Divulgação. © Cartoon Network

Cartoon Network liderou na TV por assinatura no Brasil no ano de 2017 de ponta a ponta, entre todas as faixas horárias e entre o público de todas as idades, informa o jornalista Flávio Ricco.

Anteriormente havia sido divulgado que a FOX liderou na TV por assinatura no ano passado, entretanto, a nota foi revelada de maneira errônea. Acontece que o canal consegue de fato conquistar a liderança com alguns programas, como The Walking Dead, mas que não foram suficiente para deter de fato o primeiro lugar, que ficou com o Cartoon Network.

Desta forma, a média de audiência da TV paga no ano de 2017 ficou da seguinte forma:

  1. Cartoon Network – 0,41
  2. Discovery Kids – 0,41
  3. Megapix – 0,27
  4. Viva – 0,26
  5. FOX – 0,22

E no que se refere a média de audiência no horário nobre:

  1. SporTV – 0,63
  2. Cartoon Network – 0,51
  3. Discovery Kids – 0,49
  4. Megapix – 0,42
  5. Viva – 0,42
  6. Fox – 0,41

O Kantar Media Ibope confirma que de fato a liderança de ponta a ponta fica com o Cartoon Network que apesar de ter marcado o segundo lugar no horário nobre, isto corresponde muito pouco se comparado a todas as outras faixas horárias onde o canal liderou com folga. Entre os programas de maior sucesso da programação estão Dragon Ball Super, a atração de maior audiência do CN, Ursos Sem Curso, Steven Universo e muitos outros.

  • Maria Luiza Pinheiro de Souza

    Engraçado como nos Estados Unidos a audiência do cartoon vai caindo enquando disney xd e Nick vão subindo (mesmo Dxd sendo um canal fora do pacote básico de tv)

    • Erivelton Freitas

      É mesmo?! Tô sabendo dessa não, visse! Até porque o canal mais visto no USA sempre foi Nickelodeon, oscilando com o Disney Channel. Cartoon Network sempre teve o 3ª lugar forever por lá.

      Canal mesmo que ta caindo de rampa é o Disney Channel, que ocupava a 9ª posição em 2016, e no ranking de 2017 estava fora do Top 30. Confere aí o ranking do Deadline:

      • Bruno Luiz

        CN já esteve em primeiro entre 2013 e 2015, só caiu devido a sua péssima grade

      • Segundo

        Com uma programação péssima como a do Disney Channel, não me surpreende.

    • Erivelton Freitas
    • Erivelton Freitas
      • Gustavo

        Poderia responder a fonte de onde tirou essas tabelas?

        • Erivelton Freitas

          As tabelas fui eu que fiz, no Word e dei print, já os dados delas, você confere aqui: http://deadline.com/2018/01/cable-2017-network-ratings-rankings-scorecard-1202235144/

          • Agnaldo

            Se for tomar por base as audiências nesse link, então a sua tabela estaria errada. Quem aparece nas listas de audiência não é o Cartoon Network inteiro mas somente o bloco Adult Swim.

            Isso porque a audiência do bloco Adult Swim é medida separadamente do restante do CN. A audiência do bloco Nick At Nite da Nickelodeon também é medida separadamente do restante do canal.

            Então o certo seria que o Adult Swim(Toonami incluso) foi o 21º na lista dos canais a cabo mais assistidos em 2017 entre o público em geral, de todas as idades e o 9º entre o público acima de 18 anos.

          • Erivelton Freitas

            Rapaz, as tabelas estão certas, e eu vou dizer porquê! Adult Swim é só um bloco de programação, essa história de canal duplo compartilhando um mesmo sinal é algo que nem a Turner USA acredita, porque o formato não existe em nenhum outro lugar. Qual canal é distribuído mundialmente, o CN ou o AS? Pois é, AS em qualquer outro lugar, se é que é transmitido, não passa de um bloco, e a frequência e numeração dele é a mesma do CN em todas as operadoras, então o mérito é do Cartoon Network.

            Um bom exemplo disso é fazer um ranking aqui no Brasil e dizer que o Heróis e o Ha Ha Ha são líderes de audiência, sendo quê, eles compõe apenas um pedaço da programação do Cartoon Network, e o mérito não deixa de ser o canal. Nickelodeon e Nick At Nite foram separados e mostrados de forma separadas, porque ambos apareceram em posições distintas dentro da mesma escala de Top 30. Se a Nickelodeon não aparecesse no Ranking do Top 30, deixando somente o Nick At Nite entre os mais vistos, eu não colocaria Nick At Nite, e sim Nickelodeon, pois independente da forma de medição da audiência, o mérito é do canal e não do bloco. Afinal, é um ranking de canais de TV, não de blocos de programação.

            Agora se você quer interpretar dessa maneira apenas para diminuir o canal, isso é PROBLEMA SEU! ;)

          • Agnaldo

            Acho que você não entendeu direito, eu não estava diminuindo a importância do canal, muito pelo contrário.

            O que estava querendo é informar as coisas corretamente. Afinal de contas, embora seja mesmo meio estranho, a audiência do Adult Swim é realmente medida em separado.

