Dragon Ball: franquia continua lucrativa para a Toei Animation

Por Nielsen Souza em

Toei Animation / Divulgação

Em seu mais recente relatório financeiro onde destaca os resultados de abril a junho deste ano, a Toei Animation revelou que Dragon Ball ainda é uma de suas maiores fontes de lucro anual, isso apenas no Japão, mas no mercado exterior, a situação é um pouco diferente. A franquia foi desbancada por One Piece neste trimestre, que lucrou cerca de 857 milhões de ienes. Já Goku e sua turma vem logo atrás, com 566 milhões de ienes, a frente de Pretty Cure e Sailor Moon.

Em termos de vendas domésticas, Dragon Ball conseguiu lucrar cerca de 2,5 bilhões de ienes, em seguida temos One Piece, com 1,0 bilhão de ienes, seguido por Pretty Cure e Cavaleiros do Zodíaco, ambos conseguiram arrecadar menos de um bilhão de ienes. No caso de Dragon Ball, o baixo faturamento no mercado internacional deve-se ao fato de que nenhum jogo foi lançado até o momento, apenas no ano passado quando a Bandai anunciou Dragon Ball FighterZ, algo que impulsionou ainda mais as vendas.

O quadro deverá mudar com a chegada de Dragon Ball Z: Kakarot, e a Toei já prevê uma melhora nos lucros vindos do mercado exterior quando isso acontecer. Depois de Dragon Ball Super e do filme Dragon Ball Super: Broly, a Toei Animation ainda não anunciou a produção de nenhuma outra série da franquia, mas é esperado que mais adiante, decida produzir alguma novidade, já que a criação de Akira Toriyama ainda rende muito dinheiro para o estúdio.

Comentários
  • ChrysMonkeyQuest

    Se for como foi com o Super, o filme que está em desenvolvimento vai ser o último antes do anúncio do retorno do anime com direito a adaptação de ambos para TV entre elas a adaptação de Moro do mangá e só então algo realmente novo.

  • Esse número se refere ao faturamento total que o deixa em primeiro lugar. Apenas acima foi menor quando perdeu para One Piece.

  • Sphinx

    Estranho que esse relatório ainda não consta no site da Toei. Mais estranho ainda é que nos relatórios da Toei nunca teve esse “vendas gerais”, sempre foi vendas domésticas, vendas internacionais e filmes. Espero que não seja uma barrigada do ANMTV.

  • Ademilson Molotrovik

    Não têm jeito, Dragon Ball vai continuar crescendo com as gerações. Mas nunca vai ficar ultrapassado.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pokémon arrecada bem mais, mas também lança jogos com bem mais frequência, mas a franquia Pokémon é a franquia japonesa mais valiosa, mesmo eu preferindo mil vezes DB a Pokémon, fatos são fatos.

      • Ademilson Molotrovik

        Ué mais isso é óbvio, até os filmes nos cinemas de Pokémon sempre arrecadaram mais kk, e acho que o anime lá nunca teve pausas, muito diferente de Dragon Ball que não tinha episódios inéditos desde 96 se não me engano. Teve apenas episódios especiais.

      • Rio de Paulo

        Dragon Ball apenas como anime se sai bem, Pokémon é “propaganda” já que o importante são os jogos mesmo

  • shipuca

    Acredito que não vai ter mais um anime igual o super, talvez eles dêem prioridade para filmes, pois o lucro deve ser maior, além de que desgasta menos a franquia

    • Eduardo Jose de Andrade

      Kami-sama te ouça então, mas acho que o anime de TV vai voltar, mesmo que seja só daqui uns 2-4 anos pra dar mais espaço pro mangá avançar.

    • toygame lan

      Vai sim ter a continuação do super,a Toei já tinha dito que teria no futuro um anime.
      A questão é que estão dando tempo para o manga,já que não é o Akira toriyama quem está fazendo o manga e sim um outro mangaka.

