Os 10 melhores doramas / novelas asiáticas

Por Erika Tsuha em

Doramas, dramas, novelas asiáticas ou seja lá como você nomeia aquelas séries produzidas no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan disputam ferrenhamente meu tempo livre com animes e mangás. Basicamente, de tempos em tempos assisto mais live action do que animação, mas depois alterno a preferência em loop.

Nesses mais de 2 anos de permanência no ANMTV, acabei deixando esse e outros gostos por áreas do entretenimento um pouco de lado na hora de publicar notícias. Mas agora abrirei uma exceção para criar uma lista pessoal dos melhores dramas (sem ordem de preferência). Confira:

Hana Yori Dango

Hana Yori DangoProvavelmente tenha sido o primeiro dorama dea muitos brasileiros, ao menos foi o que aconteceu na minha roda de amizades. Sem dúvida, uma ótima produção para iniciar neste gênero.

A trama acompanhava Makino Tsukushi, uma garota humilde que foi estudar numa conhecida escola onde só estudam pessoas ricas. Por lá, ela acaba indo contra o F4 (Flower Four), grupo de estudantes (formado por Tsukasa Doumyouji, Rui Hanazawa, Akira Mimasaka e Soujirou Nishikado) que ditam as regras na escola. Mas não é que em meio a essa rivalidade acaba surgindo o amor?!

The King 2 Hearts

The King 2 HeartsO que aconteceria se a Coreia do Sul fosse uma monarquia e cooperasse com o Norte para participarem como uma só nação durante os jogos militares? É nesse cenário que se passa The King 2 Hearts.

A história acompanha o príncipe Lee Jae-ha, que é obrigado por seu irmão, o rei Lee Jae-kang, ir treinar na Coreia do Norte, onde conhece a camarada Kim Hang-ah, para participar dos jogos. No inicio o relacionamento entre Jae-ha e Hang-ah é complicado, mas uma paixão proibida acaba nascendo ao longo da trama.

O K-drama não se resume ao romance, cobrindo diversos aspectos da hostilidade entre a Coreia do Sul e Norte, além de chantagens e o submundo da indústria armamentista.

My Boss My Hero

My Boss My HeroTemáticas escolares e Yakuza são frequentes nos J-dramas, mas isso não tira o brilho de My Boss My Hero. A escalação do ator e cantor Nagase Tomoya como Sakaki Makio foi perfeita, dando muito carisma ao personagem.

Makio é um mafioso de 27 anos com grandes problemas de aprendizado, tendo abandonado a escola logo cedo. Depois de estragar um negocio internacional devido à péssima matemática, ele é obrigado a voltar a escola por seu pai, fingindo ser 10 anos mais novo.

Apesar de ser uma adaptação de um filme sul coreano homônimo, com certeza a versão definitiva da história é a versão japonesa.

Hi My Sweetheart

Hi My SweetheartSabe aquelas produções que não damos nada, mas no fim nos surpreende incrivelmente? Com Hi My Sweetheart foi exatamente isso. O casal protagonista é muito envolvente, principalmente no primeiro arco.

Lin Da Lang é um inocente jovem dono de um péssimo corte de cabelo e estilo de se vestir. Quando ele vai estudar em Hangzhou, na China continental, ele se apaixona por uma garota de personalidade forte, que o salva do bullying. Mas quando tudo parecia dar certo, ele se desilude e retorna para Taiwan, agora decidido a mudar sua personalidade e aparência.

O T-drama só peca um pouco na enrolação, poria ter cortado alguns episódios no final ou alongado a fase inicial.

Coffee Prince

Coffee PrinceNão importa que tenha clichês, mas que sejam bem utilizados. E Coffee Prince cumpre bem esse papel.

Go Eun Chan é uma garota trabalhadora, que arregaça as mangas para arrumar dinheiro, mesmo que isso signifique deixar um pouco sua feminilidade de lado. Choi Han Kyul é um jovem herdeiro que tem uma avó arrumar várias pretendentes. Um dia eles se conhecem por acaso, e Choi Han Kyul descobre uma forma perfeita de se livrar dos encontros: contrata Go Eun Chan, achando que é um garoto, para fingir ser seu amante.

