O Rei Leão: animadores do original criticam ganância da Disney

Por Matheus Sousa em

Disney / Divulgação

Em entrevista para a HuffPost (via IndieWire), diversos animadores de O Rei Leão criticaram o remake em live-action e a ganância da Disney na condução de seus projetos.

Em anonimato, um deles disse: “Há um enorme ressentimento contra estes remakes 3D dos realizadores originais dos filmes 2D. Talvez se a gente ganhasse royalties seria diferente”. Outro completou: “Eu só vou estar arrumando problemas se comentar a outra versão”.

David Stephan, animador responsável pelas hienas e a sequência inicial do longa original (Circle of Life), declarou sem anonimato: “Se você entrevistasse a equipe do Rei Leão original, a maioria deles diria: ‘Por quê? Por que você realmente teve que fazer isso? Isso meio que dói. É meio triste que os acionistas na sala que decidem quais filmes serão feitos. Agora a Disney está mostrando sua face, é completamente descarado: ‘Sim, nós só queremos ganhar dinheiro’. Isto é muito decepcionante, como artista, para um artista de um estúdio fundado tendo originalidade e arte como fundo.” declarou.

Stephan concluiu ainda que esta versão apenas tenta se manter “mais realista” possível, diminuindo as emoções da história como um todo.

O Rei Leão está em cartaz nos cinemas.

Comentários
  • Yusuke Urameshi

    Não faço a menor questão de ver nenhum desses “live actions” da disney, to nem ai.

  • MeGaNiNjA

    só falaram verdades, é uma pena só que essa versão tenha ganhado um bilhão

  • Blu3s

    Ainda bem que optei por não dar meu dinheiro a esse remake escroto.

    • Eduardo Jose de Andrade

      mas seguiu o original quase a risca, claro que as limitações no CG realista tiraram o brilho pra quem viu o 2D antes, mas pra mim o filme manteve a qualidade e não teve ativismo político (o mais perto disso foram os dubladores gringos dizendo que dublaram o Timão e Pumba como um casal gay, mas na dublagem BR isso passou longe).

      • Noir Fleurir

        Você é paranoico, na moral.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Aonde? só rever o filme em 2D e comparar com esse remake, claro que a música ‘se prepare” do Scar foi praticamente cortada, as expressões no 2D não fizeram nesse remake porque quiseram imitar perfeitamente o que são os animais reais, mas o cerne da história tá intacto, so´detestei que cortaram a boa lição do Rafiki que deu no Simba de aprender com os erros do passado, só ver o vídeo do Vitor Verde comparando esses 2 filmes.

  • Luiz Felipe Matos

    Parece mais um monte de artista obsoleto falando. Me incomoda como dão a entender (principalmente o animador da abertura) que o que tá ali na tela não é arte. Ironicamente, isso diminui todo o processo criativo e trabalho dos animadores 3D.

    “Há um enorme ressentimento contra estes remakes 3D dos realizadores originais dos filmes 2D. Talvez se a gente ganhasse royalties seria diferente” Tá puto porque não ganharam grana num trabalho que não participaram?

    • Matheus

      Mas tá certo, de fato eles ficaram bravos por não poder trabalhar no filme, mas é porque aquilo não honra nem de longe o original, e eles não darem nenhum centavo para os criadores originais do Rei Leão, devesse pagar os direitos autorais dos autores antigos da obra, e ninguém está desmerecendo os animadores desse novo filme, o 3D é incrível, não me surpreenderia se levasse Oscar, fora que bilheteria não é sinônimo de qualidade, muitos filmes clássicos foram um desastre na bilheteria, o live action de fato é pura GANÂNCIA, estamos criticando a Disney que quis fazer esse filme, eles relançarão Ultimato só para passar Avatar, entre outros casos, como negar o direito de um pai colocar o homem aranha na lapide do filho, e esse live action tem uma cena do pelo do Simba sendo levado por um besouro em uma bola de merda, o pumba fica bravo porque as hienas o chamaram de gordo, nossa lacrou demais, eles tentam refazer os ângulos de câmera do original só pela nostalgia, e acaba ficando meio morto, como o Rafiki levanta o Simba, tudo isso por que? Esse filme se sustenta pela ostentação de animação e nostalgia, nem tenta mudar muitas coisas, se quer fazer um live action procure melhorar as cenas, ou mudar, de que adianta refazer tudo igual, só que sem alma?
      A critica aqui é tinha necessidade desse live action, assim como vários outros o melhor dessa leva ao meu ver é Mogli: O Menino Lobo, Aladdin pelo menos tento mudar, colocando a Jasmim com mais atitude, Cinderela deixou a personagem muito mais humana, Christopher Robin que é uma história completamente original, e bem na média Malévola o resto é tudo ganância da Disney.
      Essa é a minha opinião, porém eu respeito a sua, só repense certos conceitos.

