Pokémon: mais um ciclo chegando ao fim

Por Matheus Sousa em

pokemon decolora adventuresNo dia 4 de abril, às 12h, estará se despedindo da programação do Cartoon Network, aquele que chegou no silêncio e sairá no escuro, Pokémon: Black & White. Intitulado O Sonho Continua!, nos despediremos aqui das aventuras de Ash e seus novos amigos, Iris & Cilan pela região de Unova.

Apesar da imaturidade do personagem principal (Ash), em parecer esquecer de tudo que aprendeu nos anos anteriores, é uma excelente opção no horário. Mas, o que dizer desta 5ª geração? Segundo o Netflix, que o adicionou recentemente em seu catálogo, esta é a temporada mais empolgante de todos os tempos! Será que é mesmo?

E o que dizer da exibição presunçosa feita pelo Cartoon Network aqui no Brasil? Cancelamentos de última hora, mudanças de horário, e por aí vai. Aquele que um dia já foi dito como ”curinga” do canal, hoje parece ser mais um zero à esquerda sem nenhuma importância.

Novamente a dublagem brasileira mostra sua qualidade. Vozes perfeitamente selecionadas, aberturas igualmente bem adaptadas, apesar das recentes e abruptas mudanças na voz de Ash, algo que também ocorreu na dublagem latina.

E a nova Equipe Rocket? Isto me chamou mais atenção que qualquer outra coisa, mais do que os novos pokémons que só podem ser encontrados na região de Unova. Mas se for para escolher um, qual seria? Quem se destacou?

Mas nem tudo está perdido, ainda nos resta desfrutar da versão em português do 16º longa-metragem da franquia, Pokémon O Filme: Genesect e o Despertar da Lenda (Pokémon the Movie: Genesect and the Legend Awakened) que deve estrear ainda neste primeiro semestre.

O fato do canal ter se adiantado com a exibição dos episódios finais seria uma deixa para lançar Pokémon the Series: XY ainda este ano? Mas uma coisa é certa, chegará como BW, sem nenhum barulho, mas assim como a geração anterior, irá proporcionar momentos únicos, positivos e negativos, que só quem é fã sabe descrever.

Parabéns aos envolvidos por mais esta incrível adaptação! E para você, o que mais lhe chamou atenção em BW?

Comentários
  • Mariana

    O correto não seria se despedir dando a impressão que sairá da programação e sim que a temporada acabou.

    Um bom texto, aliás. *-* Nessa temporada curti bastante a Equipe Rocket amadurecida, parece que trocaram de personalidade com o Ash.

    • Mariana

      Mas sairá mesmo? :O Acho que saiu mesmo da programação malz Matheus. sauhhsuahusa

    • roy mustang

      Sim , tentaram tranforma-los em tipicos
      vilões sérios e quase destruiram o carisma
      responsável por momentos clássicos da série!
      Só ficou bom nas ultimas temporadas de BW
      onde mantiveram as habilidades mas recuperaram
      a personalidade , desistindo de transformar o trio
      em gênios infáliveis(PKM sempre teve outros vilões
      capazes de fazer esse papel ) !

    • Rima-Chan

      epero que exibam pokemon xy the series querooo ver a bonnie e serena *–*

  • Rummenigge P. Lassant

    Gente, parecebéns pela nota. Muito pertinente os pontos apresentados nela!Informativa e, ao mesmo tempo, reflexiva!

  • henrique

    BW foi uma droga,muitos poucos episodios foram bons.uns dos únicos episodios que realmente prendem sua atenção é o penúltimo episodio quando o ash se separa do cilian e da iris
    eu so to acompanhando no cartoonnetwork essa temporada por que eu so fã da dublagem brasileira,e também pra ver como as vozes de alguns personagens ficaram aqui no brasil

    e eu também estou muito curioso para ver como as vozes dos personagens do XY vao ficar

    • Kaick Waller

      Concordo…. Raros episódios eu gostei de BW… To louco pra ver XY no Cartoon, essa temporada tá top. A primeira batalha do Ash em Kalos foi d+! Mas eu não gosto da voz atual do Ash no Brasil, é irritante. Gosto da voz das primeiras temporadas, pois é menos “criancinha”…. E eu também to curioso com que voz a Clemont, Bonnie e Serena vão estar… rs

  • Gustavo

    Os filmes, Oshawott e só. O resto é resto. Pior geração do anime.
    Mas eu sinceramente que façam um anúncio a vigor quando lançarem XY, a última temporada merece pelo menos isso. E também que traduzam a versão remixada do Pokémon Theme certinho.

