O Crítico: A volta dos Cavaleiros do Zodíaco

Por O Crítico em

Após tanta luta para me afastar desse meio fétido e deletério que é a imprensa voltada ao público nerd desocupado, estou de volta ao lugar em que fui gerado, e para a tristeza dos meus mais prezados “admiradores”, estou com um contrato vitalício com o ANMTV (torçam para que minha vida não seja longa). Então vamos lá, já que estou sendo pago mesmo, vamos ao tema:

Band e Os Cavaleiros do Zodíaco, o eterno dilema de um prisioneiro (não entendeu, vão pesquisar)! Todos comentam sobre a exibição como se fosse grande coisa, todos reclamam, todos criam estratégias de programação para a Band, garantindo assim que teria sucesso… Meus parabéns, você também está contribuindo para este fracasso!

CDZ é um anime que poderia estar lucrando muito no Brasil, existem temporadas novas, fresquinhas, que talvez em épocas da TV Manchete estivesse dando picos de audiência e ultrapassando a Globo (como fez em outrora). Porém, os tempos são outros. A grande volta de CDZ na TV nacional não foi um sucesso, como o esperado.

Cult nos anos 90, Seiya e seus amigos apareceram em 2004 na Band (meses antes estava sendo exibido na TV paga pelo Cartoon Network) como simples coadjuvantes, não conseguindo chamar a atenção dos mais novos; a série foi um fracasso comercial; a audiência, apesar de boa, não foi suficiente para atrair anunciantes, e ela acabou indo parar no buraco onde ninguém deseja estar: a programação regional.

A Band começou errando com CDZ, em sua estreia nas férias de 2004. Tentaram utilizá-lo como produto para emplacar a pseudocantora Kelly Key como apresentadora, o que não é tão condenável, já que as emissoras precisam criar uma identidade para manter o público, mesmo com o fim da série… Porém, a estratégia foi fracassada. Kelly Key cantou, contou histórias, fez comparações entre mangá e anime de CD.

Pra você ter uma idéia de como o mercado foi prejudicado com este primeiro fracasso de CDZ, é importante lembrar que, na época, a Band estava com Yu Yu Hakushô pronto para estrear, chegando a fazer chamadas em intervalos comerciais. O que poderia impulsionar um novo investimento em títulos similares acabou no que você já está cansado de saber.

Não podemos culpar apenas a exibição, cortes, mau planejamento, horário e censura como responsáveis, mas também a pirataria . Sim, você que se vangloria por ter todos os episódios no PC tem sua parcela de culpa! Porém, estou analisando CDZ apenas como produto televisivo.

Quando todos pensaram que CDZ iria cair no ostracismo da mídia, assim como o resto dos desenhos japoneses, surge a tão comentada volta a Band, no começo deste ano. Não se sabe ao certo se houve algum tipo de contrato, parceria ou acordo entre a emissora e o licenciante, mas é fato inegável que o canal teve um novo interesse na série.

Os Cavaleiros de Athena podem não estar no horário nobre, apesar de, com a estréia de Futurama às 20h no canal, existir sim uma pequena luz no fim do túnel, mas eles pelo menos estão na TV. Você que se diz tão fã está se importando com isso? Acredito que não. Provavelmente se você não estuda de manhã, você com certeza está dormindo no horário em que ele vai ao ar (eu estou).

Mas lembre que tudo na televisão é produto; se não dá audiência, será limado. CDZ, na atual temporada exibida, está em seu horário certo; quanto à temporada inédita, já é outra história.

Até a próxima.

Para insultos, críticas, elogios,  ameaças e outras coisinhas:

Twitter: Critico_ANMTV
Email: mrcritico@gmail.com

Comentários
  • alexharima10

    poha eu tmbm estou dormindo equanto esta passando CDZ. poderiam colocar CDZ dpois de futurama, é uma ideia explendida.

    • YAMIBAKURA

      concordo

      • Yan

        é verdade

        • YAMIBAKURA

          a final de contas para q esse topico inutil???
          se os cavaleiros do zodiaco nao e bom para a band ela q tire

          oq um critico pode fazer contra isso?
          para que ouvirmos esse cara?
          olha na minha opniao

  • Anônimo

    é mesmo

  • Albino

    Sei lá, hoje eu vejo Cavaleiros como um produto que dá retorno, mas principalmente entre os fãs.

    Não acredito tanto como algo que atraia o grande público. Vai ter público, fiél inclusive, mas não vai chegar ao TOP da audiencia.

    Espero estar enganado.

    • alexharima10

      discordo. eu acho q tudo q é bem trabalhado e bem estratejado da um grande retorno, se restart que é ruim pra baralho da retorno, imagina algo bom como CDZ?

      • YAMIBAKURA

        harima
        55% das crianças estudam de manha ou seja muito poucas pessoas tem a chance de assistir
        acho q se passasem cdz a tarde seria o cumulo do espetaculo

        • CDZ não é pra crianças. Ao menos, não deveria ser.

          • CDZ é um anime totalmente infantil. Só que os fãs são adultos, por uma questão lógica do tempo que ele foi lançado.

          • alexharima10

            concordo com o critico. CDZ é sim infantil, aq no brasil pode ñ se concordar com isso, mas a inteção de produzir CDZ foi para crianças.

          • YAMIBAKURA

            O_o CDZ INFANTIL AFF
            EMTAO JOGOS MORTAI TMB E PARA CRIANÇAS

            –‘

          • Desculpe discordar, mas infantil é Doraemon e Sazae-san. Saint Seiya é, forçando muito a barra, “infanto-juvenil”.
            Mas pessoalmente ainda o considero denso o suficiente pra ser considerado teen.

