Irmão de Jorel: Cartoon Network anuncia primeira série de animação feita na América Latina

Por Nielsen Souza em

Nesta última terça-feira, durante o Fórum Brasil de Televisão, o Cartoon Network anunciou que em 2013 vai lançar sua primeira série de animação produzida na América Latina. Trata-se de O Irmão do Jorel, vencedora do pitching promovido em 2009 pelo canal. O anúncio foi feito por Daniela Vieira, gerente de conteúdo do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast Latin America. Vale lembrar que a série Cartoon Job foi a vencedora da edição deste ano.

Em 2009, Juliano Enrico, criador e diretor de O Irmão do Jorel, recebeu cerca de US$ 20 mil para levar adiante o projeto. Somente este ano ele pode apresentar o episódio piloto, que teve duração de sete minutos e produção em parceria com a produtora Copa Estúdios. “É uma sensação de missão cumprida, porque o propósito era ficar bom a ponto de aprovarem”, disse Juliano.

Cena de Irmão de Jorel

Segundo o criador, mesmo sendo uma animação voltada para crianças de 7 a 11 anos, a série também possui um humor que agrada aos adultos. A temática pode ser infantil, mas a estética é adulta, e traz diversas referências e detalhes que devem chamar atenção das pessoas na faixa dos 25 a 35 anos. Juliano diz ainda  que apesar de conter elementos locais, os temas abordados no desenho são universais, podendo ser bem aceitos tanto pelo público brasileiro quanto hispânico.

Irmão de Jorel conta a história de um menino de 9 anos, o caçula de uma família bem excêntrica, formada pelo pai, a mãe, três irmãos, duas avós e um cachorro. O menino vivencia junto com seus parentes diversas situações do cotidiano, comuns nos lares brasileiros e nos restantes da América Latina.

A primeira temporada  possui 12 episódios, de 11 minutos cada. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2013. A série é apenas um dos muitos projetos nacionais que o Cartoon Network está preparando para o futuro, que devem cumprir a lei das cotas de programação nacional na TV por assinatura.

Comentários
  • barack

    chatooooooooo
    -_-

    • troll master

      vei,o desenho ainda nem estreiou e (olha que ja ta no meio de 2013)e ja ta falando que e chato?

  • Mariana

    PÁRA TUDO!

    OBRIGADA NIELSEN! Tô toda arrepiada! Faltou só o teaser e cadê o CN que não vai liberar??? T-T

    • Mariana

      O povo acha que os pitching do CN são pra séries didáticas, me mostrem um que ganhou e qualquer um (exceto Gisele e a Equipe Verde) que passe na programação atual que seja didático.

      • mygod

        Eu odeio quando o povo pensa assim.

        Eu até agora não vi uma serie do CN com material didático, nem Yohoo and friends e Invasão Plankton são series didáticas, só para quem não assistiu e já diz que é para crianças.

        • Mariana

          É, iinfelizmente acontece isso… =/

    • Teaser só foi liberado somente no evento. Varri literalmente a rede de cima abaixo e não encontrei. Pelo menos por enquanto.

      A nota também deve sair em espanhol. O pessoal do outro ANMTV falou sobre Mônica algum tempo atrás e até que foi bem aceito.

      • Mariana

        Nossa, obrigada pelo esforço!

        Espero que saia mesmo, estarei de olho pra ver o que irão dizer. XD

  • “Segundo o criador, mesmo sendo uma animação voltada para crianças de 7 a 11 anos, a série também possui um humor que agrada aos adultos. A temática pode ser infantil, mas a estética é adulta, e traz diversas referências e detalhes que devem chamar atenção das pessoas na faixa dos 25 a 35 anos.”

    Eu já ouvi isso antes com os criadores de animações da Nick e acabaram tendo seus desenhos cancelados.

