Reprodução.

A compra do conglomerado Time Warner pela AT&T, que já enfrentou inúmeros empecilhos tanto no Brasil como nos EUA, se esbarra em um novo problema, o pedido de anulação da compra por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, via O Globo.

O órgão do Governo dos Estados Unidos abriu uma ação na segunda-feira (20) pedindo a anulação da compra. A time Warner é proprietária de empresas como o estúdio Warner Bros, a HBO, CNN e Turner. Já a AT&T e uma operadora e provedora de TV a cabo. O negócio está estimado em aproximadamente US$ 85 bilhões.

Para o Departamento de Justiça americano, a AT&T poderia se aproveitar da programação popular da Time Warner para causar danos à concorrência, além de limitar a oferta de conteúdo e resultar em preços mais altos para o consumidor final. Por fim, destaca que o movimento viola leis constitucionais do país.

A solicitação para anular a compra pelo Departamento de Justiça é vista como um empasse político, uma vez que o presidente americano, Donald Trump, vem comprando discussões públicas com a rede CNN. Para David McAtee, VP sênior da AT&T, a ação é inexplicável, uma vez que fusões deste tipo são realizadas corriqueiramente, e que não vê razão legítima para a da Warner ser tratada diferente.

A solução definitiva sob compra ou não deverá sair somente em 2018.

 

  • Taí uma prova que não é só no Brasil que acontece esse negócio das organizações do governo se intrometer nas decisões das empresas de televisão.
    Depois ficam reclamando porque o número de usuários de TV paga diminui.

  • Yellow Hair

    Sempre tem que ter um governo bos@# pra se meter no mercado… típico

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mas nesse caso não é o Trump sendo contra isso, é o departamento de Justiça dos EUA, lá não é tipo no Brasil onde maioria do STF come na mão do executivo por terem sido colocados lá por indicações.

    • SasukeUC

      O que eles estão fazendo está certo não pode ter monopólio, isso pode prejudicar tanto o mercado interno como externo, e quem vai sentir o peso vai ser o consumidores.

  • Dário Senna

    Estão fazendo o mínimo que é evitar a formação de um monopólio.A ainda tem gente que reclama, esses liberecos de quinta e anarcoimbecis são muito ingênuos ou burros mesmo , se deixar a coisa correr solta esse santo mercado só vai criar monopólios e oligopólios atrás de oligopólio e quem se ferra são os consumidores e o produtor independente. Quem fabrica o pacote não pode produzir o biscoito é tão difícil de entender isso !!!!

  • Léwow

    mas que frescura hein….

    deixa isso quieto, o trump é um saco pra tudo pqp

    se anular aí mesmo q a warner vai a falência visto que até a liga da justiça nao foi bem lá

    • Eduardo Jose de Andrade

      Calma cara
      1-Warner não vai a falência,pode não sair bem com liga da justiça,mas a time Warner é dona da poderosa HBO (game of thrones) e ganha muito money
      2-o Trump tem mais o que fazer do que impedir a compra de uma empresa que ataca (nesse caso a CNN que já fez notícias falsas,se quiser provas te dou) e nos EUA não é tipo no Brasil onde o executivo (luladrão e dilmanta) indicaram a maioria dos juízes do alto escalão do Judiciário (9 foi pelo pt e 2 pelo PSDB),cada poder lá não tem rabo preso ou deve favores ao outro,o departamento de Justiça dos EUA só quer impedir o que para eles seria um monopólio maior da AT&T

    • SasukeUC

      Msm se anular à probabilidade da warner e a falência é de 5%, o que eles estavam fazendo está certo, vc acha q a Disney não está gostando dessa provável anulação.

    • Warner Bros. indo a falência por conta da Liga da Justiça ? QUE ?! Cara, WB não vive só da DC…

  • Seto Kaiba

    Gente, o que estão fazendo é justo para não ter MONOPÓLIO e OLIGOPÓLIOS!
    Já basta a Disney estar criando um grande monopólio por lá comprando várias empresas menores, como a LucasFilm, a Marvel e tantas outras.

    E claro, a Globo tem seu grande monopólio aqui com praticamente 70% dos canais de assinatura, além de outras mídias, como internet e revistas. Ninguém impediu isso aqui na época dos tucanos, dos petralhas e muito menos o temeroso… Afinal, quem ter como inimigo a poderosa?

    E CLARO QUE O POVO NÃO VÊ!!! A MANIPULAÇÃO DO GADO BRASILEIRO!!!

