Canais infantis perdem cada vez mais audiência nos EUA

Por Gabriel Tadeu em

Divulgação. © Nickelodeon

É de conhecimento geral que a Nickelodeon, os canais Disney e o Cartoon Network não estão em sua melhor época. Com o declínio do mercado da TV paga na última década, nem todas as marcas conseguiram se adaptar da melhor maneira aos novos tempos e gostos da nova geração, e estão sofrendo as consequências. Desde o início de 2018, todos os grandes canais do seguimento infantil viram sua audiência despencar consideravelmente nos EUA. As informações são do portal Nickandmore!.

Programas que antes conseguiam bater dois pontos (o que é bastante para as médias destes canais nos últimos tempos), agora lutam com dificuldade para alcançar um ponto. A maior parte das produções viu sua audiência se reduzir em um series low (a pior da história), algumas múltiplas vezes. O canal laranja viu seus programas de maior sucesso, Bob Esponja e The Loud House atingirem, respectivamente, 1.2 e 1.1 pontos entre março e abril. Ambas as séries tiveram 7 de duas 10 piores audiências registradas em 2018. Os três episódios mais recentes de Henry Danger marcaram as piores audiências consecutivas, com o mais recente conquistando apenas 1 ponto em abril, e o spin-off animado As Aventuras de Kid Danger, que estreou apenas 5 episódios até o momento, teve sua menor audiência registrada como 1 ponto, em fevereiro.

The Thundermans está em sua reta final, sobrando apenas alguns episódios que vão ao ar durante o verão norte-americano, porém sua última temporada não obteve os melhores números, com 8 das 10 piores audiências sendo nos episódios deste ano. Knight Squad, nova série dos mesmos produtores, está em queda livre, com apenas seu primeiro episódio marcando um ponto, e os subsequentes beirando 0.8. A nova série Star Falls ainda não chegou ao Brasil mas enquanto sua estreia lá fora marcou 0.7, os outros episódios conseguiram cair ainda mais, com a pior audiência sendo 0.5. A cancelada Nicky, Ricky, Dicky e Dawn está pronta para deixar às telas da nick em breve, mas conseguiu manter 0.9 em seus novos episódios, e apenas 4 das piores audiências vieram desde ano, o que merece destaque nesta lista.

Hunter Street, que deve chegar nos próximos meses ao Brasil, atingiu um series low na estreia de sua segunda temporada, embora a audiência tenha subido nos episódios subsequentes, os 10 piores números da série vieram do novo ano. Por fim, após a nick mudar School of Rock para as noites de domingo, a série marcou todas as suas 10 piores audiências e terminou com 0.6 em seu último episódio. Game Shakers, também cancelada recentemente, sofreu da mesma realocação e teve resultados similares à School of Rock, marcando 6 de seus 10 piores números e vendo um 0.5 como sua pior audiência.

No lado do Disney Channel a força a situação é quase a mesma, porém até o momento o canal não apresentou muitas séries que não sejam pré-escolares. Agente K.C. terminou sua terceira e última temporada em janeiro, e viu uma queda de audiência considerável em seus episódios finais, batendo seu piore número com 0.8. A Irmã do Meio também conseguiu 0.8 como series low, tendo marcado 4 de seus 10 piores números em 2018, enquanto os outros 6 foram no ano passado. Bizaardvark terminou sua segunda temporada com 4 de suas piores audiências, porém a mais baixa ocorreu no ano passado, sendo 0.8. Andi Mack, que acaba de completar um ano e está na metade de sua segunda temporada, foi a única série que conseguiu se manter acima de 1 ponto em 2018 no Disney Channel, com seu pior desempenho sendo 1.1. Cinco de suas dez piores audiências vieram de 2018.

No Cartoon Network, nenhuma das séries conseguiu ultrapassar um ponto, ficando entre 500 e 600 em sua maioria, exceto por Jovens Titãs em Ação, que alcançou 1.1 durante seus dois episódios inéditos. Um dos fatores responsáveis por isto é que o canal tem empurrado cada vez mais seu aplicativo nos Estados Unidos, com novos episódios sendo liberados no smartphone até meses antes da TV. Como Christina Miller disse no Upfront do canal, o CN já não está focado em levar crianças à Televisão. O único inédito exibido este ano de Hora de Aventura marcou um series low de 0.5, enquanto a nova série Maça & Cebola manteve uma média de 0.7 em seus episódios. A estreante Craig do Riacho não conseguiu manter seus números após a estreia e o episódio mas recente fechou com 0.5. OK K.O. Vamos Ser Heróis, O Incrível Mundo de Gumball e Ursos Sem Curso todas tiveram audiências baixas como 0.6, enquanto Steven Universo e o reboot das Meninas Superpoderosas alcançaram meros 0.5, e Unigata! atingiu o fundo do poço com 0.4.

