Pokémon volta ao horário nobre da RedeTV! (AT)

Por Matheus Sousa em

The Pokémon Company / Divulgação

Em um posicionamento quase amador, a RedeTV! vem exibindo desde a última quarta-feira (9) a primeira temporada do anime Pokémon novamente na faixa das 18h.

A série havia saído desta faixa da programação no começo de abril por baixa audiência e vinha sendo exibida apenas no período da manhã (9h), cujo horário foi vendido e será ocupado a partir da próxima semana por um infomercial da Ultrafarma.

Infelizmente a continuidade do anime no horário nobre é incerta, isto porque mais uma vez, derrubou a audiência da RedeTV! na última semana, que até então apresentava o programa ‘Te Peguei’. Cabe destacar, no entanto, que Pokémon entra no ar após uma hora de pregação da Igreja Universal e é procedido pelo policial Operação de Risco, estando assim em um espaço pouco propício a dar certo, o que nos leva a crer que apenas vem sendo exibido para cumprir alguma ordem direta da The Pokémon Company.

Atualização: novamente a RedeTV! cancelou a exibição do anime nesta segunda-feira (14), substituindo-o pelo programa ‘Te Peguei’, o que deve permanecer ao longo de toda a semana.

Comentários
  • Pensei que o ANMTV não tivesse noticiado isso antes de propósito, e nem esperava que fossem postar a respeito (acho que fizeram isso porque o Flávio Ricco comentou sobre o assunto na sua coluna).

    Vale ressaltar que o programa da Ultrafarma (chamado de “Calculadora”) já tinha sido exibido no dia 5 de março, e já está substituindo o “Turma da Pakaraka” desde o mesmo dia em que Pokémon voltou a ser exibido às 18h.

    Importante ressaltar também que agora Pokémon é exibido dentro do “TV Kids” (que tinha saído do ar no dia 2 de março), sem nenhuma apresentação ou atração que anteceda o anime (ou seja, o esquema clássico de exibição, que era recomendado desde sempre).

    E pelos cálculos, possivelmente só deve continuar até o dia 18/05, que é quando a RedeTV! irá exibir o episódio 52, possivelmente o último do lote adquirido (supondo que será 1 episódio diário, embora no dia 11/05 ela exibiu 2).

    Pode ser o ultimato pra Pokémon na RedeTV!, e o fim definitivo dos animes na emissora, o que não deixa de ser algo lamentável, já que se deu numa sucessão de erros que poderiam ser evitados.

    • Matheus Sousa

      Eu vi nas redes sociais que retornou na quarta-feira, apenas estava aguardando algumas informações antes de publicar, como a resposta não veio, era nossa obrigação noticiar independente de qualquer coisa.

    • Não gostamos de publicar algo quando ainda é achismo ou incerto, daí esperamos um pouco.

      Temos umas algumas coisas para postar que somos obrigados a “segurar” porque antes precisamos confirmar da melhor maneira possível.

    • Helio Herminio

      Ta em todo lugar kkk

  • Yellow Hair

    aff tá osso isso na tv aberta brasileira!

    • Anime na TV Aberta já era, e o que aconteceu com Pokémon só deixa isso mais claro!
      A esperança é (e só) o SBT, mas como ela não quer cooperar…

  • Andre TR

    Eu aposto que daqui a pouco já ta saindo do horário das 18 horas, infelizmente pokemon fracassou na rede tv

  • Eduardo

    RedeTV só faz m3rd@ na sua programação

    • Yellow Hair

      assim como todas as outras emissoras

    • O problema é que o fracasso de Pokémon vai muito além do simples fato da grade de programação da emissora estar mal esquematizada.
      A situação é bem mais complicada que isso.

  • Léwow

    a redetv é uma das coisas mais ridículas da tv aberta

    • Eu evitaria depreciá-la porque ela já foi importante para os animes no Brasil entre 2006 e 2010, e é por causa dela que Super Campeões, Fullmetal Alchemist, Hunter VS Hunter, Viewtiful Joe, Dinossauro Rei, Digimon Frontier, Super Onze, Yu-Gi-Oh! GX e mesmo Pokémon possuem uma base de fãs e saudosistas até os dias de hoje.

