Pokémon Black and White: visual de personagem é alterado para evitar polêmica

Por Nielsen Souza em

Um episódio da nova temporada de Pokémon Black and White (Pokémon: Best Wishes!), exibido nos Estados Unidos, vem sendo motivo de discussão e abre caminho para um tema delicado: censura. A líder de Ginásio pela liga Unova, Lenora (Aloe no original), teve sua roupa modificada na versão ocidental do anime porque seu visual original lembra o de uma escrava.

De acordo com a informação postada pelo site PokéBeach, o motivo da mudança é que devido Lenora ser negra e usar um avental, isso remeteria aos tempos de escravidão nos Estados Unidos. A modificação no design foi feita pelos próprios japoneses antes mesmo do anime ser transmitido no ocidente.

A alteração pode ser vista nos episódios “A Night in the Nacrene City Museum! e The Battle According to Lenora“, transmitidos recentemente pelo Cartoon Network americano onde a personagem aparece sem o avental, que acabou virando um tipo de capa, bem diferente da versão japonesa. Apesar da mudança não ter sido tão drástica, os americanos não escaparam de serem vistos como os grandes vilões da história, e já estão sendo acusados de censura. Veja a comparação clicando na imagem abaixo:

Essa não é a primeira vez que um personagem de Pokémon cria polêmica. Na época em que o pokémon Jynx foi apresentado, levantou-se uma grande discussão em torno de seu visual que, segundo muitos alegavam, era uma ofensa a raça negra. Isso acabou fazendo com que a 4Kids, que na época cuidava da franquia, mudasse a cor do personagem de negro para lilás.

Comentários
  • Naginata

    Muitas censuras,desta vez foi até a roupa.Mas isso não afeta nada do conteúdo (Pelo menos ao meu ver).Pokémon Black&White em breve no Brasil!!!!

    • nelson

      ridiculo isso ,não tem nada aver com escravidão ,mesma coisa mudar a cor do jynx nada a ver e mdar acor do senhor popo.palhaçada isso.

  • Alexander

    Até parece que as crianças de hoje em dia vão conseguir associar a roupa dessa personagem com o período de escravidão que ocorreu HÁ SÉCULOS ATRÁS.

    Americano é tudo retardado mesmo…

    • Elias

      Booa Anderson, bem lembrado.

      Muita gente tem costume de dizer isso, “americanos”. Todos somos americanos.

      Sobre a nota, tem um certo exagero, mas nada contra, até ficou melhor.

      Se tivessem deixado ela azul, aí sim seria o fim da rosca.

  • Alisson

    Escrava?
    Tá mais pra dona de casa.

    Acho que nenhum negro pode mais usar um avental hoje em dia, vou avisar à mãe do meu amigo que ela pode ser censurada pelo governo. T_T

    • Demoniozão

      Concordo totalmente!
      Isso mostra racismo encubado da parte DELES.
      RIDÍCULO e totalmente sem sentido!

      • Daniela

        Sem sentido, eu sabia que o racismo é muito forte nos EUA, censurar um anme por causa da roupa que uma personagem está usado, isso não tem nehuma lógica, faz nehum sentido, tomara que essa fase de pokémon não venha com essa cena censurada diretamente dos EUA né

  • Augustolucar

    Americanos vem problemas onde não tem…
    Americanos idiotas, daqui a pouco mudam o lugar do ginásio porque é de baixo de uma biblioteca e lembra uma senzala –‘

    • rodrigo

      Acabou de se chamar de Idiota,como o cara ali disse é Estadunidense ou Norte Americano,Amaericano são todos que habitam as Américas.

      • Depende, “Americano” pode ser usado para se referir a quem é estadunidense também. Gosta-se ou não desse termo, ele é correto.

  • byakugan

    logo logo vao sencuras as pokebolas por lembra as bolas do……………………….. americanos idiotas

  • Flavia

    Oh NÃO! Um avental não, por favor!! O HORROR! O HORROR!

    Norte-americanos são muito bolados com negros, mas em compensação, mostrar exploração de asiáticos por exemplo não é nada demais. Não sejam hipócritas, por favor.