  • gean

    acho dificil estrear x e y , pois no japão ainda tah mais ou menos no episodio 20, mas as mega evoluções de X e Y, concerteza vai ser muito massa. Acho que deve estrear ano q vem

  • Erywelltom

    E o que dizer da exibição presunçosa feita pelo Cartoon Network aqui no Brasil? Cancelamentos de última hora, mudanças de horário, e por aí vai. Aquele que um dia já foi dito como ”curinga” do canal, hoje parece ser mais um zero à esquerda sem nenhuma importância

    PAREI DE LER AQUI, E SINCERAMENTE EU NÃO GOSTEI DO QUE LI, POIS INDEPENDENTE DE SER VERDADE OU NÃO A AFIRMAÇÃO, O CARTOON NETWORK É O ÚNICO QUE CONTINUA A EXIBIR REGULARMENTE O ANIME NO BRASIL, SEMPRE TRAZENDO FILMES E NOVAS TEMPORADAS, ENTÃO SE É POR FALTA DE TEREM O QUE CRITICAR, PODEM PARAR POR AI, PORQUE SE NÃO PRA AJUDAR, CRITICAR É QUE NÃO TÃO PODENDO…

    BOLA FORA ANMTV U.U

    • Cyrus

      Me desculpe, mas não foi nenhuma “bola fora”. Querendo ou não, tudo o que está escrito é fato, o CN parecia pouco se importar com Pokémon. Não vou dizer o que o CN fez porque já está tudo explicado no texto. O ANMTV é um site informativo, sua função é informar independente se for uma crítica positiva ou negativa, ninguém é obrigado a camuflar a verdade. E realmente, uma parte eu tenho que concordar com você, que o CN, mesmo que sem muitos anúncios, é o único canal que exibe regularmente Pokémon.
      Você deveria ter continuado a ler o texto, é muito bom!

      Ah, e com certeza não é por falta de crítica ao CN, porque do jeito que está… críticas é o que não falta, embora de uns meses pra cá tenha melhorado um pouco

      • Erywelltom

        Olha aqui garoto ingrato, você deveria botar seu joelhinho no chão toda noite e agradecer pelo Cartoon Network EXIBIR Pokémon regularmente… Pois todos os outros se foram, mas ele continua, e continua firme e forte, e se o canal realmente não se importasse com a exibição já teria largado esse anime desde a sexta ou sétima temporada como fez com TODOS os outros, então agradeça de joelhos todos os dias o CN ainda se dar ao trabalho de exibir, porque eu vou te falar uma coisa… ELE NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE EXIBIR PN QUE VOCÊ OU QUALQUER UM QUEIRA, então independente da falta de comercial, os horários são bons e a exibição e regular, e quase sempre anunciam o filme, e é bom eu falar nisso, pois o CN também exibe regularmente os filmes, coisa que ele também não é Obrigado, mas ai o que acontece? Criticas e mais críticas de um monte de MARMANJOS que se recusam a crescer e deixar de ver desenho e ficam dizendo que o canal.se infantilizou, não filhote, o canal não mudou, nós sim, e toda essa birra é porque todos queriam que o canal mudasse com a gente numa doze massiva de EGOÍSMO PRÓPRIO… Acorda pra vida e sai dessa cara…

        Eu no.seu lugar não ficaria botando mais pilha, e o canal ainda faz o que pode pra agradar certos “tipinhos” e ainda exigem, me poupe né?! Eu no lugar do CN não seria tão passivo e gentil com certos públicos que nem são o alvo… Já teria emitido uma nota bem lindinha a respeito dessa baboseira toda… Mas fazer o que né? Essas crianças grandes quanto mais mamadeira se dar, mas querem leite… E isso vem da visão que todos tem de que o CN tem a.Obrigação de Exibir animes, pensa só, Nickelodeon e Disney Xupa Dedo também exibiram animes, mas ninguém cobra isso deles, e porque??? Porque na visão perturbada de todos, apenas o CN tem a obrigação de exibir animes, ah, vê se pode vei, da licença que eu tenho mais o que fazer do que ler.comentários TOSCOS como esse seu u.u

        • Thairo

          Na verdade o CN tem é mesmo que agradar quem assiste, pois sem nós o canal cai na audiência e morre. Não to falando para atender os pedidos de apenas 1, mas sim se uma grande maioria, 5000 pessoas, JÁ É OUTRA COISA. To afim de discutir não, vim deixar minha opnião e Beijinho No Ombro.

          • Cyrus

            Muito obrigado Thairo! Você é a prova viva de que mesmo um pequeno texto pode ser mais sábio e eficiente do que alguns textos enormes ^^

        • Cyrus

          Não acho que seja obrigação MINHA ajoelhar e agradecer por uma programação decente, ainda mais de má vontade como parece ser. Não me interessa se eles são os únicos a passar Pokémon regularmente, ou os seus filme. Não sei se você conhece direito a internet, mas se sim, deve saber que assistir Pokémon com uma ótima legenda, (o que é até preferível à má dublagem que está sendo feita) é a coisa mais fácil que tem, nunca dependi e, nessa altura do campeonato, nunca dependerei do CN pra assistir alguma coisa, graças a Deus.
          E outra, nunca disse que o CN se tornou infantil, porque seria a coisa mais idiota que eu poderia falar. O CN SEMPRE FOI e SEMPRE SERÁ (assim espero) INFANTIL.

