Cartoon Network: audiência é maior que a dos canais abertos

Por Nielsen Souza em

Cartoon Network Check itCom tantos feitos conquistados no ano passado, como ser líder de audiência na América Latina, o mais visto pelas crianças e se manter em primeiro lugar por um ano, o Cartoon Network deu mais um passo rumo a sua hegemonia no ibope. O canal anunciou que durante o mês de março foi o 4º mais visto em todo Brasil e com isso, conquistou a primeira posição do ranking de canais da TV por assinatura mais assistidos pelo público de todas as idades.

O CN conseguiu ficar na frente de canais abertos como Band, Rede TV! e Cultura, permanecendo atrás apenas da Rede Globo, SBT e Record. Esta grande conquista está sendo comemorada pela Turner por se tornar um fator inédito na história do canal infantil. No passado, o Cartoon Network viu sua audiência despencar consideravelmente, chegando a aparecer em terceiro lugar nos rankings de audiência da TV por assinatura. As primeiras posições eram ocupadas pelo Discovery Kids e Disney Channel.

Em agosto de 2012, o canal se recuperou e tornou-se novamente o mais assistido pelo público de 4 a 11 anos de idade. Dai por diante, as conquistas foram  aumentando cada vez mais. A mais recente delas foi o primeiro lugar no ranking geral da TV paga. Segundo dados do ibope, os números de audiência equivalem às 24 horas de programação e não apenas o horário nobre, e incluem toda base de assinantes brasileiros.

A diretora de conteúdo do CN no Brasil, Daniela Vieira, disse que esse sucesso é fruto de um grande trabalho feito pelo canal, que está sempre buscando formas de agradar o gosto do público brasileiro com seu conteúdo e produções locais. Daniela diz que o canal tem condições de se adaptar rapidamente as mudanças de opinião dos telespectadores e seu comportamento.

Uma das muitas apostas do canal para seguir no topo é o forte investimento em conteúdo. Steven Universo, série que começou a ser transmitida este mês e foi um grande sucesso de audiência nos EUA entre o público infantil, é uma delas, assim como novos episódios de Sítio do Picapau Amarelo, série animada nacional que figura na lista dos dez programas do canal mais vistos pelo público no mês passado.

O Cartoon Network também diz que séries de grande sucesso entre o público como, Turma da Mônica, Hora de Aventura, Ben 10, Apenas um Show, e o Incrível Mundo de Gumball, também foram responsáveis por essa importante conquista, e menciona a chegada de Clarêncio – O Otimista, para este ano, como já havíamos publicado anteriormente.

Comentários
  • Kira

    Animes que são bons nada né? Nem a volta de Tooncast ou Adult Swim.

    • Heverton Galvão

      Se o que tem agora está agradando ao público, por que eles trariam??

      • Mariana

        Isso mesmo.

        Espero que algumas leis de protecionismo mudem e o CN consiga se tornar um canal aberto. :( Mas aí a Turner teria que investir pesado em retransmissoras, o Brasil não é nada pequeno. rs

        • pablo

          por lei e proibido um canal estrangeiro ser aberto no brasil se fosse assim a mtv ia continuar no lugar que estava mas a realidade e bem diferente nunca que os canais abertos iriam apoiar a entrada de um canal infantil em rede aberta nem o governo iria permitir sendo q a maior parte do conteudo e feito no eua para poder entra tinha que ter toda a programação em conteudo cultural !!

          • JASPION

            Esqueçam essa historia de verem animes no cartoon, o maximo que eles vão transmitir é digimon e pokemon, pq é para esse publico que eles trabalham.

            Anime no Brasil so atravéS de download mesmo. e não começem com a ipocresia em dizer que downloads prejudicam a trasmisão de animes no brasil.
            pq esse publico foi abandonado a anos, bem antes de existir internet no brasil.

            Todos os desenhos que passam no Carton network estão disponiveis para download na net. e a venda nos camelo. e mesmo assim a audiencia do carton so cresceu.

            A playtv começou a trasmitir, mas não vai dar certo. igual quando o canal era aberto e transmitia para todo o brasil via canal 21.

