DB Super: Akira Toriyama fala sobre o anime

Por Nielsen Souza em

Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

Dragon Ball Super vem chamando a atenção dos fãs da franquia não apenas por conta de sua história, mas também pelas falhas na animação, algo que gerou milhares de criticas a Toei Animation por conta do péssimo trabalho.

Avesso a polêmicas, o autor Akira Toriyama surpreendeu ao romper o silêncio ao dar sua opinião a respeito de algo derivado de sua obra, uma atitude bastante rara e vista apenas na época do lançamento de Dragon Ball Evolution. Na ocasião, ele havia dito que a produção abordava um universo paralelo de Dragon Ball.

Em declaração publicada no livro Super History Book, editado pela editoria Shueisha, Toriyama fala sobre o famigerado live-action, Batalha dos Deuses, e é claro, Dragon Ball Super:

Para mim, Dragon Ball era algo que fazia parte do passado, mas com o passar do tempo, me aborreci com o live-action (Dragon Ball Evolution), escrevi um roteiro completo para um filme (DBZ: Batalha dos Deuses), e agora estou reclamando da qualidade da animação do novo anime. Pelo visto, estou tão ligado à Dragon Ball que não posso mais me separar dele”.

O desabafo do autor sobre a má qualidade da série reforça ainda mais as queixas feitas não apenas por fãs, mas também por membros da equipe de produção do anime. Será que depois disso a Toei vai repensar sua posição?

Vale lembrar que a partir do dia 24 de janeiro Dragon Ball Super começará um novo arco.

Comentários
  • Yusuke Urameshi

    Dragon ball vai te acompanhar até seu último dia, Akira. Mas não que isso seja ruim, os animadores dessa Toei é que estão de sacanagem.

  • World Br

    Espero que a Toei melhore o traço depois do Akira ter falado isso ae.

  • Leonardo Sasaki

    tbm ne quem nao reclamaria olha isso pqp o q a toei ta fazendo parece q é tudo na marra tipo “ah faz qualquer coisa aí é dragonball esses fãs vao gostar de qualquer jeito mesmo”

    • Rafhael Victor

      Mas não é verdade? A história tá uma verdadeira porcaria, reciclagem atrás de reciclagem, e tem gente adorando.

      • SaintARMOR

        Reciclagem não é necessariamente algo ruim. E nem é este o problema do Super. Mas sim, tem sido um anime problemático e desnecessário até o atual momento. É torcer para que com a vinda da nova fase desta série, coisas mudem nela.

        • Rafhael Victor

          É um dos maiores problemas, ao meu ver, visto que, até agora, nenhuma das sagas teve relação de “causa->consequência” nem desempenhou nenhuma função na história de Dragon Ball como um todo. Parece que estou vendo Garlick Jr. em loop (só que com uma animação pior e mais entendiante). E, sinceramente, duvido que as coisas mudem, DBS é apenas mais um caça-níquel da Toei.

      • essa imagem tem 19 anos e está dando uma surra de cinta na de 2015 kkk

      • Gabriel Vinicius

        tão so segurando isso pra não chegar no manga,no manga ja ta rolando o torneio de artes marciais dos deuses

        • Tendō Pain

          O mangá está mais adiantado que o anime?

        • Rafhael Victor

          “Tá rolando” não; começou essa semana. E, até agora, não teve nada de diferente; só mais do mesmo (mesmos recursos, mesma premissa).

      • Johan Junior

        Hehehe realmente! O pessoal é cego pra adorar isso! Mas fazer o que pessoal gosta de clichê e isso DB tá cheio,mas essa animação porca pelo amor! Tô quase desistindo!

      • Muten Rōshi

        O problema não é a reciclagem em si, e sim a forma como tratam e trabalham nela… Dragon Ball Super tinha ( e ainda tem) tudo pra ser uma série magnífica, pela história e tdo mais… mas do jeito que a Toei ta levando e tratando… é triste! O mesmo com a maioria das reciclagens =/

    • kkk ta uma bosta essa animação mesmo…mas se parar pra pensar mts animes tão sofrendo com essa mesma situação com animação…mt estranho isso ‘-

    • Don Perron

      O que eu mais acho é engraçado é que eu vejo todo mundo reclamando da animação da Toei como se isso fosse algo de hoje. Por favor, né?