            E acho que você não percebeu o que acontece. O fato de confirmar que o Adult Swim ter tanto destaque nesse ranking, isso não diminui o CN como um todo.

            Isso poderia significar que se o ibope do canal fosse medido como um todo mesmo, o CN talvez até pudesse estar em um lugar bem mais alto nas listas.

          • Aldo Noschese

            Rapaz, as audiências dos dois são medidas separadamente!!! Adult swim ganha mais audiência que o próprio CN!! Cara você não pode comparar hahaha com adult swim, pelo amor de deus. Adult swim é como se fosse outro canal!!

          • Erivelton Freitas

            Adult Swim não passa de um bloco de programação, e independente do que foi mostrado, a audiência por WO vai para o Cartoon Network. É muito chato escrever um comentário, a pessoa responder, e a resposta do comentário dessa pessoa ser o próprio comentário que ela mesma respondeu. Tudo isso que eu tô de respondendo agora mesmo, a resposta e os porquês já estão no comentário anterior. Eu não preciso ficar me repetindo, né?!

  • Vinicius Delacierra

    Apesar de eu ter abandonado o CNBR reconheço que estão fazendo um ótimo trabalho e merecido. Diferente do CNUSA onde alguns originais nem tem promo de novos episódios e acabam por consequências amargando 0.56 0.60 como e o caso de PPG , Mighty Magiswords , Adventure time ( a última Temporada teve nenhum anúncio na TV)

  • Hugo

    Os principais canais que eu assisto são Warner Channel, Telecines, MTV e HBOs.

    • Segundo

      A WB é um dos canais que mais vejo também.

  • GustavoXD

    Bem, até porque o CN e o DK são canais para crianças né.
    Só porque você não gosta não quer dizer que as crianças não vão gostar…

  • HeadKnife

    O Cartoon Network merece estar no topo, de longe o melhor canal da TV Paga. Apesar de a grade horária ser um caos, ainda é bem melhor que muitos canais infantis por aí. Eu até digo que temos um “Mini Toonami” às terças com Dragon Ball Z Kai, Dragon Ball Super, Beyblade e Transformes Robots in Disguise. E o melhor de tudo é que daqui a alguns dias vou me juntar a essa estatística, já que vou voltar a ter TV por assinatura.

  • Ademilson Molotrovik

    Mas tá ali na matéria”Entre os programas de maior sucesso da programação estão Dragon Ball Super…”

  • Eliakim Quintino

    Um belo tapa na cara de quem acha que o Cartoon Network do Brasil é um canal ruim. Como qualquer canal, tem programas fracos mas na maioria da programação do CN tem sim séries bacanas ou no mínimo assistiveis. Atualmente: Steven Universo, Hora de Aventura, OK KO, Poderosas Magiespadas (apenas assistivel), O Incrível Mundo de Gumball, entre outros…

    • lucas guida

      Tá tudo bem, no quesito animes hoje contamos com um pequeno bloco de animes composto por DBKAI, DBS e pokemon (sendo que só dão destaque a DBS), não vou reclamar disso. Mas cara, você não conhece o caso da quinta temporada de samurai jack que foi exibido no AS americano?
      Por aqui, o adult swim voltou em 2014 pelo TBS, mas o bloco está sendo completamente desvalorizado pelo canal, começando em horários alternativos e com pouquíssimos programas, sem contar que eles só exibem reprises do que já passou no CN (nem mesmo vinhetas do bloco eles exibem mais).
      O bloco também passou a ser exibido em 2015 no I-SAT e por lá estrearam as animações que eram inéditas por aqui, mas o I-SAT é um canal presente em pouquíssimas operadoras tudo por lá é exibido apenas com áudio original e legendas. E foi nesse canal que a turner estreou a quinta temporada de samurai jack, vai me dizer que isso não é desreipeito com o público?
      E também tem outro caso, mesmo que hoje eles exibem DBS, ele não deixou de ser aquele canal que é indiferente não só com animes, mas com qualquer tipo de desenho de ação, como por exemplo “a sombra do batman” que foi exibido no CN americano mas por aqui eles nunca exibiram, foi lançado apenas em dvd na américa latina. Caso você não saiba, justiça jovem vai ter uma terceira temporada no final desse ano, você acha mesmo que CN vai querer exibir, sendo que a sombra do batman eles nunca exibiram?

      • Aldo Noschese

        Só queria dizer que a terceira temporada de justiça jovem irá ser exibida no serviço de streaming da DC

        • lucas guida

          EU já sei disso (me responderam dum post passado), mas não temos esse serviço de streaming aqui na américa latina, e aí como fica? Tá mais no que na cara que no fim vai estrear na netflix.

          • Aldo Noschese

            Bom o serviço de streaming da DC não existe ainda nem os EUA

  • Louiz

    Acho que foi Dragon Ball Super que fez o CN ficar em primeiro, se não ainda estaria em segundo, perdendo para o Discovery Kids.

  • God

    Só assisto a CN por causa de Gumball, AT e RS mesmo

  • Caio Martins

    o cartoon network é líder de audiência por causa de dragon ball super, pokemon sol e lua, beyblade burst e dragon ball z kai, mas ele esta prejudicando sua audiência atualmente exibindo jovens titans sem pausa das 10h ate 20h é muito egoísmo da parte do cartoon network deixar muitos desenhos bons de lado so pra passar jovens titans ninguém merece ter 7 horas desse desenho no canal e não te espaço para outros .

    • Aldo Noschese

      Eu acho que o que você está falando não está correto. O CN brasil tem uma variedadade imensa em sua programação. Praticamemte todos os programas que CN exibe passam pelo menos uma vez por dia ( tirando alguns programas do bloco heróis). Concordo que jovens titãs em ação está tendo mais destaque na programação do que outros desenhos, mas não é nada demais. Se você acha que a CN brasil exibe muito os jovens titãs em ação, olha a programação Americana, aquilo sim é exibição em excesso.

      • Bruno Luiz

        Ali do TTGo americano é um absurdo, chega a dar desgosto, mas TTGo aqui ta ficando assim, não tava desse jeito não no inicio de 2017, quando a audiência do CN resumia-se a principalmente ao bloco “Aventuras em Beach City” que foi o carro chefe do CN em Janeiro

      • Caio Martins

        jovens titans exibe demais 7 horas por dia chega a da enjoo de assistir esse canal por causa disso

    • Aldo Noschese

      É bom ver beyblade nas mãos da cartoon network. A disney xd atualmente está muito ruim!!!

  • Runner GamesTM

    se tivesse mais animes

    a volta de naruto tirando ele das maos da pessima play tv
    possivelmente a dublagem e exbicao inedita de my hero academia e outros .

    • Eduardo

      Naruto ainda passa na Play TV?

      • Mancha Solar

        Não, por enquanto não tá passando mais

    • GustavoXD

      Não sonha pra não se decepcionar

    • God

      cara esquece. não vai ter boku no hero ou outros animes por aqui, no máximo na netflix e olhe lá

  • Kaique Batista

    Não acho que o CN seja ruim. O problema que acho é a falta de variedade. A cada 3h passa quase os mesmos desenhos.

    Já o CN antigo , o Boomerang e ToonCast atuais a cada meia hora mais ou menos passa um desenho diferente. E Boomerang e ToonCast só não tem audiências maiores , próximas ao CN e Disc Kids por estarem em pacotes mais caros.

    O Boomerang , mesmo , na época que pegava só o sinal sd na Sky que era um pacote menos caro , já aparecia entre os 16 mais vistos da tv paga.

  • Caio Martins

    o cartoon network ta precisado melhorar mais sua programaçao, essa overdose de passa jovens titans de 2 em 2 horas ta ocupando espaço demais nao deixando mais lugares pra desenhos novos. o que o cartoon tem na cabeça de entupir a programação com jovens titans exibindo das 10h ate 20h tirando outros desenhos do ar so pra passa esse lixo .

    • Bruno Luiz

      $$ ilícito

  • Nero ZeroX

    Interessante…o estranho é não ver o Gloob na lista…Off.: Um dos destaques no ano passado foi infelizmente os episódios finais de Apenas um show…o pior é daqui a pouco Hora de Aventura e talvez Steve Universe também estejam se despedindo…Off.: Bem que a CN podia continuar Titan Simbionico, ou finalizá-lo…pois o desenho era interessante…

  • Bruno Luiz

    Verdade, a grade do DK amadureceu e muito, chegando até a bater de frente ao CN

    • João Carlos

      Na vss as coisas mais adultas do canal são Rua Do Arrepio, Dinotrux, Zack Storm, Zhu Zhu Pets e quem sabe MLP, de resto continua bem infantil

  • Gustavo Rodrigues

    O Cartoon Network só foi o canal mais assistido de 2017 porque voltou a exibir um dos animes mais famosos do mundo e porque está nos pacotes mais baratos das operadoras, porque tirando isso o canal é fraco pra caralho, quem assistia o Cartoon Network de 2004 pra baixo sabe do que eu estou falando.

  • lucas guida

    Como assim?

  • Julio Juliomichelon

    cartoon network ta presisando ser reformulado ta faltando desenho bom para as crianças verem asim dizendo com coragem cao covarde entre outros

  • Paulo Roberto

    “To nem aí, eu quero Naruto kkkk”. parei. Falando sério agora, CN tens uns desenhos legalzinhos e tb vai chegar mais esse ano como Maça e Cebola e Craig of the Creek , (que me lembrou muito o antigo desenho KND da turma do bairro) Ambos parecem ser desenhos bons. Mas acho que esses números aí são por causa de Dragon Ball e TTG. Pq na grade de programação da CN atual, Gumball só passa de madrugada ( um ou outro episódio na tarde) e Steven Universo só dá as caras quando tem ep novo, fora isso é só dose de TTG, Meninas Superpoderosas e HDA, variando entre Irmão do Jorel, tuma da monia e Clarêncio. O ponto mais alto do canal é de tarde quando começa Dragon Ball.