Bem-vindo ao maravilhoso mundo de Disney (só dela)

Por Matheus Sousa em

Reprodução.

Após muitas negociações, a compra de parte da Fox pela Disney foi finalmente oficializada, algo que os fãs, principalmente da Marvel, comemoram sem pestanejar. Mas afinal de contas, isto é realmente uma coisa boa? A resposta é clara: não.

Falar diretamente para um público que espera por mais de dez anos a entrada de personagens como os X-Men e Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico da Marvel não é tarefa fácil, mas cabe salientar que a Fox não é apenas isso, existe muito mais. E que a partir de agora, as coisas vão seguir novos caminhos. Nada permanecerá igual. É balela dizer isso.

A Walt Disney, que se tornou o primeiro estúdio no ano de 2017 a cruzar a marca dos US$ 5 bilhões arrecadados em bilheteria, concentrará ainda mais poder sobre o que é produzido na indústria cinematográfica, ditando como nunca antes os rumos do entretenimento. Esta compra cria um “monstro”, que terá como rivais sombras de Warner BrosSony PicturesParamount Pictures. Isto é triste.

Reprodução.

O negócio no entanto, pode reservar um outro futuro para a marca Fox: a criação de um “selo” independente, com foco em filmes mais adultos, de Oscar, e produções de menor orçamento, reagrupando franquias de maior potencial para a marca principal, neste caso, a Disney.

Somadas as produções neste ano, Disney e Fox detiveram mais de 50% do mercado, restando as demais a coleta de “sobras”. Com o passar dos anos, as dificuldades para as demais tendem a se tornar pior, com inevitáveis outras fusões para conseguir competir em igualdade, ou ainda, se curvarem e renderem-se à Disney.

A aquisição nada mais é que puramente uma questão de domínio de mídias, a criação de um monopólio, e é claro, enriquecer o serviço de streaming da Disney para bater de frente com a Netflix (tomar controle além do cinema).

Divulgação. © Fox / Marvel

A liberdade criativa para produzir filmes como Deadpool e Logan, além de Os Novos Mutantes, os rumos que estes virão a traçar a partir de agora, não serão os mesmos. A Disney não vai criar “dois universos” de super-heróis no cinema. Ou você acredita mesmo que esta compra permitirá ao tagarela dizer tudo o que pensa ao lado de heróis como Homem de Ferro e Capitão América num futuro não tão distante? Marvel Universe no Disney XD..

Para o bem ou para o mal, a franquia X-Men teve na Fox, uma liberdade criativa, em ousar novos caminhos, que dentro da Marvel não teria, estando limita a “caixinha”. Um personagem boca suja como o Deadpool nunca teria um filme lançado sob o selo da conservadora Disney.

Pensar na possibilidade de agora ver todos estes heróis reunidos é empolgante, mas como disse, a Fox não é apenas isto. Lembre-se. O negócio não é único para poderio da Marvel, mas poderio de boa parte das propriedades da Fox. Os rumos que elas terão daqui pra frente, só o tempo dirá. Seja no cinema, seja na TV.

Mas não se esqueça: sob nova administração. Fica sempre tudo igual?.

Comentários
  • Zarchary Rabbido

    Eu to com medo

    • Gustavo

      É esperar pra ver o que vai dar mesmo
      Eu lembro que o presidente da Marvel disse que filmes R Rated no MCU não estavam fora de questão,mas é melhor esperar pra ver no que isso vai dar mesmo..só o tempo dirá.

      • cara uma hora ou outra esses filmes vão ter que se reinventar logan e e o próprio Deadpool e um sinônimo que isso funciona e da dinheiro ele tem que fazer um filme no mesmo nível que esses ai