Embora no Brasil os canais também venham perdendo audiência, o que é uma tendência mundial com a comodidade dos serviços on-demand e streaming, por aqui a situação é totalmente oposta à dos Estados Unidos, com o Cartoon Network sempre liderando como o canal infantil mais assistido da TV por assintura, posto que lá fora é ocupado pela Nickelodeon. Tentando correr atrás do prejuízo, a Viacom e a Disney estão trabalhando em serviços de streaming para suas marcas, porém as novidades ainda devem levar alguns anos adicionais para chegar ao território tupiniquim.

A queda de audiência já atingiu em cheio canais menores, como o Disney XD, que viu seu público, que já era diminuido, decrescer em 25% nos últimos anos. Se antes Gravity Falls ou Lab Rats conseguiam bater 2 pontos de audiência por lá, hoje em dia o pico que o canal consegue é 0.3 nas estreias de Star vs As Forças do Mal e Ducktales: Os Caçadores de Aventuras, este último que alegadamente obtinha mais audiência em sua reprise no Disney Channel do que na estreia pelo XD.

Comentários
  • Bruno Luiz

    E o App do CN tbm está perdendo audiência

  • Segundo

    Praticamente não acompanho nenhuma produção destacado em negrito. Cada geração é diferente da outra, a atual pelo que percebemos não tem mais paciência para ficar em frente a TV, com tantas opções hoje em dia para se entreter. Por isso, esses canais decadentes precisam se reinventar e se revirar para fisgar o que ainda resta de público.

    • Marcos

      Estão no mesmo com series de live action genericas e tirando Bob Espoja o resto ali é uma sombra do que veio la atras…

  • Vi

    Que pena sao otimas series ja ate imaginou como e que os jovens titans em ação conseguiram manter audiencia sao passa 2 horas por dia

  • Pedro Fuoco Andrade

    Hunter Street deve chegar muito em breve na Nick do Brasil, já que está participando da ‘Copa Nick Vs Nick’ que acontece em maio no canal (e não faz sentido concorrer sendo que ninguém viu ainda haha!)

    • TadeuGT

      Na América Latina a série estreia dia 14, substituindo Kally’s Mashup que entrará em pausa. Porém, a Nickelodeon BR está um pouco atrasada com Kally e continuará exibindo a novela até alcançar os latinos, e Hunter Street não se encontra na nossa grade até o momento.

  • Erivelton Freitas

    Interessante isso, porque de acordo com o Deadline, Disney Channel nem aparece no Top 30 da TV paga em horário nobre, e o que vemos aqui são algumas séries tendo maiores números que o CN. Curiosíssimo!

  • Erivelton Freitas

    Fonte: Arial 12

    • Bruno Luiz

      A fonte é o canal The Roundtable

      • Erivelton Freitas

        Ata

  • SasukeUC

    Isso aí tem muito culpa do yutube.

    • Yellow Hair

      YouTube*

      mas também tem os serviços de streaming como Netflix, amazon etc que contribuíram pra isso

  • João Carlos

    Isso é culpa desse “meu filho não pode ver TV, tem comercial e ele vai ficar capitalista” x.x

    • renanzinho magalhaes

      como se isso existisse de fato, ainda mais nos estados unidos.

    • toygame lan

      oxe po que vc disse é nada haver,isso foi no brasil

      • João Carlos

        Nós dois

        • toygame lan

          EUA,não tem essa de comerciais para crianças.Quem determina os conteudo são os canais de TV e não o estado como é aqui

    • Nero ZeroX

      Mas em compensação meu filho pode ouvir funk, curtir reality shows, baixarias , falar palavões e afins, pois é muito instrutivo…kkkk

  • Carlos Dimitrís

    hora de aventura ta em decadencia mesmo. 0.5 de audiencia. perendendo pra maça e cebola. kkkkkkkkk

  • Andre TR

    Realmente os canais infantis hoje em dia não estão valendo nada, principalmente o CN, com aquelas porcarias de reboots

  • Léwow

    Mano a culpa tbm e dos proprios canais q parece q não tem mais idéias e conseguirem ser originais tudo parece muito igual e a mesma coisa sempre uma hora ia enjoar ne

  • Bruno Pereira de Macedo

    o ondemand tá tomando conta é a tendencia tv hoje é só pra sentar na frente e ficar mechendo no celular,fazendo barulho para dormir …

  • Caio Martins

    Isso no q da fica entupindo a programação com 1 desenho só

  • Esses conteúdos são péssimos, tirando algumas exceções; o quadro é irreversível, os animes tão pouco ajudaria. Web won!