      Ao invés disso, eu lamentaria as decisões equivocadas que ela tomou com o TV Kids a partir de 2011. Porque o fracasso agora é resultado de decisões erradas tomadas desde aquela época, e cujo fatores complicadores impediram que fossem reparadas agora em 2018.
      E lamentaria que esse ciclo de descaso do público para com a TV Aberta e da TV Aberta para com o público seja tão prejudicial a ponto de prejudicar a promoção e a repercussão de novos animes aqui no Brasil, já que se perdeu um grande potencial de atingir um público que não corre atrás desse tipo de conteúdo por iniciativa própria.

  • Zarchary Rabbido

    Isso só tá pra tapar buraco, RedeTV perdeu prestigio faz muito tempo, é mais fácil ela fazer como a globo e esquecer que desenhos existem

    • ace cooper

      Já faz um bom tempo que exibições de desenhos e Power Rangers pela rede tv e band são somplesmente tapa-buracos.A poucos meses a band estreou Gi Joe Sigma 6 aos sábados e removeu rapidamente com muita gente ainda considerando esse desenho ainda inédito no Brasil…

      • ace cooper

        Acima quis dizer GI Joe Renegades mas escrevi Sigma 6 por engano.Tantos subtitulos diferentes as vezes confundem !

    • O que é uma pena.
      Já que o TV Kids já foi um produto tão relevante na grade de programação dela quanto o Pânico na TV era na sua época.
      E veja só hoje: a relevância do TV Kids é a mesma dos horários alugados, com a diferença que o segundo não exige investimento por parte do canal, e ainda lhe dá retorno financeiro.

      Mas é tudo consequência de algo mal planejado lá em 2011, que acabou fazendo o TV Kids deixar o horário das 18h em 2012. Isso foi a perdição pra empreitada atual, e a constatação que além do público da época ter sido perdido, não conseguir atrair um novo público para agora por conta da concorrência forte das outras emissoras e mesmo de outras mídias, além do anime em questão já não ser tão chamativo quanto era em 2008, e a temporada exibida já não despertar o mesmo interesse de outrora, mesmo remasterizada.

  • Luiz Carlos

    Resta aproveitar enquanto está na grade :/

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Mais programa alugado do que próprio, também com essa crise!

  • Victor

    Enquanto tiver a Ultrafarma para bancar vai ter horário para passar.

    • Acho que essa exibição às 18h já não tem nada a ver com a Ultrafarma.

      • Victor

        Eu já acho que tem a ver com as duas como o modelo da Ultrafarma não vingou o diretor da Redetv deve ter conversado com o Dono para tentar a exibição no modo antigo.

  • Lucas Ismael

    tv aberta no BR é um lixo, nem perco meu tempo vendo nada, pqp. ainda bem que temos internet, Deus me livre ficar na frente da TV (só pra jogos mesmo)

    • E essa sua mentalidade (que provavelmente a maioria do público de animes ou mesmo do público em geral teve) que levou Pokémon na RedeTV! agora em 2018 a chegar nessa situação.

    • Just_an_Asian_guy

      “Tv aberta no BR” o cara provavelmente é degustador gourmet de canais de tv aberta. Conhece tudo de oriente à ocidente.

      • Lucas Ismael

        nao vejo tv, prefiro ler livros e me informar na internet mesmo, tv é passado, nem os canais de fora eu gosto, as vezes vejo um filme ou series, mas eh dificil, prefiro netflix. e nao precisam me ofender nao, eu nao ofendi ninguem aqui, srs defensores dos canais abertos :)

        • Just_an_Asian_guy

          E ainda não entendeu meu ponto kkkk o lance é você falar “tv aberta no BR” sendo que você provavelmente nunca teve acesso à tv aberta de outros países. Podem ser tão ruins quanto :)

          Aprende sobre ironia, cara.

  • A RedeTV deveria investir em alguma animação inédita (não necessariamente um anime) para exibir junto com Pokémon no horário. Quem sabe a audiência elevasse um pouco mais…

    • Blu3s

      Yo-kai Watch cairia muito bem para fazer dobradinha…

      • Por já passar no Disney XD e ter seus episódios dublados vazados na internet não acho que fará muita diferença. Mas por um milagre talvez.
        Se ao menos pensassem numa coisinha chamada marketing, já faria alguma diferença, já que YKW é uma máquina de fazer dinheiro no Japão. Mas conhecendo a RedeTV, vesh… melhor deixar essa expectativa pra lá.

