Disney XD: o futuro do canal no Brasil e no mundo

Por Gabriel Tadeu em

Disney / Divulgação

No mundo todo, o Disney XD está vendo seu domínio ruir. Desde que a Disney anunciou que todas as séries restantes do canal seriam movidas para o Disney Channel, muito se especulou sobre qual seria o futuro do irmão mais novo. E como se isso não bastasse, em um relatório recente de audiência dos EUA de 2018, foi reportado que o canal perdeu 23% de audiência, diminuindo ainda mais seus já baixos números.

Enquanto por lá o DXD segue sendo usado para exibir exclusivamente Yo-Kai Watch, Pokémon, as animações Marvel e reprises de outras animações, além de conteúdos como cobertura da E3 e da Overwatch League, já foi anunciado o desligamento do Disney XD Austrália e Nova Zelândia, e ontem (dia 5) foi o último dia de transmissão do canal nestes países. Também existem relatórios de que a Disney Índia trabalha em fazer um rebrand completo no XD, transformando-o em Marvel HQ, um canal focado em conteúdo Marvel.

Também é sabido que a Disney EMEA (Europa, Oriente Médio e África) começou a mover as séries do DXD para o Channel, e a primeira à ter o privilégio foi Os Vizinhos Green, o que indica uma preparação para mudanças. É claro que em todo o cenário televisivo, os canais perderam audiência em 2018, e a situação não é exclusiva ao Disney XD, como a Nickelodeon também viu seu público diminuir em 29%, e o Cartoon Network, em 36%. Porém, para o DXD que já era um canal de baixa audiência, a diminuição de 23% é um golpe muito forte.

Na América Latina, o Disney XD segue operando normalmente, e desde o final do ano passado, à passos lentos, começou a ganhar um sinal em alta definição para chamar de seu. No momento, todos os países vizinhos já contam com um feed em HD esperando as operadoras aderirem, porém ainda não há previsão para o sinal HD brasileiro começar a ser distribuído. O movimento é expressivo pois se existe alguma região em que o Disney XD não fracassou, esta é a do México e do Peru, onde o canal é surpreendentemente popular, tendo figurado com uma das mais altas audiências dos dois países em 2016 e 2017.

Enquanto não é feito um posicionamento oficial sobre o futuro do Disney XD, e como por aqui sempre foi tradicional para o canal dividir séries com o irmão mais velho, não há indicativo de que algo vá mudar. É provável que os próximos anos do DXD sejam seus últimos para o resto do mundo, mas na América Latina parece continuar ainda inabalável, pelo menos por enquanto. Em fevereiro, o Disney XD completará 10 anos de existência nos Estados Unidos, e a grande expectativa fica em torno do que a Disney fará para comemorar tal feito.

Comentários
  • Eu até hoje não entendo o porquê da Disney ter mudado o nome do Jetix. A ideia era boa justamente pelo fato do canal “fugir” do nome Disney e focar num tema bem diferente do Disney Channel, mas sem sair do público infantojuvenil. Quando se tornou Disney XD o tema do canal também mudou, se tornando uma mistura do Disney Channel com o antigo Jetix, além de botar diversas séries live-action no meio e tendo sua programação de animes diminuída bastante. O XD hoje em dia ainda é assistível, mas de fato não tem a mesma essência de seu canal antecessor, inclusive (e obviamente) da Fox Kids.

    • Maria Júlia Santana da Silva

      Achei estranho isso também, todos os programas (alguns deles, incluindo as antigas temporadas de Os Padrinhos Mágicos, que era exibidas no Jetix) foram removidas no DXD LA & BR

      Será que o Disney XD vai ter o seu fim aqui no Brasil e na LA?

      • claudio

        Deve ser a demanda de 5 canais infantis , juvenis da disney pra administrar esse ano, que agora adquiriu os canais baby tv e netgeo kids da fox que esses não sei se vão fica como estão ou vão fazer reformar, mudanças nos canais com outro nome .

      • Bem, se o canal ainda está destacando no México e Peru, ainda é algo difícil de acontecer pelo menos no território latino.

      • João Carlos

        Na real o Disney Channel reprisou Padrinhos Magicos ano passado em um fim de semana aleatorio…
        Tem 3 posilidades:
        DXD acabar e dar lugar a outra ocisa (Ou não)
        Padrinhos Magicos repetia muito e por isso tiraram.
        A Nick comprou o direito das primeiras temporadas.