      • Raimundo Guedes

        Vai pagar os animadores antigos pelo que ? O serviço deles foi pago na primeira versão em 2D. O produto criado não os pertence por terem participado. A Disney os contratou e pagou por isso.

        Agora se o filme é bom ou ruim, necessário ou não, não importa. Uma hora as pessoas vão cansar. Mas por enquanto, a bilheteria mostra para a Disney que não tem pra que fugir disso. Ta dando retorno.

    • Dyel Dimmestri

      A Disney deve dar os royalties ? Perfeitamente… Vamos começar dando eles para os herdeiros de Osamu Tezuka, pois até hoje a Disney NUNCA se explicou a respeito da treta envolvendo O Rei Leão e Kimba, O Leão Branco

      • Barney Sincero

        Verdade. O Plágio da Disney é descarado. Eu lembro que até o ator que dublou o SIMBA no original achou que ia dublar o KIMBA. Osamu Tezuka deve tá se revirando no túmulo.

        • Salem

          Se revirando de felicidade né, porque o Tezuka sempre foi fã da Disney

          • Eduardo Jose de Andrade

            Aquele momento que o ídolo copia o trabalho do fã, o fã vai amar isso ao invés de odiar.

    • doko

      Se o storyboard da abertura foi reutilizado no remake live-action (porque em entrevistas, o que falam desse novo filme é que ele segue fielmente cenas do original), porque você acha que os artistas que criaram o storyboard e animações não merece nenhum royalty?
      Estão copiando o trabalho deles, refazendo em 3D. Isso desmonta o seu argumento de “não participaram”.

      PS: Desenhos modernos (Amphibia, The Owl House etc.) ainda são animados a mão, com mesa de luz, e depois escaneados e coloridos digitalmente. Animadores tradicionais não estão obsoletos.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Então nos animes um monte de animador devia processar os estu´dios em 1000% porque vários remakes de cenas ou músicas como pegasus phantasy, e os trabalhadores pioneiros não ganham nada hoje, isso pra mim não faz sentido, royalty nada, a Disney fez o Rei Leão e eles já receberam, ela refez o filme e querem ganhar algo ccom o remake? sem noção.

      • Luiz Felipe Matos

        Porque eles não participaram NESSE filme. Desenharam pra Disney, muito provavelmente teve contrato e blá blá blá, fica lá nos arquivos da Disney. Participaram lá no original, nesse não.

        E esclarecendo que eu não disse que animadores tradicionais estão obsoletos. Os animadores da notícia que estão reclamando que estão parecendo uns, justamente pela falta de motivo.

  • Luan Kayro

    Eles podem não gostar, mas do ponto de vista dos acionistas essa ideia de live actions é genial, lucram rios de dinheiro sem criar algo novo só se agarrando na nostalgia.

    • Blu3s

      E sem qualquer pequeno agrado intencional a fãs mais antigos. Um exemplo é como aqui no Brasil, onde nada impedia de vermos ao menos Mauro Ramos refazendo o papel de Pumba, um de seus trabalhos mais marcantes na dublagem br e que certamente agregaria algum valor nostálgico e sentimental a mais em muitos adultos que levariam seus filhos para ter um primeiro contato com esse clássico, o tal “novo público” que a Disney tanto queria mirar. Mas ao invés disso, eles me aparecem querendo empurrar star talents nos papeis principais, para um filme cujo nome é suficiente para vendê-lo por si só, sem a necessidade dessa prática impopular aqui no país e absurda.

  • pg

    só Mogli prestou de verdade nessa onda remakes…

    • Raimundo Guedes

      Aladdin tbm.

  • toygame lan

    Pura choradeira, por que não devem ter ganhado nada com a bilheteria dos live actions.

    E pqp A Disney é uma empresa e toda empresa tem que dar lucro para se manter no mercado,a decisão da Disney de fazer live acion de obras infantis não está errada.

