Audiência: canais mais assistidos da TV por assinatura em junho

Por Nielsen Souza em

Divulgação.

A audiência dos canais de TV por assinatura mudaram drasticamente em junho com o começo da Copa da Rússia, segundo informa o colunista Ricardo Feltrin. Conforme os dados divulgados pela Kantar Ibope Media, os canais infantis tiveram queda durante o evento, mas algumas peculiaridades ocorreram. O Cartoon Network, sempre abaixo do Discovery Kids, ficou em sexto lugar, seguido pelo concorrente citado, que está sempre na liderança, em sétimo.

Os dois foram “vítimas” da Copa e tiveram que disputar de forma acirrada com os canais esportivos e emissoras abertas. Quanto aos demais, a Nickelodeon aparece mais abaixo, na 13ª posição e acima do Gloob, que também viu sua audiência despencar, mas outros como Disney Channel e Boomerang aparecem em uma situação muito pior.

Os índices incluem a medição feita em canais abertos e fechados que foram sintonizados apenas por decodificares de TV por assinatura (11,5 milhões de lares), nas grandes capitais do país. A faixa de horário compreende das 7h à 0h. Confira abaixo quais foram os 30 canais mais assistidos da TV paga em junho:

  1. Globo – 17,6 pontos (share 34,97%)
  2. Record TV – 5,03 (share 10,00%)
  3. SBT – 3,63 (share 7,21%)
  4. SporTV – 1,87 (share 3,71%)
  5. Band – 1,20 (share 2,38%)
  6. Cartoon Network – 1,01 (share 2,01%)
  7. Discovery Kids – 0,99 (share 1,97%)
  8. AXN – 0,58 (share 1,16%)
  9. Megapix – 0,57 (share 1,12%)
  10. Fox Sports – 0,55 (share 1,09%)
  11. TNT – 0,52 (share 1,03%)
  12. RedeTV! – 0,52 (share 1,03%)
  13. Nickelodeon – 0,51 (share 1,00%)
  14. Discovery Home & Health – 0,49 (share 0,97%)
  15. Fox – 0,45 (share 0,90%)
  16. Gloob – 0,45 (share 0,89%)
  17. Discovery Channel – 0,45 (share 0,89%)
  18. Viva – 0,43 (share 0,85%)
  19. Globo News – 0,42 (share 0,84%)
  20. Multishow – 0,40 (share 0,79%)
  21. Space – 0,39 (share 0,78%)
  22. SporTV2 – 0,39 (share 0,78%)
  23. Universal Channel – 0,39 (share 0,77%)
  24. Warner Channel – 0,36 (share 0,72%)
  25. Disney Channel – 0,33 (share 0,65%)
  26. Boomerang – 0,32 (share 0,63%)
  27. FX – 0,28 (share 0,55%)
  28. Telecine Premium – 0,25 (share 0,50%)
  29. ID – 0,25 (share 0,50%)
  30. Telecine Action – 0,24 (share 0,48%)
  31. ESPN Brasil – 0,20 (share 0,40%)
  32. SporTV3 – 42º
  33. FoxSports 2 – 0,07 (share 0,13%)
Comentários
  • Vi

    Disney channel ja foi melhor mais eu acho que ta melhorando bastante

  • Erivelton Freitas

    Olha só, uma vez a Turner cometeu o erro de reformular o Boomerang para algo mais ‘Teen’ para competir com o Disney Channel, numa época em que sacrificar o Cartoon Network de forma tão humilhante não era viável e que estavam desesperados para obter de volta a liderança. Hoje, o Boomerang não precisa nem se esforçar para estar colado ao Disney Channel. É sério isso, na pior de todas as crises do Cartoon Network em toda a história, ele caiu para 3a lugar, mas nunca desceu tão baixo assim no ranking de audiência. Pra vocês verem, o mercado é cíclico, um dia você está por cima, e no outro não! A Disney achou que iria ficar com a Coroa para sempre, mas a estratégia da Turner para garantir a posição do Cartoon Network vem sendo construída no país desde 1998, com a obrigatoriedade nos planos mais básicos como exigência contratual e afins.

    A TV sempre foi o calcanhar de Aquiles da Disney. Seja aqui ou no USA, eles parecem mais perdidos que cedo em tiroteio. Esbanjam um estúdio poderoso, produtoras de primeira linha e dinheiro até não querer mais, mas possuem uma das mais fracas e mal administradas redes de TV do planeta. Vide o caos financeiro que a ESPN está protagonizando no USA, gerando mais custos que lucros. Eis o resultado…

    No mais, eu não sei o que é que Brasileiro tem pra passar o dia assistindo essas séries ultra genéricas do AXN. Toda santa série desse canal é um drama policial chato sobre investigação criminal ou análise forense. Afff Pior que isso é ver o Universal Channel a frente da Warner, cara, esse é outro que não passa uma única série que se salva.

    • João Carlos

      Eu achava o Boomerang Teen muito melhor que o nome, tinha uma boa mistura de desenhos, animes e series, e a maioria tinham certo peso na epoca como Drama Total, Pretty Little Liers, H2O e especiais musicais.

