One Piece: Eiichiro Oda se envolve em polêmica

Por Gabriel Fernandes em

Shueisha / Toei Animation Divulgação

O departamento editorial da revista Shonen Jump, publicada no Japão pela editora Shueisha, divulgou um pedido de desculpas pelas declarações do autor de One Piece, Eiichiro Oda, realizado no 89º volume do mangá, lançado no último dia 4. A retratação classifica o comentário que se tornou como falta de consideração, e que tanto Oda como o departamento estão refletindo sobre o acontecimento.

Na declaração publicada no verso da capa, Oda conta a história de quatro amigos em um jantar comendo karaage (frango frito japonês), e restou apenas um pedaço no prato. Um deles decidiu nomear o pedaço de Sargento Yokoi, afirmando: “Sargento Yokoi foi deixado para trás. Alguém acabe com a guerra!“. E depois, ele encerrou a história e iniciou o volume com a frase: “Com vergonha! O volume 89 começa!”.

A história de Oda pode ser referência ao sargento Exército Imperial Japonês, Shoichi Yokoy, que lutou pelo Japão na Segunda Guerra Mundial. Yokoy ficou conhecido por ter se escondido numa floresta da Ilha de Guam para evitar se entregar para os americanos que haviam invadido o local, e ele permaneceu escondido lá por 27 anos após o fim da guerra. Quando foi encontrado em 1972, voltou ao seu país e afirmou ter vergonha de estar retornando com vida, com uma frase que se tornou ditado no país.

O comentário gerou controvérsia por muitos considerarem ser desrespeitoso para com o soldado que seguiu fiel ao seu país e ao que lhe foi designado. Apesar disso, algumas pessoas se posicionam a favor do autor, afirmando defenderem a liberdade de expressão.

Comentários
  • Yellow Hair

    já estou até prevendo
    “Shonen jump e toei cancelam one piece após polêmica de Eiichiro Oda”

  • Nero ZeroX

    Pode ser que me engane, mas isto não vai dar em nada…Off.:Quando li o título pensei que fosse mais uma denuncia de assédio,pedofilia e afins…tanto que cheguei a pensar que tinha entrado num site de fofocas,baixarias e afins ao invés de um site de entretenimento…por favor pessoal vamos trazer coisas mais alegres, como o que está acontecendo em séries como Lupinrangers Vs Patrangers, KR Build,os próximos episódios de A Hora da Aventura e outros…por favor pare com o sensacionalismo, deixe isto pros fofoqueiros e afins do canal aberto …a vida é tão curta para se perder com isso…

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mas essas notícias geram mais buscas e cliques, normal um site se aproveitar da polêmica ou “polêmica” de algo, e aqui no ANMTV eles não se rebaixam não, só dão a notícia é ainda explicam o contexto.

      • Juniorbf41

        E buscas e cliques geram lucro embora eu não entenda como pois não manjo muito do assunto se alguém puder me explicar.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Bem toda vez que tu clica numa notícia do ANMTV (ou outros sites também) têm as propagandas/adsense que o Google disponibiliza (bem, a maioria dos sites usa ela) e elas pagam ao site pra exibir elas, mas elas dão mais lucro se clicarem nelas, e se tu usa um adblock você está sendo um monstro, pois aqui no ANMTV não tem as propagandas abusivas ou pop-ups infernais, eu marquei pra desativar o adblock aqui no site, pois é relógio trabalha de graça e não existe almoço grátis (pois alguém sempre paga ele no fim).

          • Juniorbf41

            Não entendi a parte final do seu comentário mas obrigado por responder.
            Ah, você já está postando naquele grupo que te falei ? Já aprovaram sua entrada.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Eu vou entrar hoje no facebook (raramente uso aquela rede social) e usarei só pra isso: mostrar as revistas recreio que tenho pro povo guardar não só na página (pois assim como o orkut, o facebook morrerá um dia) mas guardar em Blogs ou sites, vou ajudar nesse CYBER museu

          • Juniorbf41

            O pessoal podia postar no MEGA ou no Google drive já que o minhateca a “justiça” brasileira fechou. O minhateca teve o mesmo destino do Megaupload:http://anmtv.xpg.com.br/fbi-fecha-site-de-downloads-megaupload/, alias achei curioso o anmtv não ter falado nada sobre o minhateca, posta la no grupo as revistas

          • Juniorbf41

            Acabei de ter uma ideia: Além do grupo la que eu te passei você poderia criar um site e postar as revistas tudo na ordem correta com os links hospedados no MEGA ou no Google drive

          • Eduardo Jose de Andrade

            Mas criar e manter um site custa $$$ , acho que um blog grátis seria melhor mesmo.

