Review: Uma História de Amor e Fúria em DVD e Blu-ray

Por Caio Lage em

Uma História de Amor e FúriaDiferente de muitos, acho a história do Brasil muito interessante e longe da chatice aprendida nas salas de aulas. Infelizmente não pude conferir o filme nacional Uma História de Amor e Fúria nas telonas do cinema, mas claro que não perderia a oportunidade de assisti com o lançamento em DVD e Blu-ray.

Assim como produções de outros países, o longa animado toma liberdades criativas no momento de contar a história. Mas isso não é ruim, fisga mais atenção do espectador e deixa a trama mais fechada, pois acompanhamos o ponto de vista do personagem principal.

Uma História de Amor e Fúria pode ser descrito como uma grande reflexão, seja do futuro ou do passado. Muitas vezes os erros de antes se repetem no agora e cabe a nós impedir que ocorram novamente.

Quanto ao criticado número de frames por segundo, é algo que incomoda mais no trailer do que no filme propriamente dito. Seria mais bacana uma animação mais fluida, no entanto, isso não estraga a experiência. A paleta de cores e a composição dos cenários, em especial na parte indígena e do futurista Rio de Janeiro, disfarçam bem esse detalhe.

A história

A trama de Uma História de Amor e Fúria se passa em quatro períodos de tempos, todos servindo como plano de fundo para o amor do protagonista com a bela Janaina. Tudo é possível graças às reencarnações da moça e do guerreiro tupinambá tomar a forma de um passarinho enquanto espera o próximo encontro com a amada.

A primeira parte tem como base a destruição do povo indígena, seguido pela Balaiada, uma revolta ocorrida no Maranhão durante o século XIX, a ditadura militar e o Rio de Janeiro no ano de 2096.

Por conta da divisão de segmentos e da duração do filme, as tramas são contadas com pressa. Teria sido mais conveniente um melhor desenvolvimento na primeira e na última fase. Mas isso não tira o aprendizado dito logo no trailer: a história se repete.

E como disse o próprio diretor Luiz Bolognesi, todos também aprenderam no meio da produção. Com certeza gostaria de assistir mais um projeto com a mesma equipe e pelo visto o pessoal do Festival de Annecy também, pois Uma História de Amor e Fúria levou o prêmio de melhor filme animado.

Extras do DVD e Blu-ray

Um dos destaques do disco com certeza fica por conta dos extras. Conferir como foi o processo de animação, que conta com diversos estágios, valoriza o trabalho. Também como foi a inspiração nos desenhos animados japoneses, mas ainda manter a originalidade e não virar um anime produzido no Brasil.

A parte da dublagem mostra a diferença entre atuar já vendo um filme e somente no storyboard, que é o caso de Uma História de Amor e Fúria. Cada um dos atores tem seu jeito de interpretar, com Selton Mello mais experiente, mas fazendo algo novo em certa parte, e a Camila Pitanga com seus trejeitos para encarnar a personagem.

Na lista de extras ainda há o clipe”Morada Boa”, trailer, as inspirações históricas e cenas excluídas, além de um making-of com partes do longa inacabado, o que é curioso pois foi o único guia, junto ao roteiro, para o diretor Luiz Bolognesi em parte do processo de produção. Também está presente um making-of curto que resume parte dos demais extras.

Sem dúvida, quem é fã de animação vai curtir ver como foi a produção do filme.

Comentários
  • Danilo

    Assisti o filme ontem, achei muito bacana, inclusive cruzou com o conteúdo do 3º EM que estou cursando! Recomendo!

  • jony santana

    gostei do novo visual do site muito legal continuem assim!!!!