          • fabio

            LOL discordo de vc e discordo do Critico de ser infantil, CDZ embora tenha aquele negocio de amizade acima de tudo tem sim um certo grau de violencia nada de mais (o que hoje em dia é cortado por causa da “censura”, da um tempo na minha infancia num tinha essa frescurada toda naum), CDZ foi feito para jovens embora o tema realmente tenha lá sua infantilidade, não era pra ser infantiu não LOL.

        • alexharima10

          leia oq eu escrevi la em cima: “poha eu tmbm estou dormindo equanto esta passando CDZ. poderiam colocar CDZ dpois de futurama, é uma ideia explendida.”

          • Jonathas

            Cara agora criança so quer saber de Bakugan e Ben 10 (anime e coisa de gente mais velha) sacou ?

          • alexharima10

            errado jonata. eu duvido q uma kriança prefeira bakugan doq bleach, koloka uma kriança para ver bleach e ve se ela ñ vai largar bakugan pra la, o meu primo de 4 anos sim, elas só gostam de bakugan porq é a unika koisa q tem, joga um bleach no ar pra vc ver oq as krianças vão preferir.

      • GOTCHA! Acertou em cheio! O q falta é a boa vontade da Manchete, da Fox Kids e da Locomotion. (apesar q os exemplos são ruins, três canais falidos – o.O)

      • Feiquiboy

        Dizem que pra cada 6 mulheres no mundo, existe 1 homem. Se isso for verdade, e aplicavel às crianças, faz sentido porque 6/7 dos jovens gostam de restar e apenas 1/7 gostam de CDZ.

        • alexharima10

          ñ ezagere.

        • alexharima10

          milhões de pessoas gosta de cdz. na minha opnião as emissoras esqueceram quem é q da dinheiro para eles, somos nós então deveriam nos dar mais ouvidos.

    • Eu concordo,a “fase” de cavaleiros já passou.
      Não irá atrair tantas fãs novos,e audiência no topo!

      • alexharima10

        eu diskordo, se kolokasem cdz dpois de futurama vose ia ver, a audiensia ia shegar em uns no minimo 7.0 pontos de audiensia.

  • Markus Diego

    Manda One Piece as 9 da noite sem cortes. Se tiver propaganda forte em cima como se tinha na manchete em outrora quero ver ñ fazer sucesso.

    • Sabe q eu também acho isso? Seria algo tão novidade e surpreendente, q muita gente q não aguenta mais ver reality e novela iria ver só pra distrair a cabeça.

    • Se nem de manhã deu audiência, apelando pro público infantil que assiste qualquer porcaria, imagina a noite. Vamos ser realistas, desenho hoje na tv não da audiência, ou se dá não tem retorno comercial.

      • Jonathas

        Concordo com voce as Crianças hoje em dia so querem Ben 10 e amiguinhos Anime nem pensar .

        • fanaticoporben10.com

          Ben 10 é o melhor é mais assistido por que há uma grande mídia por tras dele e em relação aos seus produtos.

          • Jonathas

            Cara Eu concordo com voce ha uma grande midia eles investem muito bem nisso e nao deixam espaço para os animes

      • YAMIBAKURA

        E CLARO Q DA VEI
        65% DAS PESSOAS OU TRABALHAM OU ESTAO NA ESCOLA DE MANHA

        KKKKKKKK DUVIDO Q VC SEJA MESMO CRITICO

        • Robotmonster

          Tem exemplos no Cartoon Network de retorno comercial com animes e desenho.

          A nao ser que voce esteja se referindo a TV aberta, ai eu concordo em genero, numero e grau.

      • Entendo sua posição. Na verdade, “fazer sucesso” NÂO está associado a “dar retorno comercial”.
        O exemplo histórico mais clássico foi YuYu Hakushou, sucesso de público e crítica, e um fiasco na venda dos famigerados produtos licenciados.
        Nessa eu concordo com o Crítico, mas só parcialmente. Continuo achando que One Piece original sem cortes e com divulgação forte na programação seria um “sucesso”, mas não ao ponto de vender quinquilharias e alavancar os números viciados e tendenciosos do Ibope.

    • alexharima10

      ONE PIECE SEM KORTES E SENSURA DARIA AUDIENSIA SIM NESSE HORARIO, AS PESSOAS ESKESSERIAM DE DRAGOONBALL. o sbt exibiu aqela versão adulterada da 4kids, nem meu primo(4 naos) viu mais, hoje meu primo ve a versão original komigo e toda hora q ele shega aki pega pra mim kolokar o episodio aonda ele parou.

      • Breno

        one piece passou igual naruto e mesmo assim naruto mesmo sendo repetido deu muito mais audiencia que one piece.

  • É o mesmo mimimi de sempre. Enfim. Mudando de assunto, quanto que o ANMTV está te pagando?QQQ *zoa*

  • Esse papo da pirataria é nada a ver.

    Imagine se as pessoas dependessem apenas da TV p/ assistir CDZ? Estaríamos todos ferrados no Brasil.

    Fora q os cortes, e a dublagem o tornam bem menos interessante pra quem já assistiu legendado no PC.

    Apesar de q quem é fã (ñ é o meu caso) assiste assim mesmo.

    E pelo contrário, os sites de downloads e arrisco dizer q os vendedores piratas até aumentaram o publico, pois uma nova geração teve acesso ao anime, e q se dependesse da TV ñ conheceriam a série.