      • Zen Ryo

        Acho que o nome dele é Toyotaro.
        Me lembro que era ele que desenhava um tal de DBAF e que adora o SSJ 4 (isso nós temos em comum).
        É muito triste que ele não tem permissão para fazer o SSJ 4 ser uma tranformação canônica no DBS, eu queria muito ver o Gohan SSJ 4 aplicando um Masenko atômico, um Kame hame-ha 100X ou algo parecido.

        • toygame lan

          Isso,esse é o mangaka que faz o manga do super,que a base para o anime.

          O DB GT foi um fracasso de tudo, entao a toei animation,desconsiderou aquilo de ser canonico da cronologia de DB

          • Zen Ryo

            Nem tão fracasso.
            DBGT nos deu o SSJ 4 que na minha opinião é a melhor de todas as tranformações e eu nem ligo se for forçado, tomara que o Toyotaro torne o SSJ 4 canônico, principalmente o Gohan SSJ 4, seria legal se ele tivesse uma técnica como o Kame hame-ha 100X ou um Masenko atômico.
            Sonhar não é crime.

  • Revolucionário

    Cdz ainda rende bastante. Espera só sair next dimension animado que vai ter um salto

    • Eduardo Jose de Andrade

      Eu queria é logo a saga do Céu ou Zeus aparecer logo, mas o Kurumada quis fazer remake de saga das 12 casas………….e sim, o Zeus existe pois já mostraram Poseidon e Hades, e até o Saga mencionou o Zeus, fora que Atena é filha de Zeus.

      • Zen Ryo

        A Saga de Zeus vai ser insana, o Kurumada deve ter jogado remake pra ganhar tempo, pois essa ai não é brincadeira, pra agradar os a nós fãs de DCZ, ele deve deve fazer com que a Saga de Zeus seja no mínimo, algo do mesmo nível ou acima do que God of war 3 foi, abaixo disso é melhor nem vira mangá ainda.
        Resumindo, ainda é muito cedo para a Saga de Zeus.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Pelas resenhas e desabafos de fãs parece que vai demorar pra car#lho ainda, fora que o Kurumada faz NXD sofrer muitos hiatos (ele tem sim uma doença nos ossos, mas ficou claro que várias vezes ele não faz o mangá só porque não quer, ele já disse que queria que ring ni Kakeru fosse a obra mais famosa dele).

          • Zen Ryo

            Entendo.

  • Bitterman

    Achei pouco mais para one piece, colocando dólar da uns 9 milhões de (Abril, Maio e Junho). Engraçado Dragon Ball franquia parado so ganhou uns 22 milhões dólar.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Então podemos dizer que Dragon Ball é mais famoso que One Piece? fora nas vendas de mangá parece que Dragon Ball é a segunda maior franquia do Japão (porque a 1ª é Pokémon disparado, tipo o titã colossal entre os titãs normais).

    • Pedro Henrique

      No mundo todo sim, no Japão eu não sei, já ouvi falar que os japoneses piram em One Piece, mas DB é mais icônico, com certeza (não que seja, necessariamente, melhor).

      • Zen Ryo

        Acho difícil alguém descordar que em termos de história, mitologia e mistérios, One Piece supera Dragon Ball.
        Eu queria tanto que esse anime volte a ser dublado, espero que a ideia da TOEI “deixar” One Piece: O filme de ouro ser dublado continue de pê.

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    Quero saber os Rendimentos de Kamen Rider e Super Sentai

  • Dark Leon

    Gostaria que a franquia Original de Pretty Cure vênha pela Netflix, A Toei Animation deveria investir acredito que faria sucesso.
    Obviamente não aquela aberração que foi Glitter Force. …..

    • Um Carinha Qualquer e Só

      Isso já é passado.

    • toygame lan

      Pretty Cure faz bastante sucesso no japão,já fora dele acho que não.

      Nunca vi cosplay dessa serie fora do japão

  • toygame lan

    para uma grande empresa como a Toei Animation que detem os direitos de grande franquia,o futuramente é baixo.
    Se lembre que a mesma tbm tem grande despesas com a produção de uma serie dessas que não é nada barata

  • toygame lan

    A Toei Animation tinah era que criar sua propria plataforma de streaming e lançar suas produções mundialmente simultaneamente,isso iria diminuir a pirataria e fazer com que obra como One piece não tivesse os problemas que teve,pois isso prejudicou e muito a obra.

