Pokémon: Sun & Moon: episódio do anime é banido nos EUA

Por Nielsen Souza em

The Pokémon Company / Divulgação

E quem diria que Pokémon continua criando polêmica após tantos anos? O Disney XD, canal que transmite o anime por lá, anunciou que o episódio 64 da atual temporada do anime, Pokémon: Sun & Moon – Ultra Adventures, não será levado ao ar por conta de uma suposta insinuação racista.

No capítulo, Ash conhece os Passimian, um grupo de pokémon que se assemelham a lêmures, que praticam umesporte similar ao futebol. Eles são desafiados por outro grupo de Passimian para uma partida e Ash decide participar da competição se disfarçando como um deles.

A cena foi considerada pelos americanos como algo similar a prática do “blackface”, maquiagem utilizada por brancos para debochar dos negros. Pensando nas duras reações que o caso iria gerar, o Disney XD vai pular este episódio exibindo outro no lugar em agosto. Ainda não se sabe se tal prática será adotada em outros países.

Pokémon possui uma lista de episódios banidos no Ocidente ao longo de sua história, sejam eles de cunho racista ou não. Entre os mais conhecidos temos o do pokémon Porygon, James da equipe Rocket usando um biquini minúsculo, e de Jinx, pokémon considerado como uma sátira as pessoas negras, que anos depois mudou de cor afim de evitar ainda mais polêmica.

Comentários
  • Gabriel Cabral

    Frescura…

    • O que pega é que nem todos pensam dessa forma.
      Do contrário, não aconteceria isso.

  • Caio Martins

    que palhaçada, pokemon é sempre vitima de polemicas e tem sempre episodios banidos por causa de alguma coisa. se é pra continuar assim é melhor dar um fim logo na jornada de ash e fazelo virar logo mestre pokemon e campeao e fechar o anime de uma vez

  • Eduardo Jose de Andrade

    Sinceramente: não vi nada demais, mas quando li pokémon + polêmica, e a cena do Ash/Satoshi vestido de passimian (um pokémon muito similar a um macaco) pensei que a tal polêmica se referia aos negros serem comparados aos macacos (no futebol o jogador Aranha por exemplo/; jogaram uma banana pra insultar ele de macaco) e não ao blackface, mas infelizmente isso poderia criar sim mal-entendidos nos EUA, aqui no Brasil ainda estamos debatendo o caso do Cocielo e os tweets antigos dele.

    • Se esse episódio foi censurado trabalhado pela TPCi, provavelmente tem chances de ser dublado e exibido normalmente por aqui.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Se não é um episódio da liga ou batalha contra um ginásio, então não faz falta, mas aquele episódio do safari onde o Ash pegou um bando de taurus e que foi censurado, fez falta pois depois vimos esse bando de taurus.

        • Juniorbf41

          Os episódios em que a equipe plasma apareciam pela primeira vez também foi censurado por se assemelhar demais ao Acidente nuclear de Fukushima Daiichi ocorrido havia pouco tempo

  • Maria Júlia Santana da Silva

    Não acredito que os EUA baniu outro episódio de Pokémon, similar do episódio da Jynx, uma sátria das pessoas negras (sem racismo)

    Não dar pra esquecer o episódio dos seios falsos do James e o episódio banido do mundo todo, o episódio do Porygon, que levou 700 crianças japonesas ao hospital, e causou o hiato de alguns meses da série, enquanto não resolverem o problema, mas os fãs do anime enviaram um monte de cartas para a Pokemon Company, pedindo que o anime não fosse cancelado, e deu certo, Pokémon até hoje está no ar, logo após do episódio dos ataques epiléticos

    Porque os EUA não faz o mesmo, enviar um monte de cartas para as produtoras (Cartoon Network, Nickelodeon, Disney), para cancelar desenhos ruins (Jovens Titãs em Ação, Meninas Superpoderosas 2016 e Ben 10 2017), trazer desenhos antigos de volta, ou não cancelarem desenhos bons (seria para The Loud House, para não ser cancelado, devido que o criador foi despedido, pela história do ano passado, que vocês já sabem)

    • -JetiXD-

      As meninas superpoderosas já foi cancelado. A 3 Temporada vai ser a ultima

      • lucas guida

        Em que site você viu que a terceira temporada de PPG 2016 vai ser a última?

    • Shai

      E o que esses desenhos tem haver com isso?