    • Feiquiboy

      Se não existissem os fansubs, todos que gostam de anime seriam obrigados a assistir pela televisão.

      Antigamente, quando a banda larga ainda era cara, eu programava o despertador todo dia para não perder CDZ na Manchet.

      Mas hoje, você acha mesmo que alguém se daria ao trabalho de acordar cedo para assistir um anime que pode facilmente ser baixado a qualquer momento da internet, de graça, e o melhor, “original de fábrica” (dublado em japonês – com legenda é claro)? Eu, com certeza não.

    • Uma emissora não exibe um programa por causa dos fãs, e sim para atrair a “grande massa”. Nunca uma emissora aberta irá exibir um anime legendado!!!

      Cortes não são de responsabilidade da emissora, e sim consequência de habitarmos um país onde tudo é censurado.

      • Matheus Antonio

        não e por nda, mas a Mtv já exibiu animes legendados, eu assistia Desert Punk

        • Eu assisti tb na Locomotion animes legendados.

          Meu anime favorito é Rurouni Kenshin, mas se passar na TV, o fato de eu não levantar cedo pra assistir caso ele fosse exibido de manhã, ñ é por causa dos sites de download, e sim por causa da tradução da dublagem e dos cortes.

          Se ñ fosse isso, eu assistiria e ainda incentivaria outras pessoas a assistir, sendo elas crianças, adolescentes ou adultos.

      • Jonathas

        Assim não da né eu devo ser o mais novo daqui , Eu so consegui assistir Anime no PC pq Naruto , CDZ , Death Note e KHR no pc

      • alexharima10

        para mim esse bagulho de censurar vai abobalhar nossas crianças, assim como as dos EUA. afinal de contas quem gosta de censura?

        • bruno

          concordo, os cortes deixam tudo chato

      • Bom, Crítico, o bloco US Manga da Manchete foi uma exceção a essa sua regra. Se bem que a Manchete faliu logo depois, né? Vai ver eles superestimaram a capacidade dos fãs de anime de sustentar uma tevê aberta, hehe.

  • boka

    Cara, ainda tem gente que fala de cavaleiros do zodíaco?

    • Yan

      cala a boka, se vc num gosta cara

    • E tem gente que comenta também!

      • Xenosaga

        Essa doeu até na mãe do cara!

        • K7

          bem feito pra ele…
          pirralho fedendo a leite…
          quem cresceu assintido CDZ..YUYU..Shurato sabe da importancia da serie para o “BOOM” dos animes no começo dessa decada..

          • Breno

            quer assistir um anime de verdade, assiste DBZ pronto é da mesma epoca de cdz e é bem melhor e sem viadagem.

    • joe

      vc devia perguntar se tem gente que não fala da cavaleiros do zodiaco

    • joe

      vc devia perguntar se tem gente que não fala de cavaleiros do zodiaco

  • Pri Suiyama

    cdz num horario nobre com certeza faria a diferença

    ainda mais com a saga de hades, e levando em consideração o grande numeros de mais velhos, que a anos esperam essa saga

  • italo

    “O crítico”, você estará por aqui por mais algum tempo, e acho que você será do tipo de se odiar e de outrora, se amar (no mais mediano sentido da coisa). Mas espero que você não se rebaixe ao nível das críticas de sites como Omelete dentre outros. E a princípio, gostei de sua crítica a CDZ, é duro para alguns, mas é a realidade.

  • zatchx

    tem animes legendados sim na tv aberta , bem pelo menos eu vi um só até hj q é o caso de “desert punk” na mtv , passava se nao me engano as meia noite ou as uma da manha …

    mas enfim , se a band investisse um pouco mais nesse no bloco da band kids , certamente eles teriam uma audiencia melhor doq o de agora , tipo a redetv com tv kids ,eles investem um pouco, mas pelo fato deles mudarem a plataforma de desenhos para um publibo de ate 12 anos entao nao podemos esperar grandes animes passando por lá

    • alexharima10

      asho q o tvkids tenq kresser muito ainda, porq se eles qerem animes tops vão ter q deixar o programa mais adulto e mais tarde.

      • alexharima10

        é o seguinte asho q o programa deve trokar de nome, trokar a apresentadora ou deixar sem, ser uma vez por semana dpois das 20H, kom animes adultos, legendado se possivel pra qem diz q legendado ñ daria audiensia eu diskordo e é bom arriskar de vez enqando.

        na minha opnião o japones daria kuriosidade nas pessoas e ja penssoou vc passando pelo kanal e do nada ve uma linga diferente? vc iria parar para ver né.

  • lucas souza

    concodo plenamente com td isso

  • Leo

    /Parei de ler quando começou a falar de “pirataria”.

    Odeio esse tipo de pseudo-burguês “sou-contra” . Se download na internet prejudicasse a exibição de alguma coisa não teriam mais séries americanas na televisão, porque a maioria das pessoas baixam séries na internet.

    Falou ae.

    • GOTCHA! Acertou na mosca!

    • alexharima10

      prefiro komprar pirata, legendado e sem kortes doq um original mal dublado, kom adaptações ridikulas e sheia de kortes.

      • alexharima10

        mas em fim eu nunk komprei dvd pirata prefiro ver na net.

  • O Crítico está volta…

    corte tititi com CDZ…..