        • Gustavo

          Exatamente, vamos ver oq rola

    • Cleiton Lopes

      Eu também, so os Fãs da Marvel tão achando isso uma maravilha

      • Carlos Dimitrís

        os fans dos simpsons e familia da pesada, tem muito com o que se preocupar. oO

  • ❀ 宮古中川 ❀

    Antes que apareça alguém para comentar aqui que “Disney vai infantilizar tudo”,vou falar aquilo que eu – e vários outros pensam: quando a Disney compra uma empresa, esta passa a ser uma SUBSIDIÁRIA, a Disney não influencia na parte criativa, eles apenas distribuem. É assim com a Marvel Studios,é assim com a Lucasfilm, é assim com a Pixar,é assim com a Touchstone (empresa responsável por vários filmes adultos como Sociedade dos Poetas Mortos,Dick Tracy,Corpo Fechado,Sinais,O Grande Truque,De Ja Vu e Apocalypto) e foi assim com a Miramax,que pertenceu a Disney entre 1993 à 2007 e nesse tempo lançou filmes como Pulp Fiction,Jackie Brown,Kill Bill,Gangues de Nova York,O Aviador,Cidade de Deus,etc. A Fox continuará sendo a Fox, em nenhuma dessas empresas a Disney assumiu o controle criativo,nenhuma delas foi transformada em Disneys 2.0,não tem motivo pra fazer isso agora.

    Para os DESINFORMADOS que não sabiam disso: agora vocês já sabem. Para os que JÁ SABEM disso,já leram isso bilhões de vezes mas preferem se fazer de cegos e insistir em ficar batendo na mesma tecla de “Disney vai infantilizar tudo” !!!!!

  • Léwow

    eu to com muito medo do que vai sair daí, apesar de bom por um lado é ruim em muitos outros

  • Luciano Lima

    Pouco to me lixando pra Fox ser vendida ou não e se vai mudar ou não o esquema de padrão q a Disney faz. Só sei q não vai mudar nada em minha vida.

  • Apenas deixando esta imagem retirada de um episódio antigo dos Simpsons, especificamente S10E05. https://uploads.disquscdn.com/images/8e31fdb01df6f3da6aa6b7cd7e9f918942f11229b05f15cd2fe4df6a59228a07.jpg
    É, eles estavam certos v:

    • Carlos Dimitrís

      preveram denovo o futuro naum pode ser…

    • toygame lan

      deve sair alguma piada na serie em breve.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Não tinha pensado nesta parte! :-(

  • Watch Yo Jet

    Os X-Men não tiveram qualquer ousadia, apenas criaram um universo a partir do que consideravam uma boa adaptação para os cinemas (HF, primeiro MCU, é de 2008). É muito possível existir “dois universo”, embora X-Men (Fox) não deva ter continuidade (depois dos filmes programados serem lançados), pois a intenção é adicioná-los ao MCU, e isso é uma grande vitória. Chega desses filmes medíocres; X-Men não mereceu aquele 3.

    Embora apenas um filme tenha sido excepcional: “X-Men Primeira Classe” – o restante foi de médio a pior. Logan encabeça esta lista, pois não é tão bom quanto uma galera pensa e reverencia, apenas uma melhora no Wolverine do Jackman, com um final broxante.

    Quarteto Fantástico (de 2005) é um filme divertido, mas não deixa de ser ruim, e a sequência também não (E eu prefiro manter esquecido aquele filme do Josh Trank).

    Agora, Deadpool, é um filme ousado e de altíssima qualidade. Sua censura +18 será mantida. A Disney não tem motivos para interferir, sabendo que vai arrecadar muito dinheiro. Vocês se pegam ao selo Disney de produções divertidas e infantis, mas ignoram que Miramax é da Walt Disney desde 1999, e Kill Bill é de 2003, portanto é um filme Disney.

    Deadpool 3 talvez venha para ser um dos melhores filmes, pois com a entrada no universo MCU, ele poderá “brincar” com todos os personagens Marvel e possivelmente ter participação de alguns que não podiam (por questões contratuais), e a overdose de referência em D3 vai ser incrível, tudo isso mantendo-se em um seu universo, sem interferir ou ser afetado pelos acontecimentos do MCU.

    • Carlos Dimitrís

      deadpool vai virar o mickey e abraçar criancinhas. no parque da disney, triste fim pro deadpool. kkkkkkkkkkkkk

  • poderazul

    Odeio monopólios e tudo que tira a competitividade entre as empresas se existe apenas um empresa ela pode fazer o pior produto possível e colocar o preço la no alto e nos teremos que pagar por que apenas ela faz este produto

    • cara tu paga se tu quiser

      • Caio Moraes

        Belo argumento, mestre!