        • ARTURNOs

          episódios vazados ?

          • Acho que não usei o termo certo, mas enfim…

        • Blu3s

          Apesar de estar na Netflix e já ter sido apresentado ao público que tem acesso à TV paga, é ao menos um anime mais recente e desconhecido do público leigo em geral que só depende de TV aberta. Fora que esse a RedeTV não ia ter problemas com a censura visto que o anime é ainda mais infantil que Pokémon.

          • O próprio estúdio de animação faz as censuras pelo que eu soube kkkkk

        • N2016

          Yo-kai Watch tem mais chances no SBT de qualquer forma pelo Sílvio Santos ter aquele acordo com a Disney, animes novos com poucos ep tendem a fazer mais sucesso, por exemplo, poderiam tentar a 1 temporada do Gintama redublada, como é um anime mais focado em comédia, tem mais chances de pegar o público em geral de surpresa e elevar a audiência, mas tem que ter um bom marketing, se n tiver não adianta.

          • Shai

            O maior problema do SBT mesmo está na Silvia, provavelmente é ela quem está controlando o que da Disney irá passar naquele bloco senão teríamos mais do que apenas desenhos de garotinha e Junior. Não esqueçamos que foi ela quem também proibiu Power Rangers, Beyblade e outros de passar no canal dizendo ser violento demais pro programa.

          • Marcos Hater

            beyblade nem é violento

          • Victor

            Mas quando se compra horário na Tv e justemente para não ficar à mercê das interferências da emissora, a Disney não comparia espaço numa emissora com o histórico de mudanças na programação como o Sbt se não tivesse a segurança que não ocorreria intromissão do canal.

          • Yo-Kai Watch não é da Disney. O canal comprou esse anime de outra distribuidora.

    • Complicado.
      Se um anime conhecido o público não comprou a ideia, é difícil supor que com um anime novo o público reagiria de forma diferente (importante ressaltar que o público aqui não é só quem gosta de animes, e sim o público em geral, que assiste ou pode assistir a RedeTV!).

      Hoje o pessoal reclama de só ter Pokémon, mas não vejo nada de diferente do que a RedeTV! fez em 2008 (de divulgação a forma de exibição), com a diferença que naquela época a ideia simplesmente funcionou, e agora, não.

      • O propósito seria exibir algo dublado que jamais foi exibido em alguma outra mídia. Fizeram com Super Onze e com isso a maior lembrança que se tem desse anime foi pela sua exibição por lá. (e olha que fansub não era algo tão raro de se ver na época)
        Não digo que funcionaria da mesma forma que funcionava em 2010, mas sejamos francos: Pokémon é uma série beeeem saturada, apesar de ser overrated. O fato de ser conhecida não significa que fará sucesso em alguma mídia, justamente pelo fato da série em si não estar bem enquadrada no canal em que está sendo exibido. Se deve não só pelo fato dos episódios serem bem acessíveis na internet, mas por quase ninguém que vê TV aberta se interessar mais em entretenimento que não seja dos canais trio-parada-dura (SBT, Record e Globo).

        Existe muita série animada infantojuvenil por aí que até poderia dar certo na RedeTV, mas faltaria o próprio canal saber que aquilo daria certo, não só ir atrás do “fator nostalgia”. Na verdade, nunca se sabe se algo realmente vai subir consideravelmente a audiência. Depende tanto da série quanto do público em si que desconhece tal série e se depara com ela na programação.

        • Complicado.
          Se os ditos otakus não estão dando muita confiança para animes na TV Aberta, imagina quem não é?

          Sem consultoria adequada, é dinheiro jogado fora, e não adianta!

        • Marcos Hater

          Se tivesse beyblade metal fusion, Yokai Watch e Mecard duvido não tivesse audiência

          • Olha, não acho que seria diferente não.

  • Dark Leon

    Agora se der audiência futuramente teremos Yokai Watch, Turing Mecard e Captain Tsubasa no TV Kids.