      • Erivelton Freitas

        Com exceção de H2O e PPL, o Boomerang ‘Teen’ não tinha nada de interessante. Era um canal absolutamente criticado por ter sido descaracterizado e pelas séries ‘Teen’, na época, não rivalizarem com as da Disney, que era o objetivo. Além disso, tinha a questão da Audiência, era um canal que aparecia entre a 40ª até a 50ª posição na época, e olha como ele está hoje! É fato, a era das ‘Séries Teen’ terminou e as animações ‘fanservice’ é o que tá pegando.

        • João Carlos

          Bom, eu nunca vi nenhuma criança vendo o novo Boomerang, e eu acho os desenhos de lá beeem chatos, tinham coisas de peso como ineditos de Três Espiãs demais e Lazy Town e não souberam aproveita-los, alem dos poucos desenhos antigos que apresentavam terem sumido da programação, reprisando coisas do CN atual como os reboots Ben 10 e PPG

          • Erivelton Freitas

            Eu também não vejo ninguém assistindo muitos dos canais citados como os mais vistos, mas os números estão aí!

          • Kaique Batista

            Eu questionei o Boomerang. Pois aqui mesmo no site , em toda postagem sobre o ToonCast eu vejo a galera reclamando da grade engessada do ToonCast , dos desenhos que estão á anos no canal , sem variar substituindo uns por outros.

            Então pensei , se reclamam da grade engessada do ToonCast , deveriam reclamar da grade engessada do Boomerang também!

            O crescimento de audiência do Boomerang se deve ao fim da era teen e ao retorno dos desenhos , e de fato o canal está melhor sim. Mas perfeito não está hehehe (e aí cabe algumas sugestões , que não vou colocar aqui)

            As pessoas tem que entender que boa parte das decisões tem que tender ao meio termo , nem 8 nem 80 . Nem grade engessada demais nem trocas da grade toda a cada mês

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mas a copa foi o diferencial, até o rei discovery kids rodou nesse samba, mas a Tuner pra mim parece que tá andando sem olhar pro chão com os canais dela.

    • Kaique Batista

      Interessante que o Boomerang melhorou sim da fase teen para agora. MAS , o canal está com a grade engessada desde o rebrand , continua repetindo o Scooby Mistério S.A no mesmo horário , A Turma da Pantera , e outros como até o Tom e Jerry. Não faz rodízio de desenhos Tá igual ao ToonCast.

      • Erivelton Freitas

        As pessoas precisam decidir o que elas querem… Em meados de 2009-2012, na crise do Cartoon Network, o canal mudava de horários na programação como a gente mudava de roupa e todo mundo criticava. Hoje, se um canal tem uma programação engessada, o povo reclama do mesmo jeito.

        Conclusão: Nada nunca irá agradar a todos!

        • Kaique Batista

          O ideal é um meio termo é claro. Nem 8 nem 80 !!! Nem mudar todo mês como fazia o Cartoon Network , nem engessar igual faz o Boomerang. O Tom e Jerry mesmo ás 14h (eu amo o desenho) mas seria ideal dar um pequeno descanso á esse e trocar por outro clássico , depois de um tempo quando cansar de outro , aí voltar com Tom e Jerry , isso vale para outros desenhos.

          O Sbt mesmo , saturava o Chaves demais , os próprios fãs reclamavam , da falta de ordem cronológica , da repetição dos mesmos episódios num mesmo mês , sendo que outros episódios demoram anos para passar.

  • Caio Martins

    É UMA PENA QUE A REDE BRASIL NAO ESTA NO RANKING DE AUDIENCIA. isso é por causa do grande desrespeito que ela tem com o telespectador em atrair seu publico com animes e depois ficar cortando o sinal de proposito nas cenas mais importantes.

  • Nos USA e aqui, 5 ou 10% das residencias tem um aparelho que mede a audiência. Deveria ser coisa de no minimo 80%. Ai tem muita coisa boa que é cancelada, segundo eles por falta de audiência.

  • Anderson S.

    Só não entendi o porquê da Record, SBT e Band estarem tão elevadas no ranking. Principalmente as duas primeiras, que nem falaram da Copa direito.

    • Victor

      No caso essa seria a audiência “real” da tv paga geralmente a audiência dos canais da tv aberta fica oculta nessas listagens.

  • Anderson S.

    E pensar que há pouco tempo atrás a TV paga era um artigo de luxo… Agora até em barraquinha de praça tem.

  • Renaldo Rodrigues da Silva

    Infelizmente o brasileiro ainda não sabe o que é TV de qualidade. Provavelmente existe manipulação nesses resultados, como quase tudo no Bradil.

  • Léwow

    NICKELODEON ACIMA DO DISNEY CHANNEL AHAHAAHAUHASHAH

  • Victor

    De onde você tirou isso? A tv paga nunca chegou nem perto de metade da população ter acesso e a audiência é medida com base em estátistica.

  • -JetiXD-

    Disney (mais ou menos) em 2012,era em 3 Lugar Líder de audiência no Brasil,agora tá em 25
    Fico feliz que a Nickelodeon consegou passar da mer#a do gloob,que só faz sucesso exibindo Miraculous por quase 12 horas por dia

  • Victor

    Muita gente paga porque o sinal dos canais é melhor.

  • Kaique Batista

    Interessante que o Boomerang melhorou sim da fase teen para agora. MAS , o canal está com a grade engessada desde o rebrand , continua repetindo o Scooby Mistério S.A no mesmo horário , A Turma da Pantera , e outros como até o Tom e Jerry. Não faz rodízio de desenhos Tá igual ao ToonCast…