        • Vilmar Batista

          Seria legal se eles voltassem com o Jetix ou um novo canal com os conceitos do Jetix e da antecessora Fox kids

          • Jetix é uma marca que a Disney simplesmente decidiu jogar fora sem dar nenhuma explicação. O canal tinha uma estratégia muito diferente do Disney Channel, mas o seu sucessor acabou virando uma alternativa pro Disney Channel por ter uma programação muuuito parecida, com apenas algumas coisas se salvando dessa semelhança entre os dois canais, como algumas séries da Marvel ou os poucos animes que exibiram desde sua estreia.
            Hoje em dia nem site próprio o Disney XD tem mais por aqui, o que já é uma prova da decadência do canal.

          • Caio Moraes

            Há quem diga que a Disney simplesmente não dava a minima pra marca. Ela só tinha interesse em comprar a Fox Family, enquanto a Fox Kids estava incluída no pacote.

      • Kaio Honorato Rodrigues

        O canal também já saiu do ar nos Países Baixos, Holanda (que na verdade perdeu 12 horas para o canal Verônica) e até em Israel (apesar de ter durado apenas 1 mês)!

      • Kaio Honorato Rodrigues

        E se o Disney XD Brasil e LA virasse um Tooncast da Disney?!

    • Miguel Stelaris

      discovery kids USA=morto, é atualmente discovery family , Discovery kids latin america=ainda está funcionando.
      pode ser o mesmo caso, e nos EUA, disney xd retorna como “toon disney” como reprises e conteúdo marvel.

  • Lucas Frade de Campos

    Não sei como conseguem ter tantos canais infantis no Brasil. O pior é que basicamente focam todos no mesmo tipo de público, exceto Baby TV, Gloobinho e Disney Junior.

    • Bruno Luiz

      Pq tem canal que bate de frente com a TV aberta

  • Gustavo

    O Disney XD atualmente está muito desgastado, existe pouca variedade na programação (Filmes já exibidos milhões de vezes no Jetix sendo exibidos até hoje!!) e as chamadas e identidade visual estão horríveis!! As de 2009 eram tão lindas, até esse logo atual sem aquelas bordas que tinham ao redor é esquisito.
    O canal tinha bastante potencial, podia ser um Jetix mais evoluído, mas decidiram focar nas animações de comedia do Disney Channel e em reprises de filmes exibidos milhões de vezes e agora está como está.

  • Caio Martins

    Eu queria pokémon e dragon ball super no Disney XD, o Cartoon Network não presta

    • Eduardo Jose de Andrade

      Concordo, até o Disney XD tratava bem melhor os animes que passou lá, maior descaso do CN que vi foi com Digimon fusion.

    • Sr. WB

      Vai sonhando que é de graça…

      • Nenhum país que possui o XD chegou a exibir Dragon Ball, por que no Brasil seria diferente? V:

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    E se o Disney XD (Latinoaerica e Brasil) for Mudar de Nome para “Disney Plus” (O Mesmo nome de sua Vindoura Plataforma de Streaming) e resolver criar o canal “Disney Classics” (Uma Versão do “Tooncast”, “Canal Viva” e “TCM” para as Produções antigas da Disney e Disney Channel), exclusivo para os países e continentes que ainda não receberão tanto o “Disney Plus” e o “Hulu”?

    • Eduardo Jose de Andrade

      Cara espero que os executivos da Disney leiam seu comentário.

  • Léwow

    O Jetix pelo menos tinha uma identidade própria e desenhos e séries muito melhores que nunca devia ter acabado foi um erro muito grande a Disney querer mudar pra isso aí

  • Léwow

    Eita no México o Disney XD tá na frente de todos os infantis quem diria

  • Eduardo

    Interessante o Disney XD gringo exibir a cobertura da Overwatch League. Bem que o canal daqui poderia exibir mais animações da Marvel e quem sabe exibir E-Sports.

    • Douglas

      eu vi uma vez aqui no Brasil, o Disney XD lá em 2015 se eu não me engano ele passou um especial de campeonato de Super Smash Bros

  • João Carlos

    Não sei se´e uma boam atar o DXD India, ele é bem popular por lá aparentemente (Por transmitidor animes como Pokémon, Beyblade, Doraemon e etc) e o DXD MENA não tem nem um ano de vida direito, porque a Disney lançaria o canal lá se já estão prestes a mata-lo? Têm algo de estranho ai, mas espero que saia algo de bom disso, como um novo canal, pois o Disney Channel não vai conseguir dar conta de tantas produções sozinho (Marvel, Pokémon, Beyblade, desenhos e live actions)

  • Eduardo Jose de Andrade

    Cacildis, Fox Kids era excelente, animes demais (mas muitos meh né, tipo Flint o detetive do tempo) aí veio o Jetix que mesmo passando muito power rangers era legal, mas com o Disney XD começou a piorar muito! parece que desde 2011 o canal tá uma decadência.