          Você tem certeza que o infantil sou eu? Tem mesmo…? Bem, não fui eu que fiz comentário completamente “fanboy” e sem estrutura. Como eu disse antes, independente de o CN transmitir Pokémon ou não, não o livra de seus mal feitos. Tudo que está escrito é fato, e você não pode mudar isso.

          • Cyrus

            Corrigindo apenas um equivoco meu: a dublagem na verdade tem sido boa sim nessa saga. Trouxeram de volta algumas vozes originais e como o Lucas N disse: os personagens mantiveram suas vozes até o fim (com excessao do Ash que mudava a voz repentinamente, de vez em quando).

          • Makosear

            Ainda bem que se corrigiu ali embaixo, as dublagens são perfeitas de pokémons, e além do mais né…

          • Cyrus

            Pois é @Makosear, eu me exaltei um pouco, porque o cara me chamou de ingrato, egoísta, etc… coisa que não é verdade. E acabei falando essa bobagem, infelizmente :(
            Mas tirando isso, não me arrependo de nenhuma outra coisa que falei. Tudo o que eu disse foram fatos, não sou ingrato por causa disso, mas também não sou cego para não ver o que está acontecendo com o CN

          • Kaick Waller

            Concordo…

        • Cyrus

          “Criticas e mais críticas de um monte de MARMANJOS que se recusam a crescer e deixar de ver desenho e ficam dizendo que o canal.se infantilizou”

          Acha lá no meu primeiro comentário quando que eu disse que o CN se infantilizou, por favor. Do contrário, se você procurar no Google vai achar tratamento para “Dislexia” caso você tenha :/

          • Diego Britto1

            Esse ai, o Erwwelton cara se exaltou, eu n vo fazer isso de ajoelhar, o CN cada vez mais percebo que pra Pokemon eles nao tao valorizando, dublagem excelente, tirando o fato de Alex Minei ficar substituindo algumas falas do Ash.

        • Kaick Waller

          Eu me ajoelho e agradeço. Mas o Cartoon baixou o nível…. Pokémon passa um episódio por dia e em horários inacessíveis pra várias pessoas que gosta . Poh! Quem acha graça naquela tosquice de “Titio Avô” e “Steven Universo”? Minha Santa Queropita! E o pior de tudo é que ainda passa 300 episódios seguidos dessas pragas! E Pokémon?? Quando passa episódios seguidos, é de madrugada… Ai Fala sério. Reclamo mesmo..

  • Thairo

    Eu gostei bastante, e foi a primeira vez q acompanhei todos os episódios de uma Saga, antes eu era muito pequeno e agora eu com 14 Anos, acompanhei tudo direitinho. Não digo q foi a pior e nem a melhor temporada, mas eu gostei bastante, o que deixou a desejar foram as lutas. As vezes que Ash ficava enrolando para vencer de alguém fraco, ou o fato dele perder para treinadores fracos e ganhar para treinadores + forte que ele em campeonatos. Não tem a certa lógica, mas no geral a minha nota para a temporada é 8,2/10

    • Thairo

      Complementando: Gostaria que agora na XY não só o Pikachu (Acho Dificil) para Raichu, mas também o Meowth evolui-se para Persian, iria para outro patamar a saga. E também que os pokémons do Ash, principalmente os inicias, evolui-sem logo no meio da temporada um por um e não igual BW que no final da saga apenas o Tepig havia evoluido. (Incluindo também os pokémons dos amigos e viajantes de estrada com o Ash).

    • Rafael M.

      Thairo se para o Pokemon BW vc deu uma nota 8,2 para o XY tenho certeza que vai da um 10 essa nova temporada esta bem melhor vale muito a pena assistir eim

    • Diego Britto1

      Só relembrando que espero que dessa vez eles quebrem essa lógica infinita, o amigo cozinheiro de mão cheia, a menina temperamental, Ash perde a liga, volta pra casa, descobre uma nova area e la se vai.

  • Adiel774

    Espero que XY traga o sucesso que DP trouxe pro canal, lembro que há alguns anos eu chegava da escola de tarde e via pokémon DP passando as 14 horas, cara, era foda.