    • Não crie tanta esperança assim não… isso é basicamente um tapa-buraco, a qualquer momento podem tirar o anime da programação sem aviso prévio, e a audiência não tá lá muito boa.

    • ace cooper

      Mesmo que o ibope de Ash aumentasse milagrosamente dificilmente a rede tv conseguiria pagar tudo isso !

    • Zarchary Rabbido

      Eu quero entender como você consegue ver tão longe Dark em qlqr coisa

      • Dark Leon

        Simples meu caro , penso no tanto de gente que não possui tv a cabo ou até mesmo Internet em casa e depende destes canais abertos para assistir algo que não seja novelas e realyes shows de merda.

    • Geo Hikari

      Não pense desta forma. Vivemos na era do Streaming e a TV aberta brasileira continua sendo aquela que dispensa comentários.

    • Sonha mais que tá pouco. Não dá pra ser exageradamente otimista em se tratando de TV aberta + animes no contexto atual. Enfim, nada relacionado à animes na TV será como antes.

  • Yusuke Urameshi

    Ridículo só pokémon, quem vai perder tempo vendo isso?

    • A principio, a ideia era a mesma de 2008: ir só com Pokémon por algum tempo, até se constatar que existia um interesse para ter mais animes, e assim começar a trabalhar de forma mais segura com essa nova fase do TV Kids.
      O problema é que diferente de 2008, hoje o pessoal já mostra não ter muita paciência e já não se satisfaz facilmente com qualquer coisa e em qualquer lugar.
      Talvez seja um indício de que a estratégia hoje já não tem a mesma eficácia de 10 anos atrás. Como pode também ser fruto de um público demasiadamente (e irritantemente) exigente, onde querem tudo e ao mesmo tempo não querem nada.

    • claudio

      Se fosse a rede TV! em trazer o elenco de SP em redublagem paulista nas temporadas dubladas no RJ de pokemon.

  • piter SIQUEIRA

    Esquece de uma vez, Pokémon já esta envelhecido, as pessoas querem ver coisas novas e não uma coisa que já vem passando a anos, e reprisar isso é um tiro pela culatra, porque não passam inazuma eleven (ou outra coisa) !? Daria mais certo do que pokemon.

    A única que ainda me agrada no Pokémon antigo é a musica: “Temos que pegar” kkkkkkkkk

    • Inazuma Eleven é outro anime que se saturou demais. Se Pokémon que é mais conhecido que isso não conseguiu audiência o suficiente, por que tu acha que com Super Onze seria diferente?
      Não é só porque você acha um anime melhor que outro que ele seria melhor recebido no canal.
      Não tá adiantando nem sonhar com o resto do anime sendo exibido. A Televix continua com a mesma quantia incompleta de episódios licenciados. Enquanto continuar assim, nem no streaming vai valer a pena assistir isso.

      • piter SIQUEIRA

        Eu não falei de gostos eu só citei o inazuma eleven como exemplo, pois a falta de animes na televisão é muito grande, a única que ainda lembra dos brasileiros é a Netflix(que é um estreaming), pois esperar que um canal traga mais animes é a mesma coisa que esperar encher uma garrafa furada

        • Mas a mentalidade das emissoras com animes é a seguinte:
          “Por que que eu vou investir em desenhos com custos mais elevados, que tem algumas doses de violência e cenas inadequadas que podem gerar polêmica, normalmente não são bem vistos pelos anunciantes, e ainda não tem a audiência garantida? Um desenho ocidental qualquer não tem tudo isso, e ainda consigo manter a minha audiência. Ou vendendo horário para um locatário, eu não preciso gastar nada, e ainda saio no lucro, mesmo não tendo audiência”.

          Anime na TV brasileira hoje é um tiro no escuro.
          E como o nosso Brasil ainda anda com a economia instável, não dá pra ficar “brincando” com dinheiro em negócios arriscados, onde a chance de dar prejuízo é grande.

