Butch Hartman levanta financiamento coletivo para plataforma de streaming

Por Gabriel Tadeu em

Reprodução / TRAFON

O veterano da indústria de animação estadunidense, Butch Hartman, responsável por sucessos da Nickelodeon como Os Padrinhos Mágicos e Danny Phantom, pretende lançar sua própria plataforma de streaming, denominada de OAXIS Entertainment. Para tal, ele iniciou no mês passado uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter, com objetivo de atingir U$250,000 para o estágio inicial de construção da plataforma. A campanha foi encerrada na última quarta-feira (6), e ultrapassou o objetivo, arrecadando U$268,134.

Porém, não faltam controvérsias sondando o projeto. Desde o primeiro dia no ar, a plataforma sofreu duras críticas da comunidade de fãs de animação, a começar pela sua proposta de ser totalmente family-friendly, enquanto pretende ter séries de “dramas de alta qualidade, sitcoms, filmes, animação, séries infantis, esportes, fitness, realidade, notícias, videogames e mais.” Além de uma ferramenta de upload para os usuários enviarem seus próprios vídeos family-friendly.

Durante a campanha, sempre que perguntado sobre como a plataforma funcionaria ou comportaria tantos tipos diferentes de série na mesma proposta de conteúdo amigável para as famílias, o criador continuava dando respostas vagas ou que determinado tópico ainda será avaliado. Além disso, Butch não incluiu mais nenhum nome no projeto além do próprio, o que deixou grande parte da comunidade incerta sobre tudo, já que ele possui experiência trabalhando 20 anos na Nickelodeon, e não comandando a própria rede. Sua resposta para tal foi que haverá outros envolvidos em cada área, mas não chegou a citar nomes.

Diante de todo o criticismo que a plataforma gerou, com sua premissa e ideias de construção vagas, muitos canais do YouTube começaram a fazer vídeos falando sobre o assunto, e foram reprimidos com strikes de copyright pelo criador, o que fomentou a controvérsia. Para complementar a situação, na manhã de hoje, a comunidade conseguiu escavar um vídeo de uma palestra feita por Butch Hartman no início deste ano em uma universidade cristã, onde ele citava pela primeira vez seus planos com OAXIS Enterntainment.

O vídeo, que foi removido mas repostado por outro canal, não deixa as coisas melhor para o lado do criador dos Padrinhos. Ele chega a citar que “meu trabalho toca os corações das pessoas, pois tem o evangelho dentro”, além de insinuar que a noção de suicídio e depressão é uma invenção da mídia, e no passado isso nunca era uma opção na cabeça das crianças. Em seu plano para reunir a família novamente, ele pretende manter os valores do evangelho intactos em seus shows.

Não há nada de errado com os desenhos religiosos, ou com mensagens bíblicas, porém tal ligação com a religião nunca foi sequer mencionada pelo criador durante as campanhas para o seu projeto, exceto na palestra e em um programa exibido em alguns canais religiosos dos Estados Unidos no dia de ontem, que é o grande acusado pelo projeto ter ganhado cerca de U$50,000 apenas no dia de ontem, batendo a meta que não conseguiria alcançar em seu mês de campanha, o que enfureceu ainda mais a comunidade dos fãs de animação.

Em certo ponto da campanha, Butch fez um evento ao vivo no Twitch, jogando um antigo jogo dos Padrinhos Mágicos enquanto lia comentários dos fãs, e ao responder uma pergunta sobre um meme circulando na rede, acabou dizendo:Eu não vou olhar isso pois a pergunta está sendo feita por um mané. Não vou olhar e não ligo. Sabe por que? Sempre que você se coloca lá fora alguém vai olhar e tentar te por pra baixo, pois nunca fez nada de bom. Se alguém quer fazer algo e me perguntar coisas assim tudo bem, mas se querem me criticar e nunca fizeram nada, eu não tenho tempo pra eles.”

Durante todo o tempo de campanha, o criador também evitou qualquer pergunta relacionado à assuntos LGBT, como se eles seriam “family-friendly” e também evitou falar de sua outra rede já existente, a “Noog Network“, disponível apenas como aplicativo para dispositivos iOS, e com séries e animações originais para crianças, o que parece ser um tipo de protótipo para a plataforma OAXIS.

Detalhes sobre o assunto devem ser divulgados mais adiante.

Comentários
  • Maria Júlia Santana da Silva

    Vai rolar uma treta sobre essa OAXIS Entertainment, só por causa que vai ter séries “family-friendly” na plataforma, e está rolando uma guerra entre os fãs da animação contra Butch Hartman, pelo amor de deus, o que é isso? O_o

  • Léwow

    Pra que isso mano

    Não seria mais facil um crowdfunding pra ele fazer novos desenhos pra Netflix quem diabos vai pagar por um streaming só pra ver isso q doença

  • Léwow

    Que coisa ridícula financiar uma coisa dessas só pra jogar dinheiro fora

  • Anderson S.

    Dizem por aí que esse crowdfunding é uma bela de uma farsa.