Goblin Slayer: Um limbo de ódio e sucesso

Por Eder Rodrigues em

SB Creative / Square Enix / White Fox

Fala pessoal, tudo certo com vocês? E sim, estou de volta depois de duas semanas de hiato, sem post meu aqui no ANMTV, mas estou de volta para mais uma análise. Pois bem, sabemos que praticamente toda as temporadas de lançamentos de animes, alguns se sobressaem sobre outros, seja ela por seu enredo, história ou ainda por alguma cena, onde o impacto no telespectador é tão grande que acaba popularizando o anime para muitas outras pessoas. E esse é o caso de Goblin Slayer, que deu (e ainda está dando) o que falar nesta temporada. Mas o porque da revolta das pessoas em torno desta obra? Mas porque tem pessoas que gostam do anime?

Para começar, vamos contextualizar a sua sinopse, que diz o seguinte: Uma jovem sacerdotisa formou sua primeira equipe de aventuras com outros jovens, mas quase imediatamente eles se encontram em um grande perigo contra goblins. Porém, depois de uma série de acontecimentos trágicos, um guerreiro aparece em seu socorro, é o Goblin Slayer – um homem que dedica sua vida ao extermínio de todos os goblins, por qualquer meio necessário. E quando os rumores de seus feitos começam a circular, não há como saber quem pode vir em seguida…

SB Creative / Square Enix / White Fox

O que podemos dizer, já a partir do primeiro episódio, é a sua construção daquele mundo apesar de ser algo superficial. Percebemos aqui, notoriamente, que estamos falando de um mundo de fantasia. E em mundos de fantasias existem ameaças, desde monstros mais simples e sem raciocínio, até criaturas mais complexas e de um grau de inteligente mais elevada. E aqui, o que já faz o anime, com aquela cena pesada na caverna entre a garota e o goblin, mostra o quão polêmico este anime seria. Eu entendo o porque há um certo grupo de pessoas não acostumadas com a realidade que Goblin Slayer estabelece no primeiro episódio, sim eu compreendo. É ruim? É sim. No entanto, isso é feito para fazer o espectador entender o mundo em que os personagens são colocados. Muitas vezes, os goblins de outros animes ou obras audiovisuais são retratados como monstros fáceis de serem mortos  em quantidades grandes, mas Goblin Slayer isso não é um anime “qualquer”. Goblins são maus, vil e devem ser mortos a todo custo. Isso é um grau de verossimilhança bastante real, perante ao que essas criaturas são.

O personagem principal do anime Goblin Slayer é expressado através de suas ações, em vez de suas palavras, permitindo que o espectador tenha que entender melhor o que ocorre sobre tais ações, que não é somente violência gratuita, mas que existe toda uma motivação explicando realmente o que se passa na cabeça dele. Os motivos do Gblin Slayer são bastante factuais, e traçando um paralelo com a realidade, isso é muito mais comum, do que a gente pensa. Na hora da raiva e da fúria, naquela situação, você não pensa em outra coisa, a não ser na vingança. Isso lembra, em alguns aspectos, a obra Berserk de Kentaro Miura, onde temos situações bem parecidas.

Muitos dirão que Goblin Slayer é ruim ou que você é uma pessoa má para aproveitá-lo devido aos temas dos quais ele implica. No entanto, a verdade é muito diferente disso. Este anime não glorifica aquela situação que acontece no primeiro episódio de qualquer maneira, é absolutamente horripilante para assistir e define o tom do anime e da dura realidade do mundo de forma extremamente eficaz. Não só isso, mas faz você sentir o nojo e o ódio pelos Goblins, e é esta mensagem que o anime quer passar: os perigos que aquele mundo representa. E ele passou isso, com bastante existo. O problema de Goblin Slayer não está nestas situações, mas sim por um série de fatores, como um ecchi desnecessário, diálogos expositivos que algumas vezes comprometem o andamento da obra e a construção de alguns personagens que, até o momento deste post, tem sua construção bem fraca.

Eu particularmente gostei de como o primeiro episódio é uma introdução ao mundo e quão obscuro pode ser. Nada de infantil e fofinho aqui. Segundo episódio, temos algumas histórias de fundo necessárias e o que impulsiona o Slayer naquele mundo. E no terceiro episódio, temos desenvolvimento de personagens e construção do mundo, que se faz necessária para um entendimento maior. Isso é alguns exemplos de que Goblin Slayer contextualiza aquele mundo, e não é uma obra que é ruim ou péssima como muitos dizem.

