Conheça as animações entre os 100 melhores filmes do século XXI

Por Matheus Sousa em

Divulgação. © Studio Ghibli

Divulgação. © Studio Ghibli

De abrangência maior que a pesquisa feita pelo They Shoot Pictures no ano passado, a BBC Culture consultou um grupo de críticos de todas as partes do mundo para chegar ao seu veredito de quais são os 100 melhores filmes do século XXI. A inclusão do ano 2000 foi realizada por sua importância como símbolo de um “novo século”.

Entre as animações presentes na lista, o grande destaque vai para A Viagem de Chihiro, do diretor Hayao Miyazaki, em primeiro lugar entre os demais filmes do gênero e em quarto no total. A única participação no que se diz respeito a quadrinhos é o segundo filme da trilogia Batman de Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas.

Abaixo você confere a listagem por animação, seguido da lista completa com os demais filmes.

4. A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001)

29. WALL-E (Andrew Stanton, 2008)

41. Divertida Mente (Pete Docter, 2015)

93. Ratatouille (Brad Bird, 2007)

96. Procurando Nemo (Andrew Stanton, 2003)

Listagem completa.

Comentários
  • Fernando Martins

    Lista sem Saint Seiya,é lista sem credibilidade;

    • Lucas Fernandes

      Cdz tem pouca fama internacionalmente

      • Tulius Alves

        ChrysNeoMonkeyQuest: Acredito que esse seja um dos fatores,mas há mais do que isso.
        Lucas Fernandes: O problema não é nem esse….o problema é que se estamos tentando por o mundo dos animes ai, temos que ser francos,especialmente sobre filmes de animes shonen conhecidos. A grande maioria é morgado e irrelevante…poucos são realmente bons.

        E no caso de CDZ….meu deus são seis filmes…cinco são fraquíssimos o mesmo enredo a mesma coisa…me deus, o melhor ao meu ver é o P do céu(e é mais diferente dos seis)…..mas como agente pode compara-lo com por exemplo ” O pianista”? tem cabimento uma coisa dessa?

        • ChrysNeoMonkeyQuest

          Eu já sabia de certo que hora que abrisse a lista no máximo filmes da Ghibli estariam na lista. Filmes de shounen eu acho bem difícil de aparecerem nessas listas, como você falou, são incomparáveis com maioria dos longas produzidos.
          A surpresa mesmo para mim foi a supremacia da Pixar como o único outro estúdio que apareceu. Que ela estaria ali era certo, mas há outros que poderiam estar e nem apareceram.

    • ChrysNeoMonkeyQuest

      Se até a Ghibli só teve um único filme na lista, maior parte dos demais estúdios japoneses não tiveram nem chance.

    • GustavoH

      Cara pedir filme de CDZ num top 100 filmes do seculo é fanatismo alem da realidade

    • _Shiroyasha88_

      Cara, os filmes de CDZ são praticamente todos iguais, são muito fracos, eu já vi todos e francamente… é de se decepcionar.

      • Fernando Martins

        Pois eu curto todos,admito que os finais dos quatro filmes clássicos são realmente iguais,com o Seiya derrotando o vilão principal com a flecha de sagitário,isso não tem como negar, mas mesmo assim acho que os filmes tem muito mais pontos positivos do que negativos;por exemplo,os filmes são bem dinâmicos,A Batalha dos Deuses por exemplo,já começa com Hyoga,dando um couro nos soldados de Asgard,outra coisa que é bem legal,é o Ikki e suas entradas triunfais,como na cena em que ele já chega aplicando o Ave Fênix no guerreiro Deus Ur,e o arrasta segurando pelos cabelos,depois o joga,como se estivesse jogando um saco de lixo;bom pra resumir,vou expor só mais um ponto positivo,A mensagem de Amizade que Cavaleiros sempre passou,acho isso muito importante,como Shiryu,que foi capaz de se cegar para salvar os Amigos,tanto nos filmes quanto na série classica,esse lance de Amizade,sempre foi um dos pontos positivos;

        • _Shiroyasha88_

          O fato do Shun perder de forma ridícula em todo filme é o que mais me irrita, sem contar que os filmes são praticamente iguais. Como você mesmo citou, o fato do Seiya sempre ganhar com a flecha de Sagitário, faltou um enredo melhor nos filmes (Sem contar os vilões que possuem praticamente a mesma personalidade e as mesmas motivações).
          Sobre as mensagens de amizade, elas sempre foram umas das coisas que eu mais gostei na franquia, mas mesmo assim elas não tornam o filme melhor em seu desenvolvimento.
          PS: E como são “os melhores filmes do século XXI”, só poderiam aparecer; “O Prólogo do Céu” e “A Lenda do Santuário”(Filmes que me decepcionaram muito, mesmo sendo diferentes dos antigos).

    • joão vitor lima

      Os filmes não bem mé, o anime ai ss pode se considerar, mas a lista é de longas.

    • Luan Eduardo

      Sem credibilidade é o teu comentário. CDZ está muito longe, ou nem chega a ser cogitado como boa obra. E deixa esse saudosismo de lado, e comece a reparar nos erros grotescos que o anime/mangá tem. São horríveis; digno de pena.

    • kakakaka

      Saint Seiya não tem nenhum filme bom.

  • Luciano Lima

    Cadê Gravidade? Cisne Negro? Ex-Machina? Sicário? Nebraska? O caso do Benjamim Button?

    Que listinha viu? Tem muitos filmes muitos bons na lista mas outras nem mereciam está na lista como por exemplo: A rede social, Melancholia, The assassin, A origem( sérios q vcs gostam deste filme?) e AI inteligência artificial. como sempre estes críticos que dão suas próprias opiniões.

    • Foxtrot

      AI Inteligência Artificial é um filme muito bom e merecia sim está na lista. “O Curioso Caso de Benjamin Buton” e “Sicário” acho q não merecem entrar na lista.

    • jv bcb

      claro que os críticos dão a sua própria opinião, do mesmo jeito que você acabou de dar a sua. Na minha opinião Sicário embora seja um excelente filme, vale mais pela direção, o roteiro não é tudo isso, Gravidade a mesma coisa, Nebraska é bom, mas não é tudo isso também, Ex-Machina é fantástico, mas também existem filmes fantásticos nessa lista. A rede social, Melancolia, e a origem(sério que tu não gosta deste filme?) merecem estar na lista, não vi nem The assassin nem AI, embora não tenha ouvido muitos elogios ao segundo.

      • Luciano Lima

        O roteiro de Sicario é um dos melhores já feitos! Atuação de Benicio Del elogiadíssimo. Um dos melhores papéis da carreira do ator. Injustiçado no Oscar.

        Gravidade inovou fantasticamente em efeitos visuais e na fotografia e plano sequencia de mais de 13 minutos com uma direção firme e impecável e ainda conseguiu arrancar elogios da atriz Sandra Bullock e ganhar muitos prêmios.

        Nebraska é um filme humano, roteiro brilhante, fotografia lindíssimas em preto e branco. Atuações elogiadíssimas dos atores. Bruce Dern melhor do que nunca, reconhecido por um filme de primeira. com um tema bastante interessante.

        O caso de benjamim Button é um filme interessantíssimo, criativo, inovador, arrebatador, atuações impecáveis com um roteiro super bem escrito e que transcenderá o seu tempo e será lembrado por muitos anos muito mais que por este filmes citado na lista.

        É claro que é minha opinião, afinal, se não fosse, não estaria falando aqui. Pois nós temos o direito de rebatê-las. Simples assim.

        • jv bcb

          concordo que opinião pode ser rebatida, por isso vou rebater a sua.
          Discordo quanto a algumas coisas ditas, mas vou me focar em sicário, que embora seja um filmaço, tem um roteiro comum.
          O que tem de tão brilhante nesse roteiro, sem que não existe muito tempo para se aprofundar num comentário, mas de qualquer forma eu só li rótulos, mas gostaria de saber o porque de na sua opinião Sicário tem um dos melhores roteiros já feitos. Os diálogos não são impressionantes(embora sejam bons), os personagens até que são interessantes, mas não são nenhum poço de profundidade, e a trama não é fantástica ou coisa do tipo, é bem simples no seu desenvolvimento, o filme tem uma revelação, mas no é de explodir a sua cabeça ou coisa do tipo. Acho que o que torna esse filme um filmaço é o diretor, ele carrega o filme nas costas, junto com o elenco é claro, como você disse o Del Toro tava muito bem no papel.

  • Tulius Alves

    É uma lista bem ambiciosa visto que estamos no início do século. Viagem de chihiro deve ser realmente bom como sempre foi reconhecido pela lista. Pois essa lista contém filmes muito mais bem elaborados que um monte de filme de anime e comics(ou pelo menos baseado em séries).

  • ChrysNeoMonkeyQuest

    Um filme Ghibli e os outros 4 são todos Pixar, não chega a ser muita surpresa, mas esperava encontrar mais alguns filmes e outros estúdios, algum filme da DreamWorks por exemplo.

    • jv bcb

      a DreamWorks fez alguns bons filmes, o melhor é como treinar seu dragão, que é fantástico, mas a lista não é das melhores animações, e sim dos melhores filmes, não acho que a DreamWorks tenha feito alguma animação digna do top 100 dos melhores filmes.

  • Rafhael Victor

    Nem tem Interestelar na lista.

    • jv bcb

      interestelar é bom, mas não é pra tanto.

      • Rafhael Victor

        É, sim.

  • Tyrion Lannister

    Em resumo, os melhores filmes do últimos 16,5 anos. Portanto, outra lista que não vale nada.

  • Serio que o ANMTV pegou essa lista como relevância, eu vi a Lista, ela e ridícula, nessa lista tem Cidade de Deus como um dos 20 melhores, acho que essa lista não tem relevância.

    • Matheus Sousa

      BBC – críticos de cinema, nao é relevante?

      Assim como o oscar/Globo de ouro, nem sempre os vencedores agradam a todos, e outros ficam perplexos “o que? Como isso ganhou?”. É a vida..

      • Só achei a lista um lixo, como Wall-e pode tá a frente do Batman: Cavaleiro da Trevas.

        • Tulius Alves

          Batman C.T e wall-e são ótimos,ambos colocam dilemas que o ser humano e sociedade tem ha tempos,mas o fator do: (protagonismo dos heróis dos quadrinhos americanos) atrapalhou um pouco mais do Batman ser mais expressivo que as mensagens de Wall-e. Se parar para pensar não é tão injusto.

    • jv bcb

      Cidade de Deus é um dos melhores filmes já produzidos, isso é consenso entre todos os entendedores de cinema, esse filme é uma obra prima, e mesmo sendo brasileiro conseguiu entrar na lista com uma boa colocação, e olha que deveria ter ficado mais a frente.

      • “E Brasileiro, nos não temos relevância alguma” – Otakus. (Isso foi ironia, o filme e bom sim :))

        • jv bcb

          foi mal então, não tinha notado a ironia.

  • GustavoH

    É uma boa lista. Sempre quis ver a Viagem de Chihiro WALL-E e Boyhood mas nunca tomo iniciativa.

    So acho que apareceram pouquissimas animaçoes, eu esperava no minimo 10. Agora ter Ghibli e Pixar nao é surpresa alguma. Fiquei muito feliz por Divertidamente que quando assisti ja fui com expectativa alta e o filme superou ainda mais o que eu esperava

  • Ikizer Donno

    O estranho, é ter filmes tosco da Pixar, nessa lista. O 1º lugar esta corretíssimo.

  • jv bcb

    a ausência de Toy Story 3 e UP é quase uma heresia, além disso faltaram muitos Live Actions de grande qualidade, além da ordem não ser das melhores, Spotlight é muito bom, mas não é melhor que obras primas como Requiem para um sonho, mas em qualquer lista esse tipo de coisa vai acontecer, é inevitável.

  • Kobe Mito81 #RUMOAODRAFT2017

    KKKKK BASTARDOS INGLORIOS 62… Serio Bastardos Inglórios kkkk
    Não preciso falar mais nada… LIXO de lista….. Boyhood no top 10… Meu deus…. A rede social no top 30….
    Não tem o filme mais premiado do seculo, Senhor dos Anéis…. A cara esse lista é uma merda, não tem nem o que retrucar… Lixo de lista sem mais..