            O grande publico que gosta de animes, precisa ter um espaço especifico, um canal com identidade para esse publico.

            Pq se não, não vai criar uma fidelidade, igual o cartoon tem com seu publico, o discovery tambem tem, e por ai vai.

            Por enquanto o otakus so podem contar com as fansubs mesmo, que sempre estiveram alimentando os fans. por tantos anos e mantiveram um publico ainda acompanhando animes no Brasil

    • Daniel

      Depois de ler isso tudo chego a seguinte conclusão lógica: o CN nunca vai trazer de volta o Toonami e Adult Swim, censuras ou investimento em animação japonesa. o canal não é disso eu sei, mas ele no mínimo poderia seguir a fórmula da matriz e dar prioridade a crianças, adolescente e jovens, se lá o ibope vai bem, porque aqui não daria?

      Mas vendo essa conquista só consigo pensar que tão cedo eles vão mudar de ideia, vai seguir sempre nessa e os culpados são os próprios telespectadores, reclamam e assistem a esse canal. Falo por mim quando digo que passo longe dele, mas é uma opinião pessoal minha, deixei de ver ele a muito tempo.

      Acho que a expansão da TV paga, o poder aquisito da classe C ajudaram o CN a se consolidar desse jeito, não tem explicação mais lógica. Num post do ano passado daqui do site o autor disse um ditado que infelizmente não deixa de ser verdade: em time que está ganhando não se mexe e o canal não vai mexer.

      Tomara que o Jason de Marco assuma a presidência do CN a nível mundial e bote um pouco mais de juízo na cabeça dos que mandam como querem nas filiais. O cara até já sabe que o povo da América latina quer o bloco de volta.

      • JASPION

        Na verdade o Brasil é gigantesco, e a maioria não é otaku, eles gostam do que o carton exibe.

        O publico que gosta de animes, é seleto, é um publico especifico.

        O carton não vai exibir animes, da maneira que vc esta acostumado a assistir na internet.

        O carton não vai deixar de ganhar milhões para agradar meia duzia de otaku.

        Não é meia duzia de otaku, eu sei, é so um exemplo, para mostra que o publico que da dinheiro para eles é muito maior que o publico otaku.

  • Diego

    Não acho isso tudo, na verdade sou muito crítico a estes canais infantis, algumas animações do canal são boas, em essência, a Nickelodeon se destaca por grande quatidade de Live-Actions e boas animações, para mim deveria ser feito um trabalho intensivo pela Viacom da mesma. Mas o Cartoon Network é um bom canal a se ver, sim!

    • rockflay

      mas oque estraga esses canais infantis são os live actions
      o carton teve baixa audiência na época que ele inventou de passar series teen
      como senhor young e confusões ao quadrado
      agora que eles voltaram a focar nos desenhos
      pode ver que ele melhorou muito

  • Lucas N

    Aposto que Pokémon Preto e Branco só deu prejuízo a eles kkk

    • bruno

      Com uma dublagem escrota que da vontade de arrancar os ouvidos a cada nome de cidade ou pokemon pronunciados, e ainda o Ash que tem o dublador trocado em varios episodios, não é de se estranhar que ta dando prejuizo.

      • Lucas N

        Dublagem ta muito boa, até de mais, e as pronúncias estão certas se você não sabe ^^ Agora decidiram fazer o certo, ouça a versão em inglês, é a mesma coisa!
        E a mudança de voz por pura coincidência, aconteceu nos mesmos episódios do espanhol latino. É coisa da distribuidora.

        • bruno

          Estão todas americanisadas, eles pegam o nome e não pronunciam como se lê, tentam imitar as vozes americanas o que acaba ficando muito forçado e com pronuncia errada em varias vezes, exemplos disso e quando eles transformam a região de Kanto em Kento, não se escreve Kento e nem se fala assim, o correto é Kanto, até os próprios japoneses falam Kanto, a mesma coisas com alguns pokemon como Virizion que virou Vãraizon, quando escutei isso no filme me deu vontade de dar um tiro na minha cabeça e mudar de canal.

