de sua obra ser de frustraçao do bullyng que sofria , e ele no caso seria o eren ? , enfrentando tudo com furia….. se for isso , pode até ser isso , mais idai , nao interessa , fez sucesso com uma boa historia , indepedente de onde surgiu sua inspiraçao . As vezes o Tomino acho que ele desenhou o manga só para ele , nao para o publico , diferente do OP…. (que é mt simples).

        Ou seja cada um tem sua opiniao , continuo assistindo a serie de qualquer jeito .

        Shingeki no kyojin s2 Gundam s2

  • carlos dimitris

    eu ja imaginava que o autor de ataque de titans tinha sofrido bullyng pois existem muitas distorcoes nos traços dos titans e um exagerado pessimismo parte de alguns personagens do anime.

  • Cojiro

    Convenhamos o traço dele é horrível e não adianta dizer “A história fica melhor assim”, isso é papo de quem não assume defeitos. Eu admito que para os titãs (E somente eles) o traço horrível do autor encaixa até que bem, da mais terror e veracidade a coisa, mas nos demais casos, é bem tenso. Mas claro, achei totalmente inapropriadas as críticas do Tomino, embora que, de certa forma, algumas se encaixem.

  • Alisson

    isso me parece puro recalque, os traços de fato são feios pra caralho, mas tem uma enredo legal, facil de entender, parece que pq o Isayama é um novato e leva suas frustrações para o mangá Tomino não aguenta isso, o cara já fatura alto com uma franquia bem popular no japão e ainda quer meter o nariz onde não deve.

    e One Piece e SNK não tem nada em comun, esse cara é um imbecil.

    • Dante

      Acho que deve pesquisar mais sobre Tomino ^^’
      mas como só li esse trecho, não vi uma crítica propriamente dita, mas ele mostrou os pontos dele, concordo com alguns, mas ainda sim SnK é um bom mangá com uma história muito interessante apesar de ”eu” não gostar de alguns personagens principais e secundários, coisa que não me permite gostar tanto assim de SnK.

    • SaintARMOR

      Pesquise mais sobre o Tomino, amiguinho.

      Gundam fez e faz MUITO sucesso, já fez mais no passado, contudo, é uma franquia muito sólida e com algumas produções muito boas, como Zeta e Turn A, e só por isso já merece algum respeito.

      Não concordo com exatamente tudo o que ele diz, mas se for analisar de outra perspectiva, tem algum sentido.

  • Gin-Chan

    É uma crítica válida. O autor de SnK não soube ser muito objetivo, isso prejudica os leitores.

  • RamonGerah

    Não sei não, acho que vocês interpretaram errado a Critica dele…
    Pelo que entendi ele nao disse que Isayma desenhava mal em momento nenhum…
    Enfim, em alguns termos eu concordo com a Critica dele e vou seguir lendo o Mangá!

  • Hyperion

    Como o povo diz: “Despeito é uma merda.”

    Ele não gostou, ele achou difícil de ler? Ok, opinião dele deve ser respeitada, só é uma pena que ela não saiba fazer isso para a dos outros.

    Critica o traço e depois trás como exemplo para bater One Piece, que velho mangá mais foda ever, mas o traço é bem meia boca também. Naruto, embora particularmente não goste tanto, é um sucesso incontestável e o traço também é bem ruim.

    “O autor se baseia nisso e naquilo e mi mi mi…” Beleza cara, todo mundo tem que se basear em algo… ou vai falar que a idéia dos Mechas gigantes é totalmente original da sua cabeça?

    Argumentos fracos, palavras de críticas só destrutivas que no final mais parecem uma criança pequena dando pirraça porque antes era o melhor aluno da sala mas o coleguinha novo agora é mais famoso que ele.

    • Zachary Lea

      Parabéns, Hyperion, um excelente comentário o seu.

      Concordo em, basicamente, tudo.

      Isayma fez uma excelente obra, e, honestamente, não vejo esses motivos de criticar o traço de um autor.
      HxH tem um traço terrível e de preguiçoso, mas, ainda assim, é meu mangá preferido e até remake ganhou do anime. One Piece é absolutamente bizarro, apesar de eu não acompanhar.

      A história tem seus altos e baixos como todas. E sem dúvida mais original que montar robôs, cujo tema eu nem me interesso.

      Isso é apenas inveja por ter lucrado mais, ter cativado mais e ter sido mais interessante que a obra de outros autores invejosos.

      • SaintARMOR

        Gundam foi e é um marco na animação japonesa, uma das franquias do tipo mais lucrativas de todos os tempos, dizer que Tomino tem “inveja” do lucro de SnK é não saber o que está falando.

        E o traço de One Piece é ótimo dentro de sua proposta, algo mais caricaturado.

        E outra, você não viu Gundam, que foi um marco dentro do gênero mecha justamente por sua originalidade, que criou um sub-gênero, o Real Robot.

        Shingeki não é ruim, digo isso porque acompanho o mangá, mas algumas coisas da qual Tomino falou são verdadeiras.

        • Cayo1

          Concordo que os traços de Ataque dos Titãs não seja muito bom …
          Acho que Tomino está com um pouco de inveja ,pois se ele não tivesse ,ele não fazeria essa critica tão dura !!

      • Kusou

        Só sendo um idiota mesmo pra falar tanta merda quanto você.

    • SaintARMOR

      O traço de One Piece é caricato, não meia-boca. E é bem feito dentro do estilo de caricatura. O traço de Naruto apesar de não ser perfeito acaba sendo aceitável dentro dos parâmetros.
      Shingeki tem traços bem porcos se for ver, o detalhamento é ruim, e isso funciona em determinados momentos como o aparecimento dos titãs, mas em cenas “normais” chega a ser meio bizarro.

      Sobre a ideia dos robôs gigantes de Gundam, bem…Gundam 0079 foi o primeiro anime de mechas Real Robot, no caso, onde os mechas não tem poderes de deuses nem são herois lendários(como em séries anteriores como Mazinger Z e Getter)e existe maior foco político e humano na série. Então foi uma ideia original.

      Não concordo totalmente com Tomino, mas algumas das coisas que ele falou são verdadeiras.

  • Gabranth

    Sou mais turma da monica.

  • ikizer donno

    Realmente o que faz ( SHINGEKI ) ser bem apreciado é a historia envolvente,juntamente a ótima animação do estúdio WIT com o apoio do production IG ”o melhor de todos” que de alguma forma pode ajudar ou não nas vendas de mangá por aqui,pois é o traço é bem tosco com erros de anatomia e outra esquisitices.
    Queria saber se o tal de Yoshiyuki Tomino fez essa criticas gratuitamente.

    • SaintARMOR

      A animação de Shingeki de fato não é boa, mas o traço do anime é melhor que o do mangá.

  • marcus

    uma pequena inveja desse cidadão , ja que o manga foi um dos mais vendidos , em 2 anos seguidos , fora as premiações que o autor ganhou , sem contar o anime que bateu recordes de boas criticas , o defeito mesmo do manga que tenho que concordar sãos traços do desenho , achei bem simples em termos … no mais acho que a historia e o enredo são muito bons , só espero que com o tempo ele não de uma de autor de naruto pra começar a fazer depois historias sem contexto e sem nexo.

    • SaintARMOR

      Você definitivamente não conhece Yoshiyuki Tomino pra falar que ele tem inveja do autor de SnK.

      Só tenho isso a dizer.