  • Bostengaable

    Sei lá, acho que o politicamente correto acabou com os desenhos além do limite de criatividade que é outro ponto que está deixando os desenhos atuais “mornos”, poxa até publicidade estão limitando. (Tazos acabaram por causa disso)

    • toygame lan

      não tem nada haver com politicamente correto.
      isso se deve a outros fatores

      • Bostengaable

        Pode ser tbm o que o amigo de cima falou, estão migrando para plataformas digitais, eu vejo a criançada de hoje muito colada no tablet e celular.

        • toygame lan

          sim,qualquer um hoje tem celular

  • lucas guida

    Nielsen, 1 ponto de audiência equivale a quantos telespectadores?

    • Bruno Luiz

      1 milhão

      • lucas guida

        Obrigado, também gostaria de saber qual é a audiência de algumas atrações “originais” do AS dos EUA, como rick and morty por exemplo. Pois será que isto que foi falado no post também pode afetar animações adultas também ou não tem ligação com as animações infantis?

    • Aqui no Brasil são 693 mil telespectadores.

  • Marcos Hater

    Que bom mesmo é espero que Craig do Riacho seja cancelado mesmo ,afinal por aqui o desenho foi dublado em campinas e ficou horrível a dublagem, só gostei mesmo da adaptação músical, pois o resto ficou uma merda cheia de escalas mal feitas e extremamente ruins como a voz do Craig na versão brasileira.
    Apesar de eu gostar do traço e história do desenho a dublagem campineira feita pela Merda PODRE E LIXENTA da SDI MEDIA México me fez deixar de lado este desenho que tinha tudo para ter uma boa dublagem por aqui.
    Me preocupa como será a dublagem de Twelve Forever que agora virou série original da Netflix, ESPERO QUE NÃO SEJA dublada em campinas como o curta foi… pois ficou ruim demais e provavelmente irei dropar.

    • ARTURNOs

      Cara vc tem demência ? o que isso tem haver com a matéria :/

  • CN EUA não pode nem reclamar de audiência, poh exibem os episódios na internet antes da TV e depois quer audiência? tá brincando né. CN BR é outro, não avisa que vai ter ep novo e depois passa do nada em horários totalmente aleatórias. Nick, sem comentários, poh agora só passa seriezinha teen lixo, não tem mais nenhum desenho que preste, Bob Esponja perdeu a audiência pq ta chato já deu o que tinha q dar. Só tenho um pouquinho mais de consideração pela Nick por ela ter feito agora o filme Arnold.

    • Zé de Lucas

      Tem toda razão,mais eu realmente duvido que Hey Arnold ganhe uma nova temporada,já que a Nick atualmente está extremamente preguiçosa e desleixada,só continua exibindo sitcoms lixo,novelas argentinas e desenhos pré-escolares.

    • Juniorbf41

      A nick também vai fazer um de a vida moderna de rocko e outro de invasor zim. Ambos tem previsão de estreia em algum momento de 2018.

    • Isaac Levi

      Uma pena que o filme do Arnold foi uma porcaria

  • toygame lan

    mas isso é normal,as pessoas hoje não estão tendo mais filhos praticamente e animes é algo que muita gente assisti devido a vários sites na internet.Então desenhos como bobo esponja e outros é coisa que vaio se acabar de vez

    • Levi Acker

      Wtf,como assim não estão tendo mais filhos? Claro que vem diminuindo, mas 70% do publico ainda continua tendo filhos, e somente a opção de escolhas mesmo.

      • toygame lan

        países como a alemanha a taxa de natalidade chegou a zero e isso é algo que vem ocorrendo mundo a fora.

      • CR0M1D1A

        Ele ta certo Midoriya, pra acompanhar isso, basta ver os dados previdenciários de cada país, que estão tendo dificuldades em pagar seus aposentados pois não há novos entrantes(jovens) no mercado de trabalho para pagar os aposentados que saem do mercado de trabalho. Olhe para o seu próprio país, o Japão, onde a população de idosos é maior que a de jovens. Isso se deve a diversos motivos, custo de vida,falta de emprego(isso só para países emergentes), escolha individual(como vc disse), se abster da responsabilidade de por uma cria nesse mundo, ou simplesmente pela população começar a entender, e a pesar na balança, e ver que é muito mais benéfico não ter filhos e aproveitar mais a vida… Um adendo: No Brasil ocorre a mesma coisa, mas em escalas maiores com a previdência, pois a taxa de natalidade esta em queda desde os anos 90 ou seja o governo não arrecada o suficiente da previdência para pagar os aposentados, e tem de pegar fundos oriundos de outros setores e tentar cobrir o rombo! Pois é meu amigo, a informação despeça que antes não tínhamos e a economia/tecnologia crescente no mundo fez com que as pessoas fizessem essa pesagem e escolhessem o que era melhor. Para bem ou para pior. Nesse caso pior para as tvs e mídias tradicionais kkk.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    É o fim da televisão mesmo! A Netflix matou a TV!