  • roy mustang

    Nao da pra reclamar muito dos
    americanos,pois o governo brasileiro
    obrigou a modificarem a tia Anastacia
    do sitio,e os livros didaticos a enaltecer
    o periodo pos-lula…

  • Charles Pereira

    Odeio quando os governos pensam que a população é uma coisa .-., eles deveriam fazer pesquisas antes

  • junior fragoso

    achei ridiculo essa censura
    esse avental é de uma dona de casa ou se um cozinheiro
    qualquer coisa os americanos censuram aff

    • eu

      o Tio falou la em cima que foram os japoneses que fizeram a modificação antes de enviar o material .-.

  • A verdadeira censura e preconceito não esta nos cortes ou alterações feistos em sereis, desenhos, filmes, animes, ela esta de verdade na cabeça/mente das pessoas…
    o mundo sera bem melhor quando olhar-mos para futuro com respeito as obras…
    Pra que pegar um anime e mutilalo? Só para ser exibido num progama infantil, tem desenhos para isso!
    Atenção tv brasileira, deixa de ser burra!!! Anime não é coias de criança… as unicas crianças aqui são vocês (Tv paga/aberta) que passa ano e anos e não nos ouve!!!!

  • Wesley

    Ashei beeem melhor q o avental de cozinheira de creche

    ..

    • eu

      Ashei beeem melhor q o avental de cozinheira de creche

      ..²

      Bem, não sei se todo mundo ainda assisti Pokemon aqui, eu pelo menos não assisto, pois perdeu a “Graça” desde a liga laranja, enfim, não é isso que eu quero falar.
      O grande caso aqui é a modificação de um “AVENTAL”, que na minha opinião ficou bem melhor mesmo, porém, acho certo nós a classe operaria OTAKU lutar pela livre expressão(acho q um dia desses ja era, pois chegou a lei 156), mais sem exagero.
      Primeiro a maioria aqui digo que talvez nem ajude, um ou dois desses que comentaram talvez compra um mangá da franquia todo mês, a maioria é em fanssub, então tecnicamente não ta ajudando ninguem aqui, muito menos os mangakas e diretores. Segundo a maioria ver em fanssub que são as desgraças para eles, e tipo mesmo que o CN esteja exibindo algo editado eles estão paganado caro pra exibir coisa que não fazem a maioria pra exibir em seu pc -.-

  • Desprezível! Como já dizia o Patolino.

    De onde tiraram que um avental remete aos temos de escravidão? Tá mais para dona de casa.

    EUA… EUA… EUA… Aonde você vai parar! É por isso que são poucos os animes que tem personagens negros. Pokémon decide por um e olha o que acontece.

    ^^v

  • Leonardo

    ¬¬’ EUA e sua famosa frescura

    • Leonardo

      lembra uma escrava os EUA gosta eh de ser vaiado vai censurar outra coisa, q merda, tanta coisa pra se preocupar vai ter frescura com isso morra

  • “…porque seu visual original lembra o de uma escrava.” WTF ?????????
    o visual da Aloe me lembra algo como dona de casa, mãe ou coisa do tipo, nunca passou na minha cabeça uma coisa tão absurda como uma ligação de um avental com escravidão, assim como acho que não iria passar na cabeça da maioria das outras pessoas.
    essa coisa do politicamente correto dos estadunidenses é extremamente exagerada e ridícula ao extremo, será que sempre que um personagem negro aparecer em alguma coisa eles tem que arrumarem algum motivo absurdo pra criarem censura, alegando que o personagem está sendo inferiorizado?
    então vamos tirar a Iris ou mudar a cor da pele dela pra lilás , por que já que ela não é a personagem principal tá sendo inferiorizada por ser negra.

    o engraçado disso tudo (se é que tem graça esse absurdo) e irônico é que essa censura que eles fizeram pra evitar polêmica foi uma grande polêmica ….

    graças aos céus eu deixei de acompanhar esse lixo editado,censurado e mutilado que vem dos EUA e vejo o anime original como sempre deveria ser, obrigado fansubs !!

  • Matheus

    Por mais que discorde da mudança e ache frescura, o novo unifrome reflete bem melhor a função dela (Curadora de Museu).

  • Robotmonster

    Me lembrou uma dona de casa afro-americana, “escrava” é coisa da mente deles.

    No final, o novo visual pareceu ate melhor pra o que a personagem é.

  • Alister

    Oh good…De onde tiraram que um simples avental remete aos tempos da escravidão…?Quem foi o único gênio a pensar nisso,se bem que essa censura tbm não é nada d+,quando li a notíçia pensei que tinham mudado a cor de um personagem.