  • Luana Lordelo

    Não sei mais qual será o destino da Fox: É possível que a Disney mexa em muitas coisas do estúdio para adequá-lo ao seu padrão, ou a opção menos provável de deixar que o conteúdo mais adulto deles continue sendo realizado.
    Por um lado fico feliz, afinal alguns personagens da Marvel que pertenciam a Fox podem se juntar aos heróis do universo da Disney, mas só de pensar no monopólio que será formado e no resto que pode acontecer, eu fico assustada (E Simpsons na Disney até que não seria uma ideia tão ruim, desde que gerenciem bem a franquia estaria tudo bem, até porque as temporadas mais recentes com a Fox não são lá muito boas).

    • Carlos Dimitrís

      a pergunta que fica é o family guy que pega ainda mais pesado que os simpsons , se esse desenho eles nao vao podar e claro se a disney vai deixar eles zuarem a propria disney rs.

  • Fernando Mezes

    A Disney quer dominar o mundo?…Essa tem dinheiro,….Ta comprando tudo!… Da qui ha pouco vai querer comprar o Brasil! …….”Disney: Toma aqui 1 cacho de bananas e me dê a qui esse paizinho mixuruca”.

  • eduardo lima

    não lembro de ter visto esse pessimismo todo quando a AT&T anunciou a compra da Warner
    pois tbm foi algo bem monopolístico, ainda mais se tratando de uma empresa de telecomunicações que obviamente dá vantagens de visibilidade e marketing para a empresa em questão (tanto que ta até agr sendo segurado por essa parte)

    • Erivelton Freitas

      A AT&T não é produtora de conteúdo, ela não tinha franquia alguma quando adquiriu a Warner. O que ela tem, é o que a Warner já tinha e já era. Não se tratava de uma empresa unindo suas franquias a outra e simplesmente tornando-se maior. Tratava-se apenas de alguém que não tinha nada comprando quem tinha tudo. Algo bem simples!

      • eduardo lima

        NADA? só é a maior empresa de telecomunicações dos Estados Unidos da America, o poderio e a influencia que a empresa tem, é capaz de distorcer e moldar opinião publica facilmente, tanto que esse é um dos principais pontos que está sendo debatido e justamente por isso que não foi oficializado ainda pelo governo de lá

        enquanto uma está comprando varias empresas e acumulando patrimônio, a outra não precisa, com o que ela já tem, é suficiente para moldar a opinião publica!

        • Erivelton Freitas

          Fui reler meu comentário para ver se o seu tinha sentido e a conclusão foi… Volta para a 4a série do fundamental. Aula de Interpretação de Texto! Vai fazer bem!

          • eduardo lima

            aconselho a fazer o mesmo então, pois se vc não entendeu o sentido do meu comentário, ta ruim a sua situação.

          • Erivelton Freitas

            Terminei o colegial em 2011, estou na segunda graduação, só pra reforçar o velho ditado: ‘Quem vê cara não vê coração’.

            Te falta entender o termo ‘contextualização’, onde uma determinada frase ganha sentido notório dependendo do contexto onde se enquadra. O Contexto em que eu apresentei o comentário – nossa, nem acredito que eu vou ter que explicar isso, detalhadamente, aí que ódio da falta de capacidade interpretativa desse povo. – é que a AT&T não é uma produtora de conteúdo. Ela pode trabalhar com conteúdo no sentido de distribuir e repassar conteúdo a terceiros, uma vez que trabalhava com TV paga e pretende entrar no Streaming. Mas produtora de conteúdo, ela nunca foi, sendo assim, antes de comprar a TimeWarner, ela realmente não tinha ‘nada’ (em termos de conteúdo). Foi nessa contextualização que o comentário foi apresentado.

