Kyoto Animation: estúdio sofre incêndio criminoso no Japão

Por Nielsen Souza em

Kyoto Animation / Divulgação

Uma tragédia envolvedo a Kyoto Animation, sempre reconhecida e elogiada por seus trabalhos, chocou os japoneses na manhã desta quinta-feira (18). Um homem invadiu as dependências do estúdio e jogou gasolina, causando um grande incêndio onde diversas pessoas morreram, algumas ficaram feridas, e outras estão desaparecidas.

Segundo testemunhas o motivo da fúria do homem de 41 anos foi uma acusação de que a Kyoto Animation estava plagiando o trabalho de outros, ao dizer que faziam “Pakuri” (copiar um trabalho de outro), e por conta disto, todos os que trabalhavam lá mereciam morrer. Ao espalhar o líquido, ocorreu uma explosão e o fogo se espalhou pelo prédio, onde haviam cerca de 70 profissionais trabalhando.

Segundo as autoridades japonesas, o incêndio fez 33 vitimas fatais, e outras 36 tiveram ferimentos leves. O criminoso tentou fugir, mas conseguiu ser encontrado pela polícia. Também foram encontradas algumas lâminas, mas os policiais não confirmaram se eram dele ou já estavam no local. O homem sofreu ferimentos leves e levado a um hospital para tratamento psicológico.

Entre os grandes trabalhos da Kyoto estão animes como Full Metal Panic, K-ON, Violet Evergarden, Free!, entre muitos outros.

Comentários
  • toygame lan

    Eu acho que ele era algum ligado a industria,tipo um magaka ou assistente.Apesar que existe muito fãs doido por ai que ameaçam até as pessoas de morte

  • doko

    Se vc tem provas de plágio, leva pro tribunal cara… Pra que fazer esse ataque?

    Um monte de gente já disputou plágio em tribunal (indústria da música etc.), às vezes nem vai pra juiz, é acertado em acordos com ambas as partes.

    Agora um monte de vidas inocentes, desperdiçadas.

    • Luis Fernando

      O cara é doente, ninguém normal faz uma coisa dessas

  • Shin Nocturne

    Pra escória que fez isso pena de morte é pouco, tem que sofrer muito antes de degolar ele.

    • Luis Fernando

      “Ain direitos humanos, ninguém merece sofrer”
      Só as pessoas que morreram no atentado, e suas famílias e amigos que vao viver para sempre com essa dor,a sociedade é muito idiota mesmo

      • Eduardo Jose de Andrade

        Pois é, se a pessoa não vê os criminosos pelos jornais os verá quando fizeram um mal pra ela ou alguém da família dela, aí quero ver se ainda vai continuar no lado canhoto da política.

  • Léwow

    MEU DEUS DO CÉU QUE TRISTEZA UM DOS POUCOS ESTÚDIOS COM ANIMAÇÃO CONSISTENTE E QUE NAO TRATA SEUS ANIMADORES COMO ESCRAVOS E FAZ TUDO DIREITINHO E BEM FEITO

    QUE TRISTE NEM SEI O QUE DIZER :(

  • Léwow

    33 VÍTIMAS FATAIS…

    O QUE UM CARA EM SÃ CONSCIÊNCIA FAZ ISSO

    PLÁGIO? AGORA ISSO É MOTIVO PRA MATAR PESSOAS? QUE ESTÃO TRABALHANDO? NAO EXISTEM LEIS NO JAPÃO? PRECISA MESMO FAZER ISSO COM PESSOAS QUE TEM FAMÍLIAS, FILHOS E UM PSICOPATA FAZER ISSO?? PQP QUE TRISTE

    • Máscara da Morte

      Realmente essa ação desse psicopata não faz sentido nenhum essas pessoas não tinham nada a ver com isso elas só estavam trabalhando muitos para sustentar suas famílias e o cara vai lá e faz isso, meus pêsames as famílias das vítimas

  • Maria Júlia Santana da Silva

    Esse malvado vai pagar caro por ter feito uma barbaridade dessa, botar fogo em num estúdio de animação do Japão, que nesse caso é a Kyoto Animation, espero que as poucas pessoas que fugiram desse incêndio se recuperem, me lembrando de um caso lá nos EUA, mas não era sobre incêndio, era sobre um possível ameaça de tiroteiro na CalArts, foi devido pelo estilo de arte dos estudantes de lá e acho também pelo reboot polêmico de Thundercats que vem por aí, sinceramente, quantas coisas ruins ocorrem na animação nos dias de hoje, tanto no Ocidente, tanto no Oriente gente…

    • UM_GAROTO_QUALQUER

      Kyoto Animation era atualmente um dos melhores estúdios de anime q tinha, muito triste saber q ocorreu uma barbaridade dessas lá, esse homem merece punições muito sérias pois foram 33 vidas perdidas graças ao ato sem sentido dele, o q passa na cabeça de uma pessoas dessas pra fazer algo do tipo véi…

    • Jvsp

      Tomara que a Calarts va a falência as animações são um coco

  • Dyel Dimmestri

    Eu fiquei chocado quando eu soube da noticia. Quando eu a li, e fiquei sabendo dos pormenores, me veio à cabeça aquele filme do saudoso Satoshi Kun, Perfect Blue. Aquele filme mostra perfeitamente o lado sombrio da indústria japonesa do entretenimento, além de expôr os fãs desequilibrados, que levam a sua adoração às raias da psicose…

  • Tales

    e a galera ainda reclama do brasil gente doido tem em qualquer lugar do planeta

    • Jhinko

      claro, somos seres humanos, os japoneses não são extraterrestres, apesar de parecerem!