          • Vinicius

            Go Go por a culpa na dublagem por tudo de ruim que acontece no mundo <_<

      • B.

        Na verdade, a dublagem tá muito melhor que antes. Só falta eles fixarem de vez os nomes de alguns ataques, que volta em meia mudam. Mas a principal melhora que a gente pode observar na dublagem é que eles descartaram aquele erro terrível de colocar a palavra Pokémon no plural (Pokémons).

    • Roberto Henrique

      Como uma série exibida 6 vezes ao dia, 2 epis de madrugada, 1 de meio dia e mais 2 pela tarde (se a grade não tiver mudado), não estaria dando retorno ? Ressaltando que, o epi de meio dia possui 3 (2?) interrupções para vinculação de comerciais. Pokémon PeB é exibido em 1920x1080I com opções de áudio no formato ac3 5.1 em ambas as dublagem, a americana e a brasileira no sinal HD do canal. A dublagem da série caiu muito, mas não considero o atual trabalho ruim, muito pelo contrário, pra ser feito pela Centauro, melhorou e muito… Não fale o que não sabe.

  • Felipe Cabrak

    Nossa, a Cartoon é tão ruim ‘-‘
    Tava bom entre 2006 e 2008
    Mas, aí um idiota tira os animes
    Bota programas ruins com dublagem pior ainda ‘-‘
    Acho que se tirarem desenhos tipo Legends of Chima e esses filmes horríveis que passam ( Como Cara de Sapo ) Já daria para botar um ou 2 animes ‘-‘
    Só acho -‘

    • Dark Leon

      Então Felipe Cabrak , eu já sugeri ao Nielsen quando possivel que ele possa entrar em contato com essa diretora de conteudo do CN-Brasil …… e dizer a ela que tem Muitas mas muuuuuitas pessoas pedindo a volta do TOONAMI ao Brasil em um bloco Noturno … espero a respostado Nielsen agora.. vamos Lutar por um CN mais pareçido com a Matriz

      • Heverton Galvão

        Enquanto estiver deste jeito, dando altos rendimentos, não há motivos (e muito menos pessoas) que possam fazer eles mudarem de ideia.

        • pablo

          e msm seria um boa ideia voltar o toonami n no cartoon pq ta com espaço cheio mas sim no boomerang q agr ta com uma grade de desenhos muito ruims ou ate mesmo de madrugada no tooncast !!!

      • Felipe Cabrak

        É isso ae \o/

    • Filipe

      Sinceramente, se fosse pra pedir um bloco de volta, pediria o Adult Swin,pois com só dois animes já me agrada,por que botar uns 20 animes? Saudades de ver Aqua Teen ou O Show do Brak

  • Vitor Moura

    Eu acho que o cartoon tá muito melhor agora do que algum tempinho atrás, quando só passava Ben 10. Os desenhos originais, principalmente Apenas um Show, são ótimos. É claro que o canal ficaria ainda melhor com animes na programação.

  • Dark Leon

    Odeio este canal, assisto pouca coisa nele, alias minha audiencia é só nas segundas mesmo quando não tem Reprises , Mas gostaria de sugerir Nielsen que vc tente perguntar a essa tal de Daniela Vieira se haveria chances do canal tentar trazer o Toonami para o Brasil este ano ou em 2015 a partir da Meia Noite até digamos umas 3 da manhã de Segunda a Sexta ou apenas nos Fins de Semana, Tipo vc poderia dizer a ela que tem um GRANDE numero de pedidos tanto no seu site como em outros pelos antigos assinantes pela volta do Bloco… quem sabe ela nao mude de idéia e a coisa melhore … Afinal queremos Animes inéditos Dublados no Brasil

    • pablo

      poderiam colocar no boomerang o canal ta muuito mal organizado sem comerciais decentes poderiam colocar o toonami tooncast e adult swin la !!! eles poderiam deixar mais algumas series q passava as melhores !!!

  • Mariana

    Tá vendo? Depois disso Toonami cada vez mais longe do CN (ou não).