  • Sr. WB

    Não acho que vá durar muito mais… Mesmo que o canal sobreviva por aqui, a ausência dele no resto do mundo não vai justificar a produção de conteúdo original próprio para o mesmo. Sendo assim, ou a Disney vai reformular o canal, dando a ele outro nome, ou vai encerrar mesmo, pois não vejo outra saída. A marca Disney XD como a conhecemos hoje, certamente deixará de existir, em especial aqui no Brasil, onde nem no Top 40 ele tá aparecendo.

    Isso em parte, é culpa da própria Disney, que priorizou o Disney Júnior e encheu o canal de série cômicas fracas, diria até tediosas… Fora aqueles live-actions de gosto questionável. Esses desenhos da Marvel poderiam estar sendo exibidos em horário nobre, mas não, colocaram lá de manhã cedo, vejam só…

    Até a Turner soube reestruturar melhor o Boomerang que a Disney com o Disney XD, e olha que o Boomerang era tido como caso perdido, e nos dias de hoje, ameaça tomar a 19ª posição do Disney Channel. Há alguns anos, alguém acharia isso possível?

    A Situação da Disney no Brasil é unicamente culpa dela mesma… Se perdeu no tempo, com todos os seus canais, e se brincar, o Disney Júnior foi o único que ganhou terreno se comparado aos irmãos…

    Seria muito melhor substituir esse Disney XD por um Marvel Channel, com novas séries, os live-actions da ABC, os live-actions da Netflix, os filmes, as animações antigas e novas, afinal, a Marvel tem conteúdo para preencher um canal assim… Se não o fazem, é porque não querem… Triste fim, e olha que o antigo FOX Kids tinha minha preferência até mesmo acima do Cartoon Network na mesma época… Decadência pura…

    • Luquinhas Cosra

      nao concordo , eu so assisto a disney xd por causa do yo kai watch que e um otimo anime ,se a disney xd acabar , como eu vou assistir yo kai watch

      • Dark Leon

        Se o DisneyXD acabar no Brasil, com certeza Youkai Watch vai para o Cartoon Network ser exibido uma vez por semana. ….triste mas é possível. ..

        • Se fosse o caso, a exibição se limitaria ao Disney Channel até perderem os direitos. Não pense que chegaria tão rápido de um canal pra outro.

      • Sr. WB

        Internet

      • Já vi Yo-kai Watch passar algumas vezes no Disney Channel era só migrar pra lá e passar em horários parecidos com os atuais

  • Nero ZeroX

    Infelizmente o Disney XD está seguindo o mesmo destino do seus antecessores: os saudosos Fox Kids e Jetix….Off: Tanto a Fox kids quanto o Jetix eram a “casa” dos PWRs, Nascar Racers e outras produções feitas pela Saban…Off.: Esta história do MP e da fundação Alama de pseudo protecionismo está enchendo o saco…já coibiram as propagandas infantis em canal aberto, fechado e afins e agora vão mexer com a internet…quem decide os que as crianças podem ou não assistir são os pais e não o Estado, Ongs e afins….essa picuínha vem desde os governos anteriores….e resultado mataram as tvs abertas e estão matando o canal fechado…por que eles não verificam essa turma (de portunistas) que faz apologia a violência,negativismo, ao crime e afins que se camufla de apresentadores de programas de entrevistas, certos funkeiros, youtubers e afins…Off.: Independente de quem ganhou a eleição, vamos nos unir para construir um país melhor, mais civilizado e afins para essa nova geração ao invés de perder tempo com críticas, pensamentos distorcidos (aka fake news) promovidos pela mídia televisiva e afins e que abertamente vai lançar um certo apresentador a candidato a eleição na próxima eleição….