  • yusei

    To gostando da exibição dos cavaleiros mais a unica coisa que ta derrubando é o peso de intervalo >.>, sei que os caras tem que ganha seu ‘ganha pão’ mais da forma que tão fazendo ai n da.

    E outra deveria ter reprise a noite ou madru ._.

    • alexharima10

      deveria ser dpois de futurama CDZ meresse mais ¬¬

      • Léo

        Cara concordo com vc,CDZ estaria melhor após Futurama,ou,quando era exibido ás 19h na Rede 21,que ai sim iria bombar em audiência,um exemplo são meus colegas,quando passava CDZ ás 19h,a rua fikava um silêncio,pq tdos iam ver CDZ,mais agora nem da mais,logo ás 8h,nem vira mais,e também não da retorno comercial pq essa mulekada de hj só qué sabe de Ben 10 e Bakugan,então as empresa corre atrás disso pq é certeza de retorno.E oq estraga o CDZ nas manhãs além do horário é a porrada de comercial,tah certo que eles tem que ganha o deles,mais eles descontão mto no CDZ,hj eu tava assistindo o penultimo episódio da saga Poseidon,e oq é akilo,q tanto de comercial,o Seiya atirava uma vez a flecha no Poseidon e comercial,e depois novamente depois da outra tentativa.
        O jeito é CDZ a noite ás 19h ou ás 23h no falecido bloco Otacrazy.Bons tempos de CDZ na Rede 21.

  • Jogador5

    Como o pessoal é inocente. O produto é feito com o trabalho de um grupo de pessoas para dar lucro! Para pagar o serviço dessas pessoas é necessário lucro! Para continuar com o serviço é necessário lucro! Pirataria é um mal não só no Brasil, mas no mundo todo e prejudica todo o mercado de animes. Como disse certo membro de uma companhia de animes: “Essas pessoas não são nossas fãs. O que elas fazem não é diferente de entrar numa loja e roubar um CD nosso.” Acreditem ou não, como disse o crítico, esse é um dos motivos do fracasso dos animes no Brasil.
    Se mesmo assim não acreditam, então peço que se lembrem do mimimi, abc, wiska sashe que foi quando os fãs de naruto souberam que a série viria para o Brasil. Teve audiência? Teve. E muita! Basta vermos agora qual é o principal público da versão brasileira de naruto para sabermos porque não temos grandes incentivos para fortalecer a indústria de animes no Brasil: o principal público são as crianças e pré-adolescentes que não tiveram contato prévio com a indústira do anime. Aonde estão as centenas de milhares de fãs brasileiros de naruto que baixaram o conteúdo no seu computador? Por que eles não estão assistindo na televisão e revertendo lucro para os produtores do anime, já que a pirataria “aumentou” o público?

    • Igor

      Muito bem falado! Não adianta reclamar da falta de anime n tv brasileira se o próprio fã não quer asssti-lo na tv só pq é dublado ou pq já viu baixando pela internet. Pra um animerender de verdade, é preciso consumi-lo comercialmente, comprando produtos e assistindo-o licitamnte pela tv. Download na internet não traz dinheiro pros produtores de anime pagar as contas…

    • Leo

      Como eu já disse, se a pirataria fosse mesmo um problema que impedisse os animes de chegarem ao Brasil também não chegariam as séries, porque 99% das pessoas que assistem às séries as baixam da internet. E outra: Se o Japão pensasse nos fãs do resto do mundo não precisaria haver tanta pirataria (e eu tenho certeza que eles sabem que existem muitos fãs no resto do mundo, não investem porque não querem. Como é o caso do Animax latino que foi liberado a não passar mais animes). Mas apesar de gostar de animes eu admito que o Japão tem um sério problema de que para eles só existem os japoneses, talvez sejam até um pouco racistas. Prova disso é que no Japão apenas descendentes de japoneses podem ser contratados por empresas japonesas no Japão, absurdo mais é verdade, se o empresário quiser contratar alguém de outra nacionalidade ele não pode. Por isso se seu sonho é morar ou estudar no Japão DESISTA.

      É por isso que apesar dos pesares sou muito mais os animes americanos ou chineses. Que a China se torne a nova potência dos animes, porque pelo menos é um país de visão que visa o mercado internacional.

    • Robotmonster

      Nao eh tao simples assim, ninguem vai obrigar um otaku a assistir algo que nao agrada a ele, a maior critica a naruto eh a dublagem.

      E sim, muita gente que baixou o anime adora assistir dublado, a melhor referencia sao as comunidades no orkut que possuem quase 40% do numero de usuarios comparados aos que rejeitam naruto dublado.

      Usaram esse mesmo argumento pra convencer os fans a assistir Blue Dragon, Fail. Se apoiarmos qualquer porcaria que chega aqui no Brasil, outro anime dublado de forma pior vem no lugar dele.

      • Igor

        Tá, ngm é obrigado a tolerar a dublagem de blue Dragon que é péssima mesmo! Mas já vi gente reclamando da dublagem de Gantz e de Death Note! Nesses e em outros casos, eu n concordo, anime, enquanto animação, n tem voz original, mas dublagem original (japones, no caso). Pra que raios eu vou querer ver a serie em japones se eu tenho disponível pra mim o anime com dublagem mt boa em minha língua?! Acho que falta mt coerência nesses casos! Soa como se reclamassem sem nem antes assistir e ver como realmente ficou; fraco como uma crítica sem fundamento.