  • Lucas N

    Falou tudo Matheus, a saga foi ótima pra mim, e acompanhei desde o 1° episódio e a qualidade de dublagem foi a melhor nessa saga, nenhuma das vozes que apareceram durante a saga foram trocadas como acontecia em AG e DP, todos mantiveram suas vozes desde suas primeiras aparições, e tudo isso graças a incrível direção de dublagem da Márcia Regina (dubladora eterna da Misty), ela trouxe vozes que nem os antigos diretores nem tinham disposição para trazer, como o Professor Carvalho, a voz das primeiras temporadas voltou nessa saga e a mãe do Ash também. Tudo está como uma qualidade magnifíca, apesar de ter algumas cenas em que a voz do Ash mudava é algo desconhecido porque o próprio dublador dele me disse que nem sabia o motivo disso, mas agora parou ainda bem, e a respeito da trocas dos nomes dos ataques, não é culpa da tradutora, a ordem veio acima da Centauro, ou seja, a pessoa que traz Pokémon pro Brasil resolveu mudar para uma melhor “pronúncia”.
    Tirando isso achei muito boa essa fase.

    • Lucas N

      E Pokémon não sairá da programação do CN, até o final do mês de Abril está garantido a presença dele.

      • Mariana

        É mesmo, eu confundi também. :o

        Olhei na programação e vi que às 12:00 no dia 5 teria Mês do Riso mas era Sábado.

        Eles vão reprisar Pokémon 16 normalmente, desde o início da temporada.

  • Narutoba

    Eu vi poucos episódios do BW, tbm 12h, horário péssimo, enfim, não foi bom mesmo, só vou baixar os epi da liga Unova, que é a única coisa que presta.
    Pokémon acabou na Liga Johto.

    • marcus

      Aleluia um cara com bom senso , a sim como vc eu penso que o pokemon acabou na liga johto . Não sei vc mas eu penso que o Cn iria ser mais interessante se voltasse a passar Kanto e johto

      • Narutoba

        Dificilmente o CN iria reprisar as primeiras temporadas de Pokemon, e o Tooncast já fez isso, mas eu não tenho o Tooncast kkkk, só resta baixar mesmo.

  • nelson

    Eu queria assistir o campeonato final da liga aguem sabe em qual episódio começa e qual termina?

    • Cauã Florestan

      Quem ganhou foi um cara que tem varios eeves

  • Ron

    Vá embora pior geração do anime,no jogo BW é uma das minhas favoritas.

    • Mariana

      BW também é um de meus jogos favoritos apesar d’eu ter apenas 3 jogos: Crystal, White 2 e X.

      White 2 é muito bom, completamente viciada.

      • Ron

        Eu só consegui colocar minhas mãos na minha versão Y recentemente,enquanto isso ficava matando a vontade com o BW 2 kk,acho que já terminei ele umas 3x.

  • Gil XY

    Pontos fortes de BW:

    – Ritmo mais acelerado da série;
    – Equipe Rocket como vilões sérios (gostando ou não dessa mudança, era uma das coisas que muitos reclamavam na série);
    – Oshawott;
    – Filmes não mantiveram a mesma qualidade das sagas anteriores, mas continuaram bons.
    – Episode N.

    Pontos fracos de BW:

    – Iris;
    – Todo o resto…

    • SaintARMOR

      O filme do Keldeo é melhor que todos os de BW e AG.

      Provavelmente por se focar em alguns Pokemons, e deixar o Ash e seus amigos com papeis sem muito protagonismo.

      • Gil XY

        Faltou um foco maior nos protagonistas mesmo, talvez seja por isso do descontentamento de muitos especificamente nesse filme. Esse também é o mais curto de todos, mesmo assim gostei, vale a pena assistir pelo Keldeo e não pelo Ash, gostaria de ver mais disso nos próximos filmes. Só por não ter aquela mitologia maluca de sempre já ganhou alguns pontos comigo. Mas mesmo com tudo isso, me senti profundamente desapontado, principalmente com os papéis que os demais lendários representaram (um deles é até um dos meus preferidos).
        A incoerência por parte das transformações do Kyurem, a falta de aproveitamento de Cobalion, Virizion e Terrakion… Eu sei que isso é até comum nos filmes de Pokémon, mas esse eles exageraram.
        Quanto aos de AG gosto muito dos dois últimos, o único que talvez perca pra algum de BW seria o do Jirachi, por ser um pouco cansativo, ou o do Deoxys talvez, mas os dois últimos definitivamente não consigo ver um motivo.

        • Rafael M.

          concordo com o seu comentario sobre o filme do Keldeo Gil XY, achei que ele não foi ruim mais poderia ter sido bem melhor

        • SaintARMOR

          O Cobalion, a Virizon e o Terrakion acabam não agindo tanto pra que o Keldeo possa brilhar, e isso é até bom pois tirou foco do Ash, que é um personagem por si só um pouco cansativo, me senti em alguns momentos vendo uma história independente do anime de Pokemon que conhecemos.