  • Ellocostoon

    o traço parece legal (achei igual de MAD TV )vaoms ver humor… a animação tem boas chances de fazer sucesso na minha opinião mas tudo depende da dublagem ( geralmente as dublagens do Brasil ficam ruins não tem ligação com a expressão do personagem) e da história.

    • tylerman

      Eu não vou criticar o desenho antes de assistir que nem muita gente faz, mas acho que deve ser maneiro pelo visual e pelo humor que já me atraíram, tô ansioso para assistir.

    • Cristian

      se a dublagem do Brasil que é a mais respeitada do mundo é ruim, imagina as dos outros países hein! fanboy

      • joao

        cristian vc esta enganado a dublagem mais respeitada do mundo e americana a brasileira so serve para entender a historia mais nada tem poucos filmes que tem dublagem brasileira boa

        • Cristian

          vc contou uma piada né? só tem fanboys aqui? da uma pesquisadinha lá no velho google. não é pq vc gosta de ver no idioma original (aquele dos filmes que sai da voz de um ator estadunidense que NÃO é dublagem) que vc se deve achar ruim um trabalho de qualidade e premiado, como vcs costumam dizer: “lixo… aff”, Brasil praticamente inventou e reinventou a dublagem com extremo profissionalismo e qualidade.

          • gabriel.e

            concordo com cristian só tem fanboy que se acha japones e americanos e que todo que for disso é bom mais quando tem um filme ou desenho brasileiro e sempre a mesma opinião:ah! que merda! dublagem brasileira:ah que merda!
            vai ver a dublagem portuguesa! antigamente a dublagem que ia em portugual em filmes da disney era brasileira até o inicio dos anos 90 e é sim umas dublagens mais respeitadas e mais antigas desde do filme” e o vento levou”. vocês acham que são o que? brasileiros provavilmente não acha, ou só como tem jogo da seleção brasileira. vocês ficaram contaminados pelas ideologias da tv que fala mal do país. mas o nem viram o desenho do cara e acha “espero que a dublagem seja boa pois a dublagem brasileira é ruim”.
            e a historia ” a provalvilmente a historia sera bem infantil” seria chato se tivesse isso pois não gosto de coisa educativa desde que eu tinha 3 anos eu prefiro bobagem mais vamos esperar estreia o bagulho para dar sua conclusões pois nunca um desenho agrada a todos. e outra fanboy que gosta de animes desse site sópensa nele e não do gosto dos outros, sempre pensando no animes entrar no cartoon network eu acho no dia que o cartoon trazer de volta os animes eles trazerão os classicos do cartoon network

          • kldj”

            eu acho a dublagem brasileira a melhor de todas, gumball com a dublagem americana (a original) não tem nada a ver com a idade do gumball (12 anos) pareçe mais uma criançinha de 5 anos (em alguns episodios), a dublagem de portugal (porcaria), a dublagem de Miami ( meu Deus, q q eh akilo?), concordo com o Cristian

          • Ellocostoon

            Voçêsentederam mal não ,o Brasil sim tem uma dublagem muito respeitada mas estou falando da dublagem em seus progamas orinalmente brasileiros que não se encaixam bem na animação. Voçe pode me dizer o que é “fanboy”???????

  • Guiga

    O desenho está muito maneiro.

  • tylerman

    Só 12 episódios, fala sério né, podiam produzir mais. Bom pelo menos eu vou poder assistir a serie.

    Deve ser bem legal, vou assistir com certeza, tomara que o Cartoon Network aproveite bem o desenho.

    • Old_Nash

      Pra uma primeira temporada está muito boa.
      Ainda há a questão que o pesoal do Jorel é novato.
      O que limita mais ainda.

      • tylerman

        Atá, era só a 1°temporada, eu achei que o desenho ia ter só 12 episódios que nem Total drama: revenge.

  • Cristian

    o criador é brasileiro? ele é de qual pais?

    • Juliano Enrico, ele é do Espírito Santo.

