O Papel da Trilha Sonora Nos Animes

Por Eder Rodrigues em

A-1 Pictures / Divulgação

A música sempre teve presente na vida das pessoas, isso desde os tempos mais remotos da humanidade. E a sonoridade faz um grande papel de imersão dentro da obra por parte dos telespectadores que assistem, seja ela um filme, uma série, um anime ou qualquer obra audiovisual. Aqui especificamente, falarei sobre as trilhas sonoras (ou as famosas e conhecidas OST) dentro dos animes e a grande importância e o peso que elas têm na obra ou especificamente em uma cena. Vamos lá para analisar esses detalhes, que nos empolgam tanto.

Antes de começar, precisamos entender como funciona a produção das trilhas sonoras dentro dos animes. Como vocês já devem saber, existem vários núcleos diferentes de produção dentro da concepção de uma animação. E a parte musical é uma delas, onde o trabalho do compositor se faz muito presente, pois é dele que toda a construção da musicalidade da obra passará. Além do compositor, a área musical dos animes tem produtores, músicos e avaliadores. Todos eles tem sua importância para a criação das músicas dentro do anime. Existem dois métodos de trilhas sonoras em animes: por instrumento e por programação.

Por instrumentos, como o próprio nome diz, serão discutidos e pensados pelo comitê musical, mas com o aval do compositor, os equipamentos musicais e bandas que serão utilizados para fazer a composição. Esses detalhes são pensados detalhadamente (principalmente pelos grandes compositores japoneses de animes), para que não haja incoerência entre a obra animada e a sua musicalidade. E tem a trilha sonora por programação, onde as músicas são compostas por meio de programas de computador e softwares, o que diminui os custos da produção, já que contratar uma banda e ensina-los a tocar e a cantar, demanda um investimento maior de dinheiro e isso acaba por encarecer os custos da produção total do anime. É geralmente a mais utilizada, por na maioria das produções, terem um orçamento baixo.

Como já havia dito, assim como em qualquer obra audiovisual, a trilha sonora desempenha um papel fundamental na imersão em uma obra. E nos animes não é diferente. O grande papel delas é contextualizar e ambientalizar todo contexto da cena, para tornar tudo verossímil e transformar isso em emoções, que variam de raiva ao drama ou da dor a alegria, por exemplo. Lembrando que trilha sonora não necessariamente remete a música, mas sim nos pôr naquele lugar e poder ouvir toda a ambientação que ali está. Som de chuva, pássaros cantando, carros passando, enfim, tudo isso representa a trilha sonora. Em Shingeki no Kyojin, vemos que a trilha sonora nos passa diversas sensações, de raiva, de empolgação, de angústia, enfim. Tudo isso embalado por músicas épicas e grandiosas e que nos fazem imergir ainda mais dentro do anime. Tudo isso graças ao incrível Hiroyuki Sawano que é compositor da série. É incrível o quanto ele sabe trabalhar os instrumentos e até mesmo a parte fonética, que lembra muito a de uma ópera.

Fairy Tail é um outro exemplo de como a música deixa tudo muito bem construído nas cenas do anime. Em diversos momentos, a alternância entre dor e tristeza para com a vibração e o épico é feita de maneira esplendorosa, com um pegada medieval e trabalhada de maneira que nos emocione, nos passe uma sensação de leveza, nos momentos em que é aplicada. E isso faz toda diferença na obra. Por mais que muitas pessoas não curtem a obra em si, mas inegável a qualidade de sua trilha sonora, sendo ela responsável por Yasuharu Takanashi.

Existe outras tantas obras com uma trilha sonora ótimas, onde podemos citar os filmes do Studio Ghibli, o anime Lupin III (composta por Takeo Yanashita), Guilty CrownKill la Kill, Nanatsu No Taizai (todas feitas também por Hiroyuki Sawano), Deadman Wonderland (composta por Narasaki), Fullmetal Alchemist Brotherhood (composta por Akira Senju) e por aí vai. São inúmeras obras que possuem trilhas sonoras excelentes que infelizmente não tem como citar todas.

Dada toda importância da musicalidade para com o anime, é impossível de imaginarmos um sem o outro. Percebemos o quanto a uma trilha sonora bem encaixada e bem empolgante faz toda diferença na obra, nos trazendo emoções diversas e que traz a audiência de quem assiste as mesmas emoções daquele personagem que ali estão, só que em maneiras e em perspectivas diferentes. Como dizia o grande poeta inglês Robert Bronwing. “Quem ouve música, sente a sua solidão de repente povoada.”

*As opiniões expostas pelo autor do artigo não necessariamente refletem a opinião do ANMTV.

Comentários
  • Matheus Santos Xavier

    Um anime pouco comentado, mas com uma trilha sonora exemplar do começo ao fim, é a saga Bahamut, de Shingeki no Bahamut. Aquele tango inicial já deixa claro como seria a aventura + o canto gregoriano e diversas osts instrumentais, sempre tensas e bem postas.

    Quando um anime sai com o compositor de Bahamut, eu espero algo bom. Lembrando que ambas as temporadas acertam nesse ponto.

    • eder rodrigues da conceição

      Também não assisti Shingeki no Bahamut. Vale a pena?

