Audiência: canais mais assistidos da TV por assinatura em maio

Por Nielsen Souza em

Divulgação.

O ranking de audiência dos canais de TV por assinatura mais assistidos em maio traz uma série de surpresas para os assinantes que gostam de saber como vai a performance de cada um ao longo do mês. Segundo o colunista Ricardo Feltrin (UOL), um dos destaques fica por conta da briga entre o Discovery Kids e SporTV, que nos últimos meses estão revezando o primeiro lugar, mas em maio, foi a vez do canal esportivo da Globosat reinar, deixando seu “concorrente infantil” em segundo lugar.

Outro fato que chama atenção é o aumento no ibope do canal Viva, que pela primeira vez, conseguiu conquistar o 3º lugar e ainda ficou na frente do Cartoon Network, agora na 4ª posição. Já o Gloob, também programado pela Globosat, continua entre idas e vindas e ficou este mês na 10ª posição e novamente a frente da Nickelodeon, agora em 13º lugar. Sempre abaixo dos demais concorrentes, Boomerang e Disney Channel aparecem próximos um do outro, em 21º e 22º lugares, respectivamente.

Os dados divulgados pelo Kantar Ibope Media englobam a medição feita nas 15 maiores capitais do país. Confira abaixo o ranking dos 30 canais mais vistos pelos assinantes ao longo do mês passado:

  1. SporTV – 0,95
  2. Discovery Kids – 0,94
  3. Viva – 0,91
  4. Cartoon Network – 0,85
  5. AXN – 0,64
  6. TNT – 0,61
  7. GloboNews – 0,59
  8. Fox Channel – 0,58
  9. Megapix – 0,56
  10. Gloob – 0,47
  11. Universal Channel – 0,46
  12. Discovery Channel – 0,45
  13. Nickelodeon – 0,45
  14. Discovery Home&Health – 0,44
  15. Fox Sports – 0,44
  16. Space – 0,37
  17. Warner Channel – 0,36
  18. Multishow – 0,35
  19. Telecine Action – 0,31
  20. SporTV 2 – 0,30
  21. Boomerang – 0,29
  22. Disney Channel – 0,28
  23. Discovery ID – 0,27
  24. Telecine Premium – 0,26
  25. Comedy Central – 0,26
  26. Telecine Pipoca – 0,25
  27. FX – 0,25
  28. TNT Séries – 0,25
  29. ESPN Brasil – 0,24
  30. GNT – 0,23
Comentários
  • Lu De paula

    O problema do Disney Channel é que eles praticamente não tem mais séries no canal só passa desenho

    • João Carlos

      Quando passava serie, reclamavam que era só serie.

      • Bruno Luiz

        Convenhamos: disney e seriados não combina muito quando é tema infanto-juvenil, eu mesmo odeio as séries da disney

  • Gustavo

    Ainda estou surpreso com o crescimento do Comedy Central, isso se deve as séries de comédia que o público brasileiro não cansa de assistir como Eu a Patroa e as crianças, Um Maluco no Pedaço e Todo Mundo Odeia o Chris, se exibirem Chaves com certeza seria ainda maior, só não é bom para os fãs de South Park, onde notamos que atualmente se vê bem pouco no canal, sendo que lá no início dele era exibido a exaustão

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pois é, fiquei p da vida quando fui tomar conta da casa de um amigo, passaram o episódio do nintendo wii parte 1 e depois imaginalândia parte 1………um descaso com a ordem dos episódios, e investem naquela m$rda de programas com o pessoal da porta dos fundos, aquilo é muito sem graça!

    • Ω ω Φ Fernando Φ ω Ω

      South Park já está acabando então faz sentido eles começarem a diminuir a frequência de exibição isso é normal, eles viram que já deu, eu gosto muito da série e vou sentir falta quando a vigésima terceira temporada passar é acabar.

  • moa

    So espero que o CN caia cada vez mais e mais

  • shipuca

    Viva?