          • Juniorbf41

            Sim, um blog seria mais fácil da pra por propagandas que geram lucro

          • Juniorbf41

            Então é só clicar nelas que eu automaticamente eu já dou lucro ? Eu não costumo clicar por causa daqueles pop ups que as vezes tem vírus

          • Eduardo Jose de Andrade

            Por isso que o povo odeia propagandas, pois além de serem propagandas podem acabar com seu PC ou smartphone, mas já li que se clicar nelas dá mais lucro pro site.

          • Juniorbf41

            As vezes eu até clico só pra dar uma ajuda

    • Se eu fosse te dar a lista de gente que adora fazer sensacionalismo não iria caber neste comentário. O título foi colocado desta forma porque o que estava anteriormente era longo demais e temos um limite de palavras para esse tipo de coisa.

      Não precisamos descer o nível, até porque temos 11 anos de existência e sabemos exatamente quando devemos ou não fazer determinada abordagem.

      • Nero ZeroX

        Desculpe se em algum momento fui ofensivo, nunca quis desrespeitar ninguém principalmente os responsáveis e fãs deste site….embora não esteja num momento fácil de minha nada justifica o meu comentário, só gostaria que o site trouxesse mais matérias sobre os Ultras, Kamen Riders e afins porque o tempo que a gente perde discutindo,brigando e afins deixa por vezes de fazer coisas agradáveis na vida…e quando se dá conta o tempo já passou, e não nos divertimos nada…Off.: Foi por causa do sensacionalismo, negativismo e afins é que deixei de assistir tv…quando tenho um momento de folga, aproveito pra fazer o que gosto…

        • Não se preocupe com isso.

          Também gostaríamos de falar mais sobre tokusatsu, mas não temos tempo ou alguém voltado apenas para isso.

          • Nero ZeroX

            Obrigado por esclarecer…toquei no assunto tokusatsu, pois desde que vários sites tradicionais em nosso país suspenderam suas atividades, tenho buscado notícias em sites estrangeiros…principalmente quando ícones de nossa história como Jaspion, Jiraya, KR Black/Rx e cia vem reaparecendo em filmes de outros heróis como o novo Gavan e Shaider por exemplo…Off.: Sobre o preconceito em relação as séries japonesas,games, animes e afins ironicamente os que disseminam,apoiam,etc por vezes são os mesmos que defendem essas músicas, cantores e outros que fazem apologia aos -ismos, istas (vitimismo e outros), baixarias, reality shows e outros programas que ao invés de divertir só servem para passar nervoso, implantar coisas negativas,etc…Off.: Há 5 anos perdi o meu pai e ano passado a minha mãe (vítima de câncer), ajudei a cuidar com a ajuda dos meus demais familiares, e depois que eles se foram comecei com o tempo a refletir muito na vida e hoje percebo que não vale mais pena perder tempo com discussões e outros, com o tempo consegui expulsar aquele carma negativo de meu corpo, alma e mente, pois havia prometido a meus pais que seria feliz e que jamais jogaria os ensinamentos dele no lixo…por vezes ficava irritado com apresentadores, emissoras e outros que falam mal dos tokus, games e outros,pois pra mim é como se maculassem as lembranças de meus pais…mas como na vida existe a Lei do Retorno, cedo ou tarde esse vai acabar pagando o preço seja na forma de perder seguidores, audiência e outros…

          • Eu faço questão de explicar porque muitos nos julgam mal sem saber o nosso lado entende? Então tudo que fazemos muitas vezes é mal interpretado (na maioria dos casos fazem por birra mesmo), se todo mundo chegasse diretamente a mim para conversar esse tipo de coisa não exisitiria, mas no seu caso eu entendi o seu ponto e você o nosso.

            Por mim teríamos mais espaço a esse tipo de conteúdo aqui no site, mas como somos um determinado número de pessoas, não dá para falar de tudo. Eu mesmo tenho conhecimento, mas sou obrigado a deixar de lado por conta das demais obrigações que a página nos dá, como o volume de assuntos variados. Se em algum momento tivermos alguém apenas para isso, passaremos a investir mais. :)