Por mais que você odeie e que diga que Goblin Slayer é muito ruim, procure lembrar e analisar toda sua construção. Não pense que tudo o que aconteceu, foi somente jogado na obra, e sem nenhuma base por trás. Sempre tente se por no lugar do protagonista, pois como eu disse acima, são situações bastante realistas e que podem acontecer na vida real. Além disso, todo hate e rancor destilado em cima da obra, fez que a sua popularidade crescesse ainda mais, tanto na obra original que o anime é baseado (que é uma Light Novel), quanto o seu mangá. Goblin Slayer é sem dúvida, pelo bem ou pelo mal,uma obra que prendeu a atenção do público e esta se tornando, um dos animes mais populares de 2018.

Goblin Slayer está disponível no Brasil através do Crunchyroll.

Comentários
  • Lucas Frade de Campos

    O anime é um pouco chocante, mas nem passa perto do que a turminha da lacração tenta rotulá-lo.

    • eder rodrigues da conceição

      Com toda certeza. O anime se propôs a chocar naquele primeiro episódio e mostrar o quão perigoso é aquele mundo.

    • Seto Kaiba

      Verdade! O anime não é tão chocante quanto rotulam, mas também não é tão bom quanto os otakus querem “vender”. Simplesmente, por alguma razão caiu nos graças dos americanos e latinos… Talvez por parecer lembrar um RPG adultão… Vai saber…

      A cena dos abusos foi mais ou menos chocante, mas não foi nada se comparado a da Casca no Berserk original!!!

      Aliás, o público de Goblin Slayer e de Berserk deveriam ser os mesmos, o público jovem adulto masculino (seinen), logo o mimimi é injustificável.

      Se for justificável, logo todas essas controvérsias abrangeriam praticamente todas as novelas latinas e seriados americanos, que possuem todos os tipos de abusos físicos, verbais, e etc possíveis.

      Sobre o e@$hi em demasia, isso é jogada clássica para atrair leitor, não é novidade, é só um meio para esconder falhas no enredo.

    • toygame lan

      larga de ser zé ruela.Nego vem com historias de “lacração”,para falar cada merda.

      Tem muita gente hypando o anime que não é grande coisa.Goblin Slayer é bem generico de fantasia de RPG.Só fez se focara na caça aos globins e mais nada,com um e@$ci desnecessário e muitos dialagos bestas

  • Mr.L

    Não entendo esse hate monstruoso com o anime, principalmente pela parte do es@#$pro, foi pesado? Foi,mas não é como se o anime incentivasse ou banalizasse mostrando um es@$/ro a cada 5 minutos. A verdade é que os SJW estavam meio que sem o que reclamar e pegaram GS como bode expiatório.

    • Black Rat King

      pra mim o es****** nem foi tão pesado assim, o povo é q n ta acostumado com seinen. acho q o problema desse anime é o traço q é meio shounen dai o povo q evita traços mais humanizados vem achando que é um fairy tail da vida.

      • eder rodrigues da conceição

        Black Rat King, uma grande parcela das pessoas ainda esta meio fechado para determinados animes, e não esta preparada para esse tipo de cena, mas o intuito é justamente como falei, com o intuito de impactar e mostrar àquele mundo, os perigos existentes.

      • Felipe

        esse ai é um otaku teve assistir anime 24 horas kkk shounen,seinen que beste é isso da assistindo mundo anime meu filho kkk viva mas

        • Black Rat King

          vida? q que é isso? é de comer?

        • leitordequadrinhos

          E você deveria dedicar um pouco mais da sua vida ao nosso idioma, tá difícil entender o que você escreveu.

    • eder rodrigues da conceição

      Concordo Mr.L. O anime se propôs a chocar, para mostrar a realidade daquele mundo e o quão perigoso ele poder ser.

  • pikachu do mato

    Para mim esta sendo o melhor anime dessa temporada , por mostrar a realidade e n aquele mundo de fantasia bonitinho que diversos animes tenta mostrar (principalmente aqueles que o cara vai para outro mundo) . Além que o protagonista de GS tenta mostra oque acontece se deixar os goblins vivo, usa da inteligencia para matar eles e n a força de protagonista , mostra que existe o caminho bonitinho e de gloria de um aventureiro mas alguém tem que fazer o trabalho sujo de matar goblins.

    • Marcos TM

      Cada um com seu devido gosto, esperava mais desse anime, e ainda tem alguns que falam que é cópia de Berserk, pelo amor de Deus. Isso não chega nem perto de Berserk.
      Pra mim o melhor anime desta temporada está sendo Tensei Slime e Radiant.

      • eder rodrigues da conceição

        Pode não ser o melhor anime da temporada Marcos TM, mas em termos de divulgação e de “popularidade” o anime é um dos melhores do ano neste termo.

