Caso 4Kids: distribuidora quer manter direitos de Yu-Gi-Oh!

Por Lucas Souza em

Como todos devem saber, a TV Tokyo e Nihon Ad Systems abriram um processo contra a distribuidora americana 4Kids na semana passada. Os autores da ação acusam a companhia de realizar acordos secretos, entre eles com a FUNimation, e deduções de direitos autorais inadequados envolvendo a marca Yu-Gi-Oh!. Pois nesta quarta-feira, novas informações sobre o caso foram divulgadas.

A 4Kids reportou um formulário 8-k, que notifica investidores de empresas a respeito de eventos não programados, o que se refere ao cancelamento da licença do anime entre as partes. No relatório, a distribuidora alega que os dois licenciantes “não cumpriram o prazo de 10 dias para efetivar a carta de rescisão”, e rejeitou a mesma como “injusta e desprovida de qualquer base legal”.

Outro informe mais recente diz que a TV Tokyo e a Nihon Ad Systems retiraram sua intenção de encerrar a licença em 30 de março, mas que a empresa americana pretende “se opor vigorosamente” à decisão. Enquanto ainda mantém os direitos de Yu-Gi-Oh! com o termo de rescisão, a 4Kids diz que vai fazer o que for preciso para manter seus negócios e vai procurar recuperar os danos causados à empresa com as ações dos licenciadores.

Comentários
  • The King

    Todos ficam querendo que a 4Kids perca os direitos de Yu-Gi-Oh! , já não temos praticamente nenhum anime novo chegando no Brasil, e se a 4Kids perder os direitos, vocês acham mesmo que alguma outra distribuidora vai ter interesse de negociar o anime com a América Latina?
    Aí aparecem os comentários “prefiro legendado e blá blá”, só porque a maioria diz isso entram outros bobões na fila, tudo bem você pode até gostar, mas não saia falando isso só porque a maioria diz que gosta…

    • kakaraoke

      vero,vero meu amigo. alem de tudo, eu fui ver o yu gi oh gx legendado, e quando mostravam as cartas, so deus pra ajudar, pra quem assistiu a antiga fase e jogos os jogos, tem uma sensação esquisita, alem das letras japas, as cartas tambem sao outras.
      e acho q todo animal racional abe muito bem onde ter seu anime legendado, para aqueles q nao sabem ou se fazem de malucos. É NA INTERNET

      • Ichi

        Deus….é claro que as cartas são outras,é uma outra história,outros personagens,além do que,a versão americana censura Yu-Gi-Oh! ao extremo,e isso inclue as cartas.Algumas cartas embora são as mesmas,tem modificações,sendo a Monster Reborn uma delas…
        Agora EU Digo que qualquer animal Racional saberia disso,mas não parece ser o seu caso ;s

        • Bismarck

          Concordo, algumas cartas tem cor de sangue verde… na minha opinião alguma distribuidora ira querer se 4kids largar…

        • Assisti o primeiro episódio legendado. Deu pra notar de cara a diferença entre a versão que chegou aqui e a original. A 4kids só se preocupou com os lucros e não com a qualidade do material. Além disso muita coisa na série, que era sombria foi editada, inclusive algumas cartas que segundo lendas foram redesenhadas para atender ao público infantil (principalmente na primeira fase), sendo que a série é destinada aos adolescentes na faixa dos 14 ou 15 anos.

          • alexHarima10

            e alem de sair um pouco da história original, alguns dialogos ficam absurdamente ridiculos. um exemplo em outro anime é naruto, aonde o lee bebe sake e falão que é elixir ‘– nessa parte deu pra sentir o desconforto dos dubladores em dublar, oq ficou ridiculo, ate troquei de canal ashuashuashu. resumindo: quando estas distribuidoras compram os direitos de um anime, é para montar uma verssão propia, ou seja; são distribuidoras, assim como as emissoras, que puxão o propio saco e se acham fodonas. mas o resultado final agente, ja sabe ne minna.

    • Arthur

      faço suas palavras as minhas The King ^^

    • Akuma

      Só você quer uma distribuidora retalhadora de animes ainda viva.

    • AEYR_2008

      Prefiro que nao chegue anime nenhum se vir das maos da 4kids!!, mesmo pq pra isso existe a internet va e faça o download, ha mais o menos 2 ou 3 semanas a 4kids deletou arquivos de um site de YUGIOH o qual tinha as series DM, GX e 5D’s RAWS e versoes SUBBED claro em ingles, agora prefiro ver legendado de que ver esses cortes e mudanças de historias q eles fazem, sem contar que vendo legendado vemos mais rapido, ja que demoram anos nao so pra eles licenciarem mais para repassar para nos e depois nos fazermos a dublagem, e mesmo assim muitas vezes depois de chegar aki ainda estragam a dublagem, sem contar que depois de uma confirmada derrocada da 4kids os caras vao fazer o esforço de colocar devolta, bem na verdade eles ja estao fazendo pelo que sei a saga DM ja esta toda online so que e so a versao RAW DVDrip.

      • Que animes tem dublagem “estragada” como você diz?
        A dublagem tem que ser adaptada, as vezes no japão 2 palavras valem por 6 no Brasil, então eles tem que cortar a frase.

    • eu estou de acordo, se a 4kids perde os direitos autorais da franquia yu-gi-oh e então é o fim do yu-gi-oh no brasil e no ocidente.falei.se a 4kids fechar muitas pessoas vão perder seus empregos,veja o que pode ocorrer na 4kids se fechar.

    • dante

      cencura de dublagen e foda mais em quando iso tropa de elite e bruna surfistinha num tem um pingo de cencura animes,mangas,series e desenho tem cencura ate o talo
      ele dão valor a filme que incentiva a prostituição e a vilocencia a uso de drogas aqui no brasil
      em quanto iso temo animes,mangas,serie e desenho sem um pingo de valor
      bem tenho muita coisa a dizer a essa produtoras e dubladoras de @@@
      mais num vou dizer vc ja tem um noção do que seja

  • alexHarima10

    ashuashuahsuhsauhas, ta valorizando yugioh agora? valorizava antes de fazer as merdas. aposto que yugioh ñ foi a primeira serie a ter acordos secretos, isso ja vem de anos, 4 milhões é pouco.

  • Gabriel Arruda

    Não há perdão para o que a 4shits fez com os animes na América e tentou fazer com nós otakus nesse continente

  • cereal killer

    Vocês acham que se a 4Kids perder o contrato de distribuir Yu-Gi-Oh(e eu tenho certeza que vai perder)Nenhuma outra empresa vai querer comprar os direitos?Estamos falando de Yu-Gi-Oh o fenomeno que fez e continua fazendo sucesso no mundo todo com suas cartas e seu anime.Não duvido nada que outra empresa entre na jogada querendo comprar os direitos como a Viz Media que distribui Naruto e Bleach ou a Nelvana que Distribui Bakugan e Beyblade.E é claro que se eles adquirirem o anime vão mandar pra outros paises pra lucrarem mais né.E se tivemos sorte talvez manerem nas censuras(querendo ou não querendo,sempre vai haver censuras não importa quem compre).

    • alexHarima10

      viz media é outra merda, ñ perdoo trocar sake por elixir. WTF’s elixir?. e pode apostar que ja tem gente de olho em yu gi oh.

  • Akuma

    Tão que nem a Saban, são zumbis que não querem ir pro inferno.

  • alexHarima10

    dinheiro é dinheiro ne minna. se as emissoras querem censurado, oq eu posso fazer é atrapalhar. posso estar parecendo egoista mas na verdade, to penssando no melhor para o telespectador.

    • Leonardo

      com certeza mano

  • Leonardo

    Cara, naum pode conseguir fikar com direitos vamos la tv tokyo e nihon façam a 4Kids chupar, tem mais eh q processar principalmente pq a 4Kids ja ta quase falida vamos la o processo tem q entrar em vigor e perder os direitos o mais breve possivel e mais uma coisa:
    CHUPA 4Kids

    • Leonardo

      e tbm q processar por causa de DB Kai e One Piece pra eu fikar mais feliz ainda

  • eu vejo direto os desenhos mais eu queria qer passasem digimon fronter pfv amo desenhos eu tenho 14anospf pfadorovc e todos os desenhospf passe esse