          • Nero ZeroX

            Como disse antes obrigado por esclarecer…por vezes nos deixamos levar por comentários maldosos, boatos e afins e quando nos damos conta, percebemos o estrago e sem saber acabamos ferindo pessoas inocentes….o fato é que não podemos ser juiz, juri e carrasco, temos que ouvir, analisar tudo antes de tomarmos um questionamento…Off.: Uma curiosidade na luta entre Anakin (antes de virar o Vader) e Obi Wan, que diz uma frase interessante: “(…) Você virou aquilo que jurou destruir (…)” muitos atribuem a SW, porém isto é um ditado antigo, não sei dizer se aprendi com meus pais, professores e afins ou se li em algum lugar, mas com certeza aprendi isto antes de SW….e outra coisa embora desenhos, animes, games e afins tivessem um cunho comercial, pelo menos eles nos ensinavam a valorizar várias coisas boas como família, amigos, honra, verdade, justiça, esperança e afins com o tempo percebi que isto era verdade, mesmo em tempos atuais em que não só nosso país, mas o mundo inteiro passa por uma crise de valores tanto financeiro, quanto moral …mas com o tempo aprendi uma coisa enquanto a luz bater na minha janela e eu poder ouvir o som da natureza, poder ver aqueles que eu amo e puder fazer o que eu tenho que fazer e gostar sempre haverá esperança…por mais que outros digam o contrário e outra vc deve lembrar ou ouvir falar disto: “Jamais irei desistir, nunca vou me acomodar, eu luto, eu brinco, eu tenho vontade de manter a paz (…)” pois passei por várias coisas na vida e toda vez que lembro desta música e de outros, sinto o meu astral se recarregando e me dando forças para seguir em frente…

          • Pois é :) costumo dizer que o “meio anime” no Brasil é lotado de pessoas com esse tipo de pensamento, o que ao meu ver só prejudica um mercado fragilizado como o nosso. Mas a gente segue em frente e cuida do nosso mundinho com vocês.

          • Nero ZeroX

            O fato é que o povo de uma maneira geral seja aqui, seja em qualquer parte do mundo, esqueceu o que é respeito, dignidade, honra,compaixão e afins…e essa geração de hoje por vezes só se deixa levar por certos ídolos de barro e que por vezes pouco se importam com o povo, o país e afins só se importam com fama, fortuna,poder e outros e pra quê? se perante os olhos de Deus Pai, Mâe Natureza e outras divindades somo todos iguais…de que adianta estes -ismos,-istas, preconceitos e afins? Off.: È nestas horas que obras como Roque Santeiro, Winspector, Solbrain e outros são atemporais…Off.: Aquele trecho que citei num dos meus comentários, era da abertura do saudoso seriado Spielvan…uma vez teve um dia da minha vida, que algumas coisas não tinham dado certo e eu estava subindo uma rua com uma mochila pesada, pois não tinha conseguido vender ou trocar revistas e tinha um sonho de comprar um PS2, porém bateu o cansaço, o desanimo e comecei a pensar em certas coisas: vale a pena isso? vale a pena todo esse esforço?mas ai lembrei da minha trajetória de meses, do dinheiro poupado…e de o mas o que eu tinha vontade naquele momento era chegar no apartamento da minha irmã, ver ela, meu sobrinho, meus pais e depois ir pra casa rever minha cachorra, jogar videogame e tentar outro dia…quando de repente lembrei dessa música, aos poucos minha força de vontade começou a voltar e prometi a mim não desistir…dito e feito algum tempo mais consegui o que queria …e toda vez que passo por uma situação ruim lembro deste momento, da músicas que marcaram minha vida, das promessas que fiz, das pessoas que amei e amo e mais um monte coisas boas da minha vida….

          • Isso se resume a algo que conversava outro dia com uma pessoa fora daqui: as pessoas perderam o amor próprio, tudo é motivo de criticar e de discutir, e infelizmente, isso faz com que a vida delas nunca vá para frente da maneira que elas tanto almejam, pois perdem tempo guardando rancor ou se preocupando com coisas tolas.

            Gostei da profundidade das suas palavras, vou te contratar pro ANMTV..rsrs

          • Nero ZeroX

            Obrigado, mas dispenso esta honra…já tenho minha minhas missões: cumprir as promessas que fiz a meus pais, viver e ajudar meus familiares e afins, passar estes ensinamentos a essa geração atual…quem sabe um dia?kkk

          • Poético, mas compreensível :)

          • Nero ZeroX

            E mais: a minhas maiores batalhas são justamente superar o luto, a saudade de meus pais, principalmente quando vai chegando o período, aí vem as lembranças daqueles dias, porém passa e o que me dá forças são os ensinamentos deles, as recordações ao lado dos mesmos e a vontade viver…algum tempo antes da morte de meu pai, perdemos nossa cachorra, mas como nunca tinha passado por algo assim, depois de mais velho, comecei a entrar em depressão (segundo alguns)…e aquela sensação de que tudo o que você fazia tinha perdido a graça…porém com o tempo percebi que estava sendo egoísta, pois estava fazendo as pessoas que mais amava sofrerem e um dia após assistir um episódio dos CDZ na saudosa Play Tv e em seguida ver o G4,que mostrou o Megaman X:Collection (PS2) e com isso várias lembranças e foi ai que resolvi tomar uma decisão e disse: ” Pai e Mãe, seu filho mais novo vai voltar (..)”, e logo lembrei do amor e carinho que tinham por mim, meu pai me levava nos lugares que gostava, minha mãe me dava dinheiro pra comprar jogos e afins…e a partir daí reagi e me levantei e aprendi que : “o maior presente que meus pais me deram na vida não foram os videogames,computadores e afins e se sim me deram a vida 2 vezes (…)” e outra “minha vida não é só minha, é também daqueles que amei, amo e amarei (…)

          • Juniorbf41

            Será que um aumento no número de membros da equipe permitiria que mais notícias fossem publicadas ? Claro que teria a questão do salário e talz, aliás já me perguntei como sites assim ganhavam lucro pois não entendo muito o processo.