        • Jogador5

          Concordo plenamente. Tem séries que me habituei a assistir no Animax ou no cartoon network, como Getbackers e SamuraiX e que eu jamais assistiria em japonês, pois estou totalmente acostumado e conformado com a dublagem que recebeu. Eu posso não concordar com alguns trabalhos de tradução, mas isso não é culpa dos dubladores e é necessário levar em conta que a língua japonesa e muito diferente da nossa, possuindo muitas expressões intraduzíveis para nosso idioma sem que percam parte de seu sentido. Se a pirataria de animes continuar (e é claro que vai até que sejam feitas grandes mudanças na distribuição), eu realmente não vejo futuro pra outras séries de animes que não as populares entre os pré-adolescentes em todo o mundo como Bakugan (que até as temporadas mais recentes foram exibidas) e Pokemon (que com certa frequencia temos filmes novos dublados).
          Acho que uma boa aposta para a industria dos animes seria lançamentos de animes simultaneamente ao seu lançamento no Japão, mas com legendas em inglês à venda para todo o mundo através da tecnologia desses iPads da vida.

          • Breno

            só lembrando que pokemon e bakugan é para o publico infantil e não para pré-adolescentes.

        • Robotmonster

          Isso eh comum, tem gente que nao aceita nada antes de assistir, mais a industria precisa manter a qualidade mesmo assim entende? Dublar mal e depois culpar otaku eh muito conveniente.

          As dublagens mais marcantes do Animax renderam frutos, pois sao esses animes que seus DVDs estao sendo mais procurados, Full Metal Alquemist, Death Note, etc.

          Ja os animes ridicularizados com dublagem horrivel vao virar historia. Quem diabos quer DVD dublado de Prince Of Tennis e Blue Dragon? Ninguem.

          E achar isso ruim porque a industria nao vai ganhar dinheiro? Tambem falta coerencia em culpar cliente por nao comprar produto ruim.

    • Acho q esse debate de vcs se aprofundou muito em discutir pouca coisa. Basicamente vcs ponderam se download de animes prejudica ou não, e se dublar prejudica ou não. Reduzir o debate a só isso reduz bastante a possibilidade de um diagnóstico correto.

      Li alguém aí em cima dizer que “se o fã não consome o original os produtores não tem como pagar a conta”. Mas É ISSO MESMO QUE EU QUERO. Que o anime deixe de existir enquanto INDÚSTRIA e volte a ser ARTE, como nos primórdios dos anos 50, 60 e início dos 70.

      Todas as técnicas inovadoras de animação desenvolvidas pelos japoneses só foram criadas porque eles NÂO TINHAM RECURSOS FINANCEIROS pra usar os aparatos da Disney e Warner. Então, eles lançaram mão de novos recursos visuais usando a criatividade. Daí surgiu a narrativa atual dos animes.

      Hoje, qualquer PC doméstico com três ou quatro aplicativos meia-boca produz animação em flash de qualidade similar àquelas dos anos 60 ou 70. Então, essa estorinha de que “alguém tem que pagar essa conta” é um MITO.

      A verdade é que nos anos 80 e 90 os japas perceberam que eles tinham revolucionado a cultura pop, e que o MUNDO INTEIRO estava faminto para consumir essa “revolução”. Passaram a visar o lucro, e não mais a narrativa. Roteiros passaram a ser produzidos pra vender bonecos e videogames, e não mais para passar mensagens sociais, políticas ou filosóficas. Fez-se a IDIOTIZAÇÂO dos roteiros de anime, pra atingir as GRANDES MASSAS. E aí se deu a crise criativa no gênero, durante os anos 2000. Os animes perderam a sua essência cultural e intelectual, passaram a ter um viés meramente comercial. Vendilhagem rasa sem conteúdo qualquer.

      O otaku de verdade não pode sustentar o sistema que destrói sua arte predileta. O otaku de verdade tem a OBRIGAÇÂO de piratear e baixar. O otaku de verdade deve mais inclusive, deve passar a produzir seus próprios animes, artesanalmente em seu PC, ainda que fique tosco que dói.

      A pirataria, além de facilitar e democratizar o acesso a esse conteúdo, serve também como antídoto pra corrupção que o lucro causo nessa linda arte que é o anime e o mangá.

      Desenhistas de mangá sempre existirão, serão extirpados desse segmento apenas os empresariozinhos oportunistas e sufocadores.

      É por aí o debate, meu povo!

      • Robotmonster

        Nao penso tao extremado, acho que pra alguem ser recompensado, nao precisa ter custo inicial, mesmo que o anime seja feito no flash em 3 dias. Por isso tambem nao defendo pirataria.

        Mais concordo com o que voce diz sobre a distorcao do seguimento em prol de lucro de um ou dois, ai nesse caso eu tambem prefiro que todos esses empresarios se explodam e que os autores recebam recompensas de outra forma, nem que seja um e-mail agradecendo e elogiando, ja que as contas do autor sao pagas no Japao.

  • Otaku-Vedito

    CDZ não é desenho totalmente infantil,e sim para o público jovem e adulto,contém muitas cenas violentas e sanguinária sem conta seu palavreado.
    Mas voltando,eu acho muita injustiça passa num horário tão ingrato,onde seus fãns não podem assisti, até mesmo para quem não é fãn (Apesar que quem é fãn mesmo já assistiu tudo e tem até a coleção completa em DVD´S) . Essa nova saga de CDZ HADES (Inédita) bem que poderia passa no lugar de futurama e futurama no lugar dos CDZ seria uma troca bem justa!.

