Bleach: Tite Kubo revela que o mangá afetou sua mente

Por Nielsen Souza em

Shueisha / Divulgação

Apesar dos fãs de Bleach ainda estarem inconformados com o final do mangá e anime, o autor Tite Kubo tem uma opinião bem diferente sobre o assunto. Numa recente entrevista, ele comentou sobre os problemas de saúde desenvolvidos ao longo dos anos por conta de seu envolvimento com a obra.

Kubo mencionou que poderia finalmente fazer uma pequena pausa, mas percebeu que havia algo e foi ao hospital. Ele disse que ao fazer alguns exames descobriu que o tendão de seu ombro havia rompido, e apesar do resultado, ainda não se sentia muito bem. O mangaká revelou que sentiu isso sem descobrir o motivo durante um ano, e que em dado momento percebeu que estava muito solitário. A pressão e os dias estressantes por trabalhar em um mangá semanal acabou causando tudo isso.

O autor disse ainda que durante a serialização de Bleach estava sempre pensando em diversos personagens e que isso fazia com tivesse várias pessoas dentro de sua mente, mas quando o finalizou, essas perturbações sairam de sua cabeça e ele não sabia o que faria com seu tempo dali por diante. Tite destaca que sua saúde não estava em más condições, mas sentia-se sozinho, dando a entender que isso o deprimiu. Ele finalizou dizendo passado tudo isso se deu conta, após muito tempo, que tinha vontade de voltar a trabalhar num mangá de novo.

Comentários
  • Matheus Santos Xavier

    Resumindo, ele entrou tanto e pensou tanto na história que teve um lapso. Acontece com escritores tb.

  • Davi

    Não soube organizar bem o tempo de tela pra cada coisa na última saga, tem a desculpa que fazer um mangá semanal é estressante e não te dá muita tempo livre pra poder organizar a história, mas ele deveria saber que gastar mais de 100 capítulos em lutas na última saga (de um total de 200) não faria Bleach terminar de forma honrada.

    • Henrique Soares

      se pensarmos que um trabalho de um mangaká é estressante pois eles tem que cumprir metas que é entregar um capitulo por semana é justificável ele terminar dessa forma, não é bem desculpa esfarrapada.

      Por isso não me importo com togashi fazendo varios hiatos, ele é um ser humano e não uma máquina para redigir um capítulo por semana…

    • #Green

      Complementando o comentário do nosso amiguinho @disqus_Ph3a9j4LgZ:disqus, mangakás tem prazos curtos, fora despesas e as suas próprias preocupações.

      Se você assistir Bakuman, verá uma realidade bem próxima da vida real de um mangaká. Fora isso há aqueles que acabam com problemas de saúde tanto mental quanto fisicamente. Togashi teve problemas na coluna e isso levou a fazer hiatos em Hunter X Hunter, até Yu Yu Hakusho teve hiato por conta da saúde dele.

      Até um dos mais famosos autores como Eiichiro Oda teve problemas de saúde, complicações de amigdalite. Enfim, é justificável e foi a Shueisha que pressionou ele finalizar o mangá dessa forma.

  • #Green

    Temos vários exemplos dessa situação, Yoshihiro Togashi é o mais popular e o Hoshiro Katsura também é um deles.

  • Tales

    caramba q bizarro

  • Luan Kayro

    Se ele voltar tomara que organize melhor as ideias e pense logo no final antes de sair arrastando a história pra nada.

  • Caio Martins

    Será q ele poderia animar a última temporada de Bleach antes q ele entre em falecimento

    • #Green

      Animação de Bleach é com diretor do anime. Noriyuki Abe e recentemente ele afirmou que gostaria de finalizar Bleach como um “todo”, ou seja, completar o anime de Bleach. Mas, isso depende da Studio Pierrot, ela detém os direitos de animação de Bleach.

      • 64 Bits

        na verdade depende da Shueisha da Aniplex e principalmente TV Tokyo pois elas que formam o comitê de produção do anime. mas como bleach em sua ultima temp não chegava nem nos top 20 de mais assistidos duvido que eles iriam querer voltar com o anime.

      • Tio patinhas

        Na vdd quem detem os direitos de adaptaçao de bleach é uma produtora( n sei qual, mas acredito q seja a bandai ou a toho) sao elas q bacam o anime e escolhem o estudio q ficara encarregado da animaçao

    • Luiz Carlos

      O responsável pelo Design dos personagens do anime, Masashi Kudoh, sempre posta em seu Twitter, fotos e desenhos relacionados a Bleach. O mesmo também já mencionou que o staff gostaria de trabalhar na última saga da série.

      Só nos resta aguardar…

    • Leonardo

      Mangakas não trabalham nas adaptações animadas de suas obras, deixe de ser ignorante.

      • Caio Martins

        Ignorante o caramba!

        • Leonardo

          Sim, ele é.

