Os Simpsons: polêmica deve retirar personagem da série

Por Gabriel Fernandes em

20th Century Fox Television / Divulgação

No início do ano, o documentário lançado em 2017 , “The Problem With Apu“, gerou controvérsia ao expor esteriótipos de Apu, personagem descendente de indianos que faz parte de Os Simpsons. Como forma de combater esse tipo de representação, o produtor do documentário, Adi Shankar (Castlevania), elaborou um concurso de roteiro que visava encontrar a representação ideal e esperava que a Fox produzisse o episódio. Porém, ele revelou ao IndieWire, que após a polêmica os produtores pretendem remover o personagem da série.

Shankar contou que obteve a informação de duas fontes que trabalham na série e uma diretamente ligada ao criador Matt Groening. Segundo ele, a série animada que já zombou da controvérsia no episódio “No Good Read Goes Unpunished“, não vai fazer nenhum grande anúncio sobre a saída do personagem, simplesmente o removeriam de maneira discreta para que o público esqueça a polêmica.

Shankar fez duras críticas a decisão, afirmando que um programa se propõe a fazer críticas sociais e culturais, e ignora um aspecto cultural que eles próprios ajudaram a propagar: “É um programa covarde e que não vai a lugar nenhum“. Ele elogiou o roteiro vencedor, que não enaltecia apenas Apu, mas representava bem outros imigrantes indianos, e que o objetivo com isso era unir e trazer visões da própria comunidade.

Os Simpsons é exibido no Brasil pela Fox.

Comentários
  • Mr.L

    Me pergunto se essas pessoas que reclamam dessa ” polêmica” já ouviram falar de family Guy ou south Park.

    • toygame lan

      Essas duas séries tbm já passaram por problemas nos EUA,mesmo com os judeus de onde os autores da séries são

  • Ivanilson Oliveira

    Infelizmente mais uma vitória desse politicamente correto fresco

  • Eliakim Quintino

    Nem Os Simpsons escaparam do politicamente correto

    • toygame lan

      Tu leu o texto?
      Está escrito que o personagem é um estereótipo e que era para reformular o personagem é a Fox quem decidiu remove lo
      Tem politicamente correcto nenhum nisso

      • Bruno Luiz

        Tem nada…. Cheinho do “não tem politicamente correto”, faz é tempo que o desenho se segura com unhas e dentes pra sobreviver por conta dos PC

      • Black Rat King

        sinceramente, como autor, eu tbm iria preferir remover um personagem a muda-lo só porque as pessoas não gostam dele.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Eu vejo que foi mimimi por uma parte MAS parece que exageraram sim, afinal eu odiaria que tivesse um brasileiro que só jogasse futebol e fizesse gírias e sambasse ¬_¨¬

      • Luiz Claudio

        o politicamente correto pras pessoas é mimimi só quando não afeta diretamente eles.
        os comentários daqui seriam beeeeem diferentes se tivessem estereotipando um brasileiro de novo kk

        • Eduardo Jose de Andrade

          Infelizmente nós humanos somos assim: no c$ dos outros é refresco, eu quando vi o episódio do RJ eu achei um absurdo, mas com o tempo eu consegui desenvolver mais empatia com quem pensa diferente de mim, por isso achei que tinham um ponto de razão sim, e acho que a equipe de produção dos Simpsons devia ou seguir o conselho e mudar o Apul ou continuar com ele daquele jeito, pois em qualquer dos 2 caminhos eles tomariam no c% de um dos lados (progressistas e anti-progressistas) mas nessa decisão de mandar a sujeira embaixo do tapete ganhou ódio dos 2 lados, mas como Danilo Gentili disse e faz muito sentido pois é verdade: “toda piada tem um alvo”.

      • Black Rat King

        ué porque? é um personagem criado pelo autor, e o autor que decide o que o personagem é. esteriotipado ou não. se existe exteriotipo é pq existe pessoas que usam girias, sambam e jogam futebol, porque raios uma série de comédia, satira, e humor negro não podem usar um exteriotipo pra criar um personagem? até o homer é esteriotipado se vc pensar bem. pra mim isso é 100% mimimi. eu até entenderia se fosse um desenho infantil mas pelo amor, é simpsons.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Simpsons não é infantil mas também não quer abraçar o lado mais adulto de cartoons como south park e family guy, eu até entendo as pessoas não gostarem mais de esteriótipos, mas eu queria ver se mostrassem um esteriótipo de uma pessoa que elas não gostam como fãs ou apoiadores do Trump, se elas iam rir demais ou pedir pra Fox mudar isso mesmo discordando dos fãs/apoiadores do Trump por exemplo, estou meio a meio nessa polêmica, eu achei covardia o Groening e equipe de produção dos Simpsons deixarem de lado e nem tocarem mais no Apul…..ou eles se curvam ao politicamente correto que eles defendiam quando era a favor deles, ou chutassem o balde e continuassem como era o Apul, eu se dependesse de mim só a decisão, continuaria com o Apul pois os Simpsons são comédia mesmo, e Danilo Gentili já disse “toda piada tem um alvo!”.