          • Na verdade nenhum site de anime (nenhum mesmo) paga salário. Todo mundo que entra faz por amor.

            O mínimo que um site “fatura” são mangás ou DVDs e convites para pré estreia de filmes. Fora isso nada.

          • Juniorbf41

            Quer dizer que vocês não ganham nada ? Eu já ouvi falar uma vez que sites ganhavam dinheiro através das visualizações e os vídeos no youtube quando alguém clicava nos anúncios que aparecem em um vídeo monetizado mas não entendo direito como funciona isso. Alguns vídeos que eu postei no meu canal que infligem direitos autorais foram monetizados pelos proprietários e eu mesmo fico impedido de monetizar. O canal do anmtv no youtube gera lucro ?

          • O que todo site ganha com anúncio utiliza para servidor e domínio.

            Nosso canal ainda está começando. É cedo para “ganhar algum”.

            Esse campo de atuação não é tão fácil de faturar como o de cinema e séries.

  • Gabriel Cabral

    Credo, hoje em dia não se pode dizer mais nada que gera polêmica… e ainda dizem que existe liberdade de expressão.

  • toygame lan

    As vezes nem tem nada haver com o fato historico,mas ele deve pedir desculpa ou fazer uma retratação

  • Igor Lima Kock

    agr one piece acaba dps de 10000000000000000000 episódios e 10000000000000000000000000000000000 volumes do mangá

  • Seto Kaiba

    Vocês acham que o Japão é igual ao Brasil, onde todo mundo pode fazer piadinha… Não, pera…

    AQUI TÁ ACONTECENDO A MESMA COISA!!!

    Acho que o que “matou” o Oda nessa piada foi o “Com vergonha! O volume 89 começa!”. Afinal, seria vergonha o homem seguir ordens e tentar sobreviver?

    O soldado só falou que sentia vergonha por ter retornado com vida após o Japão ter perdido a guerra, o que faz sentido, pois vários colegas deles morreram defendendo o país…

    • Anubis_Necromancer

      De acordo com um certo politico “mito” o Soldado que vai pra guerra e tem medo de morrer é um covarde.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Acho um exagero endeusarem Jair Bolsonaro, mas essa frase dele faz sentido sim, é igual o time que vai jogar e tem medo ou acha que vai perder está sendo pessimista, e casualidades em guerras são como chuvas no verão brasileiro.

  • Diego Miyabi

    Na polêmica o cara do Samurai X tá levando kkkk

  • Rock Lee

    Japão e suas estrondosas “polêmicas” rsrsrs

  • cxz_202122

    Frescura do k7

  • Wagner

    So isso? Kk. Acho que as polemicas no Brasil sao tao frequentes que essas coisas nem surpreendem…

  • Achei exagerado. Mas uma empresa de sorvete foi pedir desculpas publicamente pelo aumento de não sei quantos centavos em um picolé depois de 20/30 anos. É o costume de japonês.
    Mas a Jump já se manifestou, tem gente que não se ofendeu, então bola pra frente.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Isso pra mim não é nada demais, seria o equivalente aqui no Brasil “geração 7×1”.

  • Karma

    Samurai x voltou …o autor falou q ia voltar com a série pra se redimir e blablabkablabla..

    • Juniorbf41

      ??? Que polemica foi essa ?

      • elder jose

        o autor de samurai X foi pego com pornografia infantil e teve que pagar uma multa (normalmente isso dá um ano de cadeia por lá)

  • Pelo título eu tava com medo de ser alguma coisa pior, tipo o criador de Samurai X com por@$% infantil (que ficou preso só por alguns meses e ainda pode pagar fiança >:(), mas nesse caso é só se desculpar.

  • Carol

    Que bobagem

  • Noir Fleurir

    Eu vi mais como uma piada. Piadas não necessariamente refletem opiniões pessoais.

  • Gabriel Arruda

    Tempestade no copo d’água.

  • Allan Martins

    a nao odaaa pelo amor de deus, segura sua franga aí, nao vai me fazer merda essa altura do campeonato, homi meu deus, nao me va fazer cancelar o mangá!

  • elder jose

    pois é, coisas polemicas lá não afetam muito as obras ao nível de serem canceladas por isso