  • Rock Lee

    A Jump também não ajuda! Por isso sempre defendi que as séries deveriam ter pausas regulares mais longas, tipo um mês de pausa á cada seis meses no mínimo, 2 meses de pausa depois de 2-3 anos. ExusEx a desculpa de que as séries iriam perder popularidade, mas isso nao necessariamente iria acontecer vide HxH, Berserk e outros, a saúde do autor tem que ser mais importante. E não tem essa de “a extrema carga de trabalho do artista é voluntária” que é uma desculpa comum para explorar seus empregados em agências de design por exemplo, a Jump deveria obrigar eles a tirar férias.

    • #Green

      *Shueisha

      Jump só é a revista em que é publicado, Weekly Shōnen Jump, “[…] Os capítulos de séries que são publicados na Weekly Shōnen Jump são coletadas e publicadas em volumes tankōbon sob o selo ‘Jump Comics’ a cada dois ou três meses. […]”

      • Rock Lee

        A estrutura da Jump não é igual á editoras ocidentais. A Jump não é só a revista, ela é quase uma editora própria, tem o próprio departamento editorial e várias publicações além da Weekly Shounen Jump. Logo, a Jump tem regulamentos próprios, é o editor chefe da Jump que decide tudo dentro do departamento, a Shueisha não tem muita a ver com o jeito que os Mangakas são tratados, isso é coisa do próprio departamento da Jump.

    • S Y N T H W A V E + L O V E R

      Por mim, eles fariam os capítulos quando quisessem, igual ao Togashi.

  • Wallace

    Não é de hoje que ele vem reclamando da saúde, infelizmente terminou o mangá daquele jeito porque não aguentava mais e a Jump ainda queria prolongar igual fez com a saga do Hueco Mundo.

  • toygame lan

    isso todo mangaka sofre,são longas horas de trabalho e anos a dentro até ser finalizada

  • Douglas Martins

    É “foda” quando alguém escreve um anime igual Bleach que tem tantos personagens importantes,marcantes e com tantas histórias diferentes o autor tem que ter uma noção muito ampla de “psicologia” e saber como detalhar cada personalidade de um jeito que os fãs sintam o drama da história, então para detalhar tão bem as personagens o autor incorpora cada um dos personagens. Então com o tempo excessivo de trabalho (as vezes sem descanso nenhum) o cérebro se cansa e mistura as informações.O melhor e descansar mesmo e relaxar. Obrigado por tantas emoções Tite Kubo.そんなにたくさんの感情をありがとうTite kubo

    • Leonardo

      Ele escreveu o manga de Bleach, ele não tem nada a ver com os roteiros da versão animada.

      • Douglas Martins

        Meu amigo,isso que você disse não muda absolutamente nada do sentido que eu quis dar ao meu comentário, você se acha esperto por mudar a palavra (anime para mangá)? Ok ,eu errei a palavra mais você é aquele tipo de pessoa tão ignorante e soberba que fica procurando os erros da pessoa para se sobressair,lembre-se oque o grande filósofo Sócrates disse: Tudo que sei é que nada sei é o fato de saber isso,me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabe alguma coisa. Então respeite seu próximo para ser uma pessoa mais completa e feliz.digo isso não só por causa do seu comentário na minha publicação,mas sim pelos vários outros

        • Leonardo

          Sim, muda. Deixe de pegar de pseudo intelectual e vá aprender algo

          • Douglas Martins

            Kkkkk o cara não sabe nem o significado da palavra “sentido”, já que o seu comentário mudou o sentido do meu comentário, então tudo bem, diga em que mudou?

          • Leonardo

            Mudou aonde?

          • Douglas Martins

            Você é cômico kkkk serve pra ser humorista kkkk vai fazer propaganda eleitoral com o Tiririca kkkk ficou sem argumentos e não sabe nem explicar em que aspecto o seu comentário tirou o sentido do meu kkkkkk Cômico!

          • Leonardo

            Vc é burro ou o que? Vai se fuder, continua sendo ignorante

  • Luiz Carlos

    Kubo, eu te venero. Volta a trabalhar logo!!

  • Eduardo Jose de Andrade

    Putz grila…….não é à toa que aquele final foi daquele jeito, mas ele devia ter pedido férias então, mas a Shueisha ia torcer o nariz pra ele sendo que a obra dele não estava vendendo igual nos tempos áureos.

  • Diego Oliveira

    Ah, por isso virou técnico do Corinthians e da seleção brasileira?

  • Dio Brando

    É realmente muito complicado trabalhar semanalmente fazendo mangás e isso acaba afetando muitas obras(Possivelmente por motivos parecidos com esse). Porém, não muda o fato de Bleach ainda ter sido muito fraco e preguiçoso.

  • ichigo

    O MANGAKA DE HUNTER X HUNTER TEM O MESMO PROBLEMAS

  • Eryk Oliveira

    Nossa. Foi bom terminar mesmo. Antes terminar do que ficar com esse problema de saúde ou piorar. E quem sabe retornar com Bleach com outro título.
    Espero que não tenha recaída.

  • Mateus Gott

    Afetou a minha mente tbem e de forma negativa

  • Kubo faz a narrativa dele arrastada, quer dar enfase em personagens que não são importantes em narrativas chatas colocando o que seria o foco da história em último plano.

    Ele deveria vir ao Brasil e virar roteirista de novelas globais.