    • alexharima10

      CDZ sangue e violencia em desenhos é normal no japão cabe aos pais decidirem se o filho é responsavel o bastante para assistir.

      meu primo de 4 anos é hiperativo, começou a ver naruto shippuden comigo, q eu chamo de animeterapia e a familia inteira reparou q o comportamento dele melhorou, ñ é brincadeira ñ, acho q a complexidade do anime evoluiu o cerebro dele de um modo positivo.

      • YAMIBAKURA

        CONCORDO HARIMA OS ANIMES SAO DESENHOS Q EU DIGA INTELIGENTES COMO O NARUTO VARIAS ESTRATEGIAS E TAL E MELHOR Q BEN 10 A UNICA COISA Q ELE FAZ VIRAR ALIEN E MATAR O OUTRO

      • Basicamente é isso. Enquanto o anime mais “idiota” estimula alguém a pensar, o cartoon mais “rebuscado” só serve mesmo pra bitolar a sua audiência.
        Por isso as “globos” da vida investem nos “ben-tens” da vida. Qual poderoso quer que crianças hiperativas de quatro anos parem pra pensar na vida?

        • alexharima10

          e antes de meu primo komesara ver anime komigo ele rashou a testa 2 vezes tentando imitar esse kartoons.

  • Matheus

    entao eu sou um verdadeiro fã porque mesmo estudando de manha , nos feriados ou quando presciso faltar eu assisto , mesmo quando fico com dor de cabeça

  • Fluffy

    Comparada a outras matérias do crítico, essa está levinha até d+ skopskopskopskops
    mas gostei da análise, realmente CDZ jah teve seu apogeu no Brasil e só faz mais sucesso entre os antigos fãs. Hj em dia os mulekes só querem saber de Naruto (e olhe lá viu), e coisas da Disney ^^ Acho q é a adultização (se é assim q se escreve) precoce, na minha opinião

    • YAMIBAKURA

      VEI SE adultização PRECOCE FOSSE O CASO
      EMTAO PQ ASSISTIRIAM BEN 10 INVEZ DO JORNAL ?????

      SE TA ERRADO NESSA QUESTAO

    • Concordo com o Yamibakura. Pra mim não é “adultização” nenhuma não, pra mim é IDIOTIZAÇÂO.

    • alexharima10

      eu duvido q se uma kriança vesse cdz iria preferir bon10 kara, mas infelismente os animes aki ñ são manuseados direito. anime tenq ser em horario nobre.

    • carlos

      naruto é um otimo anime. uma pena que por causa da tv aberta acabou virando modinha.

  • Leonardo

    mto certo o que Vsª senhoria disse pena que naum tem mais animes pena que naum dá para eu assistir se naum eu seria publico fiel tds os dias pelo menos tem a Redetv no caso que exibe os animes num horario bom para tds pena que a Redetv naum tem conhecida se naum fosse pelo Panico aos domingos

  • Leonardo

    pena que a tal Play TV parou com os animes o Otacraze lá que era irado CDZ Samurai Champloo, Love Hina e etc mto show velho

    • Breno

      otacraze nunca passou cdz, aonde vc viu isso?

  • Robotmonster

    Culpar pirataria pelo fracasso de animes no Brasil nao eh coisa de critico inteligente.

    O principal problema ainda se deve a lei de censura e a forma que as emissoras enchergam e trabalham com esses animes.

    Porque Naruto e Bakugan dao retorno pro Cartoon Network e os outros nao conseguem na TV aberta? Nao precisa ser Sherlock Holmes pra desvendar esse misterio, a diferenca eh a forma em que esses canais trabalham com os mesmos.

    • Alsan Matos

      A culpa não é do pirateiro. A culpa é do empreendimento dito oficial, feito nas coxas, de má vontade e por gente que repudia os otakus.
      O pirateiro é um mártir renegado, um anti-heroi que luta sozinho, à margem da lei, sem ninguém pra apoiá-lo ou ajudá-lo. O pirateiro é um guerreiro que luta pela satisfação de outros fãs como ele, gente que ele nem conhece mas que ele respeita porque ama com sinceridade aquilo que ele também ama.
      Alguns pirateiros pirateiam por dinheiro sim, mas não para ficarem ricos, mas para poderem viver de piratear. Quem fica rico é licenciador e produtor. Pirateiro nenhum no mundo ficou conhecido por enriquecer pirateando.
      Existem algumas máfias que sufocam os pirateiros nos camelódromos da vida, mas estes são como parasitas. Basta descobrirem outro segmento pra sufocar que eles esquecem o pirateiro. Pelo menos, é essa a esperança que o pirateiro oprimido e escravizado carrega em seu coração.
      O pirateiro é um revolucionário, que briga pela possibilidade de TODOS terem acesso a OPORTUNIDADES IGUAIS de zerar o Resident Evil 5 ou assistir Ergo Proxy.
      Quem pode dar 500, que dê. Faz muito bem, inclusive. Mas se não fosse o pirateiro, quem só pode dar 5 NUNCA SEQUER CONHECERIA O ANIMÊ ENQUANTO CULTURA!!!
      Então, respeitem a luta inglória do pirateiro. Ele merece nosso respeito e admiração.

  • zatchx

    eu vou fazer as pessoas mudarem de opiniao quanto a dublagem brasileira , eu vou mudar as dublagens horriveis q tem hj em dia para a MELHOR DUBLAGEM DE TODAS …eu vou ser o cara q vai mudar o mundo do dublagem brasileira …aguardem

    • YAMIBAKURA

      Q BOM

    • Também tinha esse sonho…

    • alexharima10

      é o seguinte asho q a maioria dos dubladores brasileiros ñ estão preparados para dublar animes e as adaptações tmbm estão uma merda porq estão apagando os reziduos da kultura japonesa.

