Dragon Ball Super e seus novos episódios no Cartoon Network

Por Matheus Sousa em

Toei Animation / Divulgação

Um dos grandes trunfos da programação do Cartoon Network no ano passado foi sem duvida foi a estreia de Dragon Ball Super, que rapidamente tornou-se a maior audiência de sua programação e elevou o status do CN entre o público, especialmente os mais velhos, mas passado algum tempo, com o término da saga Goku Black, o canal passou a reprisar insistentemente a mesma leva de episódios. Afinal, o que aconteceu com os capítulos inéditos de Dragon Ball Super?

Não é muito difícil esclarecer isso, e apesar de todos exigirem tudo “para ontem”, as coisas não são bem assim.
Antes de mais nada, é preciso salientar: o Cartoon Network é um canal de TV, não um serviço de streaming para se dar ao luxo de estrear tudo imediatamente. Ele trabalha com uma quantidade X de conteúdo para ser colocado no ar ao longo de todo o ano, que deve ser distribuído entre os meses, estrategicamente na programação.

Em um primeiro momento, este atraso era algo um pouco mais fácil de ser aceito pelos fãs, visto que a dublagem ainda estava engatinhando em cima desses novos episódios – não havia como o canal exibir. Mas agora que eles já estão prontos, os fãs pedem, para já, é natural. Porém, não vai ser assim.

Toei Animation / Divulgação

O Cartoon Network não deixou de lado Dragon Ball Super, e se ele está em “loop” até agora, é porque a audiência se manteve dentro das expectativas. Se novos capítulos tardam à chegar, a resposta é simples: haviam outras prioridades, outras estreias, outros programas para serem promovidos. O CN entende que por mais que Dragon Ball Super não tenha chamadas ao longo da programação, ele irá “roubar” todas as atenções. E isso não é tão legal assim, ele não é um original do Cartoon Network. Mas também não será esquecido.

Além disso, os meses de junho e julho sempre costumam ser mais fracos entre os canais infantis, pelo número menor de televisores ligados, e neste ano não seria diferente, ainda mais em um que é palco de Copa do Mundo. O canal jamais colocaria no ar em frente a isso.

Toei Animation / Divulgação

Até a estreia dos novos episódios, o CN seguirá promovendo a exibição seguida dos atuais, além de trabalhar em cima de outras coisas e buscando “amenizar” essa falta de Goku da maneira que pode, seja com interatividade nas redes sociais com os fãs, que passam a “tirar onda” com isso, ou com o próprio Capitão Tsubasa, que se você observar bem, se encaixa quase como uma sala de espera. “Enquanto não tem Goku, fiquem com Tsubasa.

E antes de tudo, respire fundo..

Não é muito fácil entender a postura do Cartoon Network, concordo, mas forçar que entende ou que está “por dentro” do canal, é fazer um desserviço. Meses atrás, alguns sites chegaram a afirmar com toda a certeza que os novos episódios estreariam em meados de julho (informação desmentida na época pela assessoria do canal). Pois bem, o mês chegou, não haverá nenhuma exibição de inéditos, e ao que parece, nem mesmo em agosto, deixando apenas a esperança para setembro — e que realmente deve acontecer neste referido mês.

Não quero deixar no ar a impressão que apenas o que nós publicamos corresponde a verdade, nada disso, apenas deixar claro que, se não publicamos sobre determinado assunto, ou reproduzimos uma notícia já veiculada em outros sites, existem motivos. Algumas vezes pela fonte original ter empecilhos conosco, ou a informação ser duvidosa. Evitamos ao máximo a publicação de rumores, mas também erramos, porém seguimos na ativa e sempre nos aprimorando, crescendo e aprendendo todos os dias. Se começamos a cobrir um assunto, iremos até o fim, se pararmos na metade do caminho, pergunte-nos. Haverá um motivo e vamos esclarecer com prazer.

