Review – 13 Reasons Why (2ª temporada)

Por ANMTV em

Netflix / Divulgação

A história da nova temporada de 13 Reasons Why se passa 5 meses depois da 1° temporada, onde temos o julgamento dos Baker’s contra a Escola Liberty no caso do suicídio da Hannah e vemos as consequências em sua família e amigos. Como cada um reage e manifesta seus sentimentos.

Enquanto isso, nosso destemido Helmet (Capacete, Clay Jensey) tenta desesperadamente entender o porque das escolhas do amor da sua vida e acaba se deparando em um esquema ainda maior que ocorre dentro do “Clube”. Agora, cabe a ele e seus amigos a difícil missão de fazer justiça ou simplesmente deixar o ciclo continuar.

Nosso dramático apresentador Matheus Chami conta tudo a respeito da segunda temporada de 13 Reasons Why, uma das séries originais de maior sucesso da Netflix atualmente. Confira:

Comentários
  • Seto Kaiba

    A pior coisa dessa temporada foi deixar o enredo aberto para uma terceira temporada.

    Essa temporada teve momentos regulares, mas achei muito fraca. Tudo bem que expôs várias coisas ruins que acontecem no “high school” de lá e por osmose, nas escolas da América Latina também, mas convenhamos, se a educação básica da maior potência do mundo é assim, e eles querem mandar em tudo e “forçar” seu exemplo para o resto do mundo, estamos todos ferrados. Agora meio que entendo porque o Brasil é assim.

    Eu sofri bullying na escola por ser pobre, favelado, nerd, feio e estressado, arrumei muitas brigas e em momentos da série me senti na pele do Clay ou do Tayler, e não gostei do que fizeram com o Tayler no final. Se bem que eu também já tive vontade de pegar umas armas e eliminar todas aquelas pestes irritantes que chamam a si mesmos de alunos do ensino médio. Por causa disso, eu mudei de escola 3 vezes. Cometiam bullying comigo, eu partia para a muquetada, juntavam 4 ou 5 para me espancar, mas eu não parava nem fugia. Quebrei dentes, ganhei cicatrizes e o que a direção da escola fazia? Suspensão para um ou outro ou mandavam bilhetinhos para os pais. E era eu que tinha que encarar aquele povo com cara feia todos os dias depois disso.

    Mesmo depois de anos de terminar o ensino médio, ainda odeio a escola. Eu vivi de tudo lá, só não consegui fazer que se deveria fazer lá: estudar.

    É por isso que sou contra escola de tempo integral, sou contra ensino profissionalizante nas escolas e sou plenamente a favor de ensino a distância em 100% do ensino fundamental e ensino médio, além de ser a favor de separar as classes por nota e sou a favor de colocar câmeras de segurança em 100% das escolas em todas as áreas comuns da instituição, salas, depósitos, pátios, etc, incluindo o hall dos banheiros, só não precisa ter dentro dos boxes dos banheiros, mas na área comum deve ter sim, mesmo acima dos mictórios nos banheiros masculinos.

    13 Reasons Why não é uma série sobre suicídio, é sobre a realidade das escolas.

    E quando falam e problematizam a educação neste pais, eu rio! Quando citam que não contratar mais professores, eu rio. Quando falam que nossa educação vai ser de primeiro mundo (nível de Japão ou Europa, não dos EUA) eu rio muito mais.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA.

    A educação neste país só vai mudar se começarem a dar uma educação rígida, como em uma escola militar; ou se fizerem uma escola super flexível com aulas a distância, possibilidade de pular séries e separação de alunos por rendimento nas notas. Se continuarem a fazerem mais do mesmo, não muda nada. O máximo que esse país faz na educação é mudar os nomes dos estágio educacionais para fingir que mudou algo: colegial, 2º grau, ensino médio, secundário… De 20 em 20 anos mudam o nome, mas o conteúdo só piora…

    Voltando ao ponto, achei o seriado fraco por focar muito no julgamento, no fantasma da Hannah e nas histórias não contadas nas fitas. Além de algumas cenas pesadas, porém necessárias. Mas poderiam ter acabado tudo por aqui, não deveriam forçar uma nova temporada sobre drogas e ataques de fúria com armas. Se bem que drogas é um tema conturbado por lá, tanto quando aqui, e esse tema realmente de ser discutido. Gravidez na adolescência também vai entrar a pauta, quem diria…

    PS: Desculpem pelo desabafo pessoal.

    • Matheus Chami

      Fique tranquilo, o campo de comentários serve para isso mesmo ;)

      Concordo com seu ponto de vista da série, parando para ver por esse angulo, eles retrataram o sistema educacional americano no todo durante as temporadas. E como você mesmo disse, se o deles é assim, o que será do nosso kkkkkkkkkkkkkkkk

      Concordo plenamente com as críticas ao nosso sistema de ensino e em como os responsáveis (professores, coordenadores ou diretoras) nunca tomam o partido para o lado certo, porém, não sei se um regime autoritário resolveria o problema ou se o tornaria pior

  • Carol

    Eu queria muito que o Tyler matasse aqueles malditos que espancaram ele, desde o começo da temporada eu já odiava o Montgomery, assim como o Bryce, a única solução pra esses desgraçados é a morte. Mas não sem antes passar pela mesma dor que causaram aos outros.

  • Matheus Chami

    Fique contente, porquê que ela foi anunciada!

    • Samuel Rosa

      To sabendo