            No mais, me canso fácil de pessoas que não entendem as coisas, que não leem as entrelinhas. Qual o problema da humanidade com interpretações e ligações de pontos?! É tão difícil assim linkar uma coisa a outra sem precisar de alguém segurar a mão e dizer passo a passo como entender o sentido em que uma mera e simples frase é colocada… Que sensação de raiva misturada com preguiça estou sentindo agora. Ai ai ai… =/

          • eduardo lima

            MDS como vc conseguiu retorcer uma coisa pateticamente obvia, meu comentário foi justamente em cima disso, qualquer lesado entendeu que a AT&T não era uma produtora de conteúdo, mas isso não muda o fato de ser uma empresa gigante comprando outra empresa gigante, mesmo não sendo do mesmo ramo (que fazem o mesmo tipo de serviço), não deixa de ser um monopólio, ainda mais que o ramo que a AT&T trabalha favorece e muito o patrimônio no qual ela está a adquirir!

            eu que não acredito que tive que repetir 2x o que eu já havia contextualizado, na próxima eu vou ter que enviar uma carta desenhada, talvez seja mais didático e mais especifico!

          • Erivelton Freitas

            Olha quem fala, que perda de tempo responder gente como você! Próxima vez – e espero que não tenha. – vou ignorar totalmente!

          • eduardo lima

            Cara vc é doido?
            eu escrevi um comentário, vc responde, e eu reforço meu ponto com uma verbalização mais clara do meu ponto de vista (sem ofensas)

            ai vc não entende o que eu digitei, e reponde já com uma falta de educação absurda, e pior, fala como se eu não entendesse o que vc estava falando (sendo que foi o completo contrario), eu novamente explico o que vc aparentemente não entendeu, e vc sem argumentos, volta a bater no assunto de algo que só na sua cabeça alguém não entendeu…

            mas isso só fica obvio do pq vc é aquele tipo de gente que sempre quer ter a razão, mas nesse caso, vc já perdeu o ponto, e tem que ficar batendo na mesma tecla, pois argumentos nessa discuso já não possui, realmente continuar numa discussão com uma pessoa como vc não da msm, ignora pfvr, pq discutir com gente sem educação e o minimo de argumentação é bem complicado

        • O ponto é: Ela não produzia entretenimento. Até então, ela não tinha produtora, não fazia filmes, séries ou qualquer outra coisa. Por isso não preocupavam-se com essa fusão. O caso AT&T/Time Warner é parecido com o caso da Comcast/NBCUniversal.

          • eduardo lima

            pera, vc está me dizendo que o problema é que por ela não estar no mesmo ramo, não há monopólio? ou seja se a Coca-Cola se unir a uma empresa automotiva e com a Apple não avaria problema pois são de rumos diferentes?

            isso não faz sentido…

  • Mestre Kame

    O que vale no fim das contas é ganhar dinheiro, acredito na criação de um selo especial para os produtos que nao se encaixam no padrao disney e que fazem rios de dinheiro( deadpool e simpsons) o resto deve ser aproveitado pela propria disney como os filmes de herois e as animacoes que pertencem a fox( era do gelo, rio)

  • toygame lan

    Muito papo furado,não vai ter monopolio nenhum e a competitividade ainda vai se manter,já que existe outras empresas no mercado.

    E vcs estão olhando só o mercado EUA,a China e a india estão fazendo muitos filmes e é bem possivel que a Arabia saudita tbm entre nesse mercado.Japão está investindo tbm na parte de live actions

    E o mercado domestico de filmes EUA já não corresponde mas pela fatia da renda total do filme.A china salvou muito filme de herois do fracasso de bilheteria.

    Deadpool foi feita por causa do Ryan e não da Fox,o cara pagou do proprio bolso e fez um grande apelo para a criação do filme.E a classificação 18 é feita pelo países e não industria,isso prejudica a rentabilidade do produto e é algo ridiculo.

    O serviço de streaming é um mercado em crescimento,ninguem mas assiste Tv aberta ou quer pagar caro em TV a cabo.A netflix cresceu justamente por que vc pode ver seu filme e serie quando vc quiser.

  • Yellow Hair

    Ah parem de reclamar que dói menos!
    A maioria aqui tá com mentalidade muito infantil e paranóica só por causa disso?

  • Já anunciaram que não vão mexer no Deadpool.