Apontar, gritar, difamar, infelizmente estamos acostumados. O meio é assim. A tendência é continuar, mas busque saber, se informar, conversar com as pessoas. A vida é mais do que isso. Não existe apenas um lado da moeda.

Deixando isso de lado, resta agora ao público aguardar com paciência pelos novos episódios de Dragon Ball Super, e continuar apoiando o canal que, se ainda dá seus deslizes, se mostra com muito mais vontade de agradar o público que há alguns anos, e que de uma coisa todos podemos ter absoluta certeza: ainda em 2018 eles serão transmitidos no Brasil.

Comentários
  • Caio Martins

    Vai estreiar em agosto sim ou não ?

    • Releia o texto Caio.

      • Caio Martins

        nao tem como estreia em setembro se a reprise termina dia 17 de agosto

        • A menos que o canal queira exibir depois desta data, senão só depois.

    • Pablo Soares

      Eu vou facilitar para você hehe… Talvez em setembro, mas, ainda que não seja, certamente será ainda este ano.

  • Rock Lee

    É bem frustrante essa demora. Todos meus amigos já assistiram legendado, eu optei por esperar a dublagem para ter a melhor experiência possível, e agora esse demora. Tomara que esteeie no segundo semestre. O anime já foi inteiramente dublado?

    • Zarchary Rabbido

      Única saga que gostei foi a do Torneio e é a que mais estou esperando e que demora

  • Gustavo

    Podem levar o tempo que for pra exibirem os novos episódios, mas eu gostaria mesmo é que o CN começasse a divulgar as atrações não originais no canal, pois só fazem isso nas redes sociais, achei um absurdo não colocarem na chamada do Copa Toon alguma cena sequer do Capitão Tsubasa, pois na chamada apenas colocaram que iria ter “uma nova atração”…
    Saudades quando o canal era mais empenhado e dava valor a todas as produções como se fosse próprias deles, alguns animes tinham direto até ter o seu próprio “já voltamos com Pokemon, no Carlton network” e hoje nem isso…

    • disqus_TBJvlEYvvr

      A “nova atração” é o programete da Copa Toon que postam no YouTube. Não tem relação nenhuma com um novo show, seja lá qual for

    • Ayrton Tom

      Pois é, o CN era bem mais empenhado com outras séries não originais do Canal, sdds desse tempo.

    • Rafinha

      É. Vc tem razão Gustavo. Mas do jeito que o cartoon esta hoje comparando-se a uns anos atrás ela esta dando passos pra frente com o modo de dar atenção com os animes. e passando Dragon Ball S na integra sem cortar abertura e encerramentos ao contrario de quando transmitiu Dragon Ball Kai fase Saiyajin até aos androides.

    • Nucker Intermatch

      Eu lembro muito bem daquela época, o que a CN latina fazia era genial, nos EUA exibiam uma abertura com outra música e cenas do próprio anime (Rock The Dragon e a 2° que só tem música e eu não sei o nome) e como era tudo na Toonami, as cenas da abertura passavam lá com o narrador que tá aí até hoje, falando algo sobre o anime e que voltava depois dos comerciais, até tive a sorte de achar umas gravações no YouTube, hoje em dia DBS tá lá só porque eles sabem que dão dinheiro, porque muitos animes que tinham lá a Turner já vendeu para outras emissoras.

  • Jander Jandinho

    Só quero que passe antes do filme

  • Yusuke Urameshi

    Demora danada. Espero que saia esse ano pelo menos.

  • lucas guida

    E o mais curioso sobre esta demora, a exibição americana nos passou mesmo sendo semanal. mas ainda acho que todos os 131 episódios vão ser exibidos primeiro por aqui do que por lá.

    • Seto Kaiba

      Mano, a gente é que está errado…

      A gente queimou os 63 episódios em menos de 2 meses e estamos vivendo um loop eterno, e eles ficaram 1 ano assistindo semanalmente e só agora nos alcançaram e passaram.