      • Yori

        Nessa época as tv eram de tubo, nem dava para perceber.

      • Tulius Alves

        Vai me desculpar cara,mas ai é anos 90. Esses erros dessa imagem só eram reparados se você visse o ep. mais de uma vez e as vezes,pausando a cena. DB super em 2015(com uma penca de recursos atuais) as coisas ficam bem escancaradas, e mesmo esses erros são inferiores aos dos anos 90 que estavam começando a transmigrar das coisas feitas a mão para a computação gráfica.

        Então não,não adianta querer justificar as animações,a TOEI ta de brincadeira mesmo. Nos anos 90 ela não era nenhum “titã” mesmo não,mas sim, tava na média do que muitos faziam e podiam fazer na época.

      • Rafhael Victor

        Mas hoje temos tecnologia pra fazer algo muito melhor. Só comparar a consistência do traço em animes antigos com os atuais, antigamente dava pra ver claramente quando trocavam os supervisores de animação; hoje, quase não se percebe (menos na Toei). A imagem de cima, por exemplo, é um zoom descarado em personagens que estão em 2º plano, não conta; já a outra é uma das poucas (diria que 30% do total) de cenas mal desenhadas em DBZ, sendo que, no Super, 90% é assim.

      • Dalton

        Bullshit. Você pegou a animação do pior dos 3 estúdios que desenhavam Dragon Ball. Existiam outros 2, um deles razoável e outro extraordinário.
        DBS tem animação ruim constante.

    • e por isso que não asisto

    • Me The Critic

      Odeio isso na Toei e pior ainda são os fãs que ainda compram a assistem animações como essas, sério, se ao menos fosse só no formato estilo o Digimon Tri até ia, mas assim é demais e querer tirar “leite de pedra”.

  • Kazemyr

    Com o Akira também mostrando estar insatisfeito com a animação, talvez a Toei tome vergonha e melhore esse trabalho porco que estão fazendo.

  • lucas guida

    Pior que a mesma coisa pode acontecer com outros mangakás como masashi kishimoto e eiichiro oda.

    • Arrancar

      op ok, mas naruto não é da toei

  • edustarman

    Na boa essa animação é a mais porca que eu já vi a Toei fazer o Freeza horas parecia maior que o Goku horas parecia o Hulk. Está me lembrando muito a animação porca do Naruto VS Pain, mesmo sendo estúdios diferentes a qualidade da animação está bem parecida péssima, se bem que esse foi o único episódio do Naruto com animação pessima do começa ao fim.

    • Kiory “Zure” Sakurai

      sobre naruto vs pain, a Pierrot Studios resolveu simplesmente tentar um “novo estilo” de animação com um diretor, que resolveu usar dinâmicas rápidas e fluidas e um contorno mais forte. [aka: ficou horrivel do mesmo jeito]

      • D_Nlo

        Eu curtir

    • Rafhael Victor

      Naruto x Pain ao menos teve movimentos fluidos, você consegue enxergar claramente todas as ações dos personagens. Não compensa totalmente pela falta de consistência no traço, mas já deixa “menos ruim”. O ideal seria ter feito como Naruto x Sasuke e Kakashi x Obito, que ficaram lindas.

  • Davi

    Muito bem dito, esperar que essas produtoras de animes como Pierrot e Toei, as melhores em serem as piores se toquem disso.

  • SaintARMOR

    O episódio 5 ficou bem ruim sim, mas como um todo a qualidade da animação dessa série não é equivalente à deste episódio apenas. Não que o budget para a parte visual tenha sido alto até aqui, mas não creio que seja tão justo nivelar tudo por aquele capítulo apenas.

    O problema de Dragon Ball Super é que até o presente momento ele não tem sido mais que um recap arrastado – e consequentemente piorado – dos filmes. Mas acredito que agora, entrando numa parte inédita e com uma premissa deveras interessante, a obra possa apresentar uma melhora.

    • Felipe Marcantonio

      O episódio 5 que tanto reclamam na realidade não achei tão ruim mas as reclamações ajudaram a fazer a Toei corrigir nos DVDs e BluRays.

      Porém a saga do Golden Freeza teve uns episódios com qualidade sofrível, com personagens totalmente off-model. Espero que essa reclamação por parte dele faça a Toei investir nisso.

      E estou ansioso pela nova saga.

