DB Super: Toei fala sobre exibições ilegais do último capítulo

Por Nielsen Souza em

Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

O último capítulo de Dragon Ball Super está programado para ser transmitido no Japão este mês, e tal acontecimento vem deixando fãs ao redor do mundo numa enorme expectativa, em alguns casos até de forma exagerada conforme vamos explicar agora. Em alguns países da América Latina, grupos estão organizando encontros em praças públicas, eventos, e acredite, até mesmo estádios, tudo para acompanhar, com ares de final da Copa do Mundo, o último capítulo do anime.

Essa atitude inusitada vem sendo realizada por pessoas que não tem vergonha de demonstrar seu fanatismo pela série, e ao mesmo tempo, perceberam que seria possível faturar de alguma forma com a ideia. Questionada pelo ANMTV Latino, a Toei deu a seguinte declaração:

“Nossa equipe esteve em reunião o dia inteiro para decidir o que fazer sobre estas exibições ilegais, que não foram em nenhum momento autorizadas por nós”.

Horas depois, a filial do estúdio nas Américas nos enviou um comunicado oficial em inglês e espanhol, que também pode ser visto em suas redes sociais, repudiando este acontecimento. Para ler na íntegra clique aqui. Aqui no Brasil, não tivemos nenhum fato similar, e ao que parece, estas exibições estão limitadas apenas a alguns países hispânicos. Não que em nosso país a ilegalidade seja algo inexistente, mas será que é preciso ir tão longe assim por um anime?

Dragon Ball Super se despede da TV dia 25 de março.

Comentários
  • Zarchary Rabbido

    Eu acho errado ganhar por algo que não é seu mas se fosse apenas uma exibição tipo em um bar Reunindo o pessoal só pra acompanhar pq até vir Oficialmente em nossa língua vai demorar, eu não veria problema algum

    • toygame lan

      cara pirataria é culpa da empresa mesmo,sabe que não tem como combater a pirataria,faz um acordo com youtube e outros site e exibe essa merda pago simultaneamente

    • matheus

      Em um bar kkk, um desenho dentro de um bar, com cachaça e tudo? Kkkk tá louco?

      • Eryk Oliveira

        Cara, tem até um vídeo. Um bar lotado com os marmanjos gritando pelo nome do Goku. Dá uma pesquisada.
        Foi no México, se eu não me engano.

      • Zarchary Rabbido

        Se acha que Homem tem apenas que ir num bar tomar cachaça e ficar reclamando de Mulher? você está muito errado colega e bar não se resume a buteco de esquina não

  • Jander Jandinho

    Tenho medo de isso prejudicar a vinda do anime para o Brasil

    • Kaio

      a noticia diz “no Brasil, não tivemos nenhum fato similar” e fizeram a resposta apenas em espanhol e inglês.
      Nao há motivos pra ter medo por enquanto.

    • toygame lan

      não,a serie super já está sendo exibida aqui,esmo com apirataria

    • num prejudica nada não cara isso e um caso isolado,mas meu amigo um estádio de futebol eu tou besta com essa

  • Scar

    Gente eu sei que DB é uma febre e tals, mas convenhamos nem é tudo isso, e nem precisa ir tão longe por um desenho ._.

    • Yellow Hair

      se não me engano tem gente que vai longe sim…teve uma convenção na Espanha alguns anos atrás e deram destaque pra pokémon e muitos fãs de digimon ficaram revoltados e protestaram no evento…isso ate virou notícia internacional

      • Blu3s

        “Protestar”? Saíram no tapa mesmo, um show de vergonha alheia.

      • Scar

        Ah eu lembro disso.
        Infelizmente existem pessoas de mente fraca que influenciam outras e faz acontecer esse tipo de barbaridade.

      • Snow

        O pior de tudo é a vergonha alheia que você sente depois de algo assim. Aí começam a achar que você faz parte da parte tóxica da fanbase e dá uma vergonha extrema de dizer que você gosta daquilo.

        • Son Son

          Vergonha alheia nada, pra quê se incomodar com a felicidade dos outros.

    • Eryk Oliveira

      Ultimamente está fazendo por merecer.
      O hype é o mesmo para Batman Vs Superman: A Origem da Justiça antes de passar nos cinemas.