    • Nero ZeroX

      Off.: Me desculpem o desabafo anterior…minha intenção não é se meter com política, mas como cidadão fico indignado com certas atitudes daqueles que “supostamente” dizem gostar de nosso país, nosso povo, nossas tradições e afins e pregam a liberdade de expressão e afins, gente como certas pessoas da mídia que não respeitam os que tem pensamentos contrários ou neutros ….gente que fica pregando o preconceito aos animes,desenhos,games e afins pois estão prejudicando suas audiências e outros….pra mim o que me interessa é o que restou de minha família, pois ano retrasado perdi minha minha mãe, que morreu de cancer e anos antes perdi o meu pai….depois disso comecei a ver a vida de outra forma, fiz promessas aos dois antes de partirem….quero um país ou mundo melhor onde possa viver com minha futura família, um país ou mundo melhor para as futuras gerações de minha família, longe de hipocrisia, mentiraiada e afins….longe desses “roque santeiros” ….pois durante um tempo viajei conheci outros lugares, outras pessoas e afins que mudaram minha maneira de pensar….e me fez valorizar minhas promessas, meus sonhos e afins….Off.: Não acho justo gente como o Ongs, mídias e afins intereferirem em nossos idéias e afins….por que não investigam as irregularidades do Criança Gastança ( denuncia feita por revistas estrangeiras já algum tempo), a qualidade de ensino público e privado, eles preferem deixar que virem um zé droguinha, uma funkeira (com músicas com apologia ao crime e coisas que não presta, apologia ao vitimismo e afins), preferem censurar um anime, um desenho como Avatar:A lenda de Khora e outros, preferem censurar a propaganda infantil, um Adult Swin, um Toonami e outros…se eu fosse pai e meu filho dissesse que quer assistir determinado desenho, assistiria e analisaria a exemplo dos meus saudosos pais faziam com Jaspion, Changeman e afins….sempre que tinham folga assistiamos juntos…eu era proibido de jogar MK (Super NES) perto de meus sobrinhos mais novos na época….hoje a tv é varias vezes pior com programas de fofocas,policial e outras baixarias em vários horários….

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Acho melhor que as animações da Marvel, Pokémon, Yo-Kai Watch, Beyblade e esses camoeonatos, sejam movidas para o Disney Channel lá nos EUA!

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Uma sugestão: Transformem o Disney XD LA e BR em um Tooncast da Disney!

    • Isso realmente é algo que a Disney deveria investir. Diversas séries originais ou exclusivas deles, principalmente as do Jetix, nunca mais apareceram sequer no streaming. Parece até que eles fingem que nunca exibiram.

  • A situação do XD tá triste mesmo, apesar de alguns desenhos novos, eles ainda reprisam Gravity Falls umas 500 vezes por dia (é um dos meus cartoons preferidos, mas pra mim chega, vi pelo menos 10x cada eps), não sei se é pq é a única coisa que dá realmente audiência.
    Eu só vejo Yokai Watch e Star vs às vezes mesmo…deveria ter mais horários diferentes pros desenhos da Marvel, só o novo do Homem-Aranha que passa à tarde e de semana tbm. Pelo menos ajudaria a evitar a repetitividade na programação do canal.

  • Matheus Almeida

    E pensar que q o Disney XD quando lançou eu gostava tanto que nem assistia mais o Cartoon e o Disney Channel direito na época, só série e desenho top: Zeek e Luther, Uma Banda lá em Casa, Aaron Stone, Kid vs Cat, Kick Buttowski, Chaotic, Marvel Universe, etc, lembro que quase todo santo dia dava um daqueles filmes de crianças ninjas, era muito bom rsrs. As vinhetas eram maneiras, tudo era maneiro no canal. Eu acompanhei pouco a Jetix e nunca acompanhei o Fox Kids por n ter tv a cabo na época, então as maiores lembranças que tenho são do Disney XD e tenho plena certeza que era um ótimo canal (mesmo sendo considerado por quem acompanhou bem os outros dois um pouco “pior” que os antecessores), foi uma ótima época da minha infância em frente a tv e fico bastante triste em ver que o canal hoje esta “acabado”.

  • Douglas

    Transformem o DXD em Fox Kids novamente, melhor coisa que a Disney pode fazer no momento é isso

    • Infelizmente a probabilidade da Fox voltar atrás com esse canal é praticamente zero depois do possível futuro de praticamente todos os canais da Fox com a aquisição da Disney. É mais fácil a Disney decidir voltar com o Jetix do que surgir alguma novidade da Fox nesse meio.

  • GoodVibesGorgeous

    Acho que o Disney XD poderia virar um Marvel Channel (como estão dizendo), um canal para exibir o que vai estar no Disney + (já que infelizmente não acho que o projeto pode ser popular fora da América do Norte), um equivalente ao Freeform ou a Disney até mesmo poderia vender o canal para uma outra empresa, tipo a Hasbro. Eles são mais ou menos parceiros (a Hasbro produz os brinquedos das produções da Disney).