  • walisson alexandre

    Bem,ele e um ícone na cultura pop do Japão,e foi um dos mais importantes disseminadores da cultura otaku no mundo isso e fato,mais seus Gundam não são la isso tudo,sua serie viro o maior cassa niqueis da historia dos animes com trocentas adaptações desse robôs,e não consegue a metade da bilheteria de Evangelion que alias e muito superior nem preciso falar,se ele não assimila a ideia do Isayama e prefere obras pra pessoas que tem preguiça de pensar o problema e dele,agora vim rebaixar a obra por causa da inspiração do cara e muita frescuragem pra um japa só,ou seja,ele só deve ta revoltado porque o cara não desenha bem e vende 15 milhões e mangas no ano,Urasawa tem os melhores enredos e não vende mais do que os Shonnes da Jump,Kentaro Miura tem uma arte tão apurada e não e suficiente pra vender 2 milhões,disso ele não lembra ?,essa velha guarda Japonesa tem e que aposentar mesmo.

    • Heverton Galvão

      Ele está com dor de cotovelo e tendo este recalque pois a franquia Gundam perdeu espaço para a franquia Monogatari no Japão, então não podendo disparar diretamente contra eles (Monogatari) veio descontar a raiva em SnK.

      Monogatari Series acabou de ultrapassar a marca de mais de 1 milhão de mídias vendidas (BDs e DVDs) no Japão… algo extremamente incrível. Tudo isto em apenas 5 anos, enquanto Gundam demorou o triplo do tempo para conseguir tal meta, e justamente agora está sendo deixado para trás por Monogatari que segue a pleno vapor.

      • SaintARMOR

        Gundam não perdeu espaço pra Monogatari, só não é mais produzido com tanta frequência, aliás, as séries mais atuais nem foram produzidas ou escritas por ele. Ele só é responsável pelas mais antigas da cronologia original do Universal Century, por Turn A, e algumas novels. Fora isso, muita coisa da franquia, em especial recente, como Unicorn, AGE e 00, nem passaram pela mão dele.

        Além disso, repetindo: Gundam não perdeu espaço algum. Só que menos séries, e menos produções da franquia foram lançadas nos últimos tempos(tanto em TV, quando no próprio Home-Vídeo), o que ocasionalmente, gera menos lucro, só que “Gundam” é um nome consagrado na história da animação japonesa mesmo entre o público comum. Além do mais, o que é foi lançado recentemente, a exceção de Unicorn, que vende muito bem, nem é intencionalmente feito pra vender em BD/DVD, mas sim pra vender bonequinhos e itens do tipo, e Build Fighters, o mais recente, está indo bem nesse ponto.

        O remake do Gundam original será lançado em anime provavelmente ano que vem em comemoração aos 35 anos da marca, e aí veremos se perdeu espaço ou não.

        • black star

          tambem concordo que Gundam não perdeu espaço,pelo simples fato de Monogatari não vai ser alcançado,e covardia compara uma serie que ja teve uma media de 60 mil BD/DVD com qualquer outra,se quiserem comparar ano que vem tem a serie de 35 anos de comemoração e o lançamento se não me engano de Koimonogatari,dai tira a diferença,se que eu ja sei o resultado mesmo.

      • walisson alexandre

        nem prestei atenção mais esse ultimo gundam que lançaram ta mal das pernas,a gente reconhece oque a serie já fez,só que já deu o que tinha que da.

        • SaintARMOR

          Não amigo, não deu.

          Se você diz isso é porque não conhece Gundam, mas Gundam de verdade, ou seja, os que se passam no Universal Century, e Wing, Seed, 00, e etc não estão incluídos nisso.

          E outra, Build Fighters, que é o Gundam non-UC mais recente lançado e que está passando no Japão, está tendo ótimos índices de vendas de kits e action figures, que é a proposta da série.

          E ainda deveremos ter o remake do Gundam 0079(o original)ano que vem, fazendo uma suposição.

          • walisson alexandre

            Errado,já assisti Wing, Seed,00,Destiny entre outros,e esse nessa atual temporada esta com uma previsão de uma média de 3,500,se fosse fazer um parâmetro esta dentro do se pagou,ou seja pra uma franquia do nome de Gundam e HORRÍVEL,leve em conta que Infinity Stratos ficara com uma media de 22 mil no minimo,e a questão de figmas o mesmo não ta ruim,não vende que nem Haganai ou Fate mais ta dentro do aceitável ficando esgotado em duas semanas,não acho que isso venha a abater o custo de uma serie por si só,até porque os produtos da Bandai são baratos,a galinha de ovos de ouro dela só e aquela coleção One Piece esculpida pelo ATTM que eu não me lembro o nome,mais eles acabam no mesmo dia que e lançado

          • SaintARMOR

            “Errado,já assisti Wing, Seed,00,Destiny entre outros,e esse nessa atual temporada esta com uma previsão de uma média de 3,500,se fosse fazer um parâmetro esta dentro do se pagou,ou seja pra uma franquia do nome de Gundam e HORRÍVEL”

            Pois é, assistiu Wing, Seed e 00, não assistiu Gundam de verdade.

            E outra, tem fontes das vendas dos kits? Até onde sei, os Gyans venderam bem nas lojas com a aparição do modelo na nova série.

          • walisson alexandre

            não sô,eu assisti um compilado de filmes que resumia a primeira temporada,não sou um expert mais sei do que se trata,depois da serie UC só voltei no Unicorn,eu não te falei que as vendas tavão ruins,te falei que não e nada fora do normal,tipo quando laçam Excellent Model de One Piece,ja devo ter falado aqui que não gosto da serie,mais o trabalho e tão bem feito que eu ia compra uma do Dom Flamingo,eles liberaram o produto 8 horas da manhã o site entro em colapso,quando volto 3 da tarde tinha acabado,depois até relançaram mais ai eu pensei 600 reais em figures e exagero.

          • walisson alexandre

            não existe fontes concretas de vendas de figmas no Japão,se tira a ideia por dois sites,o Ami Ami e o Amazon,geralmente se mede o sucesso das figures de uma serie pela quantidade de vezes que a mesma aparece no Top vendas desses sites,dês que eu coleciono,Haganai vende mais em variedade,semana passada o Top 5 fico com 4 produtos da serie feita pela max factory,e as que vendem mais rápido são as Excellent Model de qualquer serie mais e feito mais de O P,são caras,porem de longe as melhores.
            se quiser conferir o site e esse aqui
            http://www.amiami.com/

          • SaintARMOR

            “não sô,eu assisti um compilado de filmes que resumia a primeira temporada,não sou um expert mais sei do que se trata,depois da serie UC só voltei no Unicorn”

            Bem, então você viu algo das séries originais, apesar de Unicorn ser algo meio ruinzinho a nível UC, e não ter sido dirigido ou escrito pelo Tomino.

            De todo modo, existem outros sites além do Amiami e do Amazon. Acesse a Hobby Link Japan e o Jungle, são sites bem confiáveis.

    • Kusou

      Os Gundams originais do Tomino foram todos muito bons e, ao invés de continuar cagando pela boca, você deveria assisti-los. Isso se você tiver algum fragmento de inteligência…

  • Flavia

    Puxa, sério que ele usa uma comparação com OP como argumento? Ele frequenta essas briguinhas de otakinhos que rolam por aqui por acaso? SNK funciona como SNK. OP funciona como OP. Esperar que um siga a mesma formula do outro é ridiculo.

    • KON-SAMA

      É verdade, a critica é pq a historia é complexa e que deveria ser uma historia simples como OP.
      mas senti que a critica tem muitos pontos de inveja..