      Tudo bem que nós, os latinos, somos mais acostumados com exibições de segunda a sexta; mas coisas assim (em exibição no exterior ou em fase de dublagem) deveriam ser exceções.

      • lucas guida

        Eu não vejo problema, se o canal é capaz de exibir o anime de segunda a sexta, por que não? Se até hoje DBS e até mesmo DBZ KAI the final chapters estão sendo reprisados no canal, então deve ser porque a audiência ainda está boa, mesmo sendo reprise (só acho que o canal deve exibir o episódios na ordem como fez na primeira exibição, e não desorganizado).

  • Matheus Henrique

    Sei que não tem muito com a postagem, mas uma certa entrevista ai vai ter as respostas ou o mesmo ainda não respondeu os questionamentos?

    • Matheus Sousa

      Do Pablo? Vai sim amigo, mas demora mesmo. Da última vez que fizemos levou quase quatro meses.. :/

  • Matheus Sousa

    Infelizmente vai ter que esperar um pouco mais.. demora mesmo, essas coisas são assim. Da última vez levou quase quatro meses. A posição dele no CN, e o fato que precisa passar por diversas outras pessoas atrapalha bastante.

    • cara eu tou doido pra ver a desculpa deles pro caso de liga da justiça action e os desenhos da DC não ter mais lugar na emissora ja faz meio ano que não tem novos episódios desses desenhos fora que o McDonald’s tem sempre promoção da animação só que nem no ar ela tá

  • toygame lan

    mas sempre foi assim,as emissoras repissvam muitos os esp e demorava pacas para sair uma nova saga.

  • Ariel Gomes

    Não reclamo, dB super acabou em abril…só de saber q vai passar no mesmo ano já é algo maravilhoso
    Reclamo de Naruto que até hoje não tem nem 50% da série dublada

    • Ayrton Tom

      E ainda o pessoal do CN fica zuando nas redes sociais falando de Naruto !!!

      • Eduardo

        Psé, ficam com a tag #PassaNaruto. Não duvido passar msm

  • Tales

    então a noticia de um site famoso que teríamos mais episódios inéditos depois dessa reprise é falsa?

  • Manu

    Não ligo pra demora como muitos.
    Eu esperava de 4 a 5 anos pra ver um filme dublado em VHS que eu gostava então…

    • adorei a foto de korra, será q um dia a netflix resolve fazer uma 5 temp ?

  • Eduardo Otávio

    Esta claro q a estratégia do CN é de concidir com os planos da Fox para o novo filme do DBS, exibir os episódios até o seu fim dublado até janeiro para q o público saia da tv sabido e vá ao cinema para continuar a história do anime, visto q na última exibição do longa em 2015, a Fox exigiu q o CN exibisse filmes e especiais de DB para q o público se familiarizarem com o anime para ver o mesmo no cinema, creio q seja esse o motivo da demora dos novos episódios estrearem.

  • Zarchary Rabbido

    Eu só estou esperando o Torneio do Poder já que pra mim foi o único arco que consegui engolir dessa bagaça pois o resto eu nem me dei o desprazer de ver (exceção dos filmes)

    • Gabriel Formento

      Mais assim, o arco do torneio do poder até é boa, mas…

  • Yusuke Urameshi

    to nada.

  • Caio Martins

    SAUDADES DA EPOCA DO TOONAMI, QUANDO O CARTOON DIVULGAVA todas as suas atraçoes no canal . agora so divulga na internet e na tv so divulga seus desenhos originais . so quero que dragon ball super tenha continuidade no cartoon e que dem um fim nesse dragon ball kai pq ele ja acabou e nao tem mais necessidade de continuar mantendo ele na programação.

  • Gonçalo Afonso

    O CNBR está a desrespeitar muito os fãs. Se ninguém soubesse que os episódios já estão todos dublados não havia problema mas como toda a gente sabe acho que já está na hora do Brasil também receber os novos episódios de Dragon Ball Super para não ficarem atrás de Portugal, Israel, Espanha e agora dos EUA.