    • Nero ZeroX

      Não foi apenas o NF, a própria tv se matou a partir do momento que começou a desprezar o público, no nosso país aquelas leis absurdas de protecionismo infantil, e outros ..Off.: Primeiro veio o rádio, depois a Tv aberta, depois a tv a cabo e hoje a internet e por tabela os serviços de streaming…

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Essa Cristina Miller acabou com a CN!

  • Preto Clóvis

    Acho que a culpa é dos próprios canais, pois ignoram sempre os gostos do público, quantos vivem pedindo para que o CN volte com animes na programação? ou que o Disney XD seja como seus antecessores? tentaram fazer o público engolir guela abaixo as novas produções e o que fazemos? achamos aquilo que realmente queremos ver na internet

    • Nero ZeroX

      Você quis dizer as saudosas Fox Kids e Jetix, não é? O canal era famoso por exibir as várias temporadas dos desenhos, animes e seriados de responsabilidade da Saban como PWR, Nascar Rascers, The Life with Loui, Digimon e outros…Off.: A audiência caí e nos chamam de chatos saudosistas…e o que esta geração tem hoje? Reboots, remakes e afins a rodo, e os melhores desenhos como Apenas é um Show, Hora de Aventura, Penn Zero, Gravity Falls e outros que terminaram ou estão a beira de terminar…

    • douglas

      o que vc tá falando ?
      o CN dos EUA ainda tem o Toonami à ativa ( e o CN daqui infelizmente não vai se preocupar com isso até porque eles estão no topo )

      • lucas guida

        Mas o toonami dos EUA não é exatamente no CN, faz parte do bloco adult swim nas noites de sábado para domingo.

        • Juniorbf41

          Não mostraram a audiência do adult swim aqui na matéria.

          • lucas guida

            Sei disso, so relembrei ao Douglas que os animes não são exibidos exatamente no CN.

  • Anderson S.

    Eu queria saber quantos pontos os desenhos em si (não os canais) dão por aqui no Brasil.

    • Provavelmente se chegar a 2, 3 pontos, é muito!

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    Isso é Fruto de Muitas Escolhas ruins para suas atrações nos Estados Unidos…
    Já era Esperado

  • Nona

    Só estou esperando a morte do CN, esse canal já não me interessa mais como quando eu era mais novo. De fato nem a Nick e Disney me interessam tanto. Preferiria que assim com a queda a audiência desses canais aqui voltassem a investir em mais desenhos nos canais abertos como Globo e outros.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Os tempos mudaram mesmo……TV vai mudar totalmente, um exemplo de canal que sobrevivevive em um samba de enredo só praticamente, é a HBO com game of thrones, o futuro será o streming mesmo.

  • Diego Miyabi

    E tem gente que fala mal da audiência da Rede Brasil kkkkkkk

  • Gabriel Cabral

    Tiraram boa parte dos animes. Agora aguentem as consequências.

  • Bruno Luiz

    Falo dos EUA

    • lucas guida

      Mas eu queria também saber quanto valia no brasil.

  • Fabricio Freire Ribeiro

    a tv já era mesmo, o maximo do maximo que da para ver ou que valeria assinar seria os canais de esporte pra quem gosta

  • Parece que desenhos viraram cult, as crianças não gostam como antes, ficam mais nos celulares e tablets.

  • Dercio Lucas

    um canal infantil hoje em dia nao esta apresentan do uma força como antigamente e isso nem é culpa dos fans , porque quando acertam em roteiros e fazem algo melhor para nossos olhos .. (nao aqueles desenhos onde parecem que sao desenhados por uma criança de 9 anos) temos bons exemplos como gravity falls , adventure time , show time e the incrible world of gunball que trouzeram boas audiencias nos eua .
    acredito tambem que ´´plagiar´´ os japoneses fazendo desenhos que se aproximan de animes poderiam dar certo , afinal ben 10 e outras historias lembram um pouco animes , mas isso ai para eles parece que nunca deve ser feito afinal o politicamete correto ´´impede que as crianças sensiveis (que veem coisas bem pior na internet ) vejam sangue e isso prejudica por certo a tv afinal temos muito mais opçoes na net

  • Cara honestamente a Nickelodeon ta com os dias contados.
    Não esta mais sabendo fazer animações como antigamente e muito menos séries.
    A Disney também esta cometendo o mesmo erro.

  • Tales Fabrício Santos Carvalho

    Eu Acho Que Os Canais Recuperam A Audiencia Este Mês

  • Tales Fabrício Santos Carvalho

    Eu Acho Que Este Mês Eles Recuperaram