          Sobre as transformações do Kyurem, até onde lembro, em vários momentos ele podia se transformar quando quisesse, logo, não há muito problema nisso.

          • Makoto

            Filme do Keodeo foi de longe um dos piores (se não o pior disparado). História totalmente ridícula.

          • David

            Nada disso, Mokoto, o filme foi muito bom, o enredo é simples mas isso é o que o torna bom, sem aquelas lendas exageradas em torno dos pokémons, o filme foi bem fluido, objetivo e não teve encheção de linguiça, tanto humanos como pokémons tiveram uma utilidade nesse filme e os lendários ao menos tinham um motivo plausível para lutarem.

    • Cyrus

      Concordo com tudo @Gil XY, não tanto com o Oshawott que apesar de ter gostado dele, não o considero um ponto forte, mas tá valendo.
      E até hoje fico intrigado com a rejeição de boa parte do público em relação a Equipe Rocket séria. Eu gostava bastante, mas…

    • matheus

      Não sei se seria um ponto forte, mas o Cilan foi um bom personagem ao meu ver.

  • marcus

    Eu queria que o Cn voltasse a passar os episodios de kanto e johto , esses sim valem a pena sentar pra ver , acho que até a região de hoenn dá pra assistir , mais esse tais de DP, BW , XY a única coisa que muda é a região e os “amigos de ASH”. Está ficando muito óbvio a cada temporada que passa. Bem eu acho assim , o pessoal como de costume deve ter gostado dessa temporada pífia que foi o anime

  • wallace ferreira games

    pokemon bw no inicio foi legalzinho o que chamou minha atençao foi os pokemons iniciais os lendarios ea equipe rocket seria e sem brincadeiras / as batalhas nao tem mais a quela violencia toda da saga dp ou batalha avançada ou fronteira e isso me deixou muito triste eo anime bw eo mais infanil que eu ja vi so de olhar o ahs da pra ver / o ash perdeu a memoria de todas as outras regioes passadas eas estratejas de batalhas tambem os filmes nao sao muito boms tambem / as batalhas sao piores ate que a 6.geraçao nao sao violentas nem um pouco / sao simplis demais e sem valar nos dialogos infantis / RESUMINDO POKEMON BW FOI UM LIXO NEM DEVERIA TER COLOCADO NO NETFLIX DEVERIAO TER COLOCADO A DP A SAGA DP FOI A MELHOR DE TODOS OS TEMPOS E AINDA VAI CONTINUAR SENDO

    • SaintARMOR

      Violência? É sério, você ta criticando isso em Pokemon?!

      E outra, Ash “perder a memória” não é algo que não aconteça em todas as outras gerações, apesar de nessa ter sido um pouco pior, no geral, é uma crítica não muito válida até porque, de nada adianta ele evoluir e evoluir, se sempre estará com 10 anos.

      Então escreva melhor, e seja menos birrento e extremista, obrigado.

  • bruno

    Falar que a dublagem ta boa acho um pouco de exagero, eu sempre gostei da dublagem de pokemon não a trocaria de jeito nenhum, mas a dessa 5 geração tava muito ruim, as vozes estavam boas sim, mas as pronuncias dos nomes estava ridícula, transformar kanto em kento, alguns lendários como tornadus virou torneidos e virizion que ficou vãraizon, a cada nome que eu escutava parecia uma facada no ouvido, só continuei assistindo por ser fã da franquia e que espero que não caguem a 6 geração.

    • Gabrielr

      Eu também fiquei puto com isso, os nomes dos pokemons ficaram nada a ver D: parece que dificultaram os nomes.

      “Amparos virou Hemparos” ou algo assim.

    • Lucas N

      Mas as pronúncias estão certas burro, Tornadus se pronuncia “Torneidãs”, não Torneidos que nem tu falo, e a pronúncia de Virizion é Viraiziãn mais do que certo, tu que está enlocando, Kanto é Kento. Não aprendeu inglês não?

      • Lucas N

        Vocês não sabem nada mesmo, eles tão pronunciando certo, na época de Johto eles foram obrigados a criar uma pronúncia brasileira e ficou ridiculo aquilo. Agora estão acertando as coisas e pra melhor, os nomes dos Pokémon são tudo em inglês e o certo é pronunciar em inglês aqui também. Vocês aí que ficam reclamando deveriam agradecer a tradutora de Pokémon por manter o Bulbassauro porque no Brasil não se escreve nem se fala Bulbasaur.

    • SaintARMO

      A dublagem dessa geração melhorou ABSURDAMENTE em relação a DP.

      O anime tava mesmo precisando de uma melhorada nesse aspecto. E as pronúncias que citou não estão tão erradas, apesar de que podiam estar melhores, mas da pra aguentar.