Mas ao longo da trama, ele acaba se apaixonando por ela, mesmo sem saber que na realidade é uma mulher, colocando em cheque sua heterossexualidade.

GTO (Great Teacher Onizuka) – 2012

GTO (Great Teacher Onizuka)Ambas as versões das adaptações do mangá de Tohru Fujisawa são muito boas, cada uma de seu jeito, mas a mais recente de 2012 se superou. Para quem acompanhou a anterior, é difícil de aceitar inicialmente o ator Akira como Onizuka Eikichi, devido as diferenças ao interpretado por Sorimachi Takashi, mas ao poucos ele conquista seu coração com tamanho carisma.

Onizuka é um professor ex-membro de uma gangue de motocicletas, que dá aula na pior sala de toda a escola. A cada episódio ele precisa lidar com os problemas dos alunos e também com a conspiração para expulsa-lo.

Last Friends

Last friendsEste dorama pode ser descrito como sentimentos, da amizade ao amor. Do elenco às questões abordadas na história, tudo foi muito bem escolhido.

Last Friends acompanha a vida de um grupo de pessoas que dividem uma casa, cada um com seus traumas e aflitos. A amizade presente é madura, sem espaço para a superficialidade. E até o triangulo amoroso é bem feito, envolvendo violência domestica e a homossexualidade.

Destaca-se também a atriz Ueno Juri, que estava irreconhecível interpretando a Ruka, em especial para quem assistiu Nodame Cantabile um pouco antes.

Rooftop Prince

Rooftop PrinceO príncipe Lee Gak precisou viajar no tempo para desvendar o caso que tirou sua amada. Em sua viagem ao presente, junto aos seus três servos, ele acaba entrando numa segunda trama, quando é confundido com o herdeiro Yong Tae Yong, que desapareceu em New York.

Um dos pontos altos é que a história é muito fechada, tudo tendo uma ligação com a outra, e a química do casal formado ao longo dos episódios.As cenas de comédia são hilárias, em especial quando eles estão se adaptando ao mundo moderno.

Nodame Cantabile

Nodame CantabileNovamente a atuação de Ueno Juri se destaca, mas dessa vez deixando o drama de lado e apostando na comédia. A atriz caiu como uma luva para o papel de Noda Megumi.

Nodame é uma despreocupada estudante de piano, que não se preocupa com a partitura e muito menos limpa o próprio apartamento. Já Shinichi Chiaki é o oposto, um perfeccionista muito aplicado e arrogante. O que eles tem em comum? Tudo para virar um hilário casal.

Para quem acompanhou o anime nas madrugadas do Animax e gostou, assistir a versão em live action é altamente recomendável. A diversão é garantida.

Gokusen

GokusenNovamente as temáticas Yakusa e a colegial se encontram. Yankumi é a neta de um chefe da máfia que deseja ser uma professora, mas os membros da organização desejam que ela os lidere.

Quando ela realiza seu desejo, precisa lidar com uma classe de delinquentes e revoltados. Yankumi usa seus conhecimentos da Yakusa para ensinar os jovens, mas sem que o seu passado seja revelado.

A adaptação em live action do mangá de Kozueko Morimoto foi tão bem aceita pelo público que rendeu três temporadas e inúmeros especiais.

 

Também cabe mencionar Dragon Zakura, Uta no Onii-san, Yasuko to Kenji, Fated to Love You, Otomen, One-pound Gospel, Boys Over Flowers (versão coreana), Yamada Taro Monogatari, Rooftop Prince, Love Shuffle, You’re Beautiful, Zettai Kareshi, Big, My Girlfriend is a Gumiho, Hanakimi, Wonderful Life e Goong.

Comentários
  • Matheus

    Daqui a pouco tão substituindo os animes Haha’

    • LTF

      Matheus, virá essa boca pra lá.

      • Matheus

        Irônia.. mais isso dificilmente acontecerá já que eles fazem parte da cultura dos japoneses (esperamos né.)

  • Kamina-sama

    Dessas eu só conheço GTO (minha preferida disparadamente, é a adaptação do meu mangá favorito no fim das contas rs) e Nodame Cantabile.