  • Tio patinhas

    Put@ frescura, agora foi mais uma vitoria ao lixo do politicamente correto, ninguem merece. Agora, talvez, o personagem vai ser removido pra n gerar mais polemica, afinal, se mudarem ele, vai incomodar os fãs da serie( e com razão), e se n mudarem, os otarios vao continuar reclamando, ate afetar a propria serie

  • Tio patinhas

    Tem mais dois personagens, o irmao do apu, e o sobrinho dele, mas n aparecem muito

  • Charles Rony

    To meio chocado que as pessoas aqui estão reclamando do politicamente correto e pouco ligando em como isso afeta negativamente psicologico das pessoas que são representadas por personagens assim

    • o psicológico de quem vai ser afetado negativamente por um imigrante nascido na índia, que foi para a América a procura de uma educação superior em tecnologia, começou como imigrante ilegal mas conseguiu a cidadania americana, montou o próprio negocio onde dá duro, é tão inteligente que tem um doutorado em ciência da computação, é popular entre as mulheres, tem um carro maneiro, gosta de dança de tamanco, tem uma bela esposa, é um pai dedicado, tem interesse em escrever roteiros, foi um bombeiro voluntario em várias ocasiões, é romântico, gosta de jardinagem, é vegetariano, é amigo do Paul McCartney, é homem de grande fé, gosta de cantar, de jogar boliche, de cozinhar, não fala muito muito, mas é um ótimo ouvinte e no seu tempo livre gosta de construir mobília e então ter uma discussão com ele mesmo sobre onde colocá-la em uma sala?

      Ele está melhor representado do que Willy o escocês briguento, o chefe italiano, Tony gordo o mafioso italiano, o homem abelha o mexicano, e toda a população americana de Springfield que é imbecil.

      • kibazedd

        Quem tem que achar se esta bem representado ou não, são os indianos e não você. Afinal é a cara deles que está na tela.

        • Assim como os brasileiros que ficaram revoltadinhos quando os simpsons vieram ao brasil. O episódio nunca mais foi ao ar, e outro episódio que mencionaram isso teve a fala modificada. Isso se chama censura, e nada de bom resulta disso.

      • Vitor

        Cada exemplo e vírgula era um soco bem dado, concluído com um Fatality no final! Palmas.

      • Charles Rony

        Querido, ele podia ser representado como um Deus que se ofende a cultura deles, eles tem o direito de reclamar. Não somos Indianos, não sabemos a fundo como é sua cultura, e como essa representação atinge a percepção que o resto do mundo tem deles. O máximo que podemos ter é uma noção e empatia por eles. Eles não tentaram censurar o desenho, tentaram dar um outro destino ao personagem, por isso fizeram o roteiro. A decisão de tirar o personagem é simplesmente pra não admitir que errou.

        Em relação aos outros personagens de outras nacionalidades que são representados, se eles se sentirem incomodados com a representação e isso afetar negativamente a imagem que eles tem deles mesmo, eles podem recorrer. AfInal, isso é democracia

        • Jonathan Oliver

          Tá tá falou muita bosta já, vai lavar uma louça.

      • Charles Rony

        Talvez Flávia, se você assistir o documentário citado você consiga entender um pouco a visão deles.
        Não é muito o que eles estão pedindo. Apenas respeito e empatia, e isso não deveríamos negar a ninguém

        • Jonathan Oliver

          Ah cala essa boca.

  • Yusuke Urameshi

    Triste. O “mimimi’ venceu.

  • Anderson S.

    Ninguém merece.

  • Maria Júlia Santana da Silva

    Esses caras do politicamente correto vão lascar, por ter feito uma polêmica por tirado o Apu de Os Simpsons, essa série é das melhores, os responsáveis pelo documentário sobre o Apu vão dar mal e uma coisa vou dizer: EU ODEIO O POLITICAMENTE CORRETO DE HOJE!