    • Marcos

      Passa as novelas classicas da Globo , minha mãe por exemplo assiste a noite

  • Bruno Luiz

    CN caiu muito após o final da temporada 5 de Steven Universe, que por sinal, após esse final de temporada, a grade começou a puxar pelo lado de TTGo e Gumball, combinação essa que todos sabem que dá em queda de audiência

    • Eduardo Jose de Andrade

      Espero que foquem menos nesses 2 desenhos, pois detestei eles.

    • WELLINGTON De Araujo Silva

      CN Network a décadas e ruim.

  • Marcos

    Nickelodeon é uma vergonha , ta uma bosta a programação…

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pois é, quando vou ver na casa de um amigo meu é só sangue nos olhos, só passa séries live-action ou de vez em quando um desenho chato.

      • Marcos

        Já esta na hora da Viacom reformular a programação, porque serio , essas series Live Action deveria ser uma ou duas , e sem reprise… Agora ficar a programação inteira disso…

        • Maria Júlia Santana da Silva

          Pois é, a Nickelodeon Brasil precisa mais exibir de seus desenhos brasileiros (Os Under Undergrounds, Papaya Bull, Bobolandia Monstrolândia, o desenho da Tainá) e de seus famosos Nicktoons na programação, nem todos dos telespectadores da Nickelodeon Brasil não querem assistir as séries da Nick toda hora e até fazem novelas em excesso, o que não é correto, o pior de tudo isso, na Nick LA exibem televendas na madrugada! Imaginem isso caso acontecer na Nick Brasil, exibindo televendas da Polishop e outras empresas na madrugada, isso iria dar errado!

          A Viacom deveria chamar alguém para cuidar do sinal ou presider a presidência da Nickelodeon Brasil, pois não daria certo a Tatiane Rodriguez (que cuida do sinal da Nickelodeon LA), também conmandar a Nickelodeon Brasil ao mesmo tempo

          E aliás, quer assinar minha petição para a Nick EUA fazer um revival de Ren e Stimpy? Deixo o link em neste comentário para você assinar se quiser (http://www.change.org/p/viacom-bring-ren-and-stimpy-back-traga-de-volta-ren-e-stimpy), e aliás chama mais gente para assinarem a minha petição, porque a minha petição no momento que foi postado este comentário, já tem 79 assinaturas

          • Jvsp

            Vc sabia que o Desenho da Taina foi pela Nick em parceria com a Band

          • Zé de Lucas

            Considerando que tem muitos Nicktoons com dublagem brasileira perdida. A Nick bem que poderia criar um bloco na programação para reprisar eles.

        • João Carlos

          Mas vão passar o que? O canal tem uns 3 desenhos (No maximo) que ainda tem episodios novos.
          O unico ruim da Nickelodeon é que qualquer coisa que seja curta, passa uma vez ou duas e some de vez da programação (Apos um tempinho passando nas madrugadas), podiam reprisar um pouco os desenhos e series mais antigas.
          Acho que a coisa mais bizarra que vi foi uma chamada da Nickelodeon anunciando estreia de Butterbean´s Café as 5 ou 6 da manha como se fosse algo normal.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Se as séries fossem boas pelo menos tipo Kenan e Kel, Drake e Josh ou ICarly da vida, mas né os tempos dourados da Nick passaram e agora nos contentemos com os novos episódios de Bob Esponja e do spin-off derivado dele.

  • João Carlos

    Mas atrações boas até que eles tem, mas parece que as crianças já não gostam mais de series live action como era nos anos 2000, com exceção das novelas tipo Violetta.
    E como o canal não sabe mesclar as atrações, fica aquela zona, com series que vem e vão do nada.

  • Ikizer Donno

    O fishTV era para está em primeiro. rsrsrssr

  • Caio Martins

    O MULTISHOW É UM LIXO DEVIA SAIR DESSA LISTA PQ SO PASSA PORCARIA E TODO DIA QUE EU LIGO 18:30 PRA VE CHAVES, ELES PASSAM OUTRO PROGRAMA NO LUGAR DELE. ESSE CANAL É UMA TRANQUEIRA DEVIA SUMIR DA LISTA DE CANAIS .