      • Concordo totalmente, na saga do Freeza teve episódios bem mal animados. Espero que agora melhorem nos traços.

        Mas o que realmente incomoda mesmo nem é a animação, mas a censura, não me contento com não haver nenhuma gota de sangue no anime inteiro.

    • Vinicius Luiz

      Dragon Ball Super é um recap piorado dos filmes? Fale por você, eu frequento varios grupos e paginas de Dragon Ball no facebook e a maioria das pessoas ta achando o enredo do anime melhor que o do filme, eles só reclamam da animação, mas ja era de se esperar que a animação não ia ser igual ja que o filme teve um orçamento bem maior e teve muito mais tempo pra fazer do que o anime, inclusive alguns episódios do anime foram ao ar sem estarem completamente prontos, como foi o caso do episódio 5, mas isso eles concertaram no blu-ray. Agora quanto ao enredo não fale como se a sua opinião fosse a verdade, em todo comentário seu que eu vejo você fala como se fosse o dono da razão, o unico defeito de Dragon Ball Super é a animação e a falta de sangue, o próprio Akira reconhece isso, até porque ele não ia reclamar do enredo que ele mesmo fez, mas é provavel que depois disso a toei tome vergonha na cara e melhore a animação nos próximos episódios.

    • Rafhael Victor

      A qualidade geral da Saga do Golden Freeza está bem pior que a do Bills. Na anterior, alguns episódios ainda se salvavam. Em uma escala de 0 a 10, sendo 0 a animação do ep. 5, boa parte dos episódios figuravam entre uma nota 5~6; hoje, a maioria figura entre o 0~3. Ainda mais considerando que apenas alguns minutos do episódio 5 saíram “daquele” jeito.

      E, se esse fosse o único problema do Super, tava bom. O anime não tem pacing, não tem direção narrativa boa, não tem direção visual boa, não tem trilha sonora boa, tem um roteiro medíocre e raso ao extremo (lembrando que os mais rasos de DBZ foram as sagas dos Saiyajins e do Boo, mas estas ainda continham boas batalhas), descarateriza personagens (Gohan totalmente destoante daquele que vimos no epílogo do Z, Vegeta batendo palminhas e sorrindo pro Freeza e Goku mais idiota que um cacto), não tem lutas com boas coreografias e não cumpre função alguma dentro do universo de Dragon Ball. É, basicamente, uma perda de tempo.

  • Saga Insano

    Se eu fosse Kurumada faria o mesmo e protestaria antes que a toei estrague as animações futuras de CDZ como fez com SoG. Olha o que fizeram comigo mais uma dessas e mando esse estúdio pra outra dimensão

    • Tulius Alves

      E kurumada lá tem esse apego com CDZ? vive parando a obra,ND parece uma tartaruga andando de costas,já vai entrar em hiatos de novo( parece que dessa vez ele vai publicar umas coisinhas extras)….ele é muito diferente do Toriyama, não ta nem ai, alias ele ainda deve ser grato por fazerem mais CDZ.

    • DemK

      não sei se você ja reparou, mas na versão bluray esses erros toscos desaparecem consideravelmente, da uma olhada no cavzodiaco que eles até postaram fotos comparativas… ( e o Saga foi o que teve maior diferença ).

    • Neval

      Se tirar a armadura vai revelar um pescoção. kkk

    • Arrancar Solidon

      Isso não foi nada tem trecho piores em soul of god, eu assisti uma palestra do Representa da Toei na CCXP e ele disse que animação piorou devido a morte do shingo araki e que eles estão se esforçando para melhorar, realmente o traço do shingo araki era ótimo, agora dbz eu não sei o que aconteceu para piorar.

      • Tulius Alves

        Eu vi essa entrevista…e honestamente a TOEI veio com conversa fiada. Se o problema que tava tão sério,porque não chamaram a Michi himeno que faz os traços para a Sanyo ? a mesma que faz um ótimo trabalho nos pachinkos.
        Se o problema fosse só com CDZ colocar a culpa na Morte do Shingo araki até que faria algum sentido.

    • eduardo aparecido de lima

      pior, tem uma cena que foi desenhado o Milo na Kamui de Gêmeos hsuashau

      • Saga Insano

        Ainda bem que eu não percebi

    • Eu não achei ruim não até gostei, Ta não e a maravilha da natureza com Hunter mas da pro gasto.