    • João Carlos

      Mas esses paises estrearem antes que nós

  • Caio Martins

    É um absurdo capitão tsubasa q mal começou no Japão está com seus 13 episódios ja dublados o Cartoon q exibir direto enquanto a dragon ball super q já acabou no Japão e já está com todos os episódios dublados o Cartoon tá com frescura pra não colocar no ar azar e deles quando a audiência começar a cair

  • Eduardo

    Se esse ano começarem a dublar o resto do Shippuden, não duvido passar no CN

  • Sério mesmo que vocês vão responder provocações desse pessoal ? Vocês são melhores que isso por não terem se vendido a ideologia, ao menos que eu saiba. Sempre se manteram em foco na divulgação e informação. Se mantenham assim sempre. Conselho de um leitor.

  • Marcelo Kirito

    Podem continuar exibindo os episódios em “loop” . Pelo menos não fica naquela mesmisse de conteúdo original do canal.

  • Não vazou que eu saiba, mas teve um vídeo no canal do Wendel Bezerra há um tempo atrás onde ele e o Wellington Lima, dublador do Majin Boo, estavam escolhendo novas vozes pro DBS, inclusive cogitaram o Mauro dublar o Toppo.

  • lucas guida

    Impossível, DBS foi um anime criado já pensado no mercado internacional o que não é o caso de naruto shippuden. Acho que se o anime voltar a ser dublado, por aqui ele deve se limitar ao streaming pois a play tv perdeu os direitos do anime (mas eu acho que no resto dos países isso não deve acontecer, visto que no chile ele ainda é exibido no ETCTV).

  • Eduardo Jose de Andrade

    Rapaz quem se lembra da demora que foi a segunda parte do exame chunnin em Naruto no SBT, queria ver logo o Naruto espancar o Neji que era arrogante, não vai se esquentar com DBSuper (estimado ) que ainda irão ao ar esse ano mesmo provavelmente, e quem é da época da Manchete se lembra da demora que foi a segunda metade de CDZ (reprisavam os 56 primeiros episódios muito).

  • Nucker Intermatch

    Não, lançaram em agosto, dia 5

    • Tori

      Realmente!
      Talvez coloquem um mês depois devido ao atraso?

      • Nucker Intermatch

        Tem 3 opções agora:

        – 17 De agosto

        – Algum dia de Setembro

        – Novembro (depois que acabar a reprise)

        Ao menos quando voltar, provavelmente vão exibir todos eps de uma vez, então seria melhor se começasse em novembro quando todos eps estivessem devidamente dublados. Porque se começar em setembro, muito provavelmente vai ficar bem em cima da hora, que nem foi quando começarem a exibir aqui, espero que até outubro já tenha estreado

        • Lissandro

          Cara, eu lembro que teve uns animes que eles terminaram uma reprise, ai reprisavam o só último arco e começavam com novos episódios. Acredito que deve ter sido coisa de 2 ou 3 animês na vida, mas que teve, teve haha. Se pá eles terminam essa de agora, reprisam só a saga do Black e partem pros novos episódios

          • Nucker Intermatch

            Não, a Cartoon não é desse tipo, eles seguraram Dragon Ball Kai Saga Boo por 1 ano e 4 meses após a dublagem ter sido terminada, estreiou depois do super, muito provável que eles façam mais uma reprise completa e voltem a exibir só em novembro