      • Maria Júlia Santana da Silva

        Pois bem, se os fãs japoneses do Pokémon conseguiram salvar a série, nós podemos também enviar um monte de cartas para produtoras dos EUA, como o Cartoon Network e Warner Bros, para eles cancelaram Ben 10 2017 e Jovens Titãs em Ação, pois esses desenhos são uma porcaria e uma ofensa para as duas séries originais de 2003 e 2005 (2007, 2010, 2012)

        • Tio patinhas

          claro, pq eles vao cancelar uma serie q da um bom lucro pra eles, so pq os fãs saudosistas de series antigas n querem ver as novas versões né kkk

        • Shai

          Mas puxar assunto de hate sobre reboot com censura em Pokémon é algo bem nada haver. Sem contar que o anime Pokémon está do jeito que está, e essas séries que você citou são de estúdios que não dão a mínima para as reclamações de seu público. E sério, fãs do Ben 10 fazem birra do andamento da série desde o Omniverse.

  • lucas guida

    Só porque o ash pintou sua cara de preto para se parecer com um pokemon já acham racista. Mas fazer o que, é o politicamente correto tomando conta de tudo.

  • Seto Kaiba

    Será que vão pular ou banir o episódio em que o Ash se “traveste” de Joi também?! Nesse episódio, as meninas do anime foram à loucura!

    • Deckard Cain

      Até hoje nunca censuraram nenhuma das milhares “trasvestidas” do Ash/Satoshi, não acredito que agora que isso está tão em alta eles chegariam ao ponto de fazer esse corte inédito.

  • Gabriel Hérisson

    Ridículo..

  • Snøw

    E o politicamente correto ataca novamente. Até onde vai chegar essa sensibilidade das pessoas pra configurar tudo como racista?

  • Snøw

    Não, isso tem mais cara daqueles esquerdistas que veem racismo em tudo.

    • Spidey Friend

      Pensa um pouco no contexto americano, fragmenta as ideias enraizadas da politica brasileira, e talvez compreenda o cunho que levou a essa ação.

      • Snøw

        Se for parar pra pensar, racista é quem relacionou uma fantasia de macaco a um negro, pois em nenhum momento os japoneses fazem isso. É uma interpretação equivocada.

        • Spidey Friend

          Eu não relacionei, nem você, muito menos os japoneses. Entretanto, você acha que todos (especialmente quando falamos dos EUA), tem essa mesma mentalidade? Tem 100% de certeza que ninguém vai fazer tal correlação racista?

          • Snøw

            Sim, sei que vão, infelizmente, fazer essa correlação racista, pois interpretação equivocada é o que não falta nesse mundo. Tem gente que relaciona Pokemon à violência de animais, então nem fico surpreso.

  • Anderson Lazarin

    O certo seria “não será levado ao ar por conta de uma SUPOSTA insinuação racista .Quem leu um pouco sobre o Japão sabe que lá pessoas com a cara pintada,piadas com mulheres de busto enorme e mesmo personagens mostrando o dedo são brincadeiras menos ofensivas por lá.Fora que depois de mudarem a cor do Jinx e a roupa de Lenora dificilmente fariam essa cena com intenção de debochar de gente como Iris .Engraçado como os “justiceiros” estadunidenses esquecem que Ash(Satoshi) seria asiático,não um branco americano protestante que come torta de maçã….

    • pablo souza

      Muitos americanos nem sabem que Pokémon vem do Japão, e que assistem uma versão alterada.

    • Alyson D’Gramont

      “Por lá”, por aqui é outro contexto. Vc não faz a mínima idéia de quanto blackface é ofensivo nos EUA.

  • Maurício Marmo

    Acho que, no fim das contas, racistas foram as pessoas que decidiram banir esse episódio.

    • Spidey Friend

      Na verdade, é uma questão de contexto cultural. Releia a notícia, pesquise sobre Black face, Jim Crow, se posicione como um negro que vive nos Estados Unidos, e talvez entenda a atitude. O episódio pode até não ser racista, mas colocado de frente à história americana, a ação é compreensível.

      • Maurício Marmo

        Não se preocupe, eu já conheço bem esses dois conceitos. Mas uma coisa é uma pessoa pintar a cara para interpretar uma imagem estereotipada e ofensiva de um negro, a outra é uma criança que maquiar o rosto para se fantasiar de macaco.

        A maldade está na cabeça dos censores.

        • Snøw

          Sim cara, eu penso justamente isso. Racistas foram as pessoas que relacionaram a se fantasiar de macaco como negro. Duvido que os japoneses fizeram isso com intenção racista.