  • SaintARMOR

    Mesma coisa de todas as outras fases, houve algumas mudanças a mais, mas nada que justifique ódio como alguns tem. Estruturalmente, ainda é o anime repetitivo de Pokemon.

    • matheus

      “Estruturalmente” BW foi a saga que mais diferenciou-se das demais, principalmente no começo, mas isso não quer dizer que foi uma coisa boa, a maioria das mudanças deixou o anime estranho e sem ordem, além é claro de coisas desnecessárias como os vários rivais mal aproveitados e episódios massivos e entendiante, teve sim coisas boas que na maioria das vezes são ignoradas, mas num contexto geral foi a pior geração no anime. XY por exemplo tem mantido um bom nível na história mesmo usando a famigerada fórmula conhecida pelos fãs.

      • SaintARMOR

        Ordem nunca foi algo muito presente em Pokemon.

        E estruturalmente, o enredo de Pokemon é:

        Ash encontra amigos e passa a viajar com eles.

        Ash encontra rival, batalha com ele.

        Ash e seus amigos passam a viver altas confusões a cada episódio, desde Pokemons fantasmas, crises de relacioonamentos entre Pokemon e seus donos, viagens no tempo e variações disso, até as batalhas de Ginásio e o Torneio daquela região

        Esse é o enredo, de todas as gerações de Pokemon. BW não é inferior a qualquer outra nesse aspecto, nem na maioria dos outros. Estruturalmente, é o mesmo anime ruim de sempre.

        • matheus

          Isso é uma formula presente em cada episódio individual, por isso eu disse famigerada fórmula conhecida pelos fãs.
          Bom ou ruim é questão de opinião, se pra você um anime formulaico é ruim então Pokémon talvez seja, mas no caso você reduziu muito o que é o anime em si, quer dizer, todo episódio eles encontram e ajudam uma pessoa e essa pessoa está envolvida com um Pokémon diferente, mas basicamente é isso que você faz no jogo, você vai de matinho em matinho atrás de Pokémon, monta o seu time, chega numa cidade e luta contra o gym leader, e cada episódio há uma interação diferente entre os personagens e os Pokémon, algumas são repetidas de outros episódios e outras não, animes longínquos tendem a apoiarem -se em formulas ou clichês, vai depender se ele acerta ou não nesse aspecto. One Piece, Bleach, são exemplos disso (não se engane eu sou muito fã de OP)
          Agora especificamente sobre BW, a ordem de Pokémon foi muito atrapalhado por essa saga, ter o protagonista na sua pior fase fazendo com que ele perdesse todo o progresso que tinha acumulado de suas viagens anteriores fez com o publico perdesse a fé na série. (antes que você venha me dizer “toda saga o Ash se esquece do seu progresso e blá blá blá”, em nenhuma saga anterior ele esquece de como capturar Pokémon, pelo contrário ele ensina a May e a Dawn.) Os episódios eram massivos muitas vezes pelos Pokémon da geração não serem “bonitinhos” o que não mostrava a capacidade deles. A interação entre Ash e os outros personagens foi horrível, não parecia que ele tinha amizade com eles e ele por si só não parecia ter um lugar naquela região. O rival principal foi uma cópia mal feita do Paul, e os outros rivais não só dele, mas da Iris e do Cilan não ameaçavam eles de maneira alguma. misturando um grupo com pouca interação, Pokémon não sendo bem utilizados e personagens pouco interessantes, eu acho que existe muita coisa que o público possa reclamar mesmo seguindo uma formula base de cada episodio.

        • Diego Britto1

          Esqueceu de dizer que cada qual perde e leva pra casa uma experiencia disso (Que nem sao usadas pelo Ash as seguintes gerações) Quem em XY quebrem essa Lógica

  • Jose Neto

    pra mim o anime não e ruim nunca foi e nunca vai ser

    • ryanderson

      pra mim tbm

  • vinicius delacierra

    Quando eu li o titulo achei que Pokemon havia sido cancelado

  • Gabriel Guedes

    ANMTV vocês sabiriam informar se há chances daquele especial do mewtwo chegar por aqui?

  • CAIO

    as vozes foram muito bem escolhidas e muito bem adaptadas a marcia regina trouxe devolta dubladores classicos pra voltar seus antigos personagens e isso me agradou bastante na dublagem de BW . so nao gostei do que fizeram com o Ash ficarem mesclando a voz do Fabio Lucindo junto com a do Alex Minei isso deixou o ash muito bobo e infantil nessa temporada. espero q o filme 16 seje anunciado logo e que XY ja esteje em processo de dublagem e quero que seje dublado na LEXX com a direção da marcia regina pra q ela continue mantendo as vozes originais dos personagens. e q fabio lucindo de uma amadurecida na voz do ash em XY ja q ele ta mais crescido.