    • Douglas Álamo

      Esse traço está horrível mesmo. Nem parece traço de anime.

  • Ikizer Donno

    Quem sabe agora eles escutam!

  • puxaozinho de orelha do mestre akira kkkk

  • gilson

    pelo bem da toei é melhor mesmo, pois parece que Akira realmente odiou aquele filme infame do evolution, mete bronca nesses imbecis Akira Toriyama.

  • Leandro Castro

    A imagem postada pelo Leonardo Sasaki deixa claro que a Toei está americanizando Dragon Ball, esse Goku tem a cara do Super Man…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vi hoje pela 10000 vez a cena do Trunks detonando o Frezza e o Goku chegando em seguida, aquilo sim era animação.

  • Lukkas Uzumaki

    Uma pouca vergonha da toei um anime assistido no mundo inteiro e faz uma animação dessas, um anime bem conhecido por todo o mundo, aí faz uma animação de bosta aí o povo q não conhece Dragon Ball vai criticar o anime, por causa da porcaria da animação q a Toei está fazendo, está desqualificando Dragon Ball com essas animação de lixo, Dragon Ball merece uma animação de boa qualidade estamos em 2016, eu não acredito q até hj não eaxista uma Boa animação, comparar da animação passada de Dragon Ball está muito melhor do que essa animação de lixo

  • Nero ZeroX

    Interessante, mas é bom saber que o criador está antenado com os fãs…só espero que a Toei não dê uma de Konami e cia e afaste o Toriyama de sua mais famosa criação: a franquia DBZ…Off.: Se a Toei não tomar cuidado e resolver dar uma de Disney e WB vai acabar se lascando…

    • Convocado10

      Não tem como fazerem isso com o Akira, pois o próprio Dragon Ball tem os direitos totais do Akira Toriyama e da editora que publica os mangás do Super e também do Clássico/Z. O mais fácil é mudar o Estúdio de Animação que produz o anime do Dragon Ball Super…

  • Sabe o que acontece com a galera de hoje, só reclama de tudo, só pra série não da certo.

    Vocês forem ver os Dbz também a cenas de má qualidade, também tem cenas meio chatas etc. Dragon Ball Super pelo menos eu estou gostando, eu não acho mal feito não Dragon Ball Super, a arte esta Dahora. Quem esta reclamando do Dragon ball super, esta reclamando de barriga cheia.

  • SaintARMOR

    O arco do Beerus é puramente introdutório para algo maior, que em teoria seria o novo torneio. Ficou ótimo na Batalha dos Deuses, mas chato no anime.
    O arco de Golden Frieza é um tanto quanto mal desenvolvido no filme, e daria para fazer algo melhor no anime. Infelizmente não foi bem o que ocorreu. No entanto, o que me faz ter alguma esperança é o simples fato do novo arco não ser adaptação de um filme, mas algo que possa ser naturalmente desenvolvido, sem tantas comparações com outros formatos.

  • SaintARMOR

    Rafhael Victor – Em termos de animação, não tem como discordar muito. Espero que ao menos a Toei tenha a dignidade de arrumar as cenas mais feias para os DVD e Blurays da série.

    Sobre roteiro, as falhas estão no treinamento mal explicado do Frieza e em detalhes fillers que a própria Toei pôs, como Tagoma quase matando o Gohan. É um pouco pior que o Z, mas não chega a patamares tão baixos. Diria que é apenas uma série desnecessária.

    Vinicius Luiz – Eu julgo todo o conjunto da obra. Sem falar que a Toei alterou certos pontos do enredo em relação aos filmes, que o Toriyama de fato escreveu.

  • lucas guida

    E tú não acha que o estúdio pierrot vai ficar em cima do kishimoto por anos (quem não garante que o mangá mensal de boruto ganhe uma animação no futuro).

  • Tulius Alves

    Não foi consideravelmente. Melhorou sim, mas o engraçado é que o Próprio cavzodiaco diz que tem imagens que são melhores na versão streaming ( e realmente algumas,não deveriam seque modifica-las).
    Mesmo a versão bluray ainda fica aquém do que CDZ já conseguiu fazer em Hades(santuário) e P.do céu há 10 anos atrás.

  • Don Perron

    Zoom descarado é só o que se vê de frames espalhados para julgar DBS, mas esses contam? DB nunca teve uma animação magnífica (com exceção dos filmes) desde o início e só agora vem reclamar.

