Exclusivo: Yo-Kai Watch em fase de dublagem no Brasil

Por Nielsen Souza em

Divulgação. © Noriyuki Konishi / LEVEL-5

Divulgação. © Noriyuki Konishi / LEVEL-5

Yo-Kai Watch, a bem sucedida franquia criada pela Level 5 está prestes a desembarcar com força no Brasil. Fomos informados com exclusividade que o anime já está em processo de dublagem na Marmac, em São Paulo.

O estúdio trabalha com um lote inicial de 10 episódios, e a versão a ser utilizada é a mesma dos EUA, onde o protagonista se chama Nathan (Keita Amano), e os demais personagens também possuem nomes alterados. Tal como aconteceu por lá, o tema de abertura, Gera Gera Po Song, também será adaptado para o português. Informações sobre o elenco divulgaremos mais adiante.

Apesar da série não ter sofrido grandes adaptações relacionadas aos nomes das criaturas, algo garantido pela japonesa Level 5, ela não escapou de cortes em sua exibição no Disney XD americano. Cenas com garotas de biquínis e homens musculosos foram suavizadas alegando que isso poderia confundir a cabeça das crianças.

A distribuidora MarVista Entertainment é a responsável por trazer o anime ao Brasil, mas não é possível assegurar que a versão de Yo-Kai Watch que veremos por aqui apresente o mesmo tipo de modificação daquela transmitida nos Estados Unidos.

A primeira temporada possui 26 episódios, sendo que atualmente o anime já chegou a 115.

Quem vai exibir?

Chegamos agora ao grande mistério. A dublagem está acontecendo, mas quem o adquiriu? A Netflix é a favorita, já que atualmente a animação japonesa encontrou espaço garantido no streaming, mas por outro lado não podemos descartar os canais infantis.

Será que o Cartoon Network encontrou um substituto para Digimon Fusion ou o Disney XD vai seguir os mesmos passos de sua matriz? Tal resposta só vamos descobrir mais adiante.

Novos detalhes sobre a chegada de Yo-Kai Watch em breve.

Comentários
  • Davir

    Ahhhhhhhh sério isso essa noticia saiu como uma bomba, mais a Cartoon Network ?eu duvido por que ultimamente deixou muitos animes passar como Naruto e Doraemon. o Netflix tem muitas chances mais o Disney XD pelo que eu sei Usa mais a dublagem do TV Group ou a dublagem foi a mandado da MarVista ?

    • Matheus Sousa

      Ainda não existem informações quanto a isso, o que se sabe é que os processos de dublagem tomaram início esta semana.

  • Phillippi Roberto

    Só aqui no Brasil americanizações de animes são mais populares,sendo que a maioria do pais gosta de ver personagens japoneses sendo chamados de nomes ocidentais só para esquecer a sua cultura

    Odeio americanos,que a cada ano fazem suas abominagens. Logo a Marvista abre uma filial aqui e animes originais vindos do Japão nem terão chance alguma aqui

    • João Carlos

      a gnete ta na america latina,é muito mais facil trazer algo do EUA pra ca

      • Phillippi Roberto

        E então você deve achar que Saint Seiya é dos EUA,ok?

        • João Carlos

          nao mano,eu conheço a versao americana de CDZ,mas mesmo assim,a nossa primeira versao de CDZ é da frança (como dragon ball em portugal) so por causa do enorme sucesso que fez que dublam da versao japonesa,e mesmo assim nao é todo anime que é picotado lá no EUA,como gundam wing e ranma 1/2 que nao tem auterações

    • Tori

      Vc sabe que a fala japonesa no português fica extremamente confuso né?
      Ainda tem aqueles caras chatos otakus que n curtiram a fala e começa a odiar o PTBR por causa disso.
      Um exemplo é gintama, que algumas partes fala “jin” em outras “gin”
      Uma alteração no nome fica mais fácil tanto pra dublagem quanto pra falar.

      • Phillippi Roberto

        Confunde sim,mas pode ser evitado. Basta aprender a falar corretamente. Até portugueses podem falar bem o japonês,e para isso existe a leitura.

        • Tori

          N é bem assim cara.

