PlayStation 4: console está na fase final de seu ciclo

Por Gabriel Fernandes em

Sony / Divulgação

Durante o evento Sony Investor Relations Day 2018, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, John (Tsuyoshi) Kodera, declarou que o PlayStation 4 já está na fase final de seu ciclo de vida (via Gematsu). Com a baixa nas vendas que ocorre nessa fase, Kodera afirmou contar com lucros de serviços de assinatura, como o PlayStation Plus. O suporte aos jogos do console será realizado até 2021. O plano de gerenciamento da Sony, que tem extensão até 2021, também terá participação para suprir a falta nesse período, que é necessário para que a empresa possa se renovar.

A gigante japonesa também vai adotar a estratégia apresentada em seu relatório fiscal do ano passado, em que propôs criar e aproveitar mais títulos exclusivos e atender melhor a base de usuários atual, focando no aprimoramento de serviços como PlayStation Store, PlayStation Now, PlayStation Plus etc. Já sobre o PlayStation VR, Kodera comentou que as vendas foram abaixo do esperado, e que agora eles já desenvolveram uma estimativa mais realista de crescimento.

O PlayStation 4 foi lançado em 2013, e segundo o relatório apresentado pela Sony no início do ano, o console já vendeu 79 milhões de unidades mundialmente.

Comentários
  • Red Kishatu

    Quer dizer q já tão planejando lançar um possível PS5?

    • E você duvida?

    • V-Summer

      O Playstation 3 teve uma vida útil de 7 anos (2006-2013), então não é de se espantar que o Playstation 4 já esteja chegando próximo ao seu fim também.

    • Red-O

      O kit de desenvolvedores já até tá na mão de alguns devs. O mais tardar para o anúncio é a E3 do ano que vem, mas acho que anunciam num evento próprio antes do fim desse ano.

  • Geo Hikari

    Então o PS4 foi o console mais curto da Família Playstation. Penso que a causa seja pela quantia de games de FPS genéricos que também foram lançados ao XBox One e pela incapacidade de rodar games de PS3 fisicamente(os preços das versões digitais são mais expansivos que suas originais versões físicas,ainda com edições do estilo “Complete Edition” com DLCs e outros mais).

    • V-Summer

      Console mais curto foi o Vita, que mal durou 5 anos e foi abandonado pela própria Sony.

  • João

    E eu aqui, com o ps3 q comprei em 2016, vai demorar pra eu comprar o 4 asuhashaushasua

  • Pablo Soares

    Concordo. As pessoas não querem mais apenas melhores gráficos

    • Às vezes parece que as fabricantes de consoles tentam superar o que os olhos humanos conseguem enxergar quando tentam subir cada vez mais a qualidade dos gráficos.

      Gente, já deu né. Se querem inovar mesmo é melhor deixar essa parada dos gráficos pra lá (pois já conseguiram fazer algo bem realista faz tempão) e tentar ir atrás de algo diferente, como desenvolver alguma tecnologia VR mais avançada até daqui umas décadas chegarem num nível à la Sword Art Online. Hoje em dia isso é que deveria estar em pauta, mesmo que até agora seja algo cientificamente impossível em parte rs

  • Kaique Batista

    Sinto falta de mais jogos casuais e de esportes. Do ps4 pra cá só estão lançando mais jogos de ação , fps , etc …(respeito quem goste de jogos de ação , tiro , etc mas eu gosto mais de jogos de esportes e casuais)

    Sinto falta de um Fifa Street com gráficos atuais , jogos de skate com multiplayer offline , jogos de esportes radicais como surfe (jogos com esportes na água seriam lindos hoje em dia) , snowboard com gráficos atuais , jogos de esportes olímpicos . O Ps2 era rico nesse sentido , tinha jogo de tudo.

  • lau

    Agora q vou ver se pego o ps4

  • Eu prefiro que façam algo com outro nome. Esses fakes que circulam na Internet que a galera insiste em chamar de “Dreamcast 2” é uma das maiores besteiras que eu já vi rs