  • Just_an_Asian_guy

    Isso não é de todo verdade. Pra o caso dos heróis, vale lembrar que por vontade da disney, a marvel parou os quadrinhos de quarteto fantástico pra prejudicar a Fox.

    • Tori

      Por outro lado, Fox negou o uso do quarteto em jogos como Marvel vs Capcom Infinite.

      • Just_an_Asian_guy

        Exatamente. Agora vejam, se até mesmo coisas como circulação de HQs e participação de personagens em jogos sofreram interferência, imagina os filmes?

      • Gustavo

        mas pq negou em mvc e deixou em lego marvel superheroes 2?(que o principal vilão é Kang, que é do Quarteto Fantástico)?
        Eu sei q tinha isso e aquilo com os direitos, mas a Fox que negou mesmo? Oo

        • Tori

          uns dizem que o CEO da fox tinha uma pulga na orelha com a Disney para entregar direitos para liberação dos X-Men no game.
          outros dizem que a Marvel queria focar apenas no MCU dentro do game, mas eu prefiro acreditar na primeira, até porque já ouveram bastante tentativas de fox vs marvel/disney este ano.

    • Gabriel Viana Nagamini

      Na verdade não foi por vontade da Disney, digo, foi pra prejudicar a Fox, óbvio, mas não por vontade da Disney. Pois veja bem, os quadrinhos do quarteto não vendiam bem a anos, a Marvel praticamente só continuava mantendo o grupo ativo por pura tradição, mas vendo que não só eles não poderiam inseirir esses personagens no cinema como também eles já não vingavam mais nos quadrinhos, eles decidiram acabar com o grupo de vez…

      • Just_an_Asian_guy

        Então, eu lembro de quando falaram isso e também lembro que pesquisei pra saber se era verdade. De fato, o quarteto vendia mal, mas ele não vendia mal o suficiente pra ser cancelado, visto que vendia bem mais que vários títulos que sobreviveram ao corte e tão aí até hoje vendendo pouco. Uma coisa que muita gente esquece é que não foram só as HQs que sumiram, toda a propaganda ao redor deles também, e isso inclui: brinquedos, aparição em jogos, jogos de cartas. Além disso, a decisão rolou logo depois de uma reunião ruim com a fox sobre o futuro do quarteto.

        • Gabriel Viana Nagamini

          Na verdade cara, meu ponto é que eu concordo com você, FOI SIM um boicote, só não acho que tenha sido por vontade da Disney mas sim dos engravatados da própria Marvel mesmo :v

      • Just_an_Asian_guy

        To morrendo de sono então li bem por cima o que falasse kkkk queria poder dar uma editada na outra mensagem, mas só rola depois que ela for postada :(

  • Erivelton Freitas

    Chamar os Outros de ‘Sombras’ é algo um tanto quando desonesto.

    Por exemplo, Warner e Universal, separadas não teriam realmente força, mas dentro da Comcast e AT&T, as empresas valem aproximadamente US$ 150 Bi e US$ 300 Bi.

    Verdade que elas não terão o mesmo potencial de competição de outrora, mas de forma alguma estarão desamparadas ou suscetíveis a serem compradas, pois para isso, teriam que comprar junto as gigantes da Telecomunicação, e AT&T e Comcast, nem mesmo a Disney tem dinheiro para comprar, bem como também não haveria respaldo jurídico legal para isso.

    Eu, particularmente, prevejo um futuro onde resgatará apenas Warner, Universal e Disney na jogada!

  • Jardel

    Aff… como esse povo gosta de chorar. ¬¬ …o diretor da Disney já disse que não irá alterar Deadpool e que estão pensando em criar mais filmes de heróis + 18 sob uma nova marca (Marvel Max?). Eles não são burros em mexer no que está dando certo. Já X-Men e 4 Fantásticos vão ter que rebootar para se encaixar no UCM.

  • Rafinha

    Eu acho que agora vai rolar um desenho dos X-men que só ficaram nas HQs, Já o desenho dos Simpsons ele vai mudar a classificação indicativa livre para todos os públicos. mas pode acontecer uma chance remota por não renovar contrato com os dubladores e acabar. mas os Simpsons gera muitos lucros com licenciamentos de vários produtos mundo a fora. Se a Disney tem em mente gerar receita financeira com a franquia os Simpsons poderá ter mais anos de novas temporadas.