      • Scar

        Só espero que o Rage da fanbase não seja o mesmo do que aconteceu pós filme XD

        • Eryk Oliveira

          Se a luta for boa, não vai haha XD!

      • so que pele contrario esse filme é uma bosta

        • Eryk Oliveira

          É, teve isso haha. O hype do filme teria sido merecido se ele fosse tão bom, mas foi +/-

          Mas o Super fez um ótimo trabalho no ultimo episódio. E o próximo promete muito. Vale a pena exibição em entrada franca.

        • Son Son

          Na minha opinião arrogante*

  • ace cooper

    Fica meio irônico quando para relançar DBZ clássico eles precisaram de uma emissora que por vários anos pirateou seus animes e tokusatsu,e mesmo hoje a maioria de sua progamação é exibida ilegalmente(a não ser que alguém seja ingênuo para acreditar que a RB negociou com a Warner,Disney e Universal para exibir as séries clássicas de Batman e Hulk).

    • isso eu não sei pode ter sido que sim pode ter sido que não,quem liga,fazemos pior pois baixamos as series.

    • num e que a toei chegou lá e fez a parceria,ela foi procurada pela emissora pra compra os direitos da serie pra ser exibidos,ninguém queria apareceu quem queria e depois ficaram tudo de picuinha,e o super vai pra lá fica vendo visse

  • Ademilson Molotrovik

    Isso porque “Dragon Ball” já estava sendo forçado né? Kkk vão ter que engolir dB por alguns longos anos. Dragon Ball nao ultrapassa gerações, mas sim cresce com elas.

  • toygame lan

    memso eu odiando o super,confesso que vai ser um grande evento esse eps final.Dragon ball marcou a infancia de muitos

    • Yellow Hair

      você odiando o super?
      me engana…me engana que eu gosto…

  • Ariel Gomes

    Se a pessoa conseguir um projetor e assistir via cr sem cobrar nada de ninguém não é ilegal, o cr é um serviço de streaming legal e nada impede de assistir com quantas pessoas quiserem.

  • Sites como Noitosfera costumavam fazer o mesmo com as séries do CN e ninguém fala nada… ¯_(ツ)_/¯

  • Yusuke Urameshi

    Muito legal esse desejo dos fãs, mas é sacanagem sim os caras que organizam isso quererem ganhar em cima.

  • Eryk Oliveira

    Olha, eu acho muito bacana da galera criar essa movimentação. E convenhamos, o Super está fazendo por merecer. Eu simplesmente achei essa ideia de eventos GENIAL, e tem mais é que apoiar mesmo.
    POR OUTRO LADO…
    Já está errando se pegar um episódio legendado de fansub. PIOR AINDA se pagar para assistir algo ainda mais pirata. Se fosse um grande evento de entrada franca, e o episódio fosse transmitido diretamente pela cr tipo, num telão, aí sim não teria problema, acredito eu. Já que a cr é um serviço oficial que incentiva diretamente a Toei, assim como acontece com o outros animes do site.

    Recentemente teve um vídeo de uma multidão assistindo o ep 129 do DBS num Bar, e a galera vibrando a cada minuto gritando pelo Goku. Até aí tudo bem. O problema é que o Bar estava exibindo um episódio de um FANSUB. A partir daí já é pirata, ilegal. E aí sim a Toei está no direito de se manifestar contra.
    Mas para mim os funcionário do bar não sabiam dessa coisa toda de direitos autorais e tudo mais. Eles apenas não sabiam. Mais uma vez: se tivessem exibindo este mesmo episódio pela cr, (e a entrada desse bar não fosse particular, porque, se era, teria que pagar para entrar para assistir um episódio? Não dá.) aí sim poderiam exibir de boa.
    O mesmo para os envolvidos nesses eventos: Tem que ser Entrada Franca, e chamar alguém com a conta Premium da cr para exibir o episódio em qualquer lugar, seja num bar, uma pracinha ou até mesmo num estádio, uma hora depois de passar no Japão que já vai ter legendas para todo o resto do mundo.
    É só avisar para eles. Se dessa forma estiver dentro da lei, não vejo problema em fazer essas exibições.

    • mas isso e um caso isolado,tipo vc não é ilegal se os clientes foram os próprio que fizeram o pedido,no bar homem vai pra assistir futebol e nem por isso é ilegal,pois não tá pagando ingresso porque não assistir ou aqueles shows que rola no telão,porque não assistir um episodio de Dragon Ball.