      • Cristian

        vlw Nielsen! depois a fanboyzada vem reclamar da lei que obriga exibições nacionais nas canais fechados, isso ajuda totalmente os desenhistas e criadores do Brasil.

        • Também acho. Tem aparecido umas animações legaiis. De uns anos pra cá o pessoal os trabalhos evoluiram bastante, só é uma pena que a maioria ainda seja voltado pra crianças (sem esse apelo provavelmente não consigam vender a ideia), mas já é um bom começo pro Brasil entrar nesse mercado de cabeça. Temos que seguir o exemplo da India e China, que também produzem animações.

          • mygod

            Eu também acho isso que é uma ótima chance dos cartoonistas brasileiras mostrarem seus trabalhos e acho que as animações brasileiras são legais.

            Quando será que vai estrear Turma da Monica jovem no Cartoon Network. Os quadrinhos do desenho foram legais, imagina a animação.

          • Mariana

            Eu acho que o TMJ chegará só em 2013, e a nova série da Turma da Mônica clássica em setembro. TMJ será igual ao Gumball, com elementos em live action, uma vez passou uma notícia na Globo News sobre a empresa do Maurício de Souza e mostrou algumas fotos do desenho, só falta achar a matéria. =/

          • Ellocostoon

            Eu também apoio totalmente o as animações brasileiras e assisto todas elas mas não apoio totalmente a lei não porque não gosto das animações brasileiras mas porque acho que deveria continuar acontecendo a entrada de animações americanas ou de outros países. Sejam sinceros a animação favorita de voçes é brasileira???

          • Mariana

            Não é minha favorita não. ^^

            Meu desenho favorito é super secreto. Meninas Super Poderosas. -q

      • Mariano

        Mas então porque está Jorel’s Brother na chamada? Mas enfim, espero que a animação seja boa, e que vá para outros países, afinal, nós recebemos animações de diversos países, um exemplo é O incrével mundo de Gumball, que foi “acolhido” pelo CN americano, mas na verdade ele é inglês, o CN brasileiro tem que se dar conta disto, não só ele mas os criadores de animações brasileiras, que se o desenho tiver conteúdo internacional, as chances de algum comprador do exterior (Que não seja da AL) é muito maior, eu sinceramente espero que este desenho dê certo.

        • Mariano

          incrível*

        • É o título universal do desenho. Provavelmente vai ter uma dublagem em inglês e pra ser bem aceito em vários países, inclusive de língua espanhola, eles costumam deixar assim.

  • Gustavo Henrique

    O traço parece de Cat and Dog e Hey, Arnold!

    • Old_Nash

      Vai ver, é uma homenagem.
      Quando eles estrearam por aqui, lembro que via muita criança desenhando eles nas paradas de onibus.

  • Nino

    A mulher de roxo ta fumando é o outro ta bebado, parece não ser tão infantil!

    • Mariano

      Só espero que eles não façam “adaptações” (ou cortes) na sua própria animação, o que deve acontecer se o desenho for muito “pesado” para crianças

      • Ellocostoon

        Tenho medo disso também!!

    • cabrito teves

      sem contar com o cara de camiseta preta e vermelha que pareçe ta drogado.

  • Mariana

    Nielsen, você vai postar essa notícia na outra versão do ANMTV? Já que abrange os nossos vizinhos né? Queria saber como será a reação deles… =/

  • Nura

    Não curto desenhos desse tipo(apesar de ser errado julgar um “livro pela capa”)…MAS é bom pra quem gosta.

  • Que bela (CENSURADO)! me chamem de volta quando o CN voltar a exibir animes! -_-

    • Blastoise

      Acorda pra vida: O CN NÃO VAI VOLTAR A EXIBIR ANIMES, NEM QUALQUER OUTRO CANAL VAI DAR PRIORIDADE PARA ANIMES, AFINAL, ESTES NÃO DÃO MAIS RETORNO!

      • Nura

        Dragon Ball Kai,Pokemon e Bayblade não são animes?????
        Sei q o CN não vai ser como antes,mas a esperança é a ultima q morre.
        nunca diga nunca.