    • Eduardo Jose de Andrade

      Sou de direita,mas têm que existir um freio estatal pra impedir esses monopólios,se não no final cada país ia ter uma só empresa controlando os serviços e isso ia dar Merda.

    • SasukeUC

      Vdd

    • Erivelton Freitas

      Eu não sei de onde você tirou que a Globo tem 70% dos canais da TV paga. Ela tem 30%, que juntando a Turner+HBO, que detêm outros 30%, somam 60% do total da TV paga.

      O monopólio da Globo está no Telecine, na forma de vender a assinatura, no empacotamento privilegiado, no conteúdo esportivo e na chantagem com as operadoras. Agora dizer que ela tem 70% dos canais da TV paga, isso é o quê?! Fala sério!

      Lembrando que no Brasil, a HBO ainda controla canais da Sony (Sony, AXN e Lifetime), bem como A&E, Warner, History, H2 e outros.

    • toygame lan

      o que vc disse nem tem sentido,as pessoas escolhem a empresa que acham melhor.
      A disney sempre foi um empresa lucrativa e como tal quer se expandir e atender melhor o publico.

    • Just_an_Asian_guy

      A Disney ta longe de formar uma monopólio comprando essas pequenas empresas. LOOOOOONNNGGEEEEEEE

  • Eduardo Jose de Andrade

    Ótima decisão, porque monopólios e cartéis seriam mais comuns se não tivessem um freio mínimo estatal,se não a Disney teria comprado até o posto Ipiranga.

  • Erivelton Freitas

    É interessante a gente falar do aspecto do monopólio por vários motivos:

    1 – A Disney comprou a Marvel dando a ela poder financeiro imensurável para afundar de vez as Editoras independentes. Não me lembro de ter havido um estudo de impactos no mercado em relação ao que aconteceria com a Dark Horse Comics e a Image Comics em relação a isso. Apenas deixaram passar.

    2 – A Disney comprou a Lucasfilm e aumentou o poder de seu conglomerado, trazendo franquias bilionárias que ofuscariam outros estúdios, e eu não me lembro de algum problema em relação a isso.

    3 – A Disney tentou comprar a Hasbro, maior fabricante de brinquedos do mundo, tentou tornar seus produtos exclusivos da Hasbro, enquanto se apoderava de Transformers e monopolizava o mercado de brinquedos. A Compra falhou, mas não lembro de ninguém falando nada sobre ilegalidade.

    4 – A Disney anunciou que criaria seu próprio serviço de Streaming, onde tornaria todos os seus produtos exclusivos da plataforma, o que ocasionaria prejuízos a concorrência que hoje detêm o contrato, como Netflix e Starz. E ninguém disse nada.

    5 – A Comcast comprou a Universal, uma fusão entre uma empresa de telecomunicações e uma de mídia, houve reclamações, mas nada realmente muito sério. Foi aprovado.

    6 – A Dalian Wanda, da China, comprou a Legendary, que é americana. Uma empresa chinesa comprando uma empresa americana?! Cadê o Vespeiro da Justiça americana que não fez NADA?!

    7 – A Universal comprou a DreamWorks, fortalecendo a Comcast que, teoricamente, não deveria ter nem uma e nem outra. E cadê a justiça americana?!

    8 – A Disney tentou comprar a 20th Century FOX, que representa 50% da News Corp. Alguém disso algo?! Eu não me lembro de ter ouvido reclamações.

    E o que podemos dizer sobre isso?! Primeiro, pressão política externa, ou seja, outras empresas de mídia, com medo do poder econômico que a TimeWarner terá após isso (e não descarto a própria Disney) dizendo para os políticos que isso causaria prejuízo ao mercado, e por debaixo dos panos, influenciando para votarem contra. Segundo, pressão política interna: Trump, que tá de mal da CNN porque ela falou que ele não presta, o que na verdade, é uma GRANDE VERDADE, então, meio que é complicado. Ele é tão infantil que compra a briga por causa de Vingança. No mais, pura frescura de gente que não tem o que fazer, porque enquanto operações que realmente estão causando problemas no mercado foram aprovadas, essa daí que poderia muito bem ser aprovada com restrições ou medidas protecionistas, não tem nem essa possibilidade sendo estudada! Eu estou torcendo para a AT&T ganhar essa e ganhar bonito!

  • toygame lan

    EUA país que se diz capitalista e quer fuder o mercado kkkkkk

  • luciano
  • Noir Fleurir

    Enquanto isso, a FCC tenta acabar com a neutralidade na internet. Parece que não é só o Brasil um país de contradições