  • Ademilson Molotrovik

    Falar que o Super ruim pelo que eu vejo é a opinião de minoria. Não têm como falar que o anime que com seus 2 últimos episódios pararam o mundo com praças públicas lotadas de pessoas pode ser considerando ruim. Coisa que anime nenhum que são considerados bons por essa minoria conseguiu. E ainda permanecer no topo dos Animes em sites e tals. Saudosistas do Z têm que aprender que a realidade de dragon ball agora é outra.

    • Mario

      Ruim é algo bem diferente de popular

  • Rio de Paulo

    Super Dragon Ball Heroes é só anime “propaganda” de um jogo com mesmo nome

    • felipe

      nao sabia.. obg

      • Rio de Paulo

        Disponha

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    Tem Números?

  • John Wick

    Fico imaginando até quando vão deixar o mangá avançar pra voltarem com o anime, porque a realidade é que o anime só acabou porque estava muito a frente do mangá oque fez vender pouco e obrigou eles a mudarem algumas coisas pra chamar atenção

    Dragon Ball
    CDZ
    vão ser sempre eternos independente doque saia sempre vai vender muito

  • Eduardo Jose de Andrade

    One Piece acho que nenhum outro mangá vai superar, só se juntassem várias HQs de uma franquia e somassem como é o caso do Superman que ainda vendeu mais que OP, mas Batman OP já passou.

    • toygame lan

      cara, é impossivel quaçquer outra obra superar o feito de one piece.
      Um unico volume vendeu 4 milhoes de copias e manter uma obra depois de decadas é algo bem complicado,principalmente em uma que a pirataria é cada vez maior

      • Eduardo Jose de Andrade

        Também acho One Piece insuperável, tá mais de 20 anos com a mesma qualidade praticamente (afinal o mangá vende muito bem de longe e mesmo um anime mal feito em muitas partes, dá muita audiência) e shingeki no kyojin por exemplo já foi o 2? mangá mais vendido no Japão mas caiu muito porque o público não gostou do rumo da história (mas o Isayama é gênio, fez do Eren que eu mais gostava pro que mais odeio agora em SnK), então OP manter esse nível de vendas bem altas ainda é porque para o público tá bom ainda.

        • toygame lan

          A questão do anime, é culpa da Toei mesmo,eles sempre tiveram uma animação bem meia boca nas suas series e estão arrastando os eps de One piece,para evitar colocar fillers no meio e assim evitar ser um novo nartuo,o que tornou o anime muito chato de se assisitir.Mas nessa saga de wano,eles melhoram a animação absurdamente,os traços e animação estão de outro mundo.

          Nossa a diferenças do numero de vendas dos volumes de OP com o resto é brutal,o manga tem mais de 10 anos como o primeiro em vendas no japão.
          O segundo lugar de vendas está com My hero academia,que a obra está fazendo muito sucesso fora do japão,já que sua tematica é de super herois e tbm está sendo impulsionado pelo genero de herois que está acontecendo com a Marvel e DC.

          • Mario

            Na verdade a culpa é do comite de produção e não da Toei, tanto q agora a toei conseguiu convencer o comite a investir mais no anime, e o arco de wano parece simplesmente outro anime.

          • toygame lan

            Naõ a toei criou um novo estudio para fazer animações melhores e sua qualidade em outras obras nunca foi grande coisa tbm

      • Zen Ryo

        Temos de admitir, o Oda sabe muito bem o que faz, tomara que One Piece continue crescendo e que a TOEI Animatiom não tenha desistido de ceder os direitos de dublagem em One Piece: O filme de ouro para que seja dublado em pt br.

        • toygame lan

          Oda é muito criativo e sabe prender a historia bem.Ao contrario de muitos magakas que vão se perdendo com o tempo e decai a qualidade da obra

          • Zen Ryo

            Concordo.