      • o CN americano adquiriu Scan2Go e é animê !

        • mygod

          Ele tava falando sobre os outros desenhos.

      • Ellocostoon

        Quem sabe o Toonami não vire canal igual como acontevceu com o Tooncast!!

  • Old_Nash

    Impressionante como o pessoal critica algo que nem viu ainda.
    Como se fossemos uma Nickelodeon ou uma Disney.
    Ainda caminhamos para achar nosso lugar ao Sol.
    E por isso, devemos dá valor ao material que é produzido por aqui.
    Claro, muitos são de péssimo gosto, mas é algo cultural.

    O resultado final, só esperar para ver.
    E não ficar condenando antes disso.

    • tylerman

      Verdade, o pessoal reclama e ainda nem viu, parece que não sabe apreciar algo de verdade, só porque vão colocar animações no lugar de animes não significa que vai ser chato.

  • Cristian

    acho que isso vai pro adult swin ou toonani. vejam bem, tem um cara bebado, um usuário de drogas, e uma velha fumando. lembrando que isso é censurado nos animes, desenho pode né?

  • Bianca

    Nossa nem assisti ainda mas achei MUITO legal *—-* é muito bom ver desenhos assim por aqui, que não sejam só educativos ou ”infantis” demais, o Brasil é um pais cheio de gente talentosa e só o que falta é a oportunidade e espero que mais coisas assim apareçam ^^…( quem sabe assim eu acabo mesmo trabalhando com isso, sonhar não custa nada XDD).
    ”Segundo o criador, mesmo sendo uma animação voltada para crianças de 7 a 11 anos, a série também possui um humor que agrada aos adultos. A temática pode ser infantil, mas a estética é adulta, e traz diversas referências e detalhes que devem chamar atenção das pessoas na faixa dos 25 a 35 anos.”…isso foi sem duvida nenhuma o que mais me chamou atenção, boas animações se constroem assim *—*.

    • mygod

      Eu acho que animações brasileiras como essa que o Cartoon Network devia colocar na grade da programação, diferente de animações infantis demais que até são exibidas na TV Ra TI Bum e TV Cultura.

      • Bianca

        É, concordo com você…eu não tenho nada contra animações mais simples mas acho que ficar só no infantil é desperdicio e um desenho como esse pode ajudar muito a animação brasileira se ele for isso tudo que está prometendo, e desenhos assim são mais a cara do CN.

        • Mariana

          Todos os desenhos são a cara do CN. ‘-‘

          Por isso o noem de CARTOON Network. XD

          • Bianca

            Kkkkkkkk, é ^^ mas foi por isso que eu disse ”são mais a cara do CN”…o CN pede animações mas você não espera encontrar uma como Martha Fala.
            O CN é lembrado por animações mais ”pesadas” (desculpa, não consegui encontrar uma palavra melhor XDD) e por isso disse que animações como Irmão de Jorel são mais a cara do canal ( se a animação for isso que está prometendo) ^^.

          • Mariana

            Eu acho que o canal é pra todos os tipos de público e gostos. ^^ Voltar á velha fórmula (sem animes), não volta nunca mais. Mas pelo menos o canal é bem mais diversificado. =)

          • Bianca

            Mas é mesmo, só que eu gostava mais quando era um pouco mais organizado e quando só exibiam animações como mandava a sua proposta…agora vou voltar pra sala que estou vendo o especial do Johnny, maravilhoso *——-*.

          • tylerman

            A proposta do Cartoon Network foi exibir animações para todas as idades, não só à um público mais velho. Eu sei que o CN não é diferente do Diskovery kids pois ele não é um canal para crianças pequenas, mas ele também não é um canal só para adolescentes e adultos, foi por isso que criaram o Adult Swim e o Toonami e os colocaram num certo horário, assim eles também investiriam em algo mais ousado do que de costume. Já que tiraram esses dois blocos, bem podiam colocá-los num canal separado, seria da hora.