      • rick

        interpretei dessa forma

        ei, tô sumindo nos holofotes, vou criticar o mangá com maior destaque no japão e no mundo para aparecer lol

        • Dante

          Sério isso? ta de zoa né?
          O cara criou uma das maiores franquias do japão e diz que ele ta sumido dos holofotes?
          Sem falar nos inúmeros prêmios que ele ganhou.
          Rick vejo você sempre mesmo dizendo que Venda não significa qualidade, logo segundo o que diz, as vendas de SnK não representam basicamente qualidade correto?
          Apesar de eu achar merecido a fama, mas eu particularmente não gosto de SnK tanto por causa dos personagens, mas acho interessante e leio sempre que sai capitulos novos, mas em contra partida ele dirigiu ótimos filmes do gundam sem falar nas séries(estas não vi, por não ter tido a chance) mas vi muitos Gundam, logo muitos são bons, cito alguns novos mesmo, Seed, 00, wing e destiny, que são ótimos animes.
          Logo ele tem um voto de confiança em suas críticas, mas claro falar coisas desse modo sobre Isayama não é uma coisa muito legal mesmo, sem falar que agora que Isayama está brilhando, qualquer crítica será vista com maus olhos.

          • SaintARMOR

            “mas vi muitos Gundam, logo muitos são bons, cito alguns novos mesmo, Seed, 00, wing e destiny, que são ótimos animes.”

            Olha, tava concordando com você, até ler isso.

            00 2nd Season e Seed Destiny são animes bem ruinzinhos, o primeiro anime de Seed é engolível, mas nada além disso, já Wing é uma série que por pouco é mediana, com alguns problemas sérios, o mesmo ocorre com a 1ª temporada de 00.

            Gundams no mínimo aceitáveis mesmo são os da cronologia original, no caso, o UC, e alguns alternativos, como G, Turn A, Build Fighters, e um pouco, AGE e o primeiro anime de Seed.

            No caso, a maioria das coisas de Gundam que passaram pela mão do Tomino, como a grande maioria das séries do UC, e Turn A, são muito boas, mas o que você citou é totalmente passável.

            De todo modo, no resto eu concordo bastante com você.

          • rick

            cara

            Alan moore criou watchman e v de vingança e meteu o pau nos super heróis…

            Enfim, só estou dizendo como interpretei, não significa que a minha interpretação foi correta…

          • rick

            até o Romero, que “revolucionou” os filmes de zumbi(aquela ideia de zumbis comer cérebros e tals foi dele) meteu o pau em the walking dead, e também não parecia uma critica construtiva, foi pra meter o pau mesmo afinal criar histórias complexas pode ser característica do autor, e não porque ele quer criar histórias complexas….

            enfim você está certo, vendas não significa qualidade, há muitas obras ofuscadas por outras que são muito boas, em contrapartidas há obras fracas que recebem os holofotes do sucesso, afinal gosto não se discute…

            mas depois de ver sempre a mesma noticia( escritor super famoso mete pau em obra que se inspirou na dele) acaba meio criando uma ideia de que o sujeito está fora dos holofotes e decidiu criticar algo de sucesso para aparecer…

          • SaintARMOR

            “até o Romero, que “revolucionou” os filmes de zumbi(aquela ideia de zumbis comer cérebros e tals foi dele) meteu o pau em the walking dead, e também não parecia uma critica construtiva, foi pra meter o pau mesmo afinal criar histórias complexas pode ser característica do autor, e não porque ele quer criar histórias complexas….”

            The Walking Dead de fato não é uma ótima série, tem um monte de inconscistencias e buracos no enredo.

            E outra, Tomino voltará em breve aos holofotes, com o anime de Gundam: The Origin(remake do Gundam original criado por ele, que deverá sair provavelmente ano que vem), e G-Reko, projeto que ele vem desenvolvendo há algum tempo.

          • rick

            The Walking Dead de fato não é uma ótima série, tem um monte de inconscistencias e buracos no enredo.

            E outra, Tomino voltará em breve aos holofotes, com o anime de Gundam: The Origin(remake do Gundam original criado por ele, que deverá sair provavelmente ano que vem), e G-Reko, projeto que ele vem desenvolvendo há algum tempo.

            normal, já que os quadrinhos foca na sobrevivência, o que ocasiona que alguns personagens não tem uma construção adequada por assim dizer.

          • SaintARMOR

            “normal, já que os quadrinhos foca na sobrevivência, o que ocasiona que alguns personagens não tem uma construção adequada por assim dizer.”

            A HQ de The Walking Dead é até aceitável, mas ainda assim tem algumas inconsistências brabas, contudo, é razoavelmente boa no final das contas. Me refiro a série mesmo, que é muito pior.

          • rick

            “normal, já que os quadrinhos foca na sobrevivência, o que ocasiona que alguns personagens não tem uma construção adequada por assim dizer.”

            A HQ de The Walking Dead é até aceitável, mas ainda assim tem algumas inconsistências brabas, contudo, é razoavelmente boa no final das contas. Me refiro a série mesmo, que é muito pior.

            A série é uma adaptação, não espere estar igual a HQ, o que é inadmissível é mudar personalidade e até o background do personagem(como fizeram com a série de filmes resident evil por exemplo)

          • SaintARMOR

            “A série é uma adaptação, não espere estar igual a HQ, o que é inadmissível é mudar personalidade e até o background do personagem(como fizeram com a série de filmes resident evil por exemplo)”

            De fato é uma adaptação, não precisa estar 100% igual, mas se pegarmos o Rick da HQ, veremos que ele sofre muito mais que o da série, por exemplo.
            Isso é um fator de construção do personagem ao longo da narrativa, que é amenizado na série.

          • rick

            “De fato é uma adaptação, não precisa estar 100% igual, mas se pegarmos o Rick da HQ, veremos que ele sofre muito mais que o da série, por exemplo.
            Isso é um fator de construção do personagem ao longo da narrativa, que é amenizado na série.”

            O que causou isso que criticou, foi o fato de escaparem muito da ideia da série original, tanto é que o roteirista da terceira temporada se não me engano foi demitido após brigar com Kirkman(criador da HQ) pelo fato de que a série estava desvirtuando demais da HQ, é adaptação? Beleza, não precisa ser 100%, mas desvirtuar demais não dá também…

          • rick

            estranho a gente discutir algo civilizadamente ‘-‘

            só vou discutir com você se for em relação em HQ, porque em relação a mangá é só confusão…

    • walisson alexandre

      sua frase ”SNK funciona como SNK. OP funciona como OP”e fantástica, parabéns,esse senhor tem de aprender que o artista pode buscar inspiração de onde ele quiser,seja numa experiencia boa ou ruim de sua vida.

  • alex

    Realmente os traços do autor sao horriveis,mas isso é normal ja que é o 1 trabalho do cara.OP tbm tinha traços horriveis e foi melhorando com o tempo.

    A historia nao é dificil de ler mas o autor tem problemas mesmo em desenvolver certas coisas na trama.
    OS problemas que tomino citou sao os mesmo que o autor teve na Jump quando levou o seu trabalho para ser exposto.

    • SaintARMOR

      Os traços de One Piece não sofreram graves mudanças com o tempo no mangá, ainda são parecidos com os no início.

  • matheus0

    ta certo que ataque dos titas nao é la essas coisas mas acho q o carinha foi muito do mal asahuahsuauhs acho engraçado isso é que o cara que fez essa critica no final ta é criticando as pessoas que compram esse manga, esse manga apareceu do nada e todo mundo gostou e o autor dessa critica ta parecendo mais é com inveja ele nem conhece o mangaka de ataque dos titas pra ficar falando mal do cara.

    Por mais que isso seja uma critica ela foi muito pra um lado pessoal e nao fez absolutamente nenhuma critica construtiva que era oque ele deveria fazer, ele simplesmente ta criticando é os fãs por gostarem do manga.

  • edujba

    fui procurar no google esse yoshiyuki tomino e vi q ele tem mo cara de troll face

  • yori yagami

    Isso se chama critica construtiva,antes de reclamarem leiam com atenção.