      • Eryk Oliveira

        Mas para passar um jogo no bar, os caras não pegam um vídeo pronto gravado do youtube, entende?
        Eles pegam diretamente da TV com o jogo passando Ao Vivo e tudo. E mesmo assim ainda está dando audiência de forma oficial, de certa forma.

        O vídeo do Super no bar não. Eles pegaram uma legenda de fansub em algum site de anime pirata ou no próprio youtube mesmo. Se tivessem pegado o mesmo episódio de um streaming oficial de animes (que é a cr) aí sim daria certo.

        Entenda. Se você quer exibir um conteúdo que você não pagou para exibir por aí e ainda cobrar a entrada, já é crime. O golpe é ganhar dinheiro por cima disso. É a mesma coisa que fazer um cinema em casa, mas você anuncia para toda a vizinhança cobrando pela entrada. Ridículo!
        Aparentemente é a mesma coisa que o Bar e essas exibições organizadas fizeram. Só que eles não fizeram pensando no tal “golpe”, entende? Eles só viram que era bom e tinha legendas e exibiram. Apenas não sabiam dos direitos autorais.

        • não do mesmo jeito que no bar coloca um DVD de show rolando e a mesma coisa de pegar um episodio e colocar no bar,outra coisa no bar num é evento e uma área de lazer,quem sabe num foi os próprios clientes que trouxeram o vídeo e pediu pros caras lá colocarem,isso não é pirataria porque fazemos isso em casa do mesmo jeito,claro que por ser um estabelecimento o que vc consumir lá não é de graça

          • Eryk Oliveira

            “Não é pirataria se não cobrarem para assistir o original”.
            Qualquer um pode entrar num bar só para assistir o que está passando. O cara comprou o DVD de show que vai ficar passando lá para todo mundo ver, mas não quando quiser, necessariamente. Se o resto do bar quiser ver o DVD quando quiser, eles vão ter que comprar. (Agora se o bar exibe um DVD pirata ou original, aí já é outra história.)

            Desde que tenham pego o episódio legendado original (seja em DVD ou streaming da cr) e o bar não cobrar só para assistir, não é pirata. Entendeu? Se o bar quiser de boa vontade, eles exibem assim.

  • Lucas Lima

    “Dragon Ball Super se despede da TV dia 25 de março.”

    Dói ler essa frase… :'(

  • Felipe Betto

    ahhh véi, deixa os caras serem felizes gzuis… Como disseram, é só um desenho

  • Rafael Nogueira

    O pessoal aqui no Brasil começa a fazer esse tipo de coisa quando é CdZ que estamos falando!

    • Salem

      Se eu me lembro bem teve um evento desse no 1o episodio do CDZ Omega, mas acho que era evento oficial mesmo, não era ilegal.

  • cara o negocio e fechar o bar pra ver o episodio como um vídeo que eu vi no face

  • Gugax

    Mas o cr não faz transmissão simultânea do episódio? Então se forem assistir por ele não seria pirataria e tbm acho bobagem uma empresa gigante como a Toei, perder tempo com eventos desse tipo ela nao vai perder milhões com isso, só vai manchar sua imagem perante os fãs de Dragon Ball.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Também a Toei devia fazer acordos pra licensiar o anime lealmente (nem que seja no youtube mesmo que o adsense hoje esteja uma merda) porque pirataria está mais forte atualmente parece, e dragon ball é uma franquia muito amada (e superestimada) pelos fãs, o jeito é tentar ganhar algum $$$ por meios oficiais (se tivesse canal no youtube de DB Super oficialmente ia bombar) e não demorar pra lançar oficialmente, estamos na era do streming.

    • Scar

      Mas DBS passa no CR D:
      Só tem que pagar é claro e.e

      • Eduardo Jose de Andrade

        Mas esse e´o defeito, e mesmo quem for ver de graça tem que aguentar as propagandas (e enchem o saco mesmo) e assim a massa vai pro anitube da vida que acharem, Toei devia lançar mesmo no youtube que faturaria alguma graninha do adsence e não perderia tanto pra pirataria.

  • Rafinha

    A Pergunta é: Então cobrando a entrada para cada “fã” reunirem-se nestes lugares pra assistir DBS?