    Bacana a lista.

    • Andressa

      eu conheço Coffee Prince, Hi My Sweetheart e Hana Yori Dango por mim são ótimooossssssssss!!!!!!!!!<3 <3 <3

  • Windscheider

    Queria saber onde posso baixar doramas, onde posso acompanhar os lançamentos… enfim, se alguém puder me indicar um site BOM. Obrigado :D

    • Rael

      Em sites relacionados ao KPOP e JPOP é fácil você encontrar informações

    • Avenger

      Tenta no Ohayo dramas, Dramas Épicos, tb existem foruns como o Meteor Dramas e o Drama Fans.

  • Rael

    Coffee Prince sem dúvida é um drama que marca :D

    Hana Yori Dango só assisti a versão coreana, Rooftop Prince e My Girlfriend is a Gumiho leio mto bem sobre eles, mas ainda não tive oportunidade de assistir, está na lista xD. You’re Beautiful é praticamente um clássico, Big (Final decepcionante, mas é um ótimo drama).

  • JMB

    HanaDan é bom de qualquer jeito, no anime, no mangá, nos doramas japonês e coreano, enfim. Outro que é mto bom é Koizora (mto emocionante, foi feito pra fazer os espectaores chorarem).

  • Onde está “1 Litro de Lágrimas” nessa lista? D:

  • LTF

    Impressionante, tanto o ocidente quanto o oriente pensam em live action.

  • Gabriel

    CADÊ “ICHI RITTORU NO NAMIDA” (1 Litro de Lágrimas), hein??? ><

    • Diego Costta

      Sem sombra de duvidas o melhor doramas de todos, eu não gosto de doramas mas a triste história Aya e seu doença faz qq um pensar duas vezes em tudo na vida.

    • Viviane

      Cadê? Cadê? Ichi Rittoru no namida Lover <3

  • Diego

    Ah, conheço quase todos por nome mas o que eu assisti da lista foi Hi My Sweetheart, é muito legal pois parece que foi baseado em um anime haha.

  • Jose Neto

    se fizeram um top 10 de doramas então podiam fazer um de tokusatsus também!

    • Felipe

      Concordo, pq vocês do anmtv não criam uma lista dos 10 melhores tokusatsus tambem. IDEIA: ja que o site fala sobre animes, mangas e tokusatsus, vocês podiam criar uma lista dos animes ja exibidos na tv brasileira (aberta e paga).

  • Jing

    meus preferidos Dream High 1 e 2 , Love Rain e Ichi rittoru no namida

    • nagazaki

      Dream High pra min é o unico q falto nessa lista ele é muito bom, o 2 n é tão bom

  • nagazaki

    desses ai eu conheço 3, Hana Yori Dango eu n assisti mas vi a versão Korena q é Boys Before Flower, muito bom por sinal, My Boss My Hero, eu rachei de rir nessa história, muito engraçada, Coffe Prince, uma história linda demais

    • katia

      Tanto a versão Japonesa como a coreana de Hana Yori Dango são boas. Só que o anime é tão tão melhor !
      Alguns que eu gostei p/ vcs avaliarem:
      you are bealtiful
      Personal Taste
      Faith
      Devil beside love you
      why whay love
      coffe prince
      fated love you
      I do I do
      Full House

  • Tallarico

    Poxa, nao falaram nada de Densha Otoko?

    • Erika Tsuha

      Só assisti ao filme e pra ser honesta, não gostei ^^

    • leonardo

      mas o dorama é mto bom, super engraçado…eu rolava de rir, sem contar q é viciante

  • Kristoffer

    Esqueceram do 1 LITRO DE LAGRIMA sem duvida é o melhor..

  • leonardo

    faltou densha otoko, meu preferido :/

  • Jaspion

    Ja que fizeram uma lista de doramas, poderiam fazer tambem uma lista de tokusatsus também, iria ser muito legal.

  • Binho-kun

    Não assisti a nenhum desses doramas, mas acrescentaria à lista Densha Otoko. Além disso, 1 litro de lágrimas, que em todos os locais na net onde navego apresenta críticas positivas muito boas.