    • Lucas N

      Cara se Pokémon mudar de estúdio, vai haver uma mudança drástica de vozes. Foi por muita sorte as da maioria dos personagens permanecer. E a Márcia não vai dirigir se for pra outra estúdio, outra pessoa vai assumir o cargo dela, e a Centauro ta fazendo um ótimo trabalho, e sobre os nomes dos ataques terem mudado já foi confirmado, a ordem de mudar os nomes veio acima da Centauro, ou seja, a pessoa que traz Pokémon pro Brasil mandou mudar simples. E como a Centauro não poderia fazer nada teve que aceitar isso se não teria que mudar de estúdio e várias vozes seriam trocadas. Então aceite como está agora, caso contráro, estaria pior. E a mesclação da voz do Ash é culpa dos técnicos de áudio e então pediram pro dublador do Cilan completar as partes em branco que seria onde há as trocas de vozes entre as cenas.

  • David

    Unova foi uma temporada fraca, mas teve seus bons momentos, o arco da Meloetta e N foram bons. Esperanças que XY seja tão bom quanto DP que na minha opinião é a melhor saga.

  • CAIO

    a equipe rocket foi muito mal aproveitada nessa serie, eles so apareciam em especiais ou em poucos episodios so realizando missoes e esquecendo de ir atras do ash.
    a iris e o cilan nao ajudaram ash em nada, os treinamentos deles eram uma bosta, o ash nao progrediu em nada parece q teve lavagem cerebral pq ficou muito bobo e infantil nessa temporada. nao conseguiu evoluir nem a metade dos pokemons dele e chego na liga unova e perdeu pra um retardado q havia se esquecido de se inscrever.
    ate q enfim essa merda de BW vai acabar no brasil e espero que XY substitua ela o mais rapido possivel.

  • Lucas Riot

    E eu achando que Pokémon estava no FIM!
    Estava feliz . Quando vi a noticia que terá um protagonista diferente nesse novo filme, fique alegre. Pq acho que Pokemon (Ash’s life) deveria ter fim já – E fazerem uma pausa de 1 ou 2 anos e iniciar um NOVO POKEMON com um novo Protagonista mais cativante, mais inteligente, e etc. Fora os viloes, teriam que ser mais DARK mais violentos – sei lha, essa equipe rocket é mto ridiculo. Enfim… Até mesmo outros acessorios além da pokebola – Imaginação é tudo! –
    Essa é minha opnião – =D

  • geeh

    Deviam criar uma temporada para o fim da saga de Ash como treinador. Tudo PRECISA ter um inicio e um fim. Seria perfeita uma temporada onde ele estivesse maior, e nela (pode ser viajem) ele conseguisse capturar o Ho-ho no final da temp e virar um Treinador Mestre de Pokemon. Nessa temp ele usaria os seus pokemons mais fortes desde da primeira até a atual. E sua ultima aventura seria reecontrar e batalhar com cada rival das temporadas anteriores, para decidir quem é o melhor. E as lutas principalmente a final deveria ser uma coisa EPICA, não mais uma luta infantil (tipo, o poder da amizade, amor, e blabla) seria uma coisa muito bem elaborada e inteligente, até pq o que não falta no Ash é experiencia rs. seria um final digno a serie.

  • vinicius delacierra

    Enfim parece que Pokemon Power Ranger e Os Simpsons nunca tem fim ( os fas agradecem)

  • Gabrielr

    Eu achei ”Black & White” muito boa, os novos pokemons, a nova região e tudo mais, os jogos foram incríveis, pena que não colaboraram com o Anime, que tinha tudo pra ser épico. Os pontos fortes de ”BW” foram. (pra mim)

    – Os pokemons e os iniciais (eu gostei muito deles, não sei porque da implicância de alguns com eles.)
    – A Saga N
    – Equipe Rocket séria (ainda bem que voltaram ao que era)
    – A ”Nostálgica” saga DA!
    – Meowth viajando por um tempo com os “pirralhos” e a Íris tentando capturá-lo.
    – E a qualidade do anime.

    Acompanhei a saga desde o início, e ela nem é tão ruim como todos dizem (podia ser melhor) porém ”infantilizaram” ela, como o pikachu derrotando um inicial que nunca tinha batalhado) O início da temporada foi horrível mesmo, mas enfim acho que é isso. xD

    • Gabrielr

      Esqueci de colocar *A volta do Charizard*

  • alvaro

    Para mim a pior temporada do anime. Gostei da nova equipe Rocket mais sinceramente senti um pouco de falta do lado cômico da equipe. A respeito do Ash é sempre a mesma coisa, como se ele estivesse começando sua jornada a cada temporada. Quanto aos novos personagens: Iris, muito insignificante, a pior garota que já teve no anime. Cilan, não entendi aquele lado cozinheiro dele tão aflorado, Brock sabia cozinhar mais nem por isso era daquele jeito, mas suas analises são melhores. Para terminar os pokemons, dotados de muitos poderes mais fogem muito da realidade, a cada temporada venho reparando isso mais nessa em especial foi muito visível.