  • Sou

    CDZ está ultrapassado. O anime foi criado há 24 anos. É normal ele não conseguir dar mais audiência. Já essa nova temporada foi criada em 2002(8 anos, 16 anos em relação ao primeiro anime) ou seja associar o atual CDZ e a temporada de Hades seria equivalente por exemplo associar as séries superman e smallville, YuYu hakusho?1992. Não tem como aproveitar algo ultrapassado e reprisado. A série Hades pode ser considerada como um novo anime e tem boas chance de ser reconhecido como qualquer anime/séria boa e de qualidade.

    “Não podemos culpar apenas a exibição, cortes, mau planejamento, horário e censura como responsáveis, mas também a pirataria”

    esses são elementos essencias para a qualidade de qualquer programa e o não respeito de algum deles pode resultar em uma grande probabilidade de fracasso. Quanto à pirataria, essa existe para qualquer série/programa atual.

  • Fernando

    Tu falou merda, nao assistiria soh pq tem no pc? tu eh um entao, vai assistir marcia goldschimt, programa do ratinho seu q tem coisa melhor passando!
    E outra tu tah dormindo pq tu ‘vagando, tu eh! pq eu acordo cedo!!
    Obrigado e parabéns pelo texto, abraços ;)

  • Claudio Alberto

    As TVs colocam em horarios errados, faz edições de cortez , e quando 100% cem por cento das pessoas saber disso vai ser chamado fracasso de audiência e ainda mais em tempos de hoje e amanhã vai ter mais milhares de gente com PC e outros acessorios de playes assistindo seu anime completissimo a hora que quiser e qualquer outro genero e conteudo, do que aguentar as redes de tvs fazendo papel de rejeição do telespecatador que não sei qual dia eles vão parar com a censura que está bem proximo, só quando se a audiência não tiver agradando as emissoras de tão baixar que tá que já tá acontecendo ou vai acontecer.

    • Jonathas

      Cara concordo Naruto tem muita censura nem adianta passar no cn de madrugada que vai ter corte ou censura.

    • alexharima10

      tem sim um geito de eskapar da sensura q é exibir os animes em horario nobre.

  • Bri

    Bem vindo de volta O Critico \o/
    Essa questão de anime em tv aberta só dá confusão, se eu vi 3 ep de CDZ foi muito -.-

  • Fernando

    Engraçado. Ninguém comenta dos milhares de DVDs de CDZ que a playarte e a flashstar venderam.

    A série não é ultrapassada e sim mal trabalhada no Brasil por uma emissora aberta. Se houvesse divulgação, marketing, chamadas, CDZ daria audiência sim!

    Tenho plena certeza q a Band não quer que CDZ dê ibope por uma questão comercial. EM 2004, a série ficou por mais de 3 meses como o PROGRAMA MAIS ASSISTIDO DA EMISSORA. Isso é ruim para atrair anunciantes, pois imagine uma emissora q investe milhões em programação e de repente coloca um desenho que dá mais audiência que qualquer programa nacional??

    Vcs tem que analisar sob outra perspectiva. A Band sabe o significado do sucesso de CDZ

    • YAMIBAKURA

      galera vamos ser realistas um grande anime cavaleiros do zodiaco
      se foi acabou a epoca dele
      mais todos podem dizer o mesmo foi 1 grande anime
      fez um grande sucesso no brasil principalmente
      mais 45 mil cloth myths vendidos
      milhares de dvds comprados
      pena q ja cabou agora e tudo parte da infancia de muitos otakus

    • “imagine uma emissora q investe milhões em programação e de repente coloca um desenho que dá mais audiência que qualquer programa nacional?”

      HAHAHAHAHA!!! Olha que eu não tinha pensado nisso??? TUDO A VER!!!! Mandou bem demais, Fernando!!!

  • Fernando

    cara falou muito bost@ nesse texto, ele é um troll, muito escrotiado.
    Valeu, abraços e sucesso, gostei muito do texto parabéns

  • Juan

    Os tempos são outros, quem assistia cavaleiros na década de 90, agora trabalha e/ou estuda, o publico alvo de Saint Seiya são eles, as crianças de hoje ficam mais tempo na internet ou do playstation do que em frente da TV. Bota CDZ 23:00, 23:30 que vai bombar a audiência, eu tenho certeza. Abraço

    • alexharima10

      ñ sou adulto mais gosto e todo mundo da minha sala tmbm gosta e uma koisa kuriosa é q o pessoal na minha sala se interessam pelo japones.

  • fais 5 anos que não vejo cavaleiro

  • Poxa, sobre horário, ta passando muito cedo mesmo, mas na minha opinião, se deixar pra passar ele depois daquele negócio lá de quase anjos (sei la igual rebeldes aquela coisa), ficaria bem melhor, não ficaria muito cedo. Mas eles podem colocar em um horário melhor, o problema é o desrespeito com animes mesmo. Ainda continuam não botando fé em animes.
    Vlw galera

  • Hareton

    8 horas da manhã pra mim é madrugada!

    • alexharima10

      putz veio é tenso msmo acho que a band tenq ouvir mais os fãs. porq a ideia de kolokar cdz dpois d futurama é genial, eu ñ akredito q o diretor ñ pensou nisso, ja q ele se diz profisional né.

