Kung Fu Panda 2 gera polêmica na China

Por Lucas Souza em

Neste último final de semana, chegou aos cinemas uma das animações mais aguardadas do ano: Kung Fu Panda 2. Entretanto, na China, ela não era tão esperada assim por alguns artistas e críticos de cinema.

A estreia do filme por lá gerou protestos e tumultos em diversas salas de cinema. O artista Zhao Bandi e o professor da Universidade de Pequim Kong Qingdon promoveram um boicote desde o primeiro longa, colocando anúncios em jornais pedindo para as pessoas não comprarem ingressos às sessões da animação.

Zhao diz que o filme “distorce a cultura chinesa e engana nossa futura geração com fast-food americano“. Seguidores que apóiam o protesto reconhecem que a obra confunde a tradição local e é um instrumento para manipular os chineses em relação aos produtos americanos. Na China, Kung Fu Panda 2 estreou nas vésperas do Dia Internacional da Infância.

A história central da franquia gira em torno de um panda que luta para ser mestre das artes marciais, unido a características tipicamente americanas. Segundo Kong, a abordagem “é uma invasão cultural“.

Comentários
  • PR

    Naum é só pq uma animação que tem foco na cultura chinesa, e é americana e tem um gordo com principal que tem aluma mensagem por traz, eu naum vi nada de fast food nisso, só se lá vende bolinho de arroz via fast food O.O

    • jeanderson

      meu Deus.esses chines nao entende e so um desenho para se diverti nada mais…to com digo la deve vende bolinho de arroz via fast food.

      • Desconhecido

        uma palavra: TURISTAS

  • Leonardo

    hum… Caramba 0.0 // mudando de assunto por favor ANMTV BR noticiem a noticia de Highschool of the dead foi anunciada para uma nova temporada please so tem no ANMTV LA, eu qro ver traduzido por favor passem a noticia *-*

  • Ai cada coisa… Tinha que ser coisa da china mesmo…

  • que os estadunidenses distorcem não é novidade alguma…
    eles são quase cegos pro resto do mundo, logo quando fazem alguma adaptação de qualquer coisa que seja de uma país ou cultura extrangeira acabam exagerado ou criando coisas que não existem.

    pode até parecer um exagero por parte deles protestarem contra um filme de animação, mas é só lembrar a maioria dos filmes que se passam ou tem cenas no Brasil é sempre mulher de biquini,pobreza,bandidos e mato como se o Brasil só fosse isso, o mesmo deve ter sido para esses chineses que protestaram.

    (aposto que se o filme Rio tivesse sido feito só pelos estadunidenses (que graças a Deus não foi) teria várias coisas exageradas e que não existem por aqui, e todo mundo ia ficar puto também.)

    • MárcioD

      É amigo… falou tudo e mais um pouco.

    • Bismarck

      concordo nos já conhecemos bem as produções americanas quem num ficou puta da vida quando assistiu DB Evolution! ou Takken?

    • 000sawada

      concordo totalmente

    • Nekomimi

      Concordo com você, quando diz que os estadunidenses (vulgo americanos) distorcem a cultura de outros países, com suas produções, que são mais voltadas para o mercado americano, com suas referências culturais.
      No entanto, vale lembrar que os chineses (pelo menos parte deles) discriminam produções de outros países, como os EUA, Japão, Coréia do Sul, etc. É a mentalidade nacionalista chinesa, que desde os tempos dos mandarins, se opunham à cultura dos “bárbaros”(os povos que vivem fora das fronteiras da China, incluindo os ocidentais europeus e americanos). Mentalidade essa que é agravada pelo fato do país ser governado por um regime de partido único (o Partido Comunista Chinês), ao contrário dos países ocidentais (incluindo o Brasil).

  • Gabrielrhcp

    esses Chineses são uns lesos, é so uma Animação que nao fala mau da cultura deles, so não foi exatamente igual, grande bosta! se nao gostaram do filme num era nem pra ter Dublado

    • Bismarck

      ja vi que vc gostou DB Evolution….

      • www

        não posso dizer que concordo cem por cento mas… vocE^s devem ter em mente que esse filme, que é um filme bom ( so vo o primeiro, logio)
        é como toda e qualquer produção feita pro entretenimento… é apenas pra ser divertido e só.

        é bem verdade que os americanos cagam em tudo mas, nesse caso, é um exagero sim. é só um filme de animação engraçado e pronto.

        não viagem chineses e sinpatizantes… a não vi db evolution e não vou ver, deve ser uma merda mesmo

  • Manolo

    manipular, roubar…. são tradições dos EUA!

  • Katougantz

    Ele está certissimo no que fala. É por isto motivo que eu não gosto de assitir filmes de cultura diferente feitos pelos @#$%!

  • Nossa quanto drama por causa de um filme INDIOTA! Quanta besteira!

  • Voxtron

    Para Amai Miruku:

    Concordo totalmente. E para ter um exemplo disso, basta assistir a Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio, que ainda está em cartaz nos cinemas. Onde já viu, um deserto no Rio de Janeiro com um trem de cargas e passageiros passando por dentro dele? o.O

  • Rodrigo

    esses chineses são muito é frescos, a gente reclama quando os filmes brasileiros q mais fazem sucesso, mostram como é nosso pais? não! aqui a gente acha bonito né mostrar a realidade, me poupe chineses, assistam o filme e se divirtam

  • Israel Arraes

    Do meu ponto de vista ele está certo,pois a invazão cultural não acontece da noite para o dia,mas sim aos poucos através de estrangeiros e também de filmes e novelas. Foi o que ocorreu no Brasil,que por sua vez já está tão dominado pela cultura norte americana que acha até exagero atitudes como essa.

