Netflix: ascensão do streaming deve reduzir as aberturas de animes

Por Gabriel Fernandes em

Netflix / Divulgação

Durante o evento Anime Industry Cross-Talk, o produtor musical de animes como  Atom: The Beginning e Godzilla: Monster Planet, Akihiro Tomita, afirmou que a ascensão dos serviços de streaming devem interferir na tradicional duração de 90 segundos dos temas de abertura e encerramento dos animes.

Tomita comenta que com o streaming, a forma de se consumir o conteúdo é diferente, e tanto a abertura quanto o encerramento podem ser puladas, como no caso da Netflix, e isso interfere nos animes. Como um exemplo, ele citou B: The Beginning, título original lançado pela Netflix, onde a abertura era curta e não apesentava os créditos, deixando-os para o encerramento com mais de dois minutos e meio. Com isso as famosas músicas de abertura perderiam espaço.

Em relação a esse assunto, o produtor acredita que essas canções passem a ser utilizadas em momentos marcantes do anime, como por exemplo, uma grande luta. E conclui que o modelo tradicional vai mudar, pois a lógica da transmissão de TV não se aplica mais a era do streaming.

Comentários
  • toygame lan

    diminuir a abertura dos animes ,vai fazer os estudios gastarem mais com a serie que vai ter mais tempo de ela,mesmo que seja alguns segundos.

    • Ao

      Eles vão economizar com contratação de bandas, trilha sonoras etc….. é ruim para industria da musica japonesa que algumas ganham com aberturas de anime. Mas isso ainda é pequeno em comparação a demanda que existe e que é exibida na Tv japonesa….

      • toygame lan

        olha que isso deve ter um baixo custo,do que fazer uma animação,pricipalmente as cenas de ação.

        E as bandas tbm tem musicas que são tocadas durante algumas cenas,para ter mais emoção

  • Satoru

    É uma pena, para min uma abertura e um encerramento coisas que marcam os animes, muitas vezes empolgam para ver certos titulos…. B:The Beggining em particular aquele encerramento com cara de abertura é sensacional. (nunca pulei)

    Mas neste caso, a solução seria colocar abertura como alguns tipos anuncio de videos na internet que não da para pular….. pois esse modo de pular abertura pode ocorrer de qualquer jeito até adiantado o video….. esse modo de pular algo não exclusivamente da Netflix, vai de cada um ….. mas concordo com a indignação dele, e é uma ideia boa colocar no meio do anime, assim a divulgação fica melhor.

  • GustavoH

    Primeiro Animax ja nao traduzia as OP, depois o streaming, agora ousam reduzir o tempo das aberturas…

    Parem com essa idiotice mds, qual dificuldade de fazer um player marcando com uma cor diferente o momentp exato onde a abertura acaba. Quem quer ouvi-la ve tudo, quem não começa da marcação…

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pois é, eu por exemplo detestei essa primeira abertura da 3ª temporada de shingeki no kyojin, pulo ela sempre, mesmo com o player do Crunchyroll não mostrar mais o tempo se passar o mouse por cima, frescura do povo, quem quer pular vai pular e quem gosta quer que dure mais a abertura/encerramento.

  • Blu3s

    As aberturas são um convite a assistir o anime e às vezes elas sozinhas são melhores do que todo o anime em si, fora que ainda tem cenas melhores animadas do que muitas lutas, sou contra a redução ou extinção delas e espero que os japas repensem isso aí.

  • Gabriel Hérisson

    Detestei

  • João Carlos

    Netflix tem opção de pular abertura, parem de estragar tudo!

  • Jhonatan SB

    Na minha opinião isso não deveria acontecer. As aberturas e encerramentos basicamente fazem parte da tradição nas animações japonesas. Eu particularmente adoro as aberturas e encerramentos evito sempre passar elas. Muita gente vai ficar decepcionada com isso, disso eu tenho certeza.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Xí, sujou!

  • Jardel

    Se tem uma coisa que eu gosto bastante é de ver/ouvir as aberturas como aquecimento para o anime. Se ousarem mudar eu faço uma revolução!

  • Quando eu estou maratonando, eu só assisto a abertura no primeiro episódio, e o encerramento completo no último.

    Por mais que seja ruim, o streaming muda nossos hábitos de consumo – e quer consumir a história o mais rápido possível.

  • Ou fazer igual a abertura de Disenchantment: a primeira vez que a abertura vai ao ar é completa, e no resto temporada curta (15s ou 30s).

  • Eduardo Jose de Andrade

    P%ta merd$ eu estranhei a “abertura” de B the beggining, agora soltam essa bomba?! quem quer pular vai pular se não gostar da abertura/encerramento, a Netflix já dá a opção pular abertura e começa em 10 segundos o próximo episódio quando o encerramento começa, a abertura muitas vezes me faz ver “qual é a do anime” e mesmo que eu não goste do anime, me lembrarei da abertura se gostar, 1 minuto e meio não é tanto tempo assim pra assistir.

  • Rafinha

    Frescura das gravadoras japonesas… $$$$$$$

    Até mesmo a Sony deste lado tinha dificuldades em conseguir passar clips nos intervalos do Animax depois de uns anos.

    • claudio

      E as gravadoras de músicas podia fatura no exterior pela falta de músicas adaptadas nos idiomas de cada país. Pra ter ideia até fandubs tem mais as músicas traduzidas em áudio BR e quanto os oficiais nāo tem na maioria dos animes sem as musicas na versão brasileira.

      • SaintARMOR

        Não dublar aberturas e encerramentos é um padrão de mercado da contemporaneidade no mundo todo. Não é só no Brasil que isto ocorre.

  • claudio

    Se querem diminuir o tempo sem cortar OP e ED, o netflix coloque opçāo de acelerar o vídeo, ou então só os primeiros episódios de cada temporada a abertura tem mais tempo completo da musica, e segundo, terceiro e mais da maioria dos episódios tem duraçāo compacta das aberturas e encerramento.

  • Noir Fleurir

    Os empresários dos artistas das músicas só vão procurar outras formas de chamar atenção para seus lançamentos que não sejam em aberturas de anime