    • Rafhael Victor

      Nunca foi magnífica no geral. Alguns episódios isolados eram, sim, além de que passar vergonha nesse quesito não era um hábito. http://stream1.gifsoup.com/view6/3010283/goku-ss2-vs-majin-vegeta-ss2-o.gif

      • Don Perron

        Não era hábito porque não existia internet e nem fãs chatos pausando e dando zoom qualquer trecho de qualquer episódio que lhe desagrade pra falar mal como fazem hoje. Se fizerem o mesmo que estão fazendo com o Super com DBZ e no clássico, o resultado será bastante semelhante.

        • Douglas Álamo

          Assino embaixo!

        • Rafhael Victor

          Não será, não. Até porque eu tenho cerca de 9800 prints aqui no pc e pouquíssimos deles se assemelham à qualidade horrenda do Super. Atualmente, não é preciso dar zoom para achar erros, a má qualidade é mais do que clara, tanto a movimentação quanto o acabamento do desenho em si estão em situações lamentáveis.

          • Don Perron

            Claro, todos os episódios antes de DBS eram maravilhosos e impecáveis, a Toei sempre foi magnânima quanto a animação de suas obras, esse problema só começou agora com DBS.

  • Don Perron

    Sinto muito mas não adianta nada ter recursos se não tem orçamento, você acha que é só DBS que está sofrendo com isso? One Piece, Naruto, Gintama, praticamente todo anime que não seja de temporada sofre com isso. Animação 2D sai muito caro e dá muito trabalho, porque você acha que os BDs/DVDs são tão caro no Japão? Um anime de 12 episódios tem um custo caríssimo e muitas vezes não há retorno desse dinheiro, você acha que vale a pena investir tanto dinheiro em cada um dos 100 episódios de DBS? DB nunca teve uma animação maravilhosa pra começo de conversa mesmo.

    • Tulius Alves

      A TOEI não tem orçamento? A TOEI? algum meteoro caiu em cima da cede da empresa? O presidente vendeu cerca 50% da empresa para pagar dívidas com a Yakuza?
      Quando você fala que a logo DB não tem orçamento,você tem que justificar o porque.Logo a TOEI que tem dois dos shonens mais famosos e dentre outras séries com Sailor moon e CDZ.

      Essa desculpa do bluray já não cola mais pois nem sempre os produtos que vem da TOEI são os que mais vendem, há empresas que não faz um “pós-trabalho” que nem o da TOEI e vendem relativamente mais no Blurays.Alias as animações nos Blurays da TOEI não chegam nem perto da dos anos 90, vide como você insinua a um esforço máximo ai.

      • Don Perron

        Falta de investimento não é desculpa? Então que tal você desembolsar mais de 500 mil (podendo chegar a quase 1.000.000 as vezes) pra fazer um único episódio de anime? E daí que a Toei é dona de vários animes sucesso e daí que é DB? Você já viu a Toei fazer algum anime que chegasse pelo menos perto do nível de animação da KyoAni, Madhouse, Gainax alguma vez? A Toei nunca fez algo assim com nenhuma de suas séries e nunca precisou, porque por mais que reclamem, eles sabem que os fãs vão continuar assistindo de uma forma ou de outra, então por que mudar isso agora? Por mais que reclamem e achei ruim, o que não vai faltar vai ser gente pra continuar acompanhando.

        • Tulius Alves

          Cara se você tivesse falando de um anime “zé ninguém” eu concordaria, mas nós estamos falando de DB,quem não investe nessa franquia? do jeito que você fala parece que o dinheiro ta faltando. A animação dos anos 90 é melhor do que a atual e é ESSE o problema. Antigamente se leva muito mais tempo para fazer oque se faz hoje.Pintar,animar,corrigir. Hoje uma pessoa faz com o software “X” oque antes 4 faziam.
          Nem os melhores momentos do super chegam perto dos momentos mais fracos ou medianos dos anos 90.

          E isso vai desde anime para games,só que os games evoluíram.”A animação nunca foi boa” cara você diz isso hoje, mas DB estava na MÉDIA daquilo que se podia fazer na época. Não é orçamento é pirangagem mesmo.