  • madao

    Yoshiyuki Tomino nao diga isso, ainda vem os otacos atras de vc dizendo que vc é tão sem noção que critica sem ter conhecimento
    Arte do manga é ruim, mas a obra e fantastica e de boa qualidade com varios misterios, mas em certo ponto o Yoshiyuki tem razao. acho que quando o yoshiyuki estava apenas comparando os traços de OP com snk

  • Jonas

    amo gundam de paixão mas tomino mandou mal, ao fazer esta declaração ele indiretamente criticou quem gosta de shingeki,e ao fala de one piece ele demostrou gosta da eterna reciclagem de ideias que e one piece e o próprio gundam são ,poxa ideias novas em um universo tao cheio da mesmice que sao os mangas shounes sao bem vidas.e aposto que que rejeito shingeki na shueisha se retorce de ódio ate hoje

  • Koiy

    Realmente o traço do do Isayama não é lá essas coisas todas. Mas e daí? Ainda não chega nem perto dos capítulos que o Togashi já fez na Jump. E quantos mangas existem por ai com um traço lindo mas que possui um lixo de história? Quantas histórias existem por ai que giram unicamente em torno de peitos e calcinhas por aí? O que eu mais procuro em um mangá é o que Shingeki tem de melhor que é o enredo, e isso ninguém pode negar.

  • romulo

    na minha opniao acho meio difícil um autor igual ele ter criado um contexto e um mundo de SnK so por que sofreu Bullying, sim claro ele pode ter feito o armim inspirado em si próprio mas isto pode ser apenas um aspecto pessoal incluído no seu manga este cara pode estar errado quanto a isso. O seu manga e espetacular quanto a seu traço original muito podem achar mal desenhado ou mal feito mas mostra sua originalidade quanto ao enredo e ao próprio manga

  • Walter

    “Isso é recalque!”,”quem é ele pra falar mal de SnK!”,”Ninguém gosta mais dessa merda de Gundam Wing!”,”Isso é inveja!”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Como um cara respeitado em 15 minutos se torna o mais odiado do mundo kkkkkk
    Brincadeiras a parte,eu como fã de SnK respeito a opinião dele,Snk tem lá seus defeitos sim,eu comprei e li o mangá que lançou aqui no Brasil e os traços são bem bizarros,parecem até rascunhos inacabados,comparados com o Anime é claro,mais isso não é motivo de eu achar a obra ruim,nem muito menos Dropar ela.
    A única coisa que realmente não gostei foi ter comparado com One Piece,tipo,desde quando uma obra tem haver com a outra,é como falaram aqui lá em cima: “One Piece funciona como One Piece,Shingeki no Kyojin funciona como Shingeki no Kyojin” .

    Por fim,na minha opinião,a crítica dele sim é negativa, porem ainda é válida.

    • SaintARMOR

      Gundam Wing não foi produzido nem escrito pelo Tomino.

      Só reforçando. Mas a maioria dos Gundams que o próprio autor original da série original escreveu(como Zeta, F91 e Turn A) não são tão conhecidos no Brasil quanto as medíocres séries Wing(que diverte, mas é quase ruim) ou 00(que é melhor que Wing, mas não é la essas coisas).

      E a comparação com One Piece pode ter acontecido por conta do sucesso dos 2.

      • Walter

        Desculpe,não sabia que Gundam e Gundam Wing eram coisas diferentes,erro meu…
        Tá certo que One Piece e Shingeki no Kyojin são iguais em sucesso,mas não sei,comparar duas obras completamente diferentes…

        É a mesma coisa que comparar Pokémon com Dragon Ball por exemplo.

        • SaintARMOR

          Bem, numa vista geral, muita gente vê Gundam Wing como se fosse realmente um Gundam em sua mais pura essência. É até meio natural, não se preocupe.

          Mas Gundam de verdade, criado pelo Tomino mesmo, é isso aqui:

          http://www.youtube.com/watch?v=eSdVd6j9Ie0

          Não precisa ver tudo, recomendo apenas os instantes 0:00 até 1:30 e 8:33 até 9:40. No caso, 0079 e Zeta.

          • Walter

            Ah,entendi, o Wing é tipo o Omega do Gundam kkkkkkkkkk
            Eu ia morrer sem saber disso! Valeu Cara!
            Mas vc entendeu o que eu quis dizer no 1º comentário não é?

          • SaintARMOR

            Sim cara, eu entendi.

            E tipo, não é que Wing seja o Ômega de Gundam, se for por essa lógica, Gundam teria MUITOS Ômegas(tem várias séries que não se passam na cronologia original, como G, X, o próprio Wing, Seed/Seed Destiny, 00, AGE, e o mais recente, que lançou agora em Outubro no Japão, o Build Fighters).

            Algumas séries alternativas são muito boas, como G e Turn A, sendo Turn A um futuro que se passa muitos anos após o Universal Century, numa era nova chamada Correct Century, e que foi escrito e dirigido pelo próprio Tomino.

            Outras séries alternativas são aceitáveis, como AGE, o primeiro anime de Seed, e mais abaixo, X(se levarmos em conta os problemas de produção que o anime teve), 00 e Wing.

            E mais abaixo, tem a 2ª temporada de 00, que é ruim, e o pior Gundam de todos os tempos, que é Seed Destiny, um anime horroroso, uma das coisas mais dispensáveis que existem. Não coloco Build Fighters em nenhuma categoria pois ainda é uma série pequena e em andamento.

            Em si, Gundam tem muitos Ômegas, e alguns deles são excelentes, outros nem tanto, e outros são um lixo tóxico.

  • Gustavo

    Agora me responda, criador de Gundam… espera, o que é Gundam mesmo?

    • Dante

      Com toda certeza uma franquia que deu mais dinheiro que SnK, não que SnK seja ruim mas desmerecer o que a marca ”Gundam” representa no japão e tudo que ela já fez para popularizar animes para o mundo é uma coisa sem noção.

    • Neos

      A crítica dele pode ser negativa, se os fãs se sentiram ofendidos, tudo bem. Mas fazer desdém de Gundam é pura idiotice e ignorância. Essa franquia tem um peso gigantesco no Japão e faz sucesso desde antes de você nascer, supondo que tenha por volta de 20 anos pelo menos.

    • Michael Kyle

      Cara, aí forçou…

    • Irisdf

      “O que é Gundam mesmo?”
      Um dos maiores ícones culturais do Japão.

  • João Bruno

    Altas tretas deve ter rolado no site dele! Vou até dá uma conferida lá.

  • Sou

    o cara nem leu o manga inteiro, pegou 1 ou 2 capitulos aleatorios, viu alguma entrevista com o autor e achou ruim.

    • chopper

      boss é outra historia amigo!

  • ricardo gomes

    acho que é questão de opinião, de fato shingeki peca em muita coisa, cada um com seu gosto né, acho que hajime merecia mais respeito mas critica cada um tem alguma !

    • Volg

      na boa, o cara tem 30 anos de careira, ele pode falar o que quiser

  • Tulio

    Critica idiota praticamente só pego os pontos negativos e parece até que ele queria ofender o autor diretamente e nao a obra se eu nao soubesse quem escreveu pra mim pareceria um simples comentário de um hater concordo que os traços do autor estão longe de serem bons mas nao acho que isso prejudique tanto a obra como um todo enfim ter gente falando mal da obra é um sinal de sucesso veja por ai quantidade de gente que fala mal de One Piece e Naruto e ambos sao otimos mangá que ja entraram pra historia e ambos sao pilares da jump

  • Raion

    “Tomino diz que acha que os desenhos de Shingeki no Kyojin nojentos e comparáveis aqueles que são feitos exclusivamente em conteúdos voltados para o público mais velho. ”

    Uma das maiores porcarias que ele falou… Então, quer dizer o traço de obras do Monster e 20th Century Boys são nojentos ?!