    • SaintARMOR

      May<Iris.

      E dizer que algo em Pokemon "foge da realidade" não é uma grande crítica…

  • Vinicius

    Pra mim BW começou bem, mas depois de uns episódios foi ficando… sei lá, entendiante. BW não foi Horroroso/Horrível, etc. , só não foi a melhor das temporadas. Pelo lado da Equipe Rocket mais séria, foi isso que eu mais gostei, eles estavam determinados e tudo mais, só que aquele especial em que a Equipe Plasma aparece pela 1ª vez foi cancelado ficou meio chato.

    Caso Pokémon continue no CN, ainda acho bem difícil que ainda venha XY esse ano mas, quem sabe.

  • Rafael M.

    Bom temos que lembra também que por causa daquele terremoto la no japão o Pokemon BW deve uns episodios cancelados, e eram episodios que pareciam bons

  • Albino

    Achei essa temporada bem interessante em alguns aspectos. Gostei de como tentaram mudar algumas coisas na estrutura da série.
    Posso ter sentido muita falta da Equipe Rocket tradicional, mas eles ao menos tentaram criar coisas novas.
    Tivemos uns arcos bem bacanas, uma tonelada de personagens “rivais” e alguns episódios com roteiros que conseguiram me surpreender e me divertir mesmo depois de tantos anos assistindo a série.

    Só tem uma coisa no texto que me incomodou. Concordo que as vozes foram bem escolhidas, legal ver que algumas vozes clássicas voltaram…. mas a tradução continua péssima (a algum tempo inclusive).
    Não falo dos termos como nomes dos ataques ou pronúncia, falo da tradução mesmo. Frases que ficam bem estranhas sem fazer muito sentido, até que você muda o áudio para o inglês e vê que houve um erro.
    É bem verdade que na maioria das vezes não é nada que prejudique o entendimento do episódio, mas ouvidos atentos encontram erros recorrentes na tradução.

    Enfim, nessa fase gostei da Iris, mas não do fato dela não ter um objetivo muito claro. May da Dwan queriam ser Top Coordenadoras, isso criava vários arcos. Iris queria ser uma mestra de Dragões, o que realmente acaba te levando a lugar nenhum.
    Gostei das pequenas sagas, como torneios, os arcos dos lendários e episódio N. Espero continuar vendo isso em XY.
    Não gostei da Equipe Rocket “eficiente”. Eles são um dos grandes motivos para o anime durar tantos anos. Foi bom ver que eles aos poucos voltam a ser o que eram.

    Acho que é isso.

  • Léwow

    PIOR CICLO DE TODOS DESDE A CRIAÇÃO

  • gean

    nunca vou entender o pq de o Ash naum usar os pokemons das gerações anteriores na liga

  • Yuri

    Alguém sabe se a Centauro já está dublando Pokémon XY?

  • caio

    bw tinha tudo pra ser bom se nao tivessem cancelado aqueles dois especiais da equipe plasma na temporada 14 se nao tivesse cancelado , a serie ganharia mais destaque aos plasmas e ai zekrom , reshiram e kyurem teriam presença nos episodios mas isso nao ocorreu e tudo q vi foram bobeiras, ridicularidades e bostas q nao vi nos jogos BW como clube de batalha pokemon com esse don george q é uma copia de jenny e joy. ainda cilan e iris se tornaram os acompanhantes mais chatos do ash. um so sabe fala de cozinha e a outra é uma tonta q so fala de se torna mestre de dragões mas nao passa de uma imbecil com um cabelo horroroso q se acha adulta perante aos outros.

  • Wellington Antonio

    Bom, eu acho q ainda ñ estou nesses episódios de Pokemon BW mas acho q pokemon e muito bom msm.

  • willian montano ramos

    POKEMON TEM MUITOS FÃS,MAS O DESGASTE EM PONTOS DA HISTORIA,AFASTARAM OS BILHÕES DA FEBRE DE 1999 A 2005,ESTA TEMPORADA TEVE REALMENTE PÉSSIMA RECEPÇÃO,NO BRASIL,ESTADOS UNIDOS,MÉXICO,RUSSIA,CHILE,E NO JAPÃO,ELES TIVERAM PONTOS BAIXOS DE IBOPE,DE 50 BILHÕES A 39,SÓ NÃO BAIXOU SEU LUCRO PELOS JOGOS,CHARIZARD TEVE QUE VOLTAR PARA SUBIR A 46,X Y SERA MELHOR.