          • Don Perron

            Como eu já disse, e daí que é DB? A Toei nunca deu tratamento especial por causa disso. OP atualmente é bem mais rentável do que DB e está sofrendo com a mesma situação, se não pior. Toei nunca foi de caprichar em suas obras e nem possuem motivos para mudar isso já que suas séries são populares de qualquer jeito e DB não é uma exceção. Não é que falte dinheiro, simplesmente não existe vantagens em ficar gastando dinheiro à toa para produzir mais de 100 episódios com uma animação exuberante (coisa que nunca aconteceu antes com DB), sendo que o nível de animação atual está cumprindo com os propósitos da Toei que é receber audiência.

        • Tulius Alves

          O desleixo que a TOEI cometia antigamente era razoável para a época,hoje seria SE também fosse razoável para esta época…….só que ta muito inferior ha 10 anos atrás e HOJE é mais fácil animar aquilo lá pois já está ultrapassado.

          -“Por mais que reclamem e achei ruim, o que não vai faltar vai ser gente pra continuar acompanhando.”

          Ah……. nisso eu tenho que concordar, mas o caso agora é que quem reclamou não foi um mísero fã. E é esse o diferencial nesta notícia. Talvez dê em alguma coisa ou não,não sei.
          Só sei que isso serve para mostrar que não é só impressão de fã e nem purismo mas… sim, nem o autor está gostando.

    • Tulius Alves

      Falta de investimento não é desculpa,já que estamos falando de DB. “DB nunca teve uma animação maravilhosa” então você não assistia a série, ele tinha erros padrão do seu tempo,mas não constantes e visíveis tão facilmente….em 2015 os erros de DB são escrotos e sim há recursos bem melhores do que as animações fantásticas dos filmes dos anos 90 ( que já são bem superiores as séries de TV).

      É como chamar gráficos de Ps1 de ruins hoje em dia mas eram o Top antigamente. Hoje DB super não estar nem seque no padrão de seu tempo,outras animações tem problemas? sim,mas DB super consegue ser “SUPER” pior.

      A TOEI não investi porque não quer gastar é só isso,ela não tá com pouca grana não,mas o princípio de empresas no capitalismo é : gastar menos e ganhar mais.

  • Marck Antenado

    A FRANQUIA DRAGON BALL ACABOU NA SAGA CELL. PONTO !!!!! DEPOIS É SÓ ENROLAÇÃO PRA CRIANCINHAS BOBINHAS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA COERÊNCIA E OU DESENROLAR DO ROTEIRO E NEM DOS PERSONAGENS. GOSTAM POR EXEMPLO DE VER UM GOHAN LIXO, UM VEGETA QUE FAZ DANCINHAS IMBECIS, UM DEUS COM CORPO E CARA DE GATO ( SIAMÊS QUE ALIÁS É O PRÓPRIO GATO DO TORYAMA E ELE O HOMENAGEOU RSS QUE LIXO ) UM GOKU QUE TERMINOU TÃO FODÁSTICO NOS ARCOS ANTERIORES E QUE AGORA FICOU MAIS FRACO A PONTO DE SER PERFURADO POR ARMINHAS LASER. AHHHHHHHHHHH LIXO TOTAL, ESSE NOVO ANIME E OS QUE AINDA ESTÃO POR VIR.

  • Guilherme SA

    Se tivessem contratado a MadHouse isso n teria acontecido.

  • Rafhael Victor

    Sim, foi exatamente isso que eu disse. Parabéns.

  • Rafhael Victor

    Tudo pra ser magnífica, pela história? Sinceramente, eu discordo bastante disso, cara. Pegando as premissas das duas sagas que já ocorreram até agora, percebe-se que tanto elas quanto seus desenvolvimentos são extremamente rasos. Muitos reclamavam (sem razão) que DB era “só lutinha”, mas, na verdade, DBS que o é.

    O conceito do ssjg, de usar a energia de UM FETO, em um ritual onde saiyajins (povo extremamente individualista e instintivo) dão as mãos para transferirem suas energias para outro é simplesmente ridículo/incoerente com a mitologia da série; os recursos usados, tanto para introduzir novos vilões quanto poderes e transformações, são extremamente fracos, se pautando apenas no show off (“olha aqui, pessoal, que massa o Goku de cabelo azul!! Isso, sem lógica nenhuma; só azul, mesmo”); e, acima de tudo, a falta de originalidade no roteiro se faz mais presente do que nunca.