    Podem não ter belos traços, mas não os acho nojentos e essas obras são magnificas !

    • SaintARMOR

      Os traços de Monster e 20th Century Boys são melhores que os de Shingeki se for ver.

      • Raion

        Sim, mas o que eu quis retratar no meu post foi isso: “…nojentos e comparáveis aqueles que são feitos exclusivamente em conteúdos voltados para o público mais velho.”

        Ou seja, os Seinens.

  • Fabio_gatts

    Senti um pouquinho de inveja, no comentario do senhor Yoshiyuki Tomino.

  • Gramont

    Agora vai começar aquelas briguinhas dos fãs até vejo como vai ser daqui pra frente:

    Fãs de Gundam:
    -Não vou assistir SnK porque o Tomino falou que uma mer** e Gundam é mil vezes melhor do que essa bos**
    -Fãs de Gundam de verdade não podem assitir SnK pq o Tomino falou que é ruim, que não presta e nenhum fã de Gundam assite isso porque isso seria uma blasfemia contra Gundam e quem assite isso e fala que é fã de Gundam é tudo poser.
    -Gundam é anime de verdade, é um clássico, é foda e SnK é só modinha passageira, nem anime/mangá de verdade é, e quem gosta de SnK não é fã de anime/mangá de verdade e quem assiste esse lixo é porque nunca viu outro mangá/anime a não ser SnK.

    Fãs de SnK:
    -Gundam é bos**, é um anime antigo, velho e antiquado que só mostra um bando de robizinho tosco brigando com uma história sem pé e nem cabeça e todo ano acaba uma sêrie e no outro começa outra série igualzinha a anterior só muda os peraonagens mas a história é tudo a mesma mer** e tosco pra car****.
    -SnK é mais foda pq tem uma história mais complexa e trabalhada e Gundam é infatil, é anime de criança retarda com robozinho idiota.
    -Gundam é coisa de bebê, SnK é coisa de adulto, lerolerolero.

    A briga deles vai ser uma retardice deste tipo, e a maioria deles não vai nem dar uma chance pra conferir as séries antes de começar a falar abrobrinha.

    • SaintARMOR

      “Fãs de Gundam:
      -Não vou assistir SnK porque o Tomino falou que uma mer** e Gundam é mil vezes melhor do que essa bos**
      -Fãs de Gundam de verdade não podem assitir SnK pq o Tomino falou que é ruim, que não presta e nenhum fã de Gundam assite isso porque isso seria uma blasfemia contra Gundam e quem assite isso e fala que é fã de Gundam é tudo poser.
      -Gundam é anime de verdade, é um clássico, é foda e SnK é só modinha passageira, nem anime/mangá de verdade é, e quem gosta de SnK não é fã de anime/mangá de verdade e quem assiste esse lixo é porque nunca viu outro mangá/anime a não ser SnK.

      Fãs de SnK:
      -Gundam é bos**, é um anime antigo, velho e antiquado que só mostra um bando de robizinho tosco brigando com uma história sem pé e nem cabeça e todo ano acaba uma sêrie e no outro começa outra série igualzinha a anterior só muda os peraonagens mas a história é tudo a mesma mer** e tosco pra car****.
      -SnK é mais foda pq tem uma história mais complexa e trabalhada e Gundam é infatil, é anime de criança retarda com robozinho idiota.
      -Gundam é coisa de bebê, SnK é coisa de adulto, lerolerolero.”

      Olha, não duvido que muito Otakinho HUEHUE modinha aja assim em relação a Gundam. Mas os fãs de Gundam(Gundam de verdade, não Seed Destiny e Wing)não farão isso, pois normalmente são adultos ou pelo menos já tem alguma maturidade. Agora, fãzinhos de 00, que nunca nem ouviram falar de Zeta Gundam na vida, esses sim, poderão falar alguma besteira.

      • Gramont

        Na verdade são aqueles fãs que gostam de ver o circo pegando fogo e metem a pau e aqueles mongoloides lunáticos que na verdade ñ sabem nada é que vão começar com essas briguinhas e eles vão fazer a cabeça de muitas pessoas e vai virar aquela coisa “fãs de gundam não podem gostar de SnK e fãs de SnK não podem gostar de Gundam se não eles não serão fãs de verdade.”

        Uma coisa muito parecida aconteceu em torno de meia decada atrás em que um fã de Dragon Ball não poderia ser fã de CDZ e vice-versa senão eles não seriam fãs de verdade depois aconteceu uma coisa muito parecida no caso Bleach x Naruto, One Piece x Fairy Tail, The Lost Canvas x CDZ Omega, Digimon x Pokémon, entre outros.

        Agora esse círculo de ódio e disputa de popularidade entre os fãs da séries se repete mais uma vez com SnK x Gundam, porém agora é por causa de um discurso desnecessário que pode fazer sucumbir uma série boa como SnK, pois muitos sabem como Tomino é influente e muitas pessoas no Japão podem deixar de acompanhar a série só pq “Tomino não gostou de SnK, então ele não presta”.

        Isso foi desnecessário Tomino, totalmente desnecessário. tsc, tsc, tsc!

  • Zachary Lea

    Poxa, que legal hein Tomino.
    E os robôs super originais, como vão? E seus anos de trabalho, como estão?

    A única diferença é: Isayma não tem experiência, tem traumas e nenhuma preocupação em você.

    Claro, vão dizer “preprotência minha” ou que sou um fã de SnK… Bem, não sou. Na verdade, nem quis no início ver o anime, mas, quando vi, me cativou pelos seus momentos de me tirar o folêgo.

    O traço é feio, “nhe nhe nhe”… Uau, não sabia de gigantes canibais tinham que ser bonitos. Nem mesmo sabia que riscos de grafite comprometiam as histórias.
    Como um gamer, acho que o clássico ditado serve aqui: “Quem vê gráfico não vê coração.”
    Oras, a história é boa, e diria eu, melhor que muitas (para não dizer “melhor que Gundam”). Peca? Pode até ser. Mas, a menos que o mangá seja escrito por Deus ou pelo Gen Urobushi, ele não será perfeito.
    Que seja uma forma de se livrar dos traumas. Lucrou mais que você. E qual o problema? O público é dele, oras.
    As únicas coisas que a crítica vai despertar são: Fúria de “mídia” (público) e descontentamento de fãs. No fim de tudo: marketing.

    No fim de tudo, não importa. Ainda acho uma obra excelente, independente de como foi desenhada. Ao menos não trata-se de ideia tão clichê quanto robôs, nada contra, mas não vejo graça em mecha.

    • black star

      cara seu comentário fico muito dahora,so trocaria o Gen Urobushi pelo Naoki urasawa,até porque o Gen e roteirista.

      • Zachary Lea

        Eu me refiro ao Gen pela originalidade de história (originalidade de certa forma, claro, já que nada hoje em dia é 100% original, depois de tantas coisas criadas), não pelo traço. Eu, pessoalmente, acho hipocrisia e ignorância julgar algo pelo desenho. Por quê digo isso? Basicamente porquê eu penso no quisito “livros”. Quer dizer, quando se lê um livro, normalmente não se tem desenhos, certo? E a história, nem por isso, é regredida, é inferior. Acho que em mangás e animes, o desenho serve apenas para nos dar noção visual da cena, então, tudo bem estar “”””””””””””””””””mal””””””””””””””””””””” desenhado. Não acho que realmente algo seja mal desenhado. Apenas pode não agradar tanto ao se comparar com outra pessoa.

    • SaintARMOR

      “Poxa, que legal hein Tomino.
      E os robôs super originais, como vão? E seus anos de trabalho, como estão?”