    • Jonathan Oliver

      Ta errada sim e o filme é um Lixo.

      • Raimundo Guedes

        Não, não está errada. E por pior que você ache que o filme é, as pessoas estão indo assistir e dando números para a bilheteria.

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    E A Treta vai continuar…

  • Eric Santos

    Concordo que esses remakes são desnecessários e não gosto da tentativa de substituir os originais. Agora, o cara quer ganhar royalty em um filme que ele não trabalhou só porque participou da animação da versão de quase 30 anos atrás? Piada

  • Rafael Bueno

    É uma pena essa droga de remake ter sido um sucesso..

  • Ale Torres

    No dos outros é refresco, né? Dar roayalties pro Tezuka por Kimba não quiseram, tem mais é que sentir na pele, mesmo.

  • Tio patinhas

    Concordo com eles, é realmente uma tristeza ver o estado q essa empresa esta hoje, uma lástima.

    • Blu3s

      Até o Tio Patinhas demonstrou insatisfação com toda essa ganância, parabéns Disney!

  • Jonathan Oliver

    Só verdades!!

  • Matheus

    Me desculpe migo, mas você não entendeu nada do que que eu quis dizer, é inegável que eles queriam ganhar dinheiro, e a Disney muito mais, porque estamos em um mundo capitalista, é sobrevivência dos mais fortes e espertos, e a Disney sabe bem disso.
    Sobre a cena da natureza e o ciclo da vida, eu entendi bem isso, só que tinha alguma necessidade, não é só para exaltar o quão bonito é a animação, o “status” de arte, ao meu ver não existe animação “100%” feia ou obsoleta, só existe animação feita com esforço e cuidado, ou de modo artístico e animação fraca por falta de esforços e financiamento, essa animação do nov é tão boa quanto a original, e mesmo hoje em dia o 3D sendo a animação atual, ao meu ver o 2D ainda tem vários méritos.
    Já o Pumba, é mesmo um direito dele, só pontuei a diferença do original, e “Nós não vivemos mais no passado, tudo muda, tudo se adapta e nós evoluímos moralmente. Te recomendo a mudar junto, caso contrário só vai se frustrar mais e mais com esse tipo de mudança, que só tende a melhorar”, eu receio que você, não entendeu eu acho ótimo os filmes estarem deixando de usar os gordos como piadas gordofóbicas, mas a cena é mesmo feita para quebrar estereótipo datados e de mal gosto, e olha eu já me desculpo se tiver entendido errado, mas você estava me chamando de gordofobico com idéias datadas, eu sendo um garoto acima do peso bissexual que se sente menosprezado e menos atraente, que por pouco não teve diabetes, e já tentei me matar por isso, e hoje em dia tenho baixa autoestima, porém luta para mudar isso e melhorar o meu jeito de viver, considerei essa piada/lacração bem vazia, porém não vamos entrar nos deméritos se foi por grana ou de fato quebra de estereótipos, eu em nenhum momento disse que o filme é verdadeiramente ruim, ele tem méritos, porém ao meu ver é vazio e não se sustentaria sem levar o nome do original, “ser muito igual” na minha opinião é defeito quando o filme nem se esforça para melhorar as cenas do original, é puro xerox com uma animação incrivelmente bonita.
    Não quero gerar tretas desnecessárias, só pontuei que achei sua opinião meio fraca, mas mesmo assim eu respeito ela, afinal temos liberdade de expressão, só fiquei um pouco incomodado com sua resposta, mas se não foi para ofender, me desculpe.

  • CR0M1D1A

    Não entendo essa galera que acha que essas obras audiovisuais são deles. E entendo menos a galera que reclama de ganancia da empresa. Ora bolas ela vai ficar estagnada com seus produtos audiovisuais??? Ou vai perder dinheiro?? O motivo de a Disney ta no topo não é graças a ela ficar parada e nunca mexendo em seus produtos/marcas.
    Vcs que se apegaram a um produto de uma empresa achando que era uma propriedade é sua.

  • Raimundo Guedes

    Os caras querendo receber participação no filme ? Pelo amor de Deus! Prestaram um serviço para a empresa e foram pagos por isso. O produto criado pertence a ela e ela faz o que quiser com esse produto. “Ains mas eles só querem dinheiro” como se nao quisesse ta nadando em dinheiro também, né ? Sobre tirar a emoção sendo hiper-realista, é verdade mesmo.