    • Jvsp

      Só você reclama do Multishow por eles estarem exibindo Chaves as 23:00 da noite eu e todo mundo assistismos nesse horário e não reclamamos, se você quer Chaves vai assistir no SBT as 14:15 que e sua única opçao

    • João Carlos

      Vai assistir no Youtube que nem metade da população se n ta contente.

      • Miguel Santos

        Ele diz isso por que tem raivinha simplesmente pelo fato de existir o canal. Esse Caio parece uma criancinha mimada e birrenta.

    • James

      Está com raivinha porque o canal está na lista dos mais vistos, está? Se o canal está aí é por que merece. Larga de ridículo.

    • Miguel Santos

      Aproveita e liga para todas as operadoras e manda tirar o canal simplesmente porque você é um baita de um individualista e ninguém mais pode ter o direito de assistir. E cada comentário sem noção que você posta, kkkk

    • Marcelo Barbosa

      Não gostou? Os incomodados que troque de canal ou melhor, nem coloque neste canal pois sua audiência não faz a mínima falta, kkk

  • Eduardo Jose de Andrade

    Rapaz parece que os pais acordaram e descobriram que podem por a criança de castigo, caso o guri não o deixe ver o sportv dele do Vascão caindo ou o mengão do coração XD. acho que a era dos canais infantis no topo tá acabando, da qui a pouco nem o DK ou CN tá no top 5.

  • Caio Martins

    se o tooncast pega-se os animes abandonados do cartoon network, ele estaria nessa lista mas so passa desenho antigo e so pokemon de anime . q esta em XYZ . tomara que comecem logo SOL E LUA ja que esse canal é o unico que passa pokemon de noite ja que o cartoon nao presta mais pra isso.

    • Jvsp

      Tooncast e um canal pra desenhos clássicos então, não faz sentido passar mais animes e menos desenhos antigos

  • Caio Martins

    dragon ball super ja esta terminando as reprises ja esta no arco da luta de exibição zen , no cartoon network me preocupo q essa possa ser a ultima reprise da serie no canal .

    • MtuR

      Que vá embora, essas reprises estão insuportáveis, quase tão ruins quanto as da saga Boo que exibiram ano passado.

      • James

        Ele é assim, se gosta do anime quer que reprise eternamente e quando não gosta do anime, já quer que saia da primeira exibição como se ninguém mais gostasse e tivesse o direito de assistir. Esse Caio é um baita de um individualista.

  • Vinicius Delacierra

    Feliz em ver, o Boomerang crescendo apesar de não ser 100% bom, tem boas animações como Bunnicula e The New Looney Tunes
    Quanto a CN já não assisto desde março , apesar de reconhecer que a grade ainda mantém a boa qualidade desde 2016.

  • Ramom

    Alguém poderia me explicar o que tem de tão interessante no AXN, visto que eles sempre se configuram no top 5 de mais assistidos….

    • Ω ω Φ Fernando Φ ω Ω

      Por conter muitas séries de investigação criminal que o povo adora, como CSi, Ncis, criminal minds e The Black list e etc.

    • João Carlos

      Minha mãe fica o dia todo assistindo CSI lá e Law & Order no Fox Life

    • Séries de investigação criminal são mto populares. Eu só vejo Hawaii 5-0 e The Blacklist mesmo

  • MtuR

    As reprises do CN ultimamente tão um saco. Apenas um Show, HDA e SU que passam entre 22:00 e 0:00 parece que transmitem os mesmos episódios todo do, sendo que AUS consegue ser pior, já que foi encerrado a mais de 1 ano e meio e eles ainda exibem a última temporada como se fosse uma série a parte. Eu achava a programação do CN do EUA ruim por causa das reprises exaustivas de TTGO, mas pelo menos lá tem o Adult Swim pra variar um pouco.

    • Bruno Luiz

      E a grade americana se sustenta justamente por conta do AS e Toonami, pois sem eles, a audiência se resumiria a 50 mil pessoas e o canal lá fecharia

  • MtuR

    Isso que dá investir sempre na mesma coisa, tava óbvio que essas sitcoms iam acabar saturando. Só é estranho por que parece que ultimamente tem um investimento maior em cartoons e não mudou muita coisa. O CN, que já foi 1 e caiu pra 4, parece estar indo no mesmo caminho com os desenhos nonsense dele.