      Tomino não produz séries de Super Robot, mas de Real Robot, aliás, foi ele quem criou esse gênero, justamente com o Gundam original. E atualmente ta trabalhando em G-Reko, produção que deverá ir ao ar daqui a algum tempo, mas que trás algumas ótimas expectativas.

      “O traço é feio, “nhe nhe nhe”… Uau, não sabia de gigantes canibais tinham que ser bonitos. Nem mesmo sabia que riscos de grafite comprometiam as histórias.”

      Traços fazem parte dos critérios de um mangá pra analisar se o mesmo é bom ou não. Não são tudo, mas fazem parte da qualidade da obra. Os personagens humanos de SnK são bem mal desenhados em vários momentos, não os gigantes. A obra não é ruim, mas nesse ponto Tomino não está errado.

      “Oras, a história é boa, e diria eu, melhor que muitas (para não dizer “melhor que Gundam”). Peca? ”

      É muito vago falar isso, existem muitas séries Gundam e a muitas delas(Wing, Seed, 00)nem tiveram o auxílio do Tomino na produção ou criação, só as originais do UC e algumas mais esporádicas(0079, Zeta, Victory, CCA, Turn A).

      “Que seja uma forma de se livrar dos traumas. Lucrou mais que você. E qual o problema? O público é dele, oras.”

      Tenha certeza de uma coisa: As séries de Gundam escritas pelo Tomino já lucraram MUITO mais até hoje do que SnK.

      • Zachary Lea

        Saint, tudo bem, concordo até bem com o que disse. Mas vamos observar a situação de forma mais “analista”?

        Gundam, criado em 1979.
        Shingeki, 2009.
        Isso dá 30 (TRINTA) anos de diferença entre as obras.

        Só isso vai nos dar uma margem enorme de coisas a debater.
        O tempo disponível de para lucrar.
        Como você mesmo disse, diversas séries de Gungam, logo, diversas formas de lucrar em cima.

        A experiência do autor em “mínimos” 34 anos de trabalho. Oras, nem eu tenho 34 anos de vida, quanto mais de trabalho.
        Por que estou falando disso?
        Basicamente porque acho que, para começo de tudo, só por um ser Mecha e outro ser “Insira aqui o tema de SnK” (hahaha), o Tomino NEM TINHA MOTIVO para falar do Isayma, já pelo fato de não ter nada a ver.

        Vamos entender assim:
        Eu sou Técnico de Informatica. Você é Técnico de “Insira uma profissão aqui”.
        Ambos somos técnicos, certo? Mas sendo sua área diferente da minha, sei lá, enfermagem, por exemplo, não tem motivo algum para eu dizer que você é um mau técnico.

        Novamente reforço meu argumento sobre o traço:
        Acho tolice. Vou repetir meu comentário para o colega ali: “Por quê digo isso? Basicamente porquê eu penso no quisito “livros”. Quer dizer, quando se lê um livro, normalmente não se tem desenhos, certo? E a história, nem por isso, é regredida, é inferior. Acho que em mangás e animes, o desenho serve apenas para nos dar noção visual da cena, então, tudo bem estar “”””””””””””””””””mal””””””””””””””””””””” desenhado. Não acho que realmente algo seja mal desenhado. Apenas pode não agradar tanto ao se comparar com outra pessoa.”

        Então, é isso. Se for fazer uma crítica REAL, você tem que analisar muitos pontos.
        Não estou desmerecendo o Tomino e nem superestimando o Isayma.
        Estou dizendo que o trabalho de ambos segue um ritmo diferente e que não vejo fundamento construtivo ou acréscimo na critica feita.

        Vai pelo público e vai pela personalidade. Gundam crial Real Robots… Ok, mas ele só colocou uma variável “x” no que já existia: ROBÔS.

        Logo…

        Entendes o que quero dizer?

        Se querem um traço bom de humanos, bem, aqui onde moro tem muitos humanos reais. Se querem um mangá legal, deixem um pouco a crítica de lado. Voltemos a época onde a internet mau existia e as pessoas debatiam, chegavam em consenso e ficavam colegas depois, porque olha, a exigência se tornou abusiva atualmente.

        (E, honestamente, escrevi isso de manhã, no trabalho, cansado. Não sei nem se está coerente, mas tudo bem.)

      • Zachary Lea

        Além do fato de que, segundo minha análise por diversos comentários seus, percebo que é um fã assíduo de Gundam, certo? (Caso eu esteja errado, me corrija.)

        Claro que, aceitando a hipótese acima, você estará com olhos favoráveis ao Tomino. Só quero que entenda a minha perspectiva de “Qual útil o que ele disse é? Se não é, por que disse?)

        Ah, mas parabéns pelo seu vocabulário. É ao menos gratificante alguém que utiliza a internet e que não é um troglodita vivendo em cavernas chamadas “quarto”. Pelo menos não me enfurece por usar um português informal.

      • Zachary Lea

        Poxa, tinha escrito umas coisas tão legais aqui, mas acho que não foram enviadas.
        Não vou reescrever. Era muita coisas. Torcendo para que reapareçam aqui.

      • SaintARMOR

        Tudo bem, vamos por partes:

        Sim, de fato, são 30 anos de diferença das obras, mais de 30 anos de diferença das experiências de um pro outro e tudo mais.

        Mas não vejo porque alguém não possa fazer uma crítica construtiva sobre uma determinada obra, o Tomino também criou outras séries, como Ideon, que tem uma pegada mais pesada e densa, e também já utilizou desse artifício dentro de Gundam mesmo, como em Victory, série onde o protagonista tem 13 anos, e vê um monte de gente morrendo, é um anime trágico e pesado, que tem uma enorme carga de pessimismo, por conta da própria depressão que o Tomino passou na época de escrever a série.

        Se pensarmos nisso, podemos que ver que o Tomino não se veja como distante do Isayama em determinados aspectos, e a crítica se torna até um pouco “entendível”.

        Sobre o traço de Snk, um dos problemas da série é que ela é mensal, e tem muita falta de detalhamento em vários quadros, é só comparar com outros mangás mensais, e verá uma diferença enorme na qualidade do traço. Partindo desse ponto, sim, da pra dizer que a arte do mangá é ruim.

        “Vai pelo público e vai pela personalidade. Gundam crial Real Robots… Ok, mas ele só colocou uma variável “x” no que já existia: ROBÔS.

        Logo…”

        Eu entendo o que quer dizer, mas podemos ir por outra perspectiva:

        Não existiam animes “sérios” em 1979, Tomino criou algo que era inédito pra época.
        Robôs em séries anteriores não eram mais do que o que era mostrado em Tokusatsus e séries de Super Robot como Getter e Tetsujin 28, ou seja: salvadores lendários/deuses/super heróis/etc. E os enredos dessas séries eram algo mais simples, que não envolviam política, nem nada do tipo.

        Tomino acrescentou não só uma única variável na equação, mas várias:

        Seriedade numa época onde isso não existia.
        Foco na humanidade dos personagens.
        Política.
        Exploração espacial(era algo que estava em evidência naquele tempo).

        Se não fosse o Gundam original, não teríamos inúmeras outras séries que existem hoje e também são clássicas, como Macross por exemplo, o gênero Mecha poderia ainda ser aquilo que era há 40 anos atrás(poderia não ser, mas da pra entender onde quero chegar). Tomino criou algo quase que em totalidade original, e revolucionário pra época, não foi só uma variável x acrescentada na equação, mas outras como um “w”, ou um “y”.

        ——————————————————————————

        “Além do fato de que, segundo minha análise por diversos comentários seus, percebo que é um fã assíduo de Gundam, certo? (Caso eu esteja errado, me corrija.)