  • Jardel

    Acho que tá na hora de reconhecer que a febre pokémon já acabou faz tempo. A primeira vez que o anime foi exibido na rede tv, o sucesso foi grande por causa de alguns fatores, como: o anime não era tão maçante como hoje (o Ash pega alguns pokemon, derrota a equipe rocket, perde a liga e o ciclo recomeça), boa parte dos fãs que assistiam também eram da época em que o anime foi exibido na record (eu, por exemplo), nem todo mundo tinha computador em casa e as tecnologias não eram tão modernas como hoje (atualmente o povo prefere ver tudo pela net) e a dublagem ainda era a de São Paulo.

    • Exatamente.
      E hoje até mesmo a concorrência da RedeTV! com as outras emissoras abertas está atrapalhando.
      Na época, Record e SBT não eram preocupações no horário, e Band e Cultura não eram concorrentes difíceis, também.
      Hoje, todas as citadas estão fortes no horário das 18h.
      Especialmente a Cultura, que também exibe desenho no horário, e que consegue seus 2 pontos tranquilamente.

      Se a RedeTV! tivesse colocado o TV Kids no caminho certo lá em 2011, o bloco não precisaria ter saído do ar às 18h em 2012, e talvez ainda tivesse um público cativo ou mesmo reciclasse o seu público.

  • Caio Martins

    pokemon nao pode acabar essa semana, eles precisam continuar quero assistir todas as temporadas de uma vez. força na audiencia rede tv estou torcendo por voce.

    • Victor

      Kkkkkkk agora vou passar a usar essa expressão #forçanaaudiência.

  • Wilson Victor

    Queria q super onze voltase

  • Marcos

    Para animes na TV aberta precisa ser algo desconhecido que o povo não tenha baixado a Rodo…

    • E olhe lá!

    • Marcos Hater

      Exemplos Turning Mecard, Bakugan, Yokai Watch, Beyblade Metal Fusion, Monstrer Rancher, Redakai, Digimon Universe , Taichi Chasers , Yugioh Zexal ,Gundam Build Fighters e Tenkai Knigths são animes perfeitos para a TV aberta, falta obvivamente investimento das emissora politicamente corretas

      Se Digimon Fusion tivesse sido pego pela RedeTV na época teria dado muita audiencia mesmo com aquela horrível versão da sabão lixo, e isso teria feito o canal correr atraz da versão italiana da fase Hunters.

  • Pégaso

    O problema é que a primeira temporada já está saturada até na ErreiTV!, se falar o horário na adequado, ErreiTV! já ouviu falar de arranjo de programação, para a audiência passar para o programa seguinte? Acho que não!

    • O problema não é o que vem depois.
      E sim o que vem antes.

      Além de que historicamente o que precedia ou sucedia o TV Kids na programação era o que menos importava, já que a audiência do TV Kids vinha do mesmo jeito, e o programa seguinte ainda conseguia se beneficiar um pouco da entrega (ou pelo menos da espera e transição entre um público e outro).

  • Cristiano Lopes (Gamer Web)

    Eles tinham que passar um anime novo, de preferencia que não seja infantil.

    • A coisa já chegou num ponto onde insistir nesse tipo de conteúdo já não vai adiantar nada.
      Foi uma empreitada totalmente desastrada e que o canal certamente prefere esquecer que a empreitou.
      Esqueça animes na RedeTV!
      Pelo menos por algum tempo.

  • João Carlos

    Saiu do ar de novo :v

    • E pelo jeito dificilmente vai voltar.

      • claudio

        Pokemon ou outro anime era pra ser exibido de sabado e domingo no periodo da tarde ou noite com mini maratona de episodios seguidos e acredito daria mais ibope a emissora, por motivo de maioria da população nessas datas semanais tá em casa o dia inteiro livre de escola, faculdade e emprego.

  • Caio Martins

    poe e tira, tira e poe a rede tv ta fazendo a gente de troxa, ou deixa ou tira . q saco de emissora porcaria. fica so brincando com pokemon tirando e botando como querem audiencia desse jeito? essa emissora e um lixo. pokemon merecia ir pra rede brasil la ele seria respeitado como merece.

    • O canal obviamente não sabe o que fazer com Pokémon, uma vez que já se deu conta que insistir nele não vai adiantar nada.
      No final das contas, toda essa empreitada acabou sendo um erro, e já não está mais com paciência para segurar a bomba.