    Além, é claro, dos grandes problemas técnicos, como animação (consistência do traço, coloração, movimentação), direção visual (fotografia, ritmo das lutas), trilha sonora bem menos expressiva do que as das séries clássicas e pacing, que fazem com que a experiência de assistir Dragon Ball Super seja horrível para qualquer fã mais exigente.

    • Muten Rōshi

      Maioria das reclamações que li no seu comentário, foi a respeito do problema que citei, a forma como o estúdio e responsáveis estão lidando e levando o projeto.
      Sobre a história, só me parece que foi um pouco corrida, não teve tempo pra criar, e saiu o que saiu, admito que um pouco fraco, ainda mais comparado as sagas anteriores de DBZ e DB… Mas não é ruim, Bills não é exatamente um vilão, é um oponente de luta muito bem introduzido, que permitiu expandir completamente o universo, não ficando só nas 4 zonas dos Kaios e seus Supremos superiores, que são de criação, a existência de um único de Destruição pra manter o equilíbrio do Universo, é uma boa premissa! E o poder divino dele, a acompanha. Sobre o retorno do Freeza, um ótimo plot pra filme, e bom o bastante pra ser aproveitado em 12 episódios da série!
      A respeito da transformação God, com o ‘feto’, pode fazer sentido, é um ser, com coração puro, porque, né?! Com sangue Sayajin. E tem alguns meses, não foi confirmado de quantos a Videl estava… Talvez por causa dessa prematuridade que a transformação possa ter sido mais curta, e ainda não foi poderosa o suficiente (Goku toma um pau até aprender e se adaptar).
      O SSJG azul, não vejo como falta de criatividade. Se for assim, SSJ é por fazer Sayajins de cabelo preto ficar loiros. E SSJ3 pior por tirar a sobrancelha e fazer o cabelo crescer. (e o SSJ4 que não considero muito, pelagem vermelha e cabelo Preto gigante) são todas transformações sem muita lógica, mas bonita, animadora! O mesmo sinto com o Azul, estranhei no início, mas é bom, uma aura diferente, um poder diferente. De certa forma, ‘demonstra’ a diferença entre a transformação God (apenas cabelo vermelho) e SSJ, cabelo dourado em pé, já que ele faz uma transformação parecida com a do SSJ, mas com aura e energia do God Sayajin… Por isso cabelo como SSJ, mas azul…
      Não acho tão ruim, a série começou agora, passou da faze dos últimos dois filmes e entrou na ideia dos 12 universos, combate dos Deus da destruição do 7° do goku, com o Deus gêmeo do 6° Universo. E acredito que restam mais de 100 episódios pra desenvolver muito mais personagens, lutas, poderes, história, e o que vier.

      Enfim, gosto muito de DBZ e DB, e to gostando de DBS o suficiente pra acompanhar de boa, se DB e DBZ é 10/10, DBS eu dou um 7/10 pelo que veio até agora, e acredito que chegue em 9/10…

    • Alex

      Mano falou tudo , até que em fim alguém que pensa como eu , a história tá muito ruim , achei esse arco mirai Trunks faria a diferença em dbsuper , mais não está emocionante como era dbz , acho essa introdução e abordagem em deuses , foi ruim para a série , já temos deuses em cvz , dB sempre foi uma série simples a onde um novo inimigo aparecia na terra ou via de outra galáxia , os guerreiros z treinavam e ficavam mais fortes , essas transformações que foram usadas no super não tem nenhum sentido . Eu vejo mais , não fico com aquele gosto de querer vê de novo . Pode estar fazendo sucesso no Japão , mais pra mim , dbsuper tá pior que o dbgt .

  • Don Perron

    E? Isso não muda o fato de que a série nunca teve uma qualidade de animação invejável diferente de várias outras produções. A animação da série sempre variou muito como é de costume da Toei e DBS não é exceção, sim, o episódio 5 foi um fiasco mas a animação dos episódios decorrentes não está essa coisa horripilante e assustadora que todos fazem parecer. As cenas que estão em um ângulo próximo e que não duram frações de segundos estão bem animadas, já as distantes e que não possuem muito tempo de duração não. O engraçado é que esse problema está muito longe de ser novidade mas só agora e somente com DBS tá todo mundo fazendo alvoroço por causa disso, tsk tsk.