Reprodução.

Dando mais um grande passo na consolidação do Disney Channel como a casa dos programas infantis da Disney, a direção do canal moveu Ducktales: Os Caçadores de Aventuras e A Lei de Milo Murphy, duas séries originais do Disney XD, para sí próprio nos Estados Unidos. Com isto, resta apenas a animação de Operação Big Hero para o irmão do Disney Channel, que também deve ser logo remanejada.

Enquanto Ducktales vai apresentar novos episódios toda sexta-feira de maio nos EUA, A Lei de Milo Murphy teve o crossover especial com Phineas e Ferb, que inicia a segunda temporada e anteriormente estava marcado para abril pelo XD, adiado para meados de agosto no Disney Channel.

Há algumas semanas, o ANMTV havia reportado como o canal já estava caminhando para ser o lar das animações, e todo o conteúdo de TV infantil Disney atualmente. Ao XD, restam apenas os conteúdos inéditos das séries da Marvel, e os direitos de Pokémon e Beyblade, visto que MECH-X4, único live-action restante, está prestes a concluir a temporada, e provavelmente finalizada de uma vez por todas.

Ainda é incerto o que o futuro reserva para o Disney XD, mas especula-se que o canal torne-se algo como o Boomerang para o Disney Channel, já que recentemente foram adicionados Kim Possible, Lilo & Stitch: A Série e Filmore! em sua grade diária. Um canal focado em conteúdos Marvel também não deixa de ser especulado pelos telespectadores.

Nos Estados Unidos, o Disney XD é considerado um canal mais premium e secundário, e viu uma grande perda no número de casas em que está presente nos últimos anos, com a diminuição do mercado de assinantes da TV paga, estando presente em menos de um terço das casas quando comparado ao grande irmão Disney Channel. Com análises sobre o mercado diminuir ainda mais nos próximos anos, logo não sobrará audiência para o desafortunado Disney XD.

  • Vinicius Delacierra

    Em geral todos canais infanto-juvenil estão sofrendo essa queda mas o caso de DXD e crítico vide que 1 novo episódio lá não chega nem a 0.40

    • Bruno Luiz

      Psé: no CN não da mais do que 0.91, Nick que antes batia 4.15, hoje só dá 1.7 com The Loud House e a Disney XD que antes batia 1.8 de audiência, hoje amarga 0.3

      • Vinicius Delacierra

        Sim só TTG que chega a 1.57 tudo graças a internet.

        • Bruno Luiz

          E outrs desenhos só passam de 1.00 se lançar um EP de SU(isso se não for pro App antes)

      • doko

        Mas o CN tem app pra assistir, lá nos Estados unidos. Então a audiência c/ TV não é a única

        • Bruno Luiz

          Isso é um fato, e o que salva Ok Ko e Steven Universe é justamente o App, pois são os mais vistos lá

  • GustavoXD

    Disney XD tem MUITA chance de acabar.

  • Nero ZeroX

    Não sei porque, mas já vi este filme antes…Off.: Será que o Disney XD não estaria tendo o mesmo destino dos saudosos Fox Kids que depois virou o também saudoso Jetix? Off.: Pelo jeito a decadência da tv a cabo não é exclusividade do Brasil…

  • Anderson S.

    Se continuar assim, de 2019 não passa.

  • extremo777

    Nada de valor se perdio. El canal no tiene identidad propia ni nada que lo distinga de la competencia. En su momento, Jetix tuvo sus series originales y anime insignias (Digimon, Power Rangers, Oban Star Racers, Yin Yan Yo!). Y ni hablar de Fox Kids, que aun es recordado por muchos.

    Sinceramente, me alegraria que terminara siendo un Boomerang de Disney Channel. Hay muchas series de Disney que merecen volver.

  • Léwow

    TA SENTINDO?

    TA SENTINDO O CHEIRO DE CANCELAMENTO DO DISNEY XD PELA DISNEY? rs

    Sdds Jetix rs

  • Diego Miyabi

    Daqui a pouco aparece alguém falando que a Disney está falindo. kkkkkk

    • Erivelton Freitas

      Depois que disseram que a Eletronic Arts iria comprar a Microsoft, eu não duvido!

      Se bem que, sendo bem franco, Disney perdeu a sua força na TV, e não somente aqui, mas no USA também, vide os números de lá. Longe de falência, obviamente, mas está claro que os mesmos executivos responsáveis pelos feitos no cinema, estão se lixando para a ABC Disney Television Networks

  • Murray159

    Preferia o Disney XD ao Disney Channel, mas se as séries vão passar pro Disney Channel seria legal se realmente fizessem do Disney XD um canal pra exibir as séries já concluídas, que não têm espaço enquanto esse serviço de streaming da Disney não acontece.

  • Ayrton Tom

    Fox Kids/Jetix deixa lembranças!!!

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Pelo visto, o Disney XD já estaria com dias contados.
    Agora imaginem quando a América-Latina for afetada, menos o Brasil, já que não tem muita audiência por aqui mesmo!
    Podia mover a Marvel, Pokémon, Beyblade e Yo-Kai Watch para o Disney Channel EUA também. É só a minha opinião e sugestão ao mesmo tempo. Tá?!

  • Erivelton Freitas

    Essas práticas não são exclusivas do mercado norte-americano. Todas as programadoras definem seus canais principais de cada gênero, e quais são os secundários no mesmo gênero.

    Um bom exemplo é a relação Cartoon Network > Boomerang > Tooncast

    Ou mesmo TNT > Space > TBS > I.Sat

    E não vou esquecer da relação MTV > Vh1 / Multishow > Bis e assim por diante.

    Os canais escolhidos para serem os principais, são aqueles que são negociados para ficarem nos pacotes mais básicos. Os secundários, nascidos para serem assim, tem menor valor para as Operadoras e ficam em pacotes mais caros.

    Desde que a TV por Assinatura existe que é assim… E sendo bem franco, se eu fosse a Disney, acabaria logo com o Disney XD e lançaria o Marvel Channel. Afinal de contas, a FOX sabia o que era um canal de ação com animações legais, com seu finado FOX Kids, a mesma coisa com a antiga administração da Disney, nos primeiros anos do Jetix, depois, veio o Jetix que ninguém suportava com 12h por dia de Padrinhos Mágicos e Dave: O Bárbado e ao fim, esse Disney XD.

    Sinceramente, já tá na hora de aceitar que a doença é terminal. Ele lutou muito, muito mesmo, mas infelizmente, não dá!

  • douglas

    O DISNEY XD DOS EUA TÁ SOFRENDO HORRORES HEIN
    aqui no Brasil tá de boa ( mesmo eu achando que o canal tá muito lento )

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Acho que não valeria a pena trazer o Jetix de volta nos dias de hoje!

    • Bruno Luiz

      Nem vale a pena mais continuar na TV a Cabo

  • Miih Morais

    Fox Kids e Jetix já morreram, agora Disney XD? ;–

  • Raimundo Guedes

    Posso estar errado, mas o Dinsey XD começou a cair quando passou a colocar mais seriados que desenhos. Mudaram muito o canal, que era bem legal no seu início, com animações muito divertidas.

  • Bruno Pereira de Macedo

    por mim podia cancela o canal não passa nada que presta parece a nickloadeon e a nickloadeon parece o disney junior…