    • Celso

      Não é que são populares. É que acabaram ficando populares porque o Brasil (vulgo empresários e distribuidoras brasileiras) conversam mais facilmente com empresas americanas. É difícil ver uma distribuidora conversar com empresas japonesas porque no Japão fica mais caro adquirir algo de lá, e a mesma coisa nos Estados Unidos é bem mais em conta.
      Mesmo seriados japoneses só chegam no Brasil por causa de distribuidoras latinas, com “Madan Senki Ryukendo” pela Televix.
      E porque será que o Brasil adquire os “Power Rangers” e não os Super Sentais da Toei? Porque Power Rangers é mais barato, e na visão dos empresários, é a “mesma coisa”.
      A visão dos empresários brasileiros e das emissoras de televisão é a seguinte: o lance é tirar “leite” (conseguir retorno) em “pedra” (coisa barata). Por isso a própria Toei tem dificuldades em adentrar a América Latina. E se vem conseguindo adentrar essa região, é em pequenos passos.

      • Phillippi Roberto

        Somos um pais sub-desenvolvido,e por isso que canais abertos preferem heróis cheios de testosterona e personagens japoneses com nomes americanos. E porque então antigamente eram mostrados vários Tokusatsus como Jaspion e Changeman,que vieram diretamente no Japão?Mesmo pelo dinheiro,estes empresários cheios de desmoralidade preferirão que a maioria pense que um certo produto tipico nipônico seja feito nos EUA

        A Toei é melhor esquecer,porque na verdade é só aqui que ela nem tem interesse de trabalhar,e se sua divisão de animes faz suas apostas,só trás CDZ e DBZ que são as maiores porcarias,fazendo o publico que se passa de fã consumir sem motivos

        • SaintARMOR

          A maioria do público não é ignorante o suficiente pra não saber que um anime como Pokemon ou Yokai Watch é feito no Japão, e não nos EUA. Pare de fazer tempestade em copo d’água e se aquiete, por favor.

          • Phillippi Roberto

            Tenho que dizer que Argentina,México e até no Chile possui a sorte de ter canais de TV que até aceitam pagar caro hoje por produtos japoneses autênticos. Porque aqui no Brasil não?Resposta: a mania de American Way of Life

  • João Carlos

    namoral,eu gritei aqui,uma pena ser a versao americana,mas como é meio inevitavel que fosse outra,ainda estou muito feliz

  • Se for no Netflix vai ser ótimo, atualmente lá tem sido lar de vários animes. Mas se for passar no Cartoon ou Disney XD seria interessante, mas é inegável que teriam mais cortes do que já existem na adaptação americana.

    Acho que pra mim ficaria por conta da Netflix, mas vamos aguardar mais informações.

    • Gabriel Santos

      Mas se eles estão atrás de popularidade e vender produtos como lá fora não acredito que Netflix seja o melhor lugar. Ele tem um catálogo só pra crianças e produções infantis próprias, mas não tem a mesma repercussão das séries adultas (muitas vezes nem as séries adultas tem tanta repercussão assim, só faz sucesso dentro do próprio app mesmo). Acho que por enquanto o Cartoon Network é o melhor lugar (Disney XD não é pq o pacote de canais q ele pertence não são os mais em conta)

      • Celso

        Exatamente!
        Quem acha que um anime novo vai fazer sucesso e ter boa repercussão porque chegou na Netflix é muito ingênuo.
        Anime no Brasil fazia sucesso porque: ou era exibido na TV Manchete ou era exibido na Globo. SBT (com “Naruto”) e Rede TV! (com “Super Onze”) são exceções. Mas a TV Manchete já não existe mais, e a Globo largou mão de exibir animações em sua grade. SBT não liga muito pra anime e Rede TV! nem sabe o que quer da vida.
        Nem TV fechada ajuda muito. Nem Cartoon Network, nem Nickelodeon, nem Disney XD.
        Ou vocês acham que “Pokémon” faz sucesso no CN? Ou que “Yu-Gi-Oh!” fazia sucesso na Nickelodeon? Ou que algum anime faz sucesso na Disney XD?
        “Pokémon” fazia sucesso por causa da Record e da Rede TV! “Yu-Gi-Oh!” fazia sucesso por causa da Globo.
        Enfim, serviço de streaming ou TV fechada não são nenhuma garantia de que anime terá relevância aqui no Brasil. E se TV Aberta não dá bola pra isso, então o futuro não será nada bom (e já não está sendo).