    • Sr. WB

      Se você pensar no ranking de 2009, a situação era assim:

      1 – Disney Channel
      2 – Cartoon Network
      3 – Discovery Kids
      4 – Nickelodeon
      5 – Jetix/Disney XD
      6 – Boomerang

      RESPECTIVAMENTE!

      Hoje em dia, nós temos:

      2 – Discovery Kids
      4 – Cartoon Network
      10 – Gloob
      13 – Nickelodeon
      21 – Boomerang
      22 – Disney Channel

      O que mudou?

      1 – Crianças tinham mais liberdade de assistir o que quiser sem os pais ficarem bitolados. Tanto que os pais passavam na frente da TV, viam cenas de luta e violência e diziam: Ah, é desenho animado, então é pra criança mesmo.

      2 – Não tinha Youtubers, Internet acessível para todos, nem Netflix e etc…

      3 – A TV por Assinatura não tinha pacotes tão complexos. SKY e DirecTV tinham apenas 2 pacotes, e isso dava acesso a vários tipos de canais, dando as pessoas uma liberdade e opção, mesmo no pacote básico.

      Eu mesmo assinei DirecTV em 2002, fui a primeira pessoa da minha rua a ter… Na época, era o pacote básico, o pacote prata, e vinha com Cartoon Network, Boomerang, Nickelodeon e um tal de Classe (pré-escolar). Disney Channel e Discovery Kids eram do pacote mais Ouro (mais caro). E estamos falando de uma época com Toonami e Yu-Gi-Oh! na CN/Nick.

      Na SKY, desde o pacote básico você tinha acesso a Cartoon Network, Boomerang, Jetix, Nickelodeon e Discovery Kids.

      Eu tive uma infância feliz!!!!

      Hoje em dia, tem operadora com 3, 4, 5 pacotes, e naquela época, onde você conseguia ter uma boa quantidade de canais por R$ 69,90, hoje em dia, você precisa pagar R$ 149,90 para ter tudo, e isso quando não vem amarrado num combo com internet e telefone, como Oi, Vivo e Net fazem, o que faz o preço do pacote chegar fácil nos R$ 249,90.

      A questão da queda da qualidade de programação impactou sim, mas isso tem mais a ver com mudança de hábitos dos consumidores e com estratégias erradas de distribuição de canais por parte das operadoras do que com qualquer outra coisa.

      Na minha operadora, eu assino o pacote básico, e pago por fora (R$ 8,90) para ter todos os canais Turner (existe essa opção aqui). Por esse motivo, consigo ter no básico Boomerang, Cartoon Network e Tooncast.

      Mas se não fosse por isso, o básico viria com CN, DK e Disney. Ano passado, trocaram a Disney pelo Nickelodeon, e a Disney foi pro pacote mais caro.

      Aqui foi pela Nick, em operadoras com GloboSat, está sendo pelo Gloob.

  • junior saldanha

    10 anos atras eu colocaria o canal sony no top 5(mais novos,nao confundir com o sony spin) realmente o canal sony,na época sony entertainment television era o melhor canal para série de comedia…hoje acho que nem seinfeld passa mais (mesmo estando no site deles)

  • Kaique Batista

    Disney e Nick poderiam ter blocos diários de conteúdos clássicos , que fizeram sucesso no passado , isso inclui os desenhos originais do Mickey anos 40…
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_desenhos_animados_exibidos_no_Disney_Club

  • Kaique Batista

    Disney e Nick poderiam ter blocos diários de conteúdos clássicos , que fizeram sucesso no passado , isso inclui os desenhos originais do Mickey anos 40… Relembrar sucessos do século XX não faria mal. Vejo esses canais fazerem pouca referência á isso. Doug , Rugrats , Hércules , Ducktales original , Turma do Pateta , etc

    Não digo lotar toda a programação , mas manter alternando em um bloco de uma hora diária já seria alguma coisa

  • Miguel Santos

    Kkkk, eu até me divirto dando as respostas que ele merece. Ele fala o que quer e vai ouvir o que não quer.