  • Just_an_Asian_guy

    O problema da frase dos royalties é que ficou jogada. Acredito que o que ele quis dizer é que esse filme NUNCA faria sucesso se não fosse a sombra da animação original em cima desse filme que apenas tenta criar uma versão realística dela. Então, considerando isso, nada mais justo para o animador que ele receba algum reconhecimento por isso.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pensa assim: você me contrata pra fazer um filme, eu aceito e o filme é sua propriedade, me pagou certinho e tudo beleza, depois de quase 30 anos tu mandou outro pessoal refazer o filme de sucesso que eu fiz pra você, e eu reclamo de que devia receber royalties e tu tá sendo ganancioso, SEM SENTIDO, capitalismo e acordo são isso uai, o que é seu é seu, tem até uma parábola de Cristo onde um patrão pagava a mesma quantia pra pessoas que trabalharam menos do que os que tavam trabalhando desde cedo naquele dia.

      • Just_an_Asian_guy

        Então, só expliquei o ponto de vista dele mesmo pq ficou jogado. Dar apoio pra o que ele disse é criticar toda a estrutura de serviço e produto em si.

  • Edenilson Pontes

    Ainda não assisti então não posso dizer muita coisa, a minha única crítica é que fizeram uma animação realista demais e não parece combinar muito bem com o filme antigo. Mas acho que é só questão de se acostumar. E concordo com a fala dos animadores, muitos dos remakes só se sustentam pela nostalgia, são uma cópia sem vida, poucos filmes tentam melhorar o original.

  • Andre TR

    Que bom que alguem colocou a boca no trombone, mesmo em anonimato, e disse a nua e crua verdade, porque realmente esse filme é bem mais sem graca e sem vida que o original, e a dublagem brasileira dos atores da globo potencializou ainda mais no fato do filme ficar sem graça

    • Eduardo Jose de Andrade

      Que? tinha muito ator da globosta no meio? mas os dubladores gringos tentaram lacrar admitindo em entrevistas que tentaram dubla o Timão e Pumba como um casal gay (o filme é pra criança mas querem politicar a ideologia deles….), então nas 2 dublagens disponíveis no Brasil teriam defeitos.

  • Dantedark666

    Aos desinformados a Disney esta lançando remakes pois qnd lançar seu serviço concorrente do Netflix vai precisar ter conteúdo novo e atrativo além de próprio em seu catálogo.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Pensa assim: você me contrata pra fazer um filme, eu aceito e o filme é sua propriedade, me pagou certinho e tudo beleza, depois de quase 30 anos tu mandou outro pessoal refazer o filme de sucesso que eu fiz pra você, e eu reclamo de que devia receber royalties e tu tá sendo ganancioso, SEM SENTIDO, capitalismo e acordo são isso uai, o que é seu é seu, tem até uma parábola de Cristo onde um patrão pagava a mesma quantia pra pessoas que trabalharam menos do que os que tavam trabalhando desde cedo naquele dia, os que trabalharam mais reclamaram com o patrão que os respondeu dizendo: nosso acordo foi de você trabalhar o dia todo e eu te pago X, se eu quis pagar x ou xx pra quem trabalhou menos que você, foi entre mim e ela (tá ok?), em resumo: esses animadores velhos estão com inveja porque se sentem injustiçados e esse live-action tá dando mais grana que o original 2D (mas o 2D continua melhor sim), sem nexo essas reclamações deles.

  • Léwow

    A DISNEY NAO PODE EXPLORAR A FRANQUIA QUE É DE PROPRIEDADE DELA UNHEEEEE NAO ME CHAMARAM PRA PARTICIPAR DO REMAKE NAO TEM DINHEIRO PRA MIM VO CHORAR
    CAPITALISMO MALVADO UNHEEE

    Cresce nerds.

  • Rafael Bueno

    O que me deixa preocupado sobre o futuro da animação…

  • Nilson Nunes

    Quanto choro e hipocrisia, estão irritados pq não estão ganhando grana com isso. A verdade é que a versão original continua aí pra quem gosta e a nova está aí para quem quer algo novo, uma não anula a outra e as duas tem seu mérito!
    PS: o filme original TAMBÉM FOI FEITO PRA GANHAR DINHEIRO, e nada mais.