      • Pedro Nobrega

        Radiant melhor da temporada? Caramba, ô animezinho clichê, hein.
        É clichê o bastante pra se tornar só mais um anime genérico

      • pikachu do mato

        cara n é copia de berserk é o tema dark que comparam , Tensei slime n me puxou muito pq é clicher e ja vi tantos animes e varios que o protagonista vai para outro mundo e la é overpower e slime n chegou perto de alguns e meio que acho o protagonista meio sem sal mas continuo assistindo para ver se algo de bom acontece. Mas prefiro muito mais kono suba , Zero no Tsukaima, Overlord , Re:ZERO e No Game No Life mas cada um com sua opinião ne kkk

    • eder rodrigues da conceição

      Tem alguns outros anime Pikachu do Mato que, na minha opinião, são melhores que Goblin Slayer. Porém, o anime é um dos melhores sim da temporada

      • pikachu do mato

        Agora vc me deixou curioso na sua opinião qual seria o melhor anime da temporada?

    • GustavoH

      Cara esse seu nick a unica coisa que me vem em mente é o estilo chibi que a Mato colocava no manga de pokemon kk

      https://orig00.deviantart.net/d40f/f/2010/268/7/2/red_and_yellow_pokespe_by_magicalhansen-d2zhhu7.jpg

      • pikachu do mato

        Meu nome meio que é uma parodia pois meu nick tradicional alguem estava usando então no disqus me denominei pikachu do mato

  • Yellow Hair

    O problema mesmo é o echi forçado… Isso arruina a história fora que muitos comparam com Berserk por algum motivo qhe eu não entendo

    • eder rodrigues da conceição

      Eu também achei forçado, principalmente daquela amiga de infância do Goblin Slayer.

  • Léwow

    Eu tô adorando o anime e pronto.

  • Seto Kaiba

    Basicamente Goblin Slayer é isso mesmo, um shounen chato querendo ser vendido como seinen por causa de cenas pesadas.

    • Alain

      Recomendo o material original, muito superior e entrega o que promete, o anime e uma tentativa de fazer um seinen virar um shounen

  • Seto Kaiba

    Acho que a comparação com Berserk é meio válida, no sentido do anime original, esquecendo o mangá. No anime original, Berserk foi um shounenzão até a cena do abuso da Casca… Na primeira vez que assisti fiquei chocando, por que foi aquilo e acabou o anime, Guts sobreviveu e buscaria vingança. Acabou.

    A diferença é que em Goblin Slayer isso foi no começo! Começou com um abuso e depois virou um shounen de RPG estranho e genérico.

    Agora, que na cena em si emularam um he@$/ai, isso não tem nenhuma dúvida.

    Aliás, h@#$ais com ogros abusando de mocinhas e afins já fizeram muito sucesso por lá. Afinal, ogros e afins simbolizam homens velhos corrompidos e já viu…

    Acho que essa polêmica todo é que fez esse baita marketing, principalmente nos EUA. Por que qualidade, isso não temos aqui. Tanto, que o anime do Slime, nesta temporada, é muito melhor visto mundo à fora, incluindo no Japão.

  • GustavoH

    As pessoas deviam entender que o anime simplismente não é pra eles, mas isso não impede de ser bom. Eu por exemplo não julgo a obra mas não irei assistir da mesma forma que não acompanho Berserk pois sei que não é meu tipo de obra após ler Afro Samurai

    • will

      Concordo, eu assisti o primeiro ep e vi q n era pra mim. Isso n quer dizer q a obra é ruim, só n é do meu gosto/preferência.

  • Gilga

    um dos poucos que estou acompanhando

  • Eduardo Jose de Andrade

    Eu ia esperar o anime acabar pra ver por inteiro, mas vi o mar de vídeos e opiniões falando do anime e fui ver, e ca estou esperando logo o próximo episódio, o est#pr# no episódio 1 foi sim o que o anime ser famoso agora, chamou atenção de geral e agora estamos acompanhando o anime, teve episoepis bem tensos e bons como o 4 e 7, espero que ganhe uma segunda temporada.

    • Juniorbf41

      A light novel e o manga tão saindo ainda e não sabemos quanto dura a primeira temporada.

      • Eduardo Jose de Andrade

        2 volumes foi o que o Marco disse, ele lê a LN e confirmou que estão adaptando só os 2 primeiros volumes, o que é uma boa adaptação, SAO 1 temporada adaptou 4 volumes em 25 episódios.

