Berserk: diretor comenta sobre a falta de diretores de animação no Japão

Por Gabriel Fernandes em

Hakusensha / Divulgação

Em uma coluna para o Web Anime Style, o diretor de Berserk, Shin Itagaki, comentou sobre a falta de diretores de animação na indústria de animes. Segundo ele, é uma era de muita produção na animação japonesa, e os animadores nem sempre têm o tempo para serem treinados adequadamente, então os diretores de animação, que deviam surpevisonar os quadros desenhados pelos animadores, revisar e dar o feedback, acabam ficando com mais trabalho.

Segundo Itagaki, existem mais demandas para os diretores de animação – com cerca de 80 à 90% das principais animações tendo que ser redesenhadas por eles junto com o diretor de unidade/episódio (enshutsu) – e poucos profssionais da área no mercado. Ele aponta esse fator como principal causa para a queda de qualidade nas animações, afirmando que na maioria dos casos não é por negligência da produção ou atraso nos storyboards, e sim porque as empresas pequenas e médias estão perdendo seus diretores de animação para as grandes.

Itagaki usou a si mesmo como exemplo, relatando que no dia anterior a publicação do artigo, havia recebido duas ofertas para diretor de animação, e revelando que ele também atuou na área de maneira não creditada em alguns momentos de Ulysses: Jeanne d’Arc and the Alchemist Knight. Apesar das críticas, o diretor finalizou a coluna com uma boa notícia, pois ele, que havia sido uma vítima do surto de gripe no Japão, já está plenamente recuperado.

Comentários
  • Yellow Hair

    Griffith fez tudo errado

    Shin Itagaki: segura meu sake…

  • Snøw

    Berserk teve 3 animes que não tiveram a mesma qualidade do mangá que eu acho que nem precisa mais de um anime. Só o mangá tá bom.

    • Petrus da Casa Quimerion

      O primeiro não teve continuação porque o mangá teve uma parada brusca os últimos 2 nem preciso comentar mais os filmes achei otimos

  • Ebe

    Esse diretor lixo e amador acha que tem moral depois que arruinou Berserk.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Em resumo: diretores ocupados demais que não conseguem olhar direito e supervisionar a qualidade dos animes.

  • Léwow

    MUITA DESCULPINHA MEIA-BOCA PRA ESSA INCOMPETÊNCIA DELE PRA FAZER ESSE ANIME MEDÍOCRE