        • Gabriel Santos

          Olha, acho que hoje TV fechada já mudou um pouqinho, como Hora de Aventura que nunca passou no SBT e bomba aqui como lá nos EUA, mas isso é apenas um desenho. Realmente, acho que pra bombar mesmo precisaria passar em canal aberto, mas os canais daqui estão cada vez mais copiando a TV americana e tirando programação infantil. Opção seria o SBT, mas lá a gente já sabe como é, ñ gostam de divulgar e ama as reprises de trocentos anos atrás…

        • Gabriel Santos

          Olha, acho que hoje TV fechada já mudou um pouquinho, como Hora de Aventura que nunca passou no SBT e bomba aqui como lá nos EUA, mas isso é apenas um desenho. Realmente, acho que pra bombar mesmo precisaria passar em canal aberto, mas os canais daqui estão cada vez mais copiando a TV americana e tirando programação infantil. Opção seria o SBT, mas lá a gente já sabe como é, ñ gostam de divulgar e ama as reprises de trocentos anos atrás… o problema do Netflix, pode ser anime ou desenho americano, embora muita gente tenha, seus programas ñ tem aquela repercussão de “tá na boca do povo” mesmo que faça sucesso, é algo mais interno…

          • Pederix

            Só falando besteira. Hora de Aventura passou sim no SBT, e não é “apenas um desenho”. Até parece que animes também não são desenhos, querendo ou não. Bomba exatamente pelo marketing exagerado do CN. Qualquer lojinha de shopping que você vai, já topa com Finn e Jake.

          • Gabriel Santos

            Ok, passou quando que eu ñ vi? Se passou quantas vezes foram? pouquíssimas, com certeza e se conheço SBT nõa teve divulgação nenhuma como foi com Gumball. Hoje o desenho bomba muito e ñ é por causa de SBT, até pq ele nem passa. Lógico que ela tem que fazer marketing exagerado, se depender de TV aberta hoje ñ ganha popularidade nenhuma, ainda mais dessa bosta de SBT que fede a mofo de tanta reprise que tem ali

          • Celso

            Sabe o que acontece? É que os caras desses canais de televisão acham que qualquer anime é um “Os Cavaleiros do Zodíaco” da vida ou que desenho é tudo igual para que, por si só, atraia audiência e consumidores. Não é assim que funciona. Um canal tem que tornar esse produto atrativo, e só consegue com marketing. Senão, pode estar na Globo, que o sucesso não vem. Pode ter feito um sucesso estrondoso no seu país de origem ou em qualquer outro lugar, mas se não souber trabalhar bem aquele produto, o sucesso dificilmente irá se repetir aqui.

          • Celso

            E animes como esses necessitam que estejam na boca do povo, necessitam que proporcionem no público o sentimento de expectativa, ansiedade, para que assisti-lo se torne mais empolgante. Netflix ou qualquer serviço de streaming não conseguem isso. Enquanto os animes não estiverem no lugar que devem, de nada vai adiantar.

        • SaintARMOR

          Yugi fazia sucesso na Nick, tal como Street Fighter, Dragon Ball e Rayerth faziam sucesso no SBT, ou mesmo Dragon Ball Z na Band, antes da Saga Boo ser exibida na Globo.

          • Celso

            “Yu-Gi-Oh!” fez sucesso na Nick até certo ponto, @saintarmor:disqus. Acredito que até as últimas temporadas o anime já passava batido por lá. “Yu-Gi-Oh! GX” Idem. O que pode justificar a Nick não querer exibir “Yu-Gi-Oh! 5D’s”.
            E como eu disse, anime que fez sucesso fora da Globo ou da extinta TV Manchete é exceção, e não a regra.

  • Vinicius Delacierra

    No Brasil acredito que será pelo CN já que esta estreando em alguns feeds da Europa e na Ásia.

