Netflix perto de ultrapassar a TV Paga no Brasil

Por Gabriel Fernandes em

Netflix / Divulgação

Durante o evento PayTV Forum, a empresa de consultoria Ampere Analysis, divulgou dados e projeções da Netflix no Brasil e comparou com o cenário da TV Paga no país, revelando que o serviço de streaming deverá ter um número superior de usuários comparado a operadoras de TV por assinatura, via Yahoo.

De acordo com os estudos, a Netflix no Brasil já possui 8,5 milhões de usuários, o que coloca a plataforma no mesmo patamar da Net/Claro TV, a maior operadora de TV no país, que possui 8,9 milhões de assinantes. E esse número tende a crescer, fechando em 10 milhões no fim de 2018, o que ultrapassaria a operadora citada anteriormente e outras destaques no mercado, como a Sky, que possui 5,2 milhões de assinantes.

Porém em termos de contratos, o valor corresponde apenas a 24% da TV por Assinatura, pois há muitos compartilhamentos de senhas e contas. Essa prática juntamente com o fator dos preços cobrados pela Netflix serem muito abaixo da concorrência, leva a empresa a ter lucro de apenas 5% de toda a receita desse mercado.

Um outro fator interessante de se apontar, especialmente levando em conta o cenário de crise do país, é o crescimento do mercado VOD, que se tornou principal meio de consumir televisão em 8% das casas. Apesar do crescimento, a porcentagem é ainda maior nos países em que esse segmento faz mais sucesso, que são Estados Unidos com 13%, México com 16% e Austrália com 17%.

Comentários
  • Endo Torres

    O que ferra o Brasil é a qualidade da internet e a falta de cobertura.

    • Guilherme SA

      O Brasil é um país continental, e ainda um de terceiro mundo…
      Nem países continentais de primeiro mundo conseguem entregar uma boa velocidade, em sua maioria, para o país inteiro. Tem muito lugar nos EUA que você consegue contratar aí uns 2 Mb de velocidade, na Austrália então… lá tem até lugar metropolitano que vive disso…
      E isso explica o por quê só há países pequenos no ranking de Internet.

      Aqui onde eu moro, por exemplo, até 2012 só tinha via rádio de 1 Mb. Hoje, eu contrato uma fibra por 40Mb, podendo ter opções por até 300 Mb pagando 199 reais por mês (a internet caiu 2 vezes em 2018, por problemas de manutenção, mas isso foi lá para o início do ano). Mas, aqui na vizinhança da minha cidade (cidades pequenas) tem muito lugar que vive de via rádio até hoje…

      Só que há coisas a se tratar aqui: a qualidade é péssima mesmo, preços abusivos, etc. Não é meu caso, mas sei que acontece muito…

    • concordo

    • Seto Kaiba

      Eu consigo viver com 1 MB de internet, e roda(va) Netflix com 360p liso, mas tem gente que só consegue viver com 50 MB para cima…

      Internet só vai chegar com qualidade à todo território quando vier via satélite ou via rádio (4G, 5G etc) com muitas antenas, via cabeamento é impossível.

      É que o Brasil tem meio que crise de identidade, somos o 7º país mais rico do mundo, porém com um abismo social que vai do Rio de Janeiro até a China. Tem gente muito rica e gente muito pobre, pouca gente muito rica e muita gente pobre com má instrução.

    • Ricardo Soares

      E a grade de programas que a Netflix disponibiliza. Que eu acho bem ruim.

    • toygame lan

      é culpa da agencioa reguladora que existe esse lixo

  • BKN

    Oq me choca e ainda ter gente q ainda tem tv por assinatura

    • Seto Kaiba

      Para quem curte esportes, jornais ou tem criança em casa, meio que ainda compensa.

      Eu não iria deixar um pirralho na Netflix (mesmo com restrição parental), com acesso a internet habilitada em qualquer aparelho. Tsc, tsc…

      A internet é escura e cheia de horrores.

      • So nao acabou a tv por assinatura , pq existem brasileiros que assistem futebol. E como e a Rede Globo que controla o futebol.

        Coisa que a Netflix ta difícil de combater.

  • Caio Martins

    a netflix devia virar um canal de televisao. com certeza faria mais sucesso do que esses lixos de canais das operadoras q nao investe em novidades so em reprises e porcarias .

    • toygame lan

      se rivasse um canal seria a mesma bosta que as outras

  • A falta de conteúdos diversificados na TV paga e a intromissão da Ancine nos canais só ajuda a Netflix a ultrapassá-los. Por isso que fica difícil acompanhar TV paga hoje em dia.

    • alias cá entre nos só passa merda

    • toygame lan

      sim

  • o cara lá da globo sat deve tá chorando horrores com essa noticias

  • Seto Kaiba

    Isso é surpreendente, mas a coisa tende a se inverter, a Televisa já retirou o conteúdo dela, a Disney, a Warner e outras empresas vão tirar num futuro próximo pois farão serviços de streaming próprio.

    Se a pessoa assina Netflix e depois tem que assinar mais 3 serviços de outras empresas, quase dá o valor de uma TV por assinatura.

    O trunfo da Netflix até agora é que ela foi a primeira e é a mais conhecida neste ramo, mas os novos serviços de streaming que estão planejando vão apostar em transmissão de eventos ao vivo, como shows e esportes.

    Olha, seria bom se só tivéssemos a Netflix com este preço convidativo e um belo acervo, mas lembrem que aqui no Brasil, até o Grupo Globo vai lançar um serviço de streaming, pois estão vendo que a TV vai continuar só para um público mais popular (entendam como pessoas que veem novelas, noticiários e futebol).

    Eu digo que TV a cabo não vai sobreviver como ela é hoje por muito tempo, mas enquanto tiver canais infantis, noticiário e esportes vai ter uma sobrevida.

    • a Televisa pode voltar esse ano já que o serviço dela não tem por aqui

  • Erivelton Freitas

    Isso é interessante, pois mostra para as distribuidoras de conteúdo, que a TV paga ainda é um negocio muito mais lucrativo. Fora que lucrando apenas 5% da receita da TV paga, e ficando com a maior parte da receita obtida, quanto será que a Netflix paga pelos conteúdos de terceiros? Outro ponto a se levar em conta quando se for vender conteúdo para a Netflix.

    • Kaique Batista

      Muito porque a tv paga é caríssima. Creio que o Netflix tenha que ter 3x mais clientes do que a tv paga para igualar receita , talvez.

  • Léwow

    E vai superar mesmo

  • João Carlos

    Daqui a pouco tacam um monte de imposto pra mudar isso… É só esperar

    • toygame lan

      ja taxaram a netflix no congresso

  • toygame lan

    O problema que naão passou ainda é por causa da carga tributaria e internet que é um lixo

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Alegria pra uns, preoucupação para outros!