        • Spidey Friend

          É uma questão de silogismo histórico. O episódio não é racista, pois ele foi feito para um público no qual isso não tem nenhum significado cultural. Porém, ele remete a sequelas do escravismo americano. Apenas a imagem de um branco, pintado de preto (por mais que seja um pokémon), já é forte o suficiente para causar tal impacto, pois é inegável que inconscientemente irá ocorrer uma comparação, afinal, a imbecilidade reina.
          Portanto, esse tipo de atitude pode aflorar sentimentos para o negro, e mesmo dar a entender que não tem problema de um branco se “pintar” de outra etnia. Sim, eu sei que macaco não tem nada a ver com negro, mas é inocente pensar que não existe maldade e esta comparação não acontece, que adultos ou crianças não reproduzem isso. É errado, não deve acontecer, mas muitos na sociedade ainda são ignorantes e correlacionam isso de maneira absurda.
          Enfim, é triste, é perturbador, é inadequado, mas esse episódio pode sim colaborar para diminuir o racismo, e o problema não é a produção, não é a série, e muito menos o dito capítulo, mas sim as pessoas, que continuam compartilhando preconceito gratuito e inconsequente.

    • Danilo

      Pois é, concordo, acho que qualquer pessoa normal não veria absolutamente nada de errado de uma criança se fantasiar de um Pokémon. Muitas vezes o problema, no caso do racismo, está nos olhos de quem ver.

    • yeux

      Analise com mais precisão. É explícito que esse pokémon em questão é parecido com um macaco; e ainda joga um esporte parecido com o futebol. Jogadores de futebol que possuem tom de pele escura, são constantemente chamados de macacos. Não somente esse anime possui um amplo histórico de racismo, mas o próprio Japão e sua cultura. Observe o mangá Terra Formars.

  • Não leia meus comentários!

    Frescuragem ,só digo isso.

  • Não leia meus comentários!

    Imagino Gintama passando num canal do EUA ,iriam censurar praticamente tudo kkkk

  • Zarchary Rabbido

    Mas os macacos são verde musgo

  • Alyson D’Gramont

    Será que não era mais fácil fazer uma reedição trocando essa maquiagem preta por uma verde clara.

    • Isso se a Nintendo (através da matriz da The Pokémon Company no Japão) e a Game Freak autorizassem, o que possivelmente não foi o caso.

  • Mr. Kishatu

    Palhaçada…

  • Anderson Lazarin

    È que antigamente quando o racismo nos EUA era mais forte personagens como Otelo de Shakespeare eram feitos por atores brancos pintados,e com o tempo essa prática passou a ser abominada.Claro que um personagem animado se fantasiando de uma criatura que não lembra nada um ser humano é algo bem diferente,mas vai tentar explicar isso para os censores.

    • pablo souza

      Eu acho que o pessoal tá passando do limite nisso. Sim existe preconceito, mas agora, parece que tudo é preconceito. Tipo, qualquer coisinha que a gente falar ou fazer com um Negro as pessoas ficam furiosas

  • Rafaeltroll1

    Frescura do politicamente correto

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Tá desculpado Disney XD!

  • Luan Kayro

    Acabei de ver a notícia em um vídeo​ do YouTube, e nele mostraram que continuam censurando o anime, que nem a 4kids fazia, censuraram o Ash vomitando, o miau se afogando e trocaram o vinho do casamento do kukui por suco de laranja.

  • Rafael Bueno

    isso é Frescura mais tosca do q a censura daquele episódio epiléptico do anime original vish

  • Dan Stark

    Nao entendo hj em dia qualquer coisa é racismo.

  • Clelson Medeiros

    Mas exibiram beijo lésbico no desenho Steven Universe, vai entender esses criterios.

    • Carlos Coffanni

      Oq tem haver uma coisa com a outra

  • André Victor

    Quanta bodagem, banir um episódio por mera besteiras, antigamente ate que se engole mais hoje em dia

  • SaintARMOR

    Conservadores não possuem poder político para fazer algo do tipo há muito tempo. Os censores da atualidade são progressistas.

  • Choi Andrew

    Mas sair na rua com bandeiras nazistas incitando ódio e policiais matando pessoas só por elas serem negras, ahhhh isso pode na terra do Trump Umpa Lumpa…
    Patéticos, como sempre o maior poder na mão de imbecis.

    • Juniorbf41

      Você acha que é o Trump que está censurando os episódios ? Kkkkk

  • Cristiano Lopes (Gamer Web)

    Pokemon tá que nem os simpsons, uma chatice, só os jogos que se salvam.