  • Thomas Hankock

    Isso não é surpresa, dragon ball é bom demais.
    So podiam dar mais participação pro Gohan.

    • Zen Ryo

      Como eu sinto falta de ver o Gohan em ação, queria que ele tivesse ganho o torneio do poder, mesmo que por sorte, mas acho que só depois da Saga Moro é que teremos alguma coisa sobre ele.

      • Thomas Hankock

        Não conte com isso.

        • Zen Ryo

          Deve ter razão.

  • Mario

    Tenso ter visto LOGH e ter esses outros como favoritos kkkk

    • Eduardo Jose de Andrade

      Rapaz em animes sou muito mais emocional que racional, quando fui rever CDz por ex, tive receio se eu gostaria menos ou acharia a animação mais feia, mas não, eu amei mais, vi sim as zonas que a Toei fez em comparação ao mangá mas muitas cenas como o sacrifício do Cassius pelo Seiya, me faziam chorar, poucos animes me fizeram isso, nem Clannad after story fez isso!!! só que clannad AT dá uma tristeza só de lembrar……..mas com CDZ e Digimon por exemplo eu sinto mais vontade de viver e ver e encarar o mundo e a vida como são, não como eu acho que deviam ser, Yugioh vi só o reino dos duelistas e a final da Kaibalandia quando criança, fui ver por completo e adorei, se for ver yugioh DM veja legendado pois a 4kids censurou pra car%lho.

      • Zen Ryo

        Eu ainda prefiro assistir Yu – Gi – Oh dublado, pois censura nenhuma tira a emoção passada pelo Marcelo C ( Yu -Gi/Yami), Vagner F (Tristan), Flavia N (Serenity), Letícia Q (Rebeca) e os outros dubladores, o mesmo vale para One Piece e Sonic X que apesar da Censura vale muito a pena assistir as suas versões dubladas.
        Mas com relação ao resto eu concordo plenamente com você, principalmente Digimon e CDZ, acho que você também deveria dar uma chance a Shurato, Fly, Strret Figther II e Saber J Marionett, esses também sabem emocionar.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Street fighter II eu vi com muito gosto, na época o Myanimelist tava fora do ar ainda, dos outros que você citou eu quero ver ainda só o Fly que não tenho muito ânimo porque o final é aberto e parece que só no mangá tem um final fechado.

          • Zen Ryo

            Também odeio anime com final em aberto.

  • Rio de Paulo

    Mas Pokémon é basicamente anual e sempre uma temporada diferente, Dragon Ball foi basicamente reapresentação

  • Mario

    A trilha sonora é a mesma do Z, como assim não é marcante kkkkk

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mudou muito, a diferença pra mim ficou mais gritante entre o Z e o Kai que o Rei leão 2D e o remake CG.

      • Mario

        Deve ser alguma memória nostalgica q vc tem, porque a trilha sonora é exatamente a mesma. E olha que terminei de ver o kai recentemente.

        • Eduardo Jose de Andrade

          O p#rra, isso que dá ter confiado nuns comentários, mas a parte que trocou muitos dubladores clássicos é muito ruim, trocaram até o Alfredo Rollo……

  • Dukke

    Disney Japonesa. Produz bosta e ainda vende

    • Mario

      O estudio conhecido como disney japonesa na verdade é o studio ghibli.

  • Zen Ryo

    O meu TOP 4 é:
    1 Lugar CDZ.
    2 L””” FMA 1.
    3 L””” Shaman King.
    4 L””” DBZ (pra ser mais específico a Saga Cell, a parte do Gohan SSJ 2 foi ÉPICA).

    • Eduardo Jose de Andrade

      Super concordo que a cena do Gohan ssj2 contra o Cell foi o ápice de DBZ, sobre FMA é o clássico ou FMAB? ambos são bons animes mas o ritmo episódico do clássico era russo de aturar pra mim no começo quando fui rever, mas tem um clima mais tenso e triste que o FMAB pra mim.