Saintia Shô: Chimaki Kuori comenta sobre as críticas ao anime

Por Nielsen Souza em

Toei Animation / Divulgação

A autora Chimaki Kuori, responsável por Saintia Shô, spin-off de Cavaleiros do Zodíaco, anda muito chateada com os fãs por conta das críticas. Segundo o Cavzodiaco, a mangaká postou em sua conta no Twitter um desabafo sobre as reclamações que recebe, em especial, sobre a baixa qualidade da animação produzida pelo estúdio Gonzo, a velocidade com que os acontecimentos do anime são apresentados, e a ausência de partes do mangá que foram ignoradas pela série.

Segundo ela, por se tratar de um projeto experimental, Saintia Shô não tem um grande orçamento, além disso, as baixas vendas do mangá acabam prejudicando ainda mais este aspecto, mas Kuori assumiu a culpa neste caso. Ela finaliza dizendo que a equipe de produção responsável pelo anime tem trabalhado duro, apesar das condições negativas, e pediu para que os fãs continuem dando total apoio, mas diz que não quer ser consolada, pois já se acostumou a lidar com críticas e a fãs raivosos.

O anime de Saintia Shô está disponível no Brasil no catálogo da Crunchyroll e o mangá é publicado pela editora JBC. Por enquanto, a Toei Animation ainda não definiu quando a série começará a ser trabalhada na América Latina.

Comentários
  • Yellow Hair

    Na minha opinião CDZ tá é morrendo e essas adaptações