  • 紫-MURASAKI-

    A ideia do Jetix já era boa o suficiente simplesmente pelo fato de terem desviado o selo Disney do canal, mesmo que ele ainda tenha sido um canal controlado por eles. Com isso o canal agregava séries infantojuvenis com uma temática bem distinta da usual, sendo um canal exclusivo para animações, e de live-action o mínimo que tinha era as séries de Power Rangers e alguns filmes do também finado Cineskopio. Quando o canal mudou de nome acabaram mudando sua estratégia também, investindo tanto em live-action do que em animações. Apesar de ainda surgir conteúdos bons deixou de lado grande parte do legado do Jetix e não passou a mesma imagem do seu canal antecessor, e a programação do Jetix era bem equivalente à do seu antecessor Fox Kids (se não contar as reprises excessivas), mais do que o atual XD.

  • lucas guida

    Em que site você leu que Beyblade Shogun Steel foi dublado?

  • Zen Ryo

    Se o DXD rodar daqui, espero que o próximo canal a baixar no país seja um com uma mente mais aberte sobre a exibição de novos animes dublados.
    Claro que eu não to esperando uma Neo Locomotion ou um Animax 2.0, isso ja é viajar demais, porém tem sim chance de surgir um canal que passa mesmo que seja so 2 animes por dia, eu ia agradecer.

  • Zen Ryo

    Fox Kids > Jetix > Disney XD > ?

  • Zen Ryo

    Mudando de assunto, se a Fox Kids ainda existisse, hoje teríamos uma maratona com os 6 episódios de Digimon Tri dublados ( incluindo as músicas ).

    • Luan Kayro

      Sim, fico triste quando lembro que nao tem mais nada de Digimon por aqui no Brasil.

  • Zen Ryo

    Algo me diz que as chances de vermos os últimos 3 filmes de Yo-kai Watch dublados ficaram menores.
    E sobre Yo-kai Watch? O anime ainda sera dublado mesmo depois da “saida” do Disney XD?

  • Rodrigo Zika!

    Se passar desenhos mais adultos, mesmo que de noite, seja no XD ou no Channel, já seria perfeito, sonho.

  • Jardel

    Não sei como Pokémon num já voltou para o cartoon no EUA.

  • Eduardo Jose de Andrade

    O fusion realmente é uma bosta, o xross wars é legal, Saban conseguiu ser igual ou pior que a 4kids quando tava inspirada pra f%der um anime!

  • Junior T.

    Marvel HQ , imagina se fizessem isso no Brasil , iria ser da hora!!!

  • nikrobrilebr

    é um canal assistivel,mas ao mesmo tempo…

    eu não sei se só eu me sinto assim mas eu meio que não me importo com o DXD,é como se não existisse,é um canal pra assistir durante uns cinco minutinhos e depois mudar,inócuo,vazio,sem personalidade.

    • Kaique Batista

      Falou tudo.

  • Jabbas Gonçalves

    Meu tio ja tinha falado que o Animax ja acabou em 2011 no Brasil, agora o Disney XD não esta tão popular aqui, quase nem assisto, sempre uso a Netflix pra as series Animadas da Marvel e Animes que nem Os 7 Pecados Capitais e outros que o publico usam

  • Kaique Batista

    Os canais infantis de um modo geral , precisam rechear a programação. Com desenhos novos originais , desenhos clássicos , desenhos novos e antigos não originais também . Conteúdo da Marvel , Pixar , utilizar mais o acervo que tem. (Alguns canais poderiam ter até desenhos bíblicos , adultos , esses não combinariam com o Disney Xd , mas é só um exemplo como os canais poderiam variar o conteúdo). Essa variedade de conteúdo tinha no Fox Kids. Tinha conteúdos que passava apenas 1 vez na semana , outros só pela manhã , isso tudo dava vontade de ficar no canal. Hoje existem canais que se passar uma animação pela manhã , passa novamente de tarde , depois de noite , etc. Isso dá uma mesmisse em vários canais.

  • Filipe Dos Santos

    Gostei da ideia de um canal infantil pra Marvel, quem sabe assim a Disney investe de verdade nessas animaçoes, e se rolar, tomara que ela adquira os desenhos antigos, nem que seja pra ocupar espaço de madrugada