        Claro que, aceitando a hipótese acima, você estará com olhos favoráveis ao Tomino. Só quero que entenda a minha perspectiva de “Qual útil o que ele disse é? Se não é, por que disse?)

        Ah, mas parabéns pelo seu vocabulário. É ao menos gratificante alguém que utiliza a internet e que não é um troglodita vivendo em cavernas chamadas “quarto”. Pelo menos não me enfurece por usar um português informal.”

        Haha, obrigado, a discussão está muito boa, aliás, é ótimo ter uma discussão mais sensata e interessante por aqui, se acompanha o site sabe que isso foi meio difícil nos últimos tempos.

        E sim, conheço bem Gundam, mas até que prefiro outras séries, como mesmo os Super Robots.

        Ah sim, eu não concordo com tudo o que o Tomino disse, mas achei que algumas críticas dele acabaram sendo aplicáveis à série.

        • Zachary Lea

          “Sobre o traço de Snk, um dos problemas da série é que ela é mensal, e tem muita falta de detalhamento em vários quadros,”

          Ok, um ponto para você. Infelizmente, não analisei esse fato pelo motivo de não acompanhar no mangá assiduamente (basicamente, sou do típico humano que gosta do físico, então, fiz a assinatura da Panini para poder ler o mangá em mãos. Nem sabia que era mensal, mas isso explica muita coisa [Leia-se: Explica o fato de o mangá aqui ser lançado bimestralmente].)

          Basicamente, o que quis dizer foi “sendo mensal, ele poderia caprichar mais”, correto?

          Bom, não tiro o seu argumento. (Nt.: Triste Togashi, o mangá dele é anual [hahahahaha], Vai ter que caprichar colossalmente em HxH.) Realmente, pensando numa perspectiva de “tempo disponível para trabalhar”, poderia sim. Mas eu, pessoalmente, não sou um grande crítico de traços, apesar de apreciar alguns belos traços (sou apaixonado pelo de Puella Magi Madoka Magica, e Air Gear é belissimo). Mas acho que isso torna a crítica meio cruel, entende? Acho que ainda há uma margem de tempo para aprimorar a arte dele… Quem sabe uns 31 anos né. Hehe

          “Não existiam animes “sérios” em 1979, Tomino criou algo que era inédito pra época.”

          Realmente, te dou toda razão nessa. Acho que o mais sério pelas proximidades era o que? Akira? Evangelion? Não sei bem.

          Mas acho que SnK fez um papel bom dentro do que é possível. Quer dizer: hoje é um mundo de vários “animes sérios”, não é?
          Mesmo assim, ele cumpriu o papel de se sobressair, não sei como. Então, se comparar em certos pontos, a série atingiu um bom desempenho.

          O grande motivo para eu defender SnK, mesmo não sendo um fã (aprecio bastante, mas nem li o mangá, então, não vou me exaltar como tal), é que eu acredito realmente que a série trás argumentos válidos para a sociedade hoje.
          Como assim?
          Acho que há uma mensagem assim no anime: “Humanos ou titãs, quem são os reais monstros?”
          E ela tenta, creio eu, lembrar que, a menos que humanos sejam subjulgados por um poder maior, eles não estarão aptos para se esforçar.
          Por isso gosto da série. Ela me faz sentir, de uma forma em entretenimento, como se vivesse no mesmo mundo.

          Afinal, temos titãs hoje, não concorda?

          Nada contra o Tomino. Respeito o avanço que ele fez no gênero, até porque, sem ele, acho que não teria Suisei no Gargantia hoje. Mas acho que ele podia ter maneirado um pouco nas palavras, exatamente para não atingir pessoas “super protetoras e sem argumentos” que são fãs da série.

          É como dizer aqui (preparando-me para ser excomungado) que S.A.O é, nada mais, que uma porca*** de série super estimada.

          ————————————————————————————

          ” é ótimo ter uma discussão mais sensata e interessante por aqui, se acompanha o site sabe que isso foi meio difícil nos últimos tempos.”

          Honestamente, meu caro, é igualmente ótimo e, bem, não só no site, mas em todos os locais você acha cada vez mais pessoas estúpidas e insatisfeitas. (Para o seu próprio bem, JAMAIS entre em um debate sobre Final Fantasy com uma pessoa de mente fechada. Você vai terminar com desejos homicidas.)

          Bem, a nível de informação, não trabalho no fim de semana, então, talvez eu não veja sua resposta em casa, já que em casa me dedico a afazeres e a jogar/ler.

          Mas, caso eu veja, responderei com prazer e observarei seus pontos de vista. Caso não, segunda prometo retornar aqui. Mas não deixe de responder! Você é, no mínimo, interessante de criar uma discussão.

          • Zachary Lea

            AVISO: Mensagem apenas para testar se consigo colocar um avatar.

            ~Teste 1~

          • SaintARMOR

            “Realmente, te dou toda razão nessa. Acho que o mais sério pelas proximidades era o que? Akira? Evangelion? Não sei bem.”

            Bem, Akira e Evangelion são bem mais novos do que Gundam. O padrão de animes na época eram os Mechas Super Robot ou os Shonen com mais descompromissados nesse aspecto. O Go Nagai até havia produzido mangás bem sérios e com temática mais adulta, mas os animes baseados nos mesmos ficaram bem infantilizados em comparação às obras originais. Gundam foi um tanto “pé-no-chão” pra época(OK, tinha umas viajadas, mas nada que fosse anormal pra um Sci-Fi).

            “Mas acho que SnK fez um papel bom dentro do que é possível. Quer dizer: hoje é um mundo de vários “animes sérios”, não é?
            Mesmo assim, ele cumpriu o papel de se sobressair, não sei como. Então, se comparar em certos pontos, a série atingiu um bom desempenho.”

            De fato, a obra cumpriu o desempenho de vender. Isso é bom.

            “O grande motivo para eu defender SnK, mesmo não sendo um fã (aprecio bastante, mas nem li o mangá, então, não vou me exaltar como tal), é que eu acredito realmente que a série trás argumentos válidos para a sociedade hoje.
            Como assim?
            Acho que há uma mensagem assim no anime: “Humanos ou titãs, quem são os reais monstros?”
            E ela tenta, creio eu, lembrar que, a menos que humanos sejam subjulgados por um poder maior, eles não estarão aptos para se esforçar.
            Por isso gosto da série. Ela me faz sentir, de uma forma em entretenimento, como se vivesse no mesmo mundo.”

            Bem, não tinha interpretado a série desse ponto de vista, você pode ter razão aí.

            “Nada contra o Tomino. Respeito o avanço que ele fez no gênero, até porque, sem ele, acho que não teria Suisei no Gargantia hoje. Mas acho que ele podia ter maneirado um pouco nas palavras, exatamente para não atingir pessoas “super protetoras e sem argumentos” que são fãs da série.”

            Eu afirmo com muita certeza que não teríamos Suisei no Gargantia, e outros animes de mecha mais sérios hoje como os de Macross, senão fosse pelo Gundam original.

            E Sword Art Online é de fato ruim, não está sozinho nessa, buddy.

            ——————————————————————-

            “Honestamente, meu caro, é igualmente ótimo e, bem, não só no site, mas em todos os locais você acha cada vez mais pessoas estúpidas e insatisfeitas. (Para o seu próprio bem, JAMAIS entre em um debate sobre Final Fantasy com uma pessoa de mente fechada. Você vai terminar com desejos homicidas.)

            Bem, a nível de informação, não trabalho no fim de semana, então, talvez eu não veja sua resposta em casa, já que em casa me dedico a afazeres e a jogar/ler.

            Mas, caso eu veja, responderei com prazer e observarei seus pontos de vista. Caso não, segunda prometo retornar aqui. Mas não deixe de responder! Você é, no mínimo, interessante de criar uma discussão.”