  • Pedro

    O primeiro filme foi muito bem recebido na China,tanto que muito chineses não conseguiram entender como um filme de sucesso baseado na cultura Chinesa não foi criado na China.Algo que deve ter incomodado muitos diretores chineses. Especialmente porque a DreamWork tem uma grande vantagem sobre eles, não precisa lidar com a censura e criticas da governo.

    A própria estória central do filme é bem simples: o mais inapto pode se tornar um mestre se acreditar em si mesmo e que não existem “ingredientes secretos” além de fé e esforço.Pode ser adaptada para várias culturas.

  • Daieny

    Bem… Eu só soube que algum chinês de poder reclamou depois que o filme estava liderando as bilheterias. Ele reclamou que o olho do Po porque são verdes e que olho verde significa sei-lá-o-que de ruim. Isso foi péssimo. Um ou dois olhos verdes não querem dizer nada de mau.

    Depois falaram da cultura… Bem, eu não sei muito da cultura chinesa então não dá para falar muito disso. Mas fica claro que o filme se passa em uma era antiga e não na atualidade. Kung Fu, montanhas, macarrão e pastel existe na China de verdade. Eu não sei o que tem de ruim nisso, mas se eles não gostam…

    O filme Rio é uma catástrofe da cultura brasileira, certamente que o filme é uma morte pura para quem realmente conhece o Brasil. E o que os brasileiros fazem? Nada. Amar o filme é o máximo que parecem conseguir fazer. Os chineses não gostaram e fazem algo, bom.
    Eu discordo que Kung Fu Panda retrate mal a China, mas como sou completamente contra o filme Rio, que os chineses tenham o direito de reclamar de um filme que se passa na China.

    Mas deixar bem claro que a culpa não é do filme, nem do estúdio. A cultura dos EUA e criar uma visão própria do resto do mundo. Todo mundo já sabe que por anos todos de lá achavam que o Brasil era só carnaval, futebol e mulher de bunda grande. Na França, homens afeminados. No Japão, pessoas que soltam poderes e voam fazendo caras engraçadas. Na África, negros canibais sem tecnologia alguma. Na Espanha, apenas toureiros. E no México, apenas tacos e luta livre. Vejam desenhos animados das décadas de 80 e 90, dá para ter uma grande idéia.

    • angelo

      falou tudo.Os americanos sempre metem a cultura deles quando vão falar de outras culturas como se todos fossemos iguais. O desconhecimento e ignorancia americana com os outros países é retratado no Brasil como achar que falamos espanhol.Parte do ar de superioridade não merecido que els tem vem disso: de ser o centro do mundo. muita gente acha que por que lá é desenvolvido acaba por generalizar a inteligencia, e não o é, na verdade o que os americanos fazem é igual ao que certas escolas fazem:pegam os melhores formados em outros lugares e depois dizem que foi deles.

      • Daieny

        Estereótipo. É a palavra que eu procurava.
        Muitas vezes nem é culpa de quem fez e sim da própria cultura, achamos tanto que é uma coisa que ela passa a parecer verdade.
        Exemplo de Kimba, de Osamu Tezuka. A maioria dos africanos que aparecem na série de 1965 são brancos. Por quê? Tezuka não fazia a menor idéia de que todos, sim todos os africanos de origem eram negros. Foi corrigido na série seguinte, em 1966, onde todos os africanos eram negros.
        Eu ainda não vi Kung Fu Panda 2 porque não estreiou aqui ainda, mas por tudo que vi até agora, nada de ruim para dizer. Mas vale lembrar também de uma coisa que esqueci… A China e os EUA tem ideais completamente diferentes, pessoal de história sabe do que estou falando.
        E sobre ser a China antiga, eu confirmei vendo um Making Of, eles falaram que eram tempos remotos. Ou seja, se os chineses não gostaram de algo que representa a cultura, que seja da cultura histórica e não atual. Afinal, hoje a China é bem diferente de montanhas, vales distantes e criaturas que usam apenas o Kung Fu ou no máximo flechas.

      • alessandra

        concerteza falaram tudo nos tambem somos americanos pq vivemos num continete americano.mas os americanos pensam que só eles, que ele é o centro do mundo,um absurdo e as vezes sao iginorantes,como as cultures de outros paises ex meu professor falou que os americanos pensam que andamos em xipo, que as mulheres ficam mostrando a bunda,que tem carnaval todo dia,pensa que é so mata.essa coisa tiram todo mundo do serio

    • Pedro

      Infelizmente Rio foi criado por criado e produzido por um brasileiro.

      • Daieny

        Sim, isso faz eu detestar o filme mais ainda.
        Por ser um brasileiro, ele deveria ter mais noção, não é…

      • Mas Daieny, ele tem total noção do que fez, ele sabe que fez uma peça de propaganda dos estereótipos negativos do Brasil, pra ridicularizar nossa nação.

        Não devemos esquecer que ele é um desses brasileiros que tem vergonha de ser brasileiro, na primeira oportunidade que teve se mandou pros EEUU pra estudar e fazer carreira profissional por lá.

        Esse tipo de “brasileiro”, desertor, xenófilo e entreguista, é ainda pior que o estadunidense. Pois estadunidense, ao menos, defende os interesses de seu povo. E este imbecil, defende a quem? Não defende nem a si mesmo, pois tem vergonha do Barsil, tem vergonha de ser brasileiro…

        ***

        Daieny, meus parabéns e obrigado. Eu ia comentar exatamente sobre a diferença entre a indignação dos chineses e o deslumbramento do brasileiro no que concerne a invasão cultural estadnidense. Você antecipou minha fala com toda a propiedade, concordo com cada palavra que vc digitou. Abraço.