      • Diego Santos

        Vale cada minuto!

        • eder rodrigues da conceição

          O pessoal gosta de Bahamut. Então deve valer mesmo a pena.

      • Matheus Santos Xavier

        Com certeza.

      • Matheus Santos Xavier

        Com certeza. A animação dele é muito boa (a exceção do CG do Bahamut), e a trilha sonora é de longe, o ponto forte do anime. Vale muito a pena ver as 2 temp de Bahamut.

        • eder rodrigues da conceição

          Tem quantos episódios ao todo Matheus? Parece interessante.

          • Matheus Santos Xavier

            Não são muitos, acho que somando as 2 temporada dá 38 episódios.

      • Matheus Santos Xavier

        claro. Deve gostar

  • Yellow Hair

    Falta mencionar a trilha sonora de JoJo nessa lista…

    • eder rodrigues da conceição

      Eu nunca assisti Jojo Yellow. A trilha sonora é tão boa assim?

      • Yellow Hair

        Sim… Principalmente na parte 2
        Se você pesquisar no YouTube “jojo music anthology” por exemplo acha algumas musicas

        • eder rodrigues da conceição

          Eu vou pegar para assistir, mas vi que é bastante longo a animação, com muitas continuações haha.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Super concordo, e mesmo que eu não goste taaaanto de tal anime como nanatsu no taizai e Bleach (gosto deles mas não tanto igual a maioria da fandom deles) eu me lembro de muitas músicas deles, até fairy tail que não gosto reconheço a p#ta trilha musical que tem (o mesmo vale pra Naruto clássico e shippuden pros haters, podem odiar Naruto mas as músicas são boas sim), fazer se sentir dentro ou sentir aquela emoção da cena é o verdadeiro trabalho da música, no texto ficou mais explícito isso, sugiro pra próxima matéria sobre a violência nos animes quando é bem utilizada e quando é mal utilizada como é no caso do anime de Gantz.

    • eder rodrigues da conceição

      Tudo é questão de gosto. Eu curto Nanatsu no Taizai, Bleach e Fairy Tail, mas claro, sei que todos eles possuem acertos e erros e que isso, pode fazer com que as pessoas os doprem. Mas as trilhas sonoras são incríveis demais.

  • GustavoH

    Shingeki realmente te faz sentir dentro da obra com a dita trilha. Nanatsu o que me envolve é quando toca Perfect Time, é uma musica que combina perfeitamente com a ambientação do anime em qualquer situação

    • eder rodrigues da conceição

      Sawano é incrível compondo as trilhas sonoras. Um dos melhores da indústria.

  • Petrus da Casa Quimerion

    Saint Seiya antigo tinha a mais completa trilha sonora tenho até no meu celular

    • eder rodrigues da conceição

      Algumas trilhas sonoras de CDZ são boas, por exemplo a saga de Hades tem a melhor musicalidade de toda obra, na minha opinião. Além disso, CDZ Soul Of Gold, possui também uma boa trilha sonora, principalmente aquela onde tem os cavaleiros de ouro juntos.

      • Nero ZeroX

        Eu adoro a Pegasus Fantasy e a da abertura da Saga de Poseidon…que eu tenho no meu antigo smartphone, fora algumas OST de Samurai X e alguns KRs, games e afins, além de músicas temas de novela (minha saudosa mãe me pedia pra baixar)…hoje infelizmente, não tenho coragem de mexer nessa pasta, por enquanto…Off.: Tem sentais que tinham umas músicas bem bacanas como o da Bandora cantando seu tema em Zyurangers, “(…) Do, Dora, Do_Ra, Bandora (…)” cantada pela saudosa Machiko Soga (a Rita Repulsa original)…

  • Nero ZeroX

    Interessante…tem músicas tanto de games, sentais, KRs, Ultras e afins que transmitem vários sentimentos, tem algumas que quando ouço chego a chorar, talvéz por lembrar alguma coisa do meu passado, ou a música é triste mesmo…Off.: Até hoje não posso ouvir Moon Over The Castle do GT que chego a chorar de saudade, ou dos CDZ,Samurai X e outros …Músicas melhores que certos desenhos americanos (com raras exceções como a Heroes que toca no final de Apenas é um show e outros), PWRs e afins…

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    @ederrodriguesdaconceio:disqus ,
    Já Que falou em Trilhas, recomendo dar uma Olhada nas Seguintes OST:
    01- JoJo’s Bizarre Adventure (Battle Tendency e Good Night Morioh-Cho)
    02- Cardcaptor Sakura/Sakura Card Captors (Repare em “Sawayakana Asa” e o toque Bossa Nova)
    03- Digimon Tamers (Sua Trilha é uma das mais sombrias)

  • Andre TR

    Realmente a trilha sonora é um dos pilares fundamentais de qualquer obra. Muitas trilhas sonoras ficam melhores do que o proprio anime, como por exemplo Fate Extra Last Encore e Apocrypha.
    Uma das melhores oST que eu já ouvi é a de duas series de jogos chamadas Ar Tonelico e Surge Concerto, caramba a trilha é f#d@ demais, muitas musicas sao cantadas em um idioma inventado chamado hymmnos e ficaram demais