            Haha, de nada.

            Em todo caso, talvez já tenha lido algumas discussões minhas com o rick e outros aqui, onde o negócio fica bem tenso.

          • Zachary Lea

            Bem, acho que chegamos a pontos de visão em comum agora, certo?

            Não irei comentar toda a sua resposta, apenas vou dizer que aceito as opiniões e até concordo com grande parte, apenas ressaltando que, como de início, meu único motivo de “implicância” com o fato ocorrido é: Palavras mais brandas poderiam ter sido usadas. (Apesar de que, bem, nós lemos a versão traduzida do que ele disse. Talvez ele nem tenha criticado o Isayma para ser realmente carrasco.)

            Oh não, nunca vi. Eu não faço parte do “seleto” grupo que comenta aqui e que costuma, não só aqui, mas em diversos lugares, debater na internet.
            As pessoas da internet são alimentadas por discussões estúpidas e infundadas, e eu não gosto de debater, pois nem todos são capazes de se mostrarem humildes ao ouvir. Além disso, sou “novo” no site. Já frequento há tempos, mas só resolvi criar esta conta para comentar na notícia do mangá de Kingdom Hearts. XD

            De qualquer forma, eu comento pouco pois, normalmente, estou gastando o tempo fora do trabalho jogando (ou trabalhando mais ainda em casa). XD

            Mas, caso eu veja por aqui um debate seu, farei questão de ler. É apenas falta de costume mesmo, Saint.

  • Jooj

    Olha….a única coisa que eu concordo com ele é ele dizer que o traço é nojento..vamos combinar que o traço dele é uma bosta…as vezes,quando eu estou lendo,eu penso:,ISAYAMA,VOCÊ TÁ PELO MENOS TENTANDO?Mas,pegar o passado de bullying para fazer um mangá….eu achei genial.

  • jonas domingos

    Isso é frescuragem de japones , so pq o ataque dos titas ta fazendo susseso o cara critica ,pq o gundam é bom mas esse ultimo eu ouvi dizer q.é uma porcaria

    • SaintARMOR

      É, ouviu dizer, é…

      “Ouviu dizer….”

      Não há muita validade em falar algo porque “ouviu dizer”, tem que ver.

      E outra, nenhuma série Gundam recente foi escrita pelo Tomino, Gundam é uma franquia com vida própria, Tomino só participou ativamente das séries originais do UC, algumas novels e uma ou outra coisa mais alternativa, como Turn A Gundam.Agora, séries como Wing e 00 nem passam pela mão dele.

  • AriionTK

    É Tomino quem está dizendo, o resto é resto.

  • Sakuragi Takinawa

    O engraçado é que a 1 ano, ninguém, (ou pelo menos a maioria das pessoas que estão aqui comentando) conhecia Shingeki no Kyojin. Aí o anime saiu e explodiu em muitos lugares, pois sim, a estória é interessante, tem seus pontos fortes e muitos começaram a dizer que SnK é foda, o melhor anime do mundo, começaram a desmerecer SAO (que até anos passado era fodão para muitos, não para mim) etc.

    Mas na minha opinião, SnK ainda está muito atrás em comparação a Gundam, tanto em vendas, quanto em qualidade. Isso é fato, no entanto como hoje é SnK que está fazendo mais sucesso, ninguém aceita uma crítica pesada sobre os defeitos dessa serie.

    Existem dezenas de animes/mangás superiores a SnK, tanto em traço quanto em enredo e afins, e Gundam é um desses. Não achei a crítica do Tomino errada, muito pelo contrário, se ninguém tiver coragem de falar os pontos ruins de uma obra, então ela nunca irá melhorar, não estou dizendo que todos os Gundams sejam perfeitos, não, mas saibam aceitar uma crítica pessoal.

  • DD

    Velho tá gágá , critica sem ser construtivo !!!

  • Thiago

    Eu particularmente não ligo tanto para o traço.
    não sou exigente a ponto de dropar mangás só porque o traço é ruim.
    Aliás, Hunter x Hunter é o meu mangá favorito e nem se pode chamar aquile traço do Togashi de arte.
    Os titãs são nojentos?
    Sim, eles são. têm que ser assim mesmo.
    Alguém já leu Uzumaki?
    O traço pode ser considerado ruim e feio comparado à outros, mas para o gênero ”horror”, cai perfeitamente bem.
    o traço dar essa atmosfera sombria, aterrorizante.
    SNK não é perfeito, os personagens secundários são fracos, e pouquíssimos são os personagens que prestam no mangá.
    Enfim… o ISA é iniciante, ele ainda tem muiiiiiito o que aprender, mas estou torcendo por ele, acompanho Kyojin e espero que vá bem e venda muito.
    fãs retardados e xiitas existem em todo canto, mas uma coisa é certa:RESPEITO é tudo.

  • chopper

    não concordo com tudo o que o autor de gundam disse mas entendo o ponto de vista dele. para ele snk é um anime violento demais que expressou o odio do autor na sociedade por ter sofrido bullying. eu não sabia disso e agora algumas coisas fazem sentido. o odio que os personagens expressam é bem intenso. por ele ter colocado esses sentimentos ruins em sua criação, fez com que outros autores percebessem o quanto o Isayama odeia a sociedade. talvez esse não seja os sentimentos ideais para se criar um manga mas o fato é que ele fez sucesso. particularmente, gostei muito do anime e talvez eu acompanhe o manga. sei que o desenho é feio mas o que importa é a diversão. tambem gosto muito de gundam e acompanho todas as sagas. percebi que muitos estão discutindo sobre quem é o melhor mas acho que essa não é a discussão correta. todo mundo tem o direito de criticar algo desde que tenha uma opinião sensata. concordar ou não depende de cada um.

  • _I_

    Ate a turma da Mônica jovem tem um um desenho melhor se eu comparar as edições mais recentes tmj tem um desenho melhor (SNK)

  • Samir Muhammad

    acho um anime excelente. amo. mas realmente acho que os titas deviam ser menos parecidos com os humanos. deviam ser humanoides de aparencia desfigurada para tornar o anime mais aterrorrizante. apenas o tita ehren, foi bem trabalhado. e nao acho que ele fez a historia especialmente pensando no bullying. ele trabalhou muito bem nesse anime, coloca os personagens no extremo e apresenta muito das reaçoes humanas a certos acontecimentos. espero que o filme seja bom, tanto quanto o anime, e que tenha sucesso e seja sucesso de bilheteria. mas tou tentando imaginar esses titãs como serão. um bando de japoneses feios gigantes? kkkkkkk

  • Anarcopunk Heroi.

    Só Digo o seguinte, CHUP… TOMINO, Shingeki é Super Famoso Mundialmente. E ainda por cima as pessoas compram o Manga por que gostam da historia, e mesmo com anos de espera por um segundo anime ainda sim faz muito sucesso com poucos episódios, fora que o jogo feito pela Koei apesar de ter poucos personagens vendeu como água e veio até pro Brasil!!
    Enquanto Gundam só sobreviveu até hoje por causa dos Um milhão de Animes Fillers que a franquia tem, e nem é tão famoso fora afinal, você não vê quase ninguém falando de Gundam ou se vestindo de Piloto num evento de animes, e os únicos jogos que vieram traduzidos do inglês foram jogos da Koei e ainda cheios de DLC. os jogos da série Ex vs Boost nem foram lançados foram da Asia e ainda por cima nem quiseram trazer outro anime pra cá depois de Gundam Wing e o OVA Endless Watlz que também são Fillers!!

    Eu gosto de Ambos, mas mesmo assim eu critico a atitude do Autor de ficar boicotando outro manga só por que não gostou sendo que Gundam vive de Anime Filler e o manga parou no Unicorn !!