  • alexharima10

    é o seguinte asho q o programa deve trokar de nome, trokar a apresentadora ou deixar sem, ser uma vez por semana dpois das 20H, kom animes adultos, legendado se possivel pra qem diz q legendado ñ daria audiensia eu diskordo e é bom arriskar de vez enqando.

    na minha opnião o japones daria kuriosidade nas pessoas e ja penssoou vc passando pelo kanal e do nada ve uma linga diferente? vc iria parar para ver né. na minhas eskola as pessoas sempre vivem me perguntando komo se diz isso em japones komo se diz aqilo em japones.

    • alexharima10

      isso em sima é sobre o tvkids

  • Edmar

    Discordo. Animes não são desenhos animados e os canais tanto aberto quanto fechado colocam animes com várias censura. Isso significa que cdz, naruto, dbz e outros são censurado por causa dos horários. Se muda os horários perde audiencia, ou seja, animes dublado está sendo um fracasso.

    • alexharima10

      ñ akredito q se mudar o horario perde a audiensia, muito pelo kontrario axo q aumentaria e se fosse legendado ira ajudar ainda mais.

      porq se vose esta passando pelo kanal e ouve uma lingua diferente e bonita komo o japones vose ira da uma parada para ver e o resto é kom o anime msmo.

      • alexharima10

        oq eu quero dizer é q eu tenho uma super konfiança na qualidade do nihongo e dos animes o sufisiente para konquistar qualqer publiko e akabar kom essa hipokrisia.

        • Guga

          sempre gostei de shonens , e CDZ é um deles falar que ele é pra adultos aff já assistiram Death Note pra falar tanta merda ?
          ( particulamente nunca gostei de Death Note )

          • alexharima10

            guga eu tmbm asho q cdz é infantil. eu adorei DN ‘-‘ .

  • Camila

    Recentemente senti o impulso de estrangular meu primo, que falou “Eca, CDZ”, e saiu trocando de canais para procurar Bakuman. Sorte dele que estava longe do alcance das minhas mãos. Tb acho que o horário foi mal escolhido, e que CDZ é, se tanto, infanto-juvenil, embora eu tenha me apaixonado pelo anime aos 7 anos.

  • Harley

    Gente foi graças a Band que eu conheço CDZ
    nasci em 1995, nao me lembro de nada da manchete… bem minha irmã sim, ai qdo cdz voltou passando na band ela me influenciou e eu comecei a assistir.. pra falar a verdade desde que passa cdz na band eu acho que só perdi uns 20 episodios , mesmo sendo repitidos eu assisto, tenho todos os albuns durante esse processo
    infelizmente estudo de manha, mas sempre que posso ou falto na escola eu assisto cdz, boto o despertador ás 8h para assistir, pq sou um verdadeiro fã , Julia não é só pq eu nao assisti na manchete que nao sou fã.. pensa melhor querida sobre isso
    E eu acho que se botasse CDZ no lugar daquela porcaria mexicana de “decisoes da vida” ou no lugar de futurama concerteza ia dar audiência
    fato que prova isso: play tv qdo exibia [play tv é um canal da band]

  • Cléh Cerqueira

    Hipocrisia é acreditar que um dia irá passar animê com visibilidade nesse país. É simplesmente estúpido! A majestosa época de manchete acabou!

    Hoje tinha visto Saint Seiya na Band e minha tese só é fortalecida.

    Quem assiste os episódios da Saga de Hades pela primeira vez fica se perguntado por o quadro passou tão rápido, pergunta se o nome de específica técnica esta correto e sem contar o intervalo de 7 minutos com a divulgação de produtos aptos e inaptos para a situação.

    Sinto muito informar mas o futuro pede que eu continue baixando os eps. online do que ficar esperando boa vontade de emissora X,Y ou Z.

  • Amanda

    Olha, sou uma fã de cdz desde a manchete, e na epoca o anime foi um BOOOM, teve muita mais repercursão no Brasil que Naruto, Ben 10 ou Pokemon, quem era nascido se lembra disso, era uma febre, uma loucura.

    Mas deu, passou, hoje em dia existem muitas séries, e talvez até animes (que não passam na tv aberta, obvio) mais desenvolvidos e com uma história melho, com um grafico melhor. Quero dizer, cdz tem um enredo bom, um universo rico e amplo, mas é mal desenvolvido e repetivo.

    Mas como cdz é um universo amplo, dá para investir na saga de Hades e principalmente em Lost Canvas. ,Eu acho que se investissem e fizessem um marketing em cima dessas novas séries de cdz, iriam fazer sucesso sim.
    É praticamenete impossivel esperar o mesmo sucesso dos anos 80 e 90, nem Naruto faz isso, mas iria ter um bom retorno.

  • Lucas

    eu gosto muito de cdz so acho que o autor demora muito para lançar sagas ,cdz tem milhoes de possibilidades de sagas mais aquele velho maldito demora 10 anos por ae pra lançar 10 episodios ¬¬

    entrando no assunto do cdz na band , eu acho que o melhor horario de exibiçao e por volta das 5:30 da tarde , de noite dps de futurama(como muitos aki falaram ) nao vai dar audiencia pois muitas pessoas que assistem cdz sao crianças e adolescentes , dps de futurama estara passando a novela da globo e as maes dessas crianças com certeza ira assistir a novela (o problema e resolvido se na sua casa tiver 2 ou mais tvs , + muitas casas so tem 1) eu acho que cdz e um otimo anime e tem tudo pra voltar a fazer sucesso !!!!!