  • Zarchary Rabbido

    Esse é o ponto, Dark Edge, Garotas Material Etchi, não gostei dessa obra e é um exagero o pedestal que estão pondo ela

  • Zarchary Rabbido

    Anime ruim que obteve exposição que queria por uma cena pré-rentai, tanta coisa e o pessoal cai nessa bait

  • D.Knight

    To curtindo o anime, não é lá meu favoritasso da temporada mas to curtindo legal, e to cagando para o que esses haters que se acham críticos acham, povo quer se achar o “Intoxi Anime” da vida (Adoro o Intoxi mas tem um povo que pqp)

  • SaintARMOR

    Que eu saiba, Hunter X Hunter e Shingeki não possuem estupros, mas possuem temas sérios tratados com alguma maturidade. Ainda assim, são mangás shounen com características de shounen.

    E nem Bungou Stray Dogs é seinen se a gente for analisar direito. Aquilo lá respira shounen e tem vários clichês e pontos que são comuns ao shounen.

    • Black Rat King

      cara, uma serie n precisa de es***** pra ser pesada, e com certeza hxh e shingeki sao shonens pesados(n to falando q sao seinens tbm né, n poe palavra extra na minha boca pfvr) e bungou lanca com demografia seinen pelo q eu saiba. povo tem q lembrar q shounen e seinen n são generos.

  • Eu pensei que fosse um pentai qualquer! É só um anime qualquer…

    Geração tosca!

  • Nucker Intermatch

    Ruim a p*rr@, esse anime e ótimo, muito bem construído. E quanto mais pesado melhor

  • Fábio Luiz

    Parei no “Goblin Slayer não é um anime qualquer”…
    Para.

  • toygame lan

    Goblin Slayer é um anime passatempo que tem vários problemas de animação e construção de historia.

    Eu assisto e acho legal e mais nada,a questão é que tem muito nego besta que fica hypando a serie que gosta e quer dar um de “Cult”. Povo tem que entender que animes é só um produto para entretenimento e muita gente ta vendo pirata a serie e nem está pagando nada ao autor ou a produção do mesmo

  • DeusMaximus

    C@r@ho. Tem um monte de especialistas em críticas de animes, ein?
    Se vocês se acham tão conhecedores e donos da verdade. Por que não escrevem sua própria história? GS é bom!
    Isso é gosto. Eu gosto, outro não. Blz. Mas essas criticas exageradas, como se fossem críticos famosos prestes a julgar o destino de uma obra… só posso rir pra não zoar

    • D.Knight

      Penso o mesmo mano rs, galera se acha o super critico, dando uma de Intoxi Anime, a diferença é que o Marcos é mais gente boa kkkk, Gabi Xavier também é super gente boa, mas essa galera, putz.

    • leitordequadrinhos

      Que eu saiba todos são livres pra emitir opinião, e esse discurso de “não gostou faz melhor” é muito infantil e ilógico. Se não gosta de que falem mal de algo que vc gosta, crie uma bolha pra não passar nada negativo, ignorando os comentários alheios. Críticas deveriam ser bem vindas a qualquer produção, desde que apresente argumentos sensatos, ou acha que alguém melhora em algo se isolando numa bolha de elogios?

  • ANIMES 370

    Em resumo o anime não e para pessoas frescas, e o E@#$hi não e desnecessário, afinal ele e um manga E@#$hi também, existem uma porrada de mangas nesse estilo, a diferença e que Goblin Slayer foi um dos poucos que viraram anime,esse hater vem de pessoas que estão acostumadas com shounens principalmente os recentes (dragon ball super, boku no hero academia),esse tipo de pensamento e o mesmo que das mães da maioria, que nunca viram um anime e quando vai assistir os shounens mais leves e censurados acha extremamente pesado sangrento ou até mesmo cruel, para os hater ou pessoas frescas que estão reclamando de Goblin Slayer, existem mangas BEM PIORES que esse só esperando a adaptação do anime

    Exemplos
    Gate: Jieitai Kanochi nite, Kaku Tatakaeri manga
    Dungeon Seeker manga

    RECOMENDAÇÃO PARA QUEM GOSTO DE GOBLIN SLAYER
    Übel Blatt manga
    http://somangas.net/manga/u

    já vi que o segundo filme de fate heaven’s feel vai tirar muita gente do serio….

    • Juniorbf41

      Esses ai que você citou são mais pesados que Goblin Slayer ? E por que esse filme faria isso ?

      • ANIMES 370

        Übel Blatt e bem mais pesado, os outros dois são igualmente pesados,sobre o filme só posso dizer que tem uma cena de est@$ro nele que vai quebrar a sanidade da personagem.

    • D.Knight

      Então o Heaven’s Fell vai ter aquelas cenas……interessante xD

      • ANIMES 370

        O diretor disse que vai adaptar essas cenas interessante.