  • Carlos Dimitrís

    talvez seja a ultima piada deles o que seria mais ironico. kkkkkkkkkkkk

    • toygame lan

      os simpsons já deveriam ter acabado a decadas.Era para ser só 6 temporadas,um dos criadores até hoje critica a existencia da serie

      • Juniorbf41

        Pois é né,os simpsons é até legal mas parece que nunca vai acabar.

        • toygame lan

          south park vai acabar ano que vem e os simpsons só enrolando

  • Just_an_Asian_guy

    Vale lembrar quem nenhum desses filmes rende a grana e a publicidade dos filmes da Marvel. Além de que TODO mundo sabe que a marvel é da Disney, o que influencia muito mais a imagem dela.

  • Gabriel Viana Nagamini

    Acho que o pessoal tá se precipitando…

    Digo, vejam as produções da Marvel e da Lucasfilm lançadas pela Disney, se não me engano, não tem nem as VINHETAS da Disney nesses filmes, no geral ela só ficou responsável em dar os orçamentos dos filmes e distribui-los. Ou seja, no geral, eles não tiveram influência criativa NENHUMA nessas produções, e de fato, qualquer desavisado pode nem perceber que são filmes com envolvimento da Disney (e não falo isso como hipótese, eu conheço pessoas que REALMENTE não sabiam que a Marvel pertence a Disney :v )

  • Matheus Gomes

    Já pensou a Disney comprar a Warner bicho, DC mesclada com Marvel naaoooooooooooooo

    • Juniorbf41

      Warner já é da AT&T

  • Eduardo Jose de Andrade

    E nem a Warner conseguirá peitar com essa nova aquisição da Disney, ano que vem o estrago vai ser claro prós marvetes, monopólio NUNCA é bom.

  • Erivelton Freitas

    Falta de Argumentação?! O ponto de vista principal já foi explicado e debatido quando na sua incapacidade de interpretação, você distorceu meu comentário original trazendo para a discussão uma situação que de forma alguma eu insinuei no meu primeiro comentário. Quer saber?! Problema seu! Eu tenho mais o que fazer do que debater A + B com apenas mais um incapacitado de interpretação na internet.

    • eduardo lima

      quem teve incapacidade de interpretação foi vc meu caro, eu entendi muito bem seu comentário, o problema é que ele em nenhum momento teve contra-ponto no meu argumento, e para vc não ficar sem ter o que dizer, ficou forçando a barra nessa discussão que “eu não consegui entender o que vc disse”, e isso só aconteceu na sua cabecinha oca

      um exemplo SIMPLÍSSIMO, se a rede globo (maior conglomerado de mídia do pais) comprasse a Vivo (maior empresa de telefonia do pais), seria monopólio? é obvio que sim! (deixando claro que isso aqui é somente um exemplo comparativo não estou comparando quem é maior que quem para comprar, já que aparentemente tem que deixar bem explicadinho para certas pessoas não distorcerem o que eu digo)
      e é o mesmo caso da At&t comprando a Warner, não importa que ambas não operem na mesma função, são empresas gigantes absorvendo outras empresas gigante!
      ainda mais com a nova aprovação na lei sobre neutralidade de rede que está rolando nos EUA, uma empresa que detêm a maior parte da rede podendo determinar qual ou não produto mais relevante (tipo deixar a Netflix rodar com menos MBPS e deixa a HBOGO com mais MBPS no seu pacote de rede) seria bem conveniente

      mas enfim, essa discussão não vai levar a nada…

  • Anarcopunk Heroi.

    Ferrou de vez!!

  • Carlos Dimitrís

    arabia saudita faz animaçoes as unicas que eu conheço sao do Fatha e ramas. Alias com a compra da disney vai ter uma coisa se a disney de liberdade , finalmente devido ao poderio economico da empresa, vai pode fazer piada com maomé e a religiao islamica sem nenhum problema. alias o Family Guy já tem um roteiro de desenho pronto que faz piada ao isla mas a fox nunca deixou lancar.