  • Nucker Intermatch

    Eu tinha esperanças para que passasse em agosto, pois, já se daria 1 ano desde o começo da exibição, e a saga Cell do DBkai estreou justamente 1 ano depois da estreia, quase que no mesmo dia, só que a saga Cell no Kai tinha o que? Uns 40 episódios acho, a Universe Survival tem uns 52, eu espero, que a nova reprise de agosto não dure até o fim, se não vai ser só em novembro. E sim, eu acredito que isso seja possível, afinal estamos falando da CN, uma emissora que nunca tem zelo com produções que não são de sua autoria, e sim, eu lembro da época do Toonami, agora vamos ver se você lembra que o final do dbclassico só foi passar em 2005 na cn, já tinha dado na Band a uns 3 anos, e era comprado da CN

  • Nucker Intermatch

    O final do classico passou em 2005 e o Z só teve duas reprises, só que tipo, eram fucking 199 episódios, comparado ao super que exibiram 67 e so tem 131 eps

    • Away

      Vc não viu na época da band né?

      • Nucker Intermatch

        Eu estava me referindo a Cartoon Network

        • Jair Blake

          o post é sobre Cartoon Network e o cara vem falar de Band KODSAKOSDOAK

  • Nucker Intermatch

    Os EUA começaram a exibição em outubro de 2016, quase 1 ano antes de nós

  • Lissandro

    Canal infantil com esse esquema de exibição semanal é difícil aqui no Brasil (pra animês, pelo menos)

  • João Paulo

    A terceira leva de reprises, 4a exibiçao dos 67 primeiros eps, termina em 18 de agosto, eu estava na esperança de estrear os novos eps em 20 de agosto mas pelo jeito não vem…. Se vier em setembro eles irao cortar a quinta exibiçao na metade? Sério isso?

  • João Paulo

    Pois é, foi o que comentar acima… Eles irao cortar a 5a exibiçao pela metade? Duvido muito. Por isso acredito em 20 de agosto como data de estreia dos novos eps

  • adriano oliveira

    Iai sera que si passara mas um més e nada do grande dragon ball super,pow sacanagem com a gente que ama a serie

  • André Bertaglia

    Tomara que chegue logo.

  • wallyson

    japones dublagem é imposivel de ouvir portugues portugal é uma merda .. infelizmente ter q esperar

  • Cevert

    Eu não entendo o que fizeram com o Cartoon… Ou a sociedade brasileiro regrediu tanto moralmente quanto intelectualmente (fazendo uma alusão à idade média), ou os executivos do CN ficaram retardados. Esse anime no início dos anos 2000 passava 18:30 (dragon ball z), sendo que, ainda tinha sakura card captors 16:30, sailor moon 16:00, pokémon 17:30, Samurai X 18:00…Essa grade que acabei de passar era de 2001. Porra, hoje você liga esse canal e só tem desenho pra retardado, é um absurdo! O mais incrível é que até as reprises do Dragon Ball Z ficavam no horário “nobre”. Agora esses cretinos jogam o Super pra 23:00 (reprise). Não tem chamada, não tem nada! Eu li ainda que à tarde os episódios são censurados, em comparação com os que passam as 23:00 (não posso afirmar se chega a ser uma verdade, mas é plausível, porque um dos motivos de animes terem saído dos canais infantis foi por conta desses psicopatas do ministério da justiça censurando tudo). Resumo da ópera: o Cartoon Network não é a sombra do que foi no final dos anos 90 e início dos anos 2000; só vai sentir na pela quando tiver um canal do porte da fox kids investindo pesado nesse tipo de programação e tirando sua audiência, como aconteceu no passado, afinal de contas é na livre concorrência que se melhora a qualidade dos produtos; o modelo de negócio do cartoon ficou uma merda do ponto de vista do entretenimento, tudo bem que tem audiência, mas garanto que podia ter bem mais. Nos anos 2000 esse canal representava uma parcela significativa das audiências da tv por assinatura, por quê será? Não adianta querer dizer: o streaming acabou com a tv a cabo…Isso é bullshit! Streaming não passa animes dublados muitas vezes, o novo sakura é um exemplo, porra assistir em japonês não dá! Sendo assim, fica muito difícil no Brasil ter emissoras com qualidade.