Os melhores autores de mangá de 2018

Por Gabriel Tadeu em

Shueisha / Divulgação

Já chegamos na metade de 2018, e como forma de retrospectiva do que a arte japonesa nos proporcionou até agora, publicamos a enquete realizada pelo site japonês Charapedia à seus seguidores, que votaram para descobrir os melhores mangakms. Os resultados podem surpreender. A enquete contou com mais de 10 000 votos, com 54% do público sendo feminino e 46% masculino. 66,1% dos usuários possuem entre 10 e 20 anos, enquanto 35,9% têm 30 ou mais.

Em primeiro lugar, está o maestro Sorachi Hideaki (Gintama), com 746 votos, em segundo lugar, Ishida Sui (Tokyo Ghoul) com 551 votos, enquanto que, em terceiro, se encontra Eiichiro Oda (One Piece) com 539 votos. Ao total, foram eleitos 47 diferentes mangakás. Confira o Top 20:

  1. Gintama (Hideaki Sorachi) – 746 votos
  2. Tokyo Ghoul (Sui Ishida) – 551 votos
  3. One Piece (Eiichiro Oda) – 539 votos
  4. Hunter x Hunter (Yoshihiro Togashi) – 425 votos
  5. Naruto (Masashi Kishimoto) – 404 votos
  6. Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa) – 370 votos
  7. Inuyasha (Rumiko Takahashi) – 358 votos
  8. Detective Conan (Takeshi Aoyama) – 275 votos
  9. Dragon Ball (Akira Toriyama) – 257 votos
  10. Gekkan Shojo Nozaki-kun (Tsubaki Izumi) – 203 votos
  11. Haikyuu!! (Haruichi Furutate) – 196 votos
  12. JoJo’s Bizarre Adventure (Hirohiko Araki) – 191 votos
  13. The Prince of Tennis (Takeshi Kono) – 167 votos
  14. Video Girl Ai (Masakazu Katsura) – 150 votos
  15. Assassination Classroom (Yuzo Matsui) – 135 votos
  16. Kuroshitsuji (Yana Toboso) – 129 votos
  17. Akatsuki no (Yona Mizuho Kusanagi) -128 votos
  18. Nanatsu no Taizai (Nakaba Suzuki) – 113 votos
  19. Hayate no Gotoku! (Kenjiro Hata) – 107 votos
  20. To Love-Ru (Kentaro Yabuki) – 99 votos
Comentários
  • Léwow

    GINTAMA <333

  • Eduardo Jose de Andrade

    O Togashi devia ser o último pelo descaso que ele faz com a obra dele, acho que se ele fizesse um capítulo de 20/30 páginas trimestralmente não ia afetar a “saúde” dele ¬_¬.

    • Snøw

      Eu não acho isso porque ele é bom na parte da escrita (e ouso dizer que melhor que todos aí da lista). Hunter X Hunter não é um mero mangá, pois a qualidade é, pelo menos pra mim, de referência. O problema mesmo é no desenho, já que ele sempre peca em diversos pontos desde o começo; muitas vezes ele desenhava só os personagens com um fundo branco.

      Eu também não acho que ele faz um descaso com a obra, já que ele é um dos poucos com liberdade de publicar quando quiser, e quando sai capítulo, sai coisa boa.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Em roteiro ele é gênio mesmo, e quando ele quer ele desenha bem (assim como quando quer trabalhar em HxH….) mas acho que ele e a Jump deviam ser mais diretos, falar se ele só publica quando quer mesmo, ou se ele tem problemas reais de saúde, pois sabemos que se lança dragon quest novo é hiato em HxH rs, um pronunciamento oficial e sincero me faria conformar melhor, eu não lio o mangá mesmo com curiosidade pelo continente negro, por causa dos hiatos!

        • Snøw

          Eu sei que ele tem liberdade de publicar por causa que na época do Yu Yu Hakusho ele deu um problema insano nas costas, tanto que tinha vezes em que ele desenhava deitado no chão. Depois disso ele disse que só ia publicar quando quisesse, e a Shueisha concordou (só não sei se foi algo simples assim).

          • Eduardo Jose de Andrade

            Bem ele teve sim problemas por causa do excesso de trabalho que teve com Yu Yu, mas ele ainda publicou level E e HxH, acho que com a grana que ele ganhou ele teria tratado bem da saúde dele, e HxH mesmo depois de muito hiato, teve o volume 35 como o segundo mais vendido da Jump, só perdeu pra one piece porque este é um clássico consagrado.

        • Snøw

          Mas quando a obra entra em hiato, sempre é avisado no último capítulo que ele lança. Pelo menos os hiatos recentes estão com menos de 1 ano de duração e não estão indeterminados. Agora o problema é o anime, que deve demorar muito pra sair continuação, já que até agora o mangá não parou em um arco fechado ainda.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Avisar dos hiatos é o mínimo, mas podia ser pior e ele nem avisar que iria entrar em hiato, cara tô achando que terei filhos antes do anime voltar a ser produzido, porque parece que HxH ainda tem um mundo bem grande ainda pra explorar.

    • Rafael Nogueira

      Não adianta, o pessoal quer sempre algo ”programado” quando surge alguém fora desse padrão já fala que é descaso… Dou um amém nervoso quando penso que o Togashi tem esse privilégio de criação enquanto outros como Kishimoto e o Kubo não tiveram e levaram suas obras ao declínio de qualidade e roteiro.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Eu acho que os mangakás tinham que ter um descanso maior, tipo uns 4 dias de folga por mês, mas esse mercado exige muito do mangaká mesmo, o que eu acho ruim do Togashi é que ele poderia fazer um capítulo a cada 3 meses de 20 páginas, e ele é um mangaká bem experiente, e isso não afetaria a “saúde” dele, mas sei que ele faz o mangá SOZINHO, sem assistente nenhum, o que também faz cair mais $$$ na conta dele, e não sei como One Piece está ainda bom sendo que o Oda dorme nem 5 horas por dia!

  • Rodrigo Monterier

    Japão só piora. Shit taste at finest

  • Léo

    Masashi é um gênio subestimado no Brasil! 10 falam mal de Naruto e 1000 acreditam, sem nunca terem visto ao menos um episódio.

    • toygame lan

      O cara fez um obra toda cagada

  • toygame lan

    Mas o autor é bom mesmo,ruim e não que ele demora kkk

  • toygame lan

    Lá tem a questão de mandar cartas e tudo mais para os autores

  • toygame lan

    Oda e terceiro aff