  • kibazedd

    Quando colocaram um homem loiro e burro no filme de “Ghostbusters” feminino, os machões super reclamaram de serem “mau representados”, e agora é “odeio o politicamente correto”. A hipocrisia é sem fim. vamos corrigir o pensamento? Odeio politicamente correto (QUANDO NÃO É SOBRE MIM) se for sobre os outros eu to nem aí.

    • accident of birth

      o apu é representado como um burro ou pior que o personagem desse filme que voce citou ?(não vi) pode ter esteriotipo zoado nele mas ta longe de ser sido especialmente colocado assim da forma que o personagem que vc falou ai

  • Pedro Lucas Pimentel
    • -JetiXD-

      Como Assim o Johnny Bravo?quero saber sobre a polêmica dele

      • Pedro Lucas Pimentel

        o johnny foi acusado de ser machista

        • Anderson S.

          Mas ele era, por isso que ele só se fodia. Essa era justamente a graça do desenho.
          É como dizer que a água é molhada.

    • Mr.L

      Putz, não sabia essa do Johnny, sempre vi ele como um egocêntrico(coisa que ele é sem sombra de dúvidas),mas machista pra mim é novidade kkkkk

      • Bruno Luiz

        Se reparar bem do jeito que o Jhonny age sobre as mulheres, temos o machismo e misoginia

    • Maria Júlia Santana da Silva

      Até o Johnny Bravo? NÃÃÃÃÃOOOOOOO! Meu deus do céu, esses caras politicamente correto não tem nada para fazer, ao invés estragar a reputação de nossos personagens favoritos dos desenhos animados

      O desenho do Johnny Bravo é dos melhores, mas falar que o Johnny é machista, isso me chateou

  • nikrobrilebr

    pura frescura e chororô,por mais de 20 anos apu foi negro,indiano e ninguem dava um pio,mas como hoje em dia nossa sociedade tá muito fresquinha e toda cheia dos não-me-toques qualquer coisa fora do ordinário é vista como racista,ou seja eu posso brincar com você por você ser branco,mas você não pode brincar comigo pois eu sou negro e isso é ofensivo,ninguem aguenta mais essa frescura!

  • Léwow

    Eita até o Apu foi censurado hj em dia

    • toygame lan

      O personagem não foi censurado,os indianos só pediram pata ele ser reformulado.
      Que está removendo o personagem é a Fox,que está fugindo da situação.

      • Bruno Luiz

        Eu mesmo não removia por nada, dava um FOD…se bem grande e dizia, veja ou veja, é assim que eu coloco e pronto, gostando ou não, é o que eu enxergo do personagem, não é a realidade

        • Jonathan Oliver

          ISSO AÍ!!

  • -JetiXD-

    Politicamente Correto venceu denovo…

  • toygame lan

    Povo não lê nada e já sai comentando.

    O personagem era um estereótipo que mais tem por aí em series de comédia,os indianos só queria que o personagem fosse reformulado para ser mais a realidade do país .
    .No eps do brasil mesmo, muita gente achou ruim e o eps nem foi transmitido no país por que o governo proibiu e não vi ninguém reclamando

  • Carlos Eduardo Barbosa Martine

    aff

  • Matheus Santos Xavier

    E é por isso que South Park é e sempre será a melhor animação de comédia já feita.

    Eles CAGAM NA CARA do politicamente correto.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Lógica de quem é progressista até atacarem o Bolso deles hihi.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Uma pequena parte disso eu vejo como mimimi MAS parece que foi algo mais ´serio mesmo, pois eu ODIEI quando representaram o Brasil, mais específico o RJ, naquele jeito feio……..achando que TODO brasileiro joga futebol com tudo, que os programas infantis usarem mulheres quase peladas (isso quem faz(ia) são os programas de adulto, como o ex-programa pânico) e os produtores progressistas hipócritas da FOX e equipe de produção dos Simpsons, que tanto prega a diversidade étnica e blablabla, quando a corda arrebentou no lado deles, fazem esse ato covarde mesmo: retiram o personagem como se nada tivesse acontecido……….

  • Ralf Wigum

    O que uma falta de r@$la não faz!

    Se eu fosse a Fox fazia igual o South Park fez quando criticaram o cristianismo e o judeus, fazia um ep com o Apu numa suruba com uma vaca e ganesha só pra afrontar esses pau no rabo de militância. poha é um desenho de humor negro.

    • Juniorbf41

      South park até zuou essa polêmica da Fox.

  • Hola

    Então como fica? Ele, a mulher, o irmão e os trocentos filhos vão sumir?