  • jaiden shiba

    Para o cartoon pegar tem que ser oferecido um contrato de licenciamento lucrativo,
    e mesmo isso não garante o desenho tendo muito destaque ou ficando muito tempo
    na grade. O disney XD deixaria naquele horário “maravilhoso ” de Beyblade para
    não atrapalhar Hulk e Darth Vader dominando as prateleiras de brinquedos. Não sei
    se a nicklodeon pegaria atualmente e se por algum milagre o gloob pegar vão ter
    que aguentar serem chamados de hipócritas. O problema é que o Netflix ainda não
    é suficiente para vender os produtos licenciados a não ser que inovem colocando
    a série em streaming e apenas os anúncios dos brinquedos em canais infantis.

    • Celso

      Se a Nickelodeon nem o “Yu-Gi-Oh! 5D’s” botou no ar até hoje(o anime começou em 2008, e ela exibiu o último episódio dublado de “Yu-Gi-Oh! GX” ainda em 2009 e estamos em 2016 e ela nem se posicionou à respeito; já que exibiu as outras duas séries completas), então dificilmente colocará um anime desses na sua grade.
      Aliás, a Nickelodeon BR exibiu outro anime senão “Yu-Gi-Oh!”?

      • jaiden shiba

        Monsuno.

      • Avatar

        • Celso

          “Avatar”, assim como “Três Espiãs Demais”, é um pseudo-anime, @ADM_Jose:disqus.
          É o que eu chamo de um cartoon mais refinado.

  • Leonardo Sasaki

    os cortes q a disney faz sao sempre ridiculos

  • Lucas Fernandes

    vai ser horrível saber que será uma dublagem adaptada do inglês…

    • Pelo menos não terão aquelas piadinhas japonesas que só quem mora no Japão entende

  • Marcos

    Acredito que seja a Original Japonesa , já que é a mesma empresa *Level-5 que é a dona responsável trouxe a versão original Japonesa de Inazuma Eleven por Exemplo. Ate porque esse ai não precisa de censura alguma.

  • Acho que vai pro Cartoon Network, pois pelo que eu sei Digimon Fusion também teve esse envolvimento da MarVista para ser exibido no canal. E como estão usando o mesmo estúdio de dublagem, a probabilidade de ser exibido lá é bem maior.

  • Não falo de nenhum canal ,porque já perdir as esperanças até da play tv em adquirir novos animes.

    CN,disney XD,Nickelodeon,Gloob e play tv descarto todos ,têm algum canal secreto ou vai e para Netflix.

  • Erivelton Freitas

    Torço pelo Cartoon Network. Pois tem sinal em HD. Ver esse desenho ser desperdiçado num canal que não tem vergonha na cara de lançar um sinal em HD é triste. Não quero mais ver nada em SD. Nãm.

    A Disney – e não é por falta de dinheiro. – já deveria ter lançado um Disney XD HD há séculos!

  • GustavoH

    Como o Jaiden Shiba falou, o único que tem alguma mínima chance de passar seria o Cartoon, isso se houver algum contrato lucrativo sobre as vendas de brinquedos. Fora isso é Netflix ou Netflix

  • Rodrigo Sampaio

    dublagem de São Paulo tem muito a cara de disney xd não acham? quando falam dublagem e netflix eu lembro de Rj e Nanatsu No Taizai

  • Nelson Ramos Filho

    Não acho que é a netflix, pois ela só compra series consideradas “exclusivas” e essa ai já passou nos EUA.

    • Davir

      Doraemon ta no netflix e não e exclusivo :/

      • É verdade assim como Samurai X é agora Ynuiasha.

      • Nelson Ramos Filho

        Me expressei mal, vamos lá… A netlfix só manda dublar series exclusivas, e essa serie aí não é exclusiva pois já passou nos EUA!

        • Caio Breno

          Mesmo não sendo a Netflix responsável pela dublagem, o anime pode ir para lá, como a maioria dos títulos dublados que não são ‘exclusivos’ cujas dublagem foram feitas pelas distribuidoras.

  • Espero que passe na TV.