  • paulo

    Ridículo isso, daqui uns tempos eles vão censurar tanto os animes que nem iremos reconhecê-los quando passarem na televisão, esta na hora disto parar, de onde que esse avental lembra a escravidão?!

  • G.A.S.A

    Irônico, pois a Aloe (pelo menos nos jogos) é uma mulher bastante independente, daquele tipo que não aceita ordens de ninguém e é mais macho que o marido (que é o curador do museu da cidade).

  • Gabriel Arruda

    Francamente isso foi o fim da picada fizeram todo esse esquema só pra não aborrecer alguns negros americanos que são sensíveis demais pra ver uma negra com avental de empregada que besteira!

  • Albino

    Foi bobagem a mudança né?

    Tentem dizer isso pra galera que ameaçou processar a 4kids por causa do pokémon Jinx anos atras.

    Pode até ser errado, mas não aconteceu sem motivo.

  • Alexander

    Agora fiquei curioso… quem no Brasil costuma se denominar “americano”?

    E eu estava me referindo a nacionalidade dos rosados sem noção.

    Só pra constar para os pseudo-intelectuais de plantão:

    Essa forma também é aceita como gentílico daqueles nascidos ou residentes na terra da “liberdade”.

  • Augusto

    Parece uma cozinheira mesmo…nada a ver com uma historiadora/lider de ginásio não…

  • roy mustang

    Devem ter ficado com medo de
    que o Schwarzenegger a atacasse
    se pensasse que e empregada…

  • Lan

    Isso é patético! Assim eles estão dando mais ênfase sobre esse assunto mudando a roupa!

  • rodrigo

    Idiotas ele,eles mesmo são contraditórios,pois existem seriados nos EUA q trata o negro de fato como escravo e nem é censurado,mas isso já é!
    Aposto q vão fazer esse msm papelão no Naruto Shippuuden,com a vila da Nuvem pois é composta básicamente por negros.

  • hou

    Sério, daqui a pouco eles estão chamando a série só de: Pokemon White… Meu pai é “neguinho” e não ia gostar disso…

  • ela nao parece nenhuma escrava nao pressisava mudar de roupa

  • que frescura

  • Voxtron

    Isso é ridículo. Censura banal só para chamar atenção.

    Parece que o legado da 4Kids vai ser preservado. he he he

  • Soul Hazel

    Vamos lembrar que ainda existe certos “Tabus” em nossa sociedade, uma delas é de que se não tivessem “censurado” ai sim seria uma referencia esteriotipada ofenciva por parte dos japas, por isso eles fizeram essa pequena modificação. (devo lembrar da tia anastácia do sítio do pica-pau amarelo?!)

  • Nana Yuri

    Que viagem! Só mesmo os E.U.A. para serem tão paranóicos! Se fosse uma loira com um avental, aposto que iam dizer que isso remete ao machismo! Hoje em dia quem tem preconceito é ultrapassado pra caramba!

  • Gustavo

    Lenora é uma personagem MUITO BONITA, muito mais bonita que várias líderes de ginásio brancas, além de ter uma personalidade forte e parecer bem sábia.

    Achei desnecessária essa censura, mas, interessante é que não mudaram o sprite dela no jogo.

  • joe

    eu acho que ela fica mais daora de avental do que sem ele, da sensação
    de grandeza e imponência, coisa que muitas lideres de ginásio não tinham,
    achei inutil essa mudança, tudo por causa dos estadunidenses.

  • Daniela

    Censura isso é ridiculo, em pleno século 21, sem noção

  • Pingback: Yopinando Shinbun 7 « YOpinando…()

  • Japoneses Criam
    Americanos (Em geral) estragam

  • anonimo

    esse série não estreio hoje aqui no brasil pelo menos não aqui no RJ fiquei desapontado com isso :(

  • Keyigor

    Eu acho que o problema não é a censura(que sempre é feita,mas nem sempre usada) e sim a poluição de idéias na cabeça do ser humano. Por mim deviam colocar tudo que há de direito,a menos que ofenda verbalmente e intencionalmente as raças que são apresentadas.Por outro lado,muitas pessoas se ofendem facilmente e para nao desagrada-las eles censuram certas coisas que podem ser ofensivas.As crianças vão ver isso como eu,que só tenho 11 anos.