  • Dark Moon X

    È triste ver uma matéria como esta, e é triste….mas o fato é que um cara desses não é um fã e sim um psicopata, um monstro egoísta que não pensou nas consequências….minha solidariedade as famílias daqueles que tiveram seus entes queridos feridos ou mortos por essa tragédia….Off.: Já algum tempo venho dizendo, que o Brasil precisa parar com essa Síndrome de Vira-Lata, onde só coisas ruins acontecem aqui, o crime, os -ismos,-istas e afins tem no mundo inteiro, mas infelizmente levamos a culpa por causa dos maus jornalistas e afins….Off.: O mundo está tão corrompido que nem mesmo um Machine Man ou Solbrain conseguiriam salvar esses corações corrompidos…porém ainda acredito que a humanidade tem salvação, pois já li e presenciei várias coisas boas na vida….

  • Shai

    Essa coisa de atacar um coisa ou pessoa por cópia me fez lembrar que existem vários fanboys de animação que odeiam de coração desenhos animados assimilados e alguns artistas que até desenham desaforo ou morte aos personagens com artes de ódio na internet. Lembra muito o que já fizeram com Johnny Test anos atrás por acusarem o show de ser uma cópia malfeita de Dexter, a internet gringa tava com uma vendeta sem sentido pelo desenho por tão pouco, o mesmo acontece também com a fanbase de Simpsons que odeia o criador de Família da Pesada e muitos outros…

    • RaichuBoy1

      Algo que anda acontecendo com Gatinha Unicornio Borboleta Arco-Iris, que acusam de ser copia de Unigata

  • Rafinha

    Vai pagar!!

  • CJúnior

    Uma tragédia para a Animação Japonesa…
    Meus sentimentos aos familiares das vitimas e à todos os fãs da Kyoto Animation.

    #PrayForKyoani

  • Um Carinha Qualquer e Só

    Essa pessoa tem que ser punida,punida severamente.

  • Um Carinha Qualquer e Só

    Como assim?

  • Um Carinha Qualquer e Só

    Um MERDA desses tem que pegar punição severa,muito severa.

  • Blu3s

    Com certeza a notícia mais TRISTE do ano para todos os fãs de animação japonesa…meus pêsames a todos os que foram vítimas e às suas famílias e amigos. O desgraçado que fez isso para mim merecia pena de morte, pois se parte do que soube for verdade, foi crueldade de mais…

  • edustarman

    Que tragédia, que pessoa perturbada a ponto de querer matar 70 pessoas que estavam trabalhando de fato chocante, tristeza total pela família dessas pessoas.

  • pg

    há rumores de que o diretor de Clannad,Maid Dragon,Amagi,K-on,etc… estaria entre os mortos,mas até agora não divulgaram as identidades.

  • Carlos Dimitrís

    triste demais . tava vendos as fotos da minha amiga que mora em kyoto no japao. nossa triste demais doi muito ver essas fotos. esses caras tem que ser preso e pegar prisao perpetua la no japao ou pena por injeçao letal. pois isso nao se faz. insta da minha amiga. https://www.instagram.com/jts.usagi_angel/?hl=en outros famosos tambem postarem no insta gdeles fotos da tragedia como o ator q fez kamen rider kabuto, a dubladora do goku no japao, a que fez a rinna san em kamen rider ozu (OOO) e etc…

  • will

    Parece q os monstros n estão só nos animes e mangás !!!, notícia horrível e triste. Meus sentimentos as famílias.

  • Dio Brando

    Uma situação muito triste. Esse indivíduo arruinou a vida de muitas pessoas.

  • Pedro Amorim

    Vi umas fotos do porque disso realmente as mini saias atrai atenção indesejada

  • Pedro Amorim

    Então Violet Evergarden vai ser cancelada?

  • Jhinko

    Cara eu estava na sala de estar lendo meu mangá, quando vi a notícia no Jornal Nacional, eu fiquei chocado, um estúdio de qualidade e reconhecido internacionalmente por produzir a animação de Koe No Katachi entre outros foi incendiado, e mais, 33 mortos sem falar nos projetos perdidos e outras complicações por causa de um imbecil psicopata que usa uma desculpa ridícula para matar. Meo espero que ele seja punido com a vida, absurdo isso! Fiquei extremamente triste!

  • Jhinko

    oxi, se for verdade é doidera pura

  • Eita poha, logo Estudio da Kyoto Animation, crl.

  • Lien Kaito

    Essa notícia foi um baque pra mim, pois ela foi responsável por Koe no Katachi, que é meu filme de anime favorito.
    Desejo forças para todos os familiares dos que foram afetados pela tragédia, e também para os funcionários restantes da Kyoto Animation.
    #PrayForKyoAni