          • Mariana

            Hm, esqueci de perguntar, mas qual desenho que o CN passa que é didático igual ao Martha Fala? Que ensina crianças a contar ? -q

  • gostei dos traços
    tipo ren & stimpin

  • ~Le Baka

    traços interessantes, se não for EXTREMAMENTE EDUCATIVO como desenhos que o CN tá exibindo atualmente, pode ser legal!

    • Mariana

      E qual que é educativo que ele anda exibindo? :3

      • darkgx

        Tromba trem,yohoo,sitio do picapau amarelo.

        QUERO SONIC X NA TV,poxa…..

        • Mariana

          Eu nunca vi eles ensinando NADA. :3 Me fale um que mande escovar os dentes e plantar árvores. infantil=/=educativo. Peixonauta não é educativo. Ele é infantil.

          • Marcelo

            Mas Peixonauta é legal! =P

            @~Le Baka: MAD é muito educativo xD

          • sitio do picapau amarelo-amizade.
            tromba trem-todo final do desenho fala o que aprendeu.
            peixonauta-natureza.
            hi5-………..
            Mad-ensina muita coisa………
            SONIC X NA TV!!!!EU QUERO SONIC X NO CN!!!NEM QUE SEJA OS FINAIS DE SEMANA!!!!!os fãs de sonic agradece.

          • Mariana

            Uai então Pokémon e Digimon são educativos, ensina a tratar bem seus bichinhos de estimação. -q

          • Marcelo

            boa Mariana xD

            Mas também quero que Sonic X apareça no Cartoon Network, eu gostava de assistir quando tinha na Globo.

          • Nino

            Não sei c Pokémon ou digimon é educativo, mais quando passava Pokémon na rede tv dizia classificação livre contém amizade. SONIC X NO CN!!!=)

          • mygod

            Até agora só Sitio do pica-pau amarelo que ensina alguma coisa, pois o resto nada. Só porque toca num assusto educativo, não significa que é infantil, eu já vi muitos desenhos no Cartoon ensinado várias coisas, mas nunca os achei infantil.

        • Mariano

          E Yohoo por acaso é brasileiro? Não!

        • Também quero Sonic X… lembro quando passava na Jetix !
          Pena que os canais se estragaram tanto de antigamente pra hoje… os melhores canais se foram e os que restaram estão ficando ruim ou baixando o nível :x

          • Marcelo

            Se passava no Jetix temos que pedir a Disney XD pra passar. Mas acho que ficaria bom no Cartoon Network.

          • darkgx

            eu adoro sonic X,mas o jetix cortou ele,e nem sequer dublou a 2 temporada.
            o ANMTV poderia entrar em contato quando puder com o DXD perguntando se eles vão passar SONIC X.
            SONIC4EVER *o*

  • Mimi

    espero que liberem no canal aberto tb, pq ta dose o que passa (o que é bom é repetido). O governo tem dado mais vistas pra essas produções, ultimamente liberou verbas pra desenhos e games brasileiros; mesmo que pouco, um pais que quer se projetar,precisa projetar sua cultura,e desenhos é um seguimento bem importante. Não no sentido de substituir o de outros paises, mas podemos ter os nossos tb.

    agora, o pessoal tem que colaborar e não detonar tudo que vem por aí

  • Blastoise

    É… Pra vocês verem… Parece que Sítio do Pica Pau Amarelo não conta como animação feita na América Latina. Acho que as pessoas se esquecem que o Brasil faz parte desta América. Tem gente que acha que nosso país fica na América Anglo Saxônica…

    • Mariana

      Uai, não entendi o que você quis dizer. o.O Como assim não conta? Se foi produzido em São Paulo, é uma produção brasileira.

      América Anglo saxônica seria Canadá e EUA né? E como é que vão “esquecer” e achar se estamos a milhares de quilômetros de distância deles? D:

      • kldj”

        pior q na China Mariana, eles acham que nosso país fica em cima do México, e acham que nossa parte aqui, é a Argentina, olha, meu professor de Geografia me dizia que o Brasil n eh todo latino, eu achava bobo, mas pensando bem, é verdade, para pra pensa: Na L.A (Latin America) se fala… Espanhol, no Brasil….Portugues neh.

      • kldj”

        ainda por cima, a America Latina é considerada como “lixo”, meus primos do Canadá, quando vieram pro Brasil me contaram que achavam que aqui era horrivel, o que eu respondi? “é isso que aconteçe quando se pensa algo que nao é verdade.”, eles adoraram aqui e nunca viram uma praia tão quente, mto MENOS em Los Angeles e Flórida quando passaram por lá.

        • Ellocostoon

          Na verdade o que eu mais odeio é isso o Brasil está na L.A e todo mundo achar que ele é ruim eu sou BRASILEIRO não latino americano

      • Ellocostoon

        Tem cada um que te aparece né Mariana !

        • Mariana

          É mesmo.

          Mas até que o povo daqui é divertido. ^^

  • Alisson

    Pro CN:
    Sítio do Pica-Pau Amarelo, Turma da Mônica, Gui e Estopa = Merda nenhuma comparado ao lixo que os paíseszinhos espanhóis fazem. ¬¬

    • Mariana

      E precisa rebaixar os outros países assim? ‘-‘ Ignorância… =/

      • Marcelo

        É o que vai acontecer enquanto as pessoas não tiverem uma visão ampla do mundo…

      • tylerman

        Algumas pessoas só sabem rebaixar tudo, isso se chama ignorância.

        • Ellocostoon

          É Tylerman as pessoas nem conhecem e ficam falando!

    • Cristian

      Brasil não é pais espanhol. mesmo assim acho que vc deve respeitar os outros, são pessoas como vc cheias de xenofobismo que bloqueiam o mercado da américa latina ignorando tudo que vem daqui. não veja pelo pais de origem, e sim se é bom ou não.

      • mygod

        Isso é mesmo ridiculo

      • Ellocostoon

        Botei fé cara! ( Cristian)

    • Gui e Estopa e Turma da Mônica legais… =P

      • Marcelo

        Entre os dois prefiro Turma da Mônica.

    • Ignorância mesmo ‘-‘

  • Chris Animes

    Olhando e lendo,acho que vai ser bem legal,talvez não seja,mas tem tempo pra chegar aqui ainda,vamos esperar.

  • volltron

    Acho bobagem criarem leis que obriguem canais infantis de exibir produtos nacionais, poderia haver um consenso entre ambas as partes. Mas acho legal estarem investindo mais nesse conteúdo nacional, vai que descubram um novo “Akira Toriyama”, tá forcei um pouco a barra, mas entenderam né !

  • hahaha, gostei muito do traço do desenho… me parece ser muito bom ^^ ! Agora só falta, a dublagem cooperar, porque dos desenhos brasileiros, os únicos que tem uma dublagem aceitável é a Turma da Mônica e Sitio do Pica-Pau Amarelo. O resto, tudo péssimo!

    • Mariana

      Nem me fale. A dublagem de Gui e Estopa é horrorosa. A Mariana Caltabiano tem a voz muito grossa e olha que ela faz a maioria das personagens.

      • darkgx

        …POXA…eu acho gui e estopa maneiro.
        ;o;

      • Chris Animes

        É verdade as dublagens de Gui e Estopa não ficaram boas.

  • Pingback: Irmão do Jorel: confira o vídeo de apresentação da nova série do Cartoon Network | Anime, Mangá e TV – ANMTV()

  • juaum

    meu,no meio de 2013 e ainda nada?!

    • thales

      claro ate falo que dia era

      • n interessa pra vc palhaço

        cara na epoca n tinha estreado olha a data ‘-‘