  • Louiz

    Se o Cartoon Network pegar vão tratar como lixo como estão fazendo com Digimon Fusion e provavelmente só vai durar 2 ou 3 meses de exibição. Se a Nickelodeon ou o Disney XD pegar vão exibir em um horário horrível. A melhor opção mesmo é a Netflix.

  • Rafhael Victor

    “Cenas com garotas de biquínis e homens musculosos foram suavizadas alegando que isso poderia confundir a cabeça das crianças.”
    As pessoas estão cada vez piores.

  • Otávio

    Alguém pode me dizer se esse anime é legal? tô querendo ver

    • Celso

      É anime com pegada meio infantil, @disqus_9weEV7IKdH:disqus. Acho até que pior que Pokémon.

  • Tori

    Nao falo nada nada.. Apenas..
    Gera Gera Pô! <3
    Me pergunto se irão censurar as partes do Robonyan achando "uma delícia" tendo uma espada passando pelo corpo (owo

  • Mike Nolan

    Esse anime tá com cara de que vai parar no CN até pela proposta do anime que é bem parecida com pokémon, mas adianto que se realmente for para o Cartoon vai ser uma decepção por que com certeza vão fazer vários cortes, mas eu torço com todas as minhas forças que vá para a netflix : D

    • Celso

      Mais cedo ou mais tarde esse anime irá parar na Netflix, @disqus_lbEEXbjunq:disqus.
      Mas é o que eu disse. Ir para a Netflix não quer dizer que o anime fará sucesso.

  • Vinícius Az

    Se for Netflix, nem poderemos assistir agora com essa coisa da internet limitada. xD

  • Se viesse para alguma tv aberta Yokai Watch ia estourar em audiência, realmente é um anime bem DESENVOLVIDO. Se viesse pra tv aberta apostaria na Band que está exibindo Dragon Ball Z Kai, Power Rangers e Os Simpsons. Poderiam até mesmo fazer um bloco de animações com a chegada de Yokai Watch. Mesmo sendo algo difícil, mas quem diria Dragon Ball e Power Rangers voltarem a serem exibidos em tv aberta no Brasil? Tendo poucas possibilidades ainda é possível.

    • Celso

      A Band e até a Rede TV! não sabem o que quer da vida.

      A Band trata Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers como tapa-buracos. As porcarias da Nickelodeon que restaram, mesma coisa. A Band não deve ir com a cara desse tipo de conteúdo, não se sabe se é os Saad ou se são os diretores, mas alguém lá não gosta de lidar com animações. Sendo assim, porque mantém contratos caros com a Toei, a Saban e a Nickelodeon então (não é ela quem está em crise e cortando gastos?)?

      A Rede TV! está esperando o quê pra voltar com o TV Kids? A grana anda curta? Não é o que parece, já que adquiriu animações recentemente, está pagando os seus funcionários com antecedência e até esbanjando grana trocando a frota de veículos. Os contratos das animações remanescentes expiraram? Qual é o problema de renovar? Os donos do canal não querem? Acham que não vai dar audiência só porque as duas últimas experiências com o bloco foram mal-sucedidas? Ora, essa! O pessoal lá da Rede TV!, na certa, nem faz ideia do potencial que estão deixando escapar apenas por pura incompetência ou ignorância na gestão deste tipo de conteúdo. Parece que nem se lembram que o TV Kids no horário das 18h00 conseguia 3 pontos só de estar no ar e chegava a 5 pontos, inclusive brigando pelo 3º lugar em audiência. E achar que o TV Kids vai funcionar no horário da manhã, com palhaços, desenhos pré-escolares, cartoons bocós e repetecos apenas confirma a visão equivocada que esses sujeitos tem.

      Com empresários e gestores de visão vaga, equivocada e ignorante, qualquer possibilidade de animes como Youkai Watch ser exibido na TV vai pro espaço.

  • Cara, sinceramente eu vi alguns episódio desse anime, não é aquelas coisas não. Eu acho que esse anime vai certo no Hue Hue Br.

  • Renan Geraldo

    Inazuma Eleven que é bom, nada! Eles deviam voltar a dublar esse anime!