    • Heverton Galvão

      Teríamos que ter acesso ao números de espectadores das madrugadas do CN para saber… se durante a madrugada a estimativa de publico estiver boa e dentro do parâmetro que eles especulam, realmente não haveria necessidade de trazer o Toonami, pois não vale a pena trocar o certo pelo duvidoso.

      • Dark Leon

        Mas Heverton atualmente as ditas boas Madrugadas do CN são uma avalanche de Reprises chatas e algumas seguidas … Por isso a minha idéia do Nielsen e toda equipe do ANMTV ,tentar falar com a Daniela Vieira sobre a possivel volta se seria possivel do Toonami as Madrugadas do CN -BR

        • Mariana

          A volta do Toonami nas madrugadas não é problema mas não espere desenhos de ação pesados.

          Seria uma boa desculpa a Turner jogar Justiça Jovem, Dragon Ball, Bakugan e Batman nas madrugadas, dizer que é Toonami e ficar por isso mesmo.

        • Heverton Galvão

          Se são reprises chatas na sua opinião é uma coisa, agora se dá a audiência que os produtores esperam é outra bem diferente.

    • B.

      Pois é, Mariana. Mas engraçado é ver essa Daniela ter a cara de pau de indagar que há alguma interação entre o canal e os telespectadores. Se esses caras ouvissem a gente (o público mais velho), com quem eles realmente podem conversar, haveria adaptações no CN.

      • Filipe

        Quer culpar alguém? Culpe seus pais!
        Eu estava vendo alguns desenhos polemicos e vi Tiny Toons.
        Um episodio só queria mostrar que dirigir bebado é errado
        e a APD (Associação dos Pais Desocupados),
        pediu que o episodio fosse banido por violencia!

  • Vinicius delacierra

    Eu nao acredito que o CN tem audiencia tudo bagunçado sem animes …

  • É claro que comparado ao que era no passado, o canal decaiu muito, mas.. é o melhor de todos os infantis, pra mim. Apesar que tá com uma carência enorme de shows de ação.. ThunderCats, Justiça Jovem, Mutante Rex. Poderiam mesclar mais os shows. O problema do canal é este, insiste no mesmo, não mescla suas atrações.

  • Gabriel Guedes

    Coincidência o mês da volta dos clássicos ter sido um mês de tanta audiência assim para o CN espero que eles estejam msm dando audiência pq assim quem sabe o CN não coloca o Cartoon Zaum em horário nobre,das 22:00 as 00:00 seria bem legal rever os clássicos nesse horário…

  • Christian Animes

    Se o canal está indo super bem desse jeito, por que mudariam ? Não adianta ficar pedindo isso ou aquilo, vai ser do jeito deles e ponto.

  • Hu3Hu4!

    A pergunta que não quer calar: COMO?… não da pra falar que o cn não melhorou, porque ele realmente deu uma melhorada (tanto que tiraram os live-actions \o/), agora de vez em quando passa um ou outro episódio de as meninas super poderosas, ou billy e mandy, isso realmente é bom ,mas ainda falta uma hegemonia em sua grade… quando digo hegemonia, quero dizer uma grade balanceada, pois o que vemos ainda é um canal com MUITAS reprises, deu uma diminuída, mas ainda está com muitas reprises, e uma coisa que nunca aprovei nessa nova fase do canal, não aprovo e NUNCA vou aprovar, é o corte e/ou aceleramento das aberturas e encerramentos dos programas, isso é uma TOTAL VERGONHA para um canal desse porte, e ainda mais que é um canal paga, que PAGAMOS para assistir… se fosse apenas os comerciais gigantes e saturados de comerciais de produtos (que nem está agora, com quase nada de promos do canal, só oferecimentos e + comerciais), até que ia, porque a maioria das empresas são ambiciosas né, mas cortar? Poxa, isso é muito chato :/… fica aqui minha opinião pessoal, lembrando que se alguém não concorda, pelo menos respeita, isso é uma crítica construtiva, pois se não gostamos de algo, devemos falar certo? :)

  • Daniel Silva

    E com isso a programação do Cartoon deve mudar menos ainda, as inúmeras reprises diárias esta dando cada vez dando mais audiência.

  • Koiy

    O negócio é rir para não chorar. Não sei nem o que dizer disso… Ainda bem que temos o Play TV agora.

  • DarkGX

    Argh..esse pessoal!
    Só pede animes,animes e MAIS ANIMES!
    vocês acham que eu,um presidente da CN BR/LA iria trocar toda a minha programação no qual está rendendo dinheiro pra caramba…pra agradar publico adolescente?

    não sei se esqueceram mais,o canal é REDE DE DESENHOS=TUDO QUE TIVER NO UNIVERSO E NA CABEÇA INGLESA/ESPANHOLA/CANADENSE/BRASILEIRA
    o AS aqui morreu,não tentem criar um Frankenstein da tonami,cheio de bakugan e outros desenhos que fizeram “sucesso” ..

    e lembrete : ANIME NÃO IRÁ RENDER BRINQUEDOS,NEM PUBLICIDADE,NEM OUTRA COISA…e sabe pq? vc acha que venderiam um…boneco do…..SnK…no MC DONALDS?
    pense que não é somente colocar na grade e pronto..

    tem que pensar em lucro no canal + dinheiro gasto na produção do mesmo + pagar mais alguns custos + ver lucro no marketing feito para ele(HDA é um exemplo,onde é pago na PLAY/APP STORE) + um restão de coisas :D
    tem internet pra ver TUDO o que você quer ver…..então pra que está pertubando a unica fonte das crianças/adolescente (que não precisam de animes na TV) que é conhecida a anos e passada de geração para geração(Nick é outro!)?

    o CN está bom! espero que continue assim! :)

    • Koiy

      Que estranho né? O Cartoon Network dos Estados Unidos teve a maior audiência da história e tudo graças ao Toonami, por que será hein?

      Mas nesse caso nem se pode culpar o Cartoon BR, se o público está gostando, então o canal não tem nenhum motivo para mexer na sua programção, o público recebe a programação que merece. Eu particularmente prefiro assistir o canal da Câmera dos Deputados do que o Cartoon de agora, mas se você consegue gostar da programação do canal, então divirta-se.

    • nelson

      O CN ta bom, mais o CARTON NETWORK era muito melhor com sua programação voltada para crianças, adultos e adolescentes. Dias ótimos que não voltam mais.

    • Chowder Coveiro

      cara vc nao é da geração de ouro da Cn onde havia pouca censura e menos REPRISES BESTAS IDIOTAS E CHATAS nas Madrugadas onde tem vezes que passa o mesmo episodio seguido , Odeio a atual Formula ridicula do CN do Brasil onde só investe em um unico tipo de publico e esqueçe que os outros no caso os antigos fãns , e na interner tem sim muito anime porém tudo Legendado e eu não gosto de ficar Lendo Legendas quero poder assistir meus ANIMES FAVORITOS Dublados e sem cortes quando possivel, Nos estados unidos o Adult Swin tem sim muita audiencia e acho que o mesmo se repetiria aqui se este canal não fosse tão cabeça OCA e conservador , essa atual direção é um LIXO

      • DarkGX

        Que!? como assim não sou da Ger. OURO do CN?
        cara,eu já vi da era CHECKBOARD até a atual,e vi o cn mudar pouco a pouco!
        EUA é tudo diferente,lá não precisa de lucro…pois sabe como é né? se der ruim eles não tiram do ar como aqui! :D

    • Null

      Tava lendo os comentarios acima e pensei a mesma coisa, e mesmo se eles colocassem animes ou AS não teria garantia de que iria dar certo.

  • Eronston

    Só rindo do pessoal que fica pedindo animes no CN… mas o CN tem uma programação MUITO repetitiva… a programação se baseia somente em Gumball, Adventure Time, Regular Show, Steven Universe e MAD… (Não deveria ser cancelado) …e esse é um dos motivos das quais eu não dou mais audiência ao CN (eu só dou audiência pra ver Grojband, mas é só isso aí), ao invés duma programação variada com gêneros diferentes… NÃO. O CN ENFIA GUELA ABAIXO HORA DE AVENTURA, REGULAR SHOW, GUMBALL E MAD NA SUA BOCA. Esse também é um dos motivos das quais eu só estou assistindo anime online, não pela TV. Eu posso ver qualquer anime quando eu quiser em qualquer site de animes. Sem intervalos, sem horários, NADA. Posso até ver mais de um episódio.
    Mas enfim, é isso o que eu tenho a dizer.

    • Narutoba

      Tbm to rindo dessa gente kkkkkkkkkkk eles não querem encarar a realidade, CN dificilmente ou nunca trará mais animes pra programação, é um canal infantil, já tem Pokemon e agora Digimon, que são animes que se tornaram infantis com o tempo e isso já basta pro CN, a programação deles ta ruim sim, mas ta dando lucro, isso é oq importa, mas nada é para sempre, uma hora eles vão ter que mudar, mesmo assim animes nuca mais kkkkkk é mais fácil baixar ou ver online.

    • LEANDRO

      Ou seja, o Booston Shitwork não tem nenhuma concorrência.
      Caso algum milionário criasse um canalzinho médio já tiraria, pelo menos, metade da audiência do Bostoon Shitwork só com One Shiets, Gayruto e Bleargh batendo pra competir com a Hora da Amargura, Apenas um Shoro e Gayball!!!

  • B.

    O Cartoon Network tá bom pra mim, só precisa mesmo livrar-se de tantas reprises e adquirir novas atrações seria uma ótima solução pra isso (animes japoneses), além de que ele tem que dispensar aqueles filmes em live action do Cine Cartoon, que não condizem nem um pouco com a proposta verdadeira do canal.

    • Marinha Bom-fim

      Concordo com vc cara, mas acho que estes filmes Podreira Reprise do Cine Cartton deveriam passar ou apenas na Sexta ou nos Fins de Semana e pondo algo melhor no Lugar tipo um Anime ou Reprise de Pokémon as 22h da Noite … ahh que saudade . Tou Farto destas Malditas Reprises do CN atual.. vão tudo pra mérd programação podre ,escrota e que nao agrada fãn nenhum do CBost atual Lixo

      • B.

        O Cine Cartoon tinha que ser só nos sábados. Aí eles podiam variar a atração principal do horário nobre durante a semana.

        • TheM

          E antigamente, quando se chamava Teatro Cartoon, era assim, ele passava nos fins de semana, era muito legal, e de tardezinha (lá pras 5hrs) passava o cinemania (de segunda a sexta), que só passava filmes de animação que eu me lembre, eram só filmes bons… já filmes do pokémon, em busca do vale encantado, naruto, originais do cn… era bem legal!

          • Mariana

            No Cinemania que começou a transmitir aqueles filmes em live action. Foi em 2007, eu acho.

          • TheM

            Não lembro do Cinemania passando filmes Live-Action O.o’

  • André Sebastião

    Se as pessoas que assistem o cartoon hoje soubessem
    como era antigamente.
    O cartoon já foi um bom canal de desenho

    Agora só passa desenho chato

    Era legal quando passava

    Duelo Xiaolin
    a vaca e o frango
    coragem o cao covarde
    samurai jack
    os animes
    e muitos outros

  • Satanislau

    Sério, é um mistério pra mim entender porque esses otakinhos querem tanto ver anime passando na TV, se eles tem a internet a disposição deles, onde podem assistir as suas séries em HD, com legendas PT BR, sem censuras e etc tal. Porque querem tanto assim tirar a diversão das crianças e daqueles que não são chatos que gostam dos cartoons que passam no CN? Não gostam da programação do canal? É muito simples, não assistam, mudem de canal, desliguem a TV, vão assistir seus animes na internet e parem de encher o saco com os mesmos choramingos de sempre.

  • Bonnibel Peebles

    ” diz que o canal tem condições de se adaptar rapidamente as mudanças de opinião dos telespectadores e seu comportamento”. Huehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehue sei…