Disney: editora Abril confirma fim da publicação de quadrinhos

Por Gabriel Fernandes em

Divulgação.

Uma informação divulgada na última quinta-feira pelo Planeta Gibi, revelava que a Abril iria deixar de publicar os quadrinhos Disney no Brasil. Porém, o diretor de redação de revistas infantis da editora, Sérgio Figueiredo, afirmou que a Abril não confirmava a notícia veiculada.

Agora, a editora enviou um e-mail para seus assinantes onde confirma o fim da publicação dos quadrinhos Disney e oficializa a informação, segundo informa o Universo HQ. O comunicado ressalta o comprometimento da empresa com os clientes ao formalizar a notícia que vinha sendo divulgada por alguns veículos de comunicação nos últimos dias. A publicação será encerrada ainda esse mês.

A Abril afirma que está elaborando providências para não prejudicar os assinantes, e que nas próximas semanas, os detalhes e as orientações serão divulgados. Assim, a carta elaborada pelo diretor de assinaturas, Ricardo Perez, oficializa o fim da parceria de 68 anos entre a Disney e a editora.

Comentários
  • toygame lan

    nossa que ena,eu cresci lendo esses quadrinhos

    • Nero ZeroX

      eu também adorava ler gibis como Pato Donald, Mickey, Turma da Mônica e cia e inclusive li alguns da Marvel como X-Men, Homem Aranha, Cap.América e outros (que comecei a gostar e conhecer graças aos desenhos como as versões TAS), sem falar na turma da DC (como Batman e uma vez na base da troca tive a HQ, a Morte do Superman que algum tempo mais tarde me arrependi em vender…)…só estas quando frequentava a gibiteca da minha cidade, …mas como tudo na vida a gente muda e troquei as hqs por revistas como Super Interessante, 4 Rodas,Veja, Info exame, revistas de games (Ação Games, Videogame, Super Dicas PLaystation) e hoje só compro ou adoro ler a Playstation ou XBox, porque notícias vejo tudo na web, hqs fiquei desapontado com o que fizeram com certos personagens como o Homem Aranha,X-Men, 4 e cia, odiei os Novos 52, e com o tempo enjoei da Turma da Monica e outros….Off.: Pena que houve o fim da parceira Abril/Disney…mas a Abril vem decaindo já algum tempo…pois quando era assinante da 4 Rodas eles entregavam atrasado, cobravam a mais e depois pra cancelar foi um terror….em resumo um desrespeito para com o consumidor, fora a decepção do cancelamento de várias revistas de games….Off.: O fato é que a imprensa escrita, neste caso o mercado de revistas está indo pelo mesmo caminho que as tvs abertas e fechada, só que com a diferença que você pode baixar uma revista e imprimir…não só aqui, mas no mundo inteiro…culpa da evolução digital, do desrespeito das editoras em relação ao público e outros …Off>: No caso das HQs,tanto os filmes quanto os games de super-heróis talvez sejam uma maneira de dar uma sobrevida aos mesmos…

  • Ademilson Molotrovik

    Podiam migrar pra um aplicativo de celular. Claroo que todos preferem ter sua revista impressa mas já que não dá pelo menos iam cortar os custos de produção e colocar um preço bem abaixo.

    • Galadriel

      Na verdade, eles já tem uma parceria com um app. Se chama Go Read, coisa que a Panini se recusa a fazer

  • Kaio Honorato Rodrigues

    E agora?!

    • Dyel Dimmestri

      Bem…caso você.e boa parte dos frequentadores do ANMTV não saibam,os direitos de publicação e produção dos quadrinhos Disney em todo o mundo pertencem a PANINI. é justo,então,especular,que,provavelmente,antes do fim do ano,os títulos Disney passem a ser publicados no Brasil por ela. Espero que,se acontecer,eles também contratem o Paulo Maffia e toda a turma da redação Disney/Abril.

      • Vinicius Leal

        O ruim vai ser ver todas as edições voltarem a ser publicadas a partir do número 1.

  • Luan Kayro

    Ainda hoje eu tenho a coleção do meu pai, do Zé Carioca até os almanaques Disney

  • Gabriel Arruda

    Será que eles vão para a Panini?Como fizeram com a Turma da Mônica?

  • Maria Júlia Santana da Silva

    Com de Timmy Turner: *NÃÃÃÃÃOOOOOOOOO!!!!*

    Essa notícia me pegou de surpresa! A parceria da Editora Abril com a Disney terminou totalmente pra sempre, e agora? A Abril não tem mais nenhuma revista para o público infantil, desde que venderam a Recreio para a Editora Caras

    Sugiro que os quadrinhos da Disney sejam countinuados pela Panini no Brasil

    • Eduardo Jose de Andrade

      A Recreio foi pra Caras? deve ser por isso que um exemplar mais recente que vi vinha com uma tatuagem temporária de brinde, saudade dos tempos de dino rock e letronix…….

      • Juniorbf41

        Nossa eu amava aquelas revistas recreio mas desde que pararam de postar hqs eu passei a ser fã só das edições de 2000-2013. Aliás será que você não teria nenhuma dessas guardada em casa não ? Se o minhateca não tivesse sido fechado recentemente por ação judicial dava pra postar lá.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Cara colecionei recreio de 2008 até 2014 (dragões foi a última coleção que eu peguei, depois de muito tempo comprei uma num posto que vinha o cyber tyranossauro, e tenho algumas de 2007 e até 2003.

  • Eduardo

    Peninha e Zé Carioca são meus preferidos. Mas eu acho a panini irá publicar

    • Camilo Lelis Ferreira da Silva

      Eu tb

  • Carlos Dimitrís

    provavelmente vai tudo pra panini. infelismente devido a ma gestao que vem desde os anos 80 . a abril vem perdendo titulos atras de titulos.primeiro no inicio dos anos 90 cancelou hqs como da pantera cor de rosa, hanna barbera, lonney tunes entre outros, no fim dos anos 90 cancelou um dos titulos que mais vendia por razoes contratuais no caso o hq do pica pau, depois no inicio dos anos 2000 cancelou a marvel e dc e agora veio o golpe de misericordia cancelou os hqs da dinsey. hqd esses que ja haviam sido diminuidos os numeros de titulos e personagens da disney na abril. ursinho puuf, uirtigao por exemplo praticamente sumiram da publicaçao da abril

  • Shai

    É uma decepção que o mercado de quadrinhos brasileiro esteja cada vez mais baixo desde a década passada. Já não basta nos termos apenas os quadrinhos da Turma da Mônica de conteúdo nacional, agora a Abril abandona os únicos quadrinhos que lhes restavam depois de anos. Me pergunto qual vai ser a próxima, ainda não engoli o que a Globo fez lá pra 2008 cancelando todos seus quadrinhos de vez.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mas assim como a Panini continuou com a turma da Mônica, provavelmente a italianinha vai pegar essas HQs da Disney.

    • Dyel Dimmestri

      Tecnicamente,a Editora Globo continua publicando quadrinhos…Mas apenas para livrarias,através do QUASE INEXISTENTE selo de quadrinhos deles, GLOBO LIVROS GRAPHICS.

  • GustavoH

    O que a Abril tem sobrando agora kkk. Panini já de olho há decadas igual quando catou Turma da Monica da Globo

  • Eduardo Jose de Andrade

    Panini deve estar sorrindo por mais uma mina de ouro à espera dela.

  • Galadriel

    Vai virar um monopólio nas mãos da Panini. Triste

  • Igor Lima Kock
  • Gabriel Cabral

    Uma coisa que nunca entendi, por que as animações atuais da Disney não seguem um estilo mais próximo do que se vê nos quadrinhos? Os desenhos animados de hoje estão extremamente infantis e curtos, sem nexo…
    Queria ver algo mais próximo das animações dos anos 80~90. Essas sim eram parecidas com as dos quadrinhos.

    • Fabricio Freire Ribeiro

      essa é uma pergunta que faço até hoje, eu nunca entendi também, e como se gostassem de gastar dinheiro para produzir uma animação com formato e historias do zero, que obviamente acabam sendo bem inferiores aos dos quadrinhos, e isso ocorre também com os herois da marvel e dc, deve haver algum motivo pra isso

      • Luiz Felipe Matos

        Renovação do formato pro novo público e adequação do estilo pro público-alvo.

    • Lim Mesquita Campos

      Você já viu o reboot de Ducktales?
      Eu achei muito bom.

  • Léwow

    MEU DEUS A ABRIL JA DEVIA TER PEDIDO FALENCIA ISSO SIM NAO PUBLICA MAIS NADA

  • Vinicius Leal

    A Abril não pode cancelar os gibis da Disney. O gibi do Pato Donald é publicado de forma ininterrupta desde 1950. Não podem fazer isso. É uma punhalada nas costas de todos os fãs que leram seus gibis durante a infância e adolescência.

  • Vinicius Leal

    O ruim é que se a Panini começar a publicar, vai ser a partir do número 1. O gibi do Pato Donald é publicado ininterruptamente desde 1950 e já são mais de 2400 edições, sendo a mais antiga revista brasileira publicada assim e que continua viva até hoje. Fora as outras revistas, Zé Carioca, Mickey e Tio patinhas que são publicadas desde os anos 1950 e 1060 e tem também uma quantidade alta de edições. É uma pena ver tudo isso acabar assim de repente.

  • Carlos Dimitrís

    o que me preocupa sao quais os personagens que serao publicados pela panini. se ficar padrao igual e no mexico o ze carioca pode sumir dos titulos da editora, alem e claro de manter o sumiço do urtigao que nao aparece faz tempo nas historias da abril. e de outros personagens menores. em resumo tenho medo que venha acontecer. daqui pra frente.

  • Geo Hikari

    O fim de uma era que definiu a infância de muitas pessoas. Ira sim causar uma ferida no mercado literário do pais,mesmo estando numa época em que crianças trocam livros,HQs,e até mangas por revistas de sacanagens populistas. Só de ver uma HQ do Pato Donald de 2007 que ganhei de uma biblioteca em que eu frequentava em 2013 me faz pensar de como era minha triste e feliz infância.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Farei isso sim ^_^, afinal ajudar a preservar o passado da cultura nerd eu acho ótimo, com o tempo postarei mais e mais lá.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Se tu faz parte do grupo pede pra me aprovar, Eduardo José de Andrade, foto de capa Jair Bolsonaro, assim fica mais fácil me achar.

    • Juniorbf41

      Já te aprovaram, achei o seu perfil, eu sou o Rogerio Barbosa Ferraz Junior lá.

  • Faz anos que não coleciono quadrinhos, mas ainda tenho todos eles, inclusive os da Disney.É uma pena. As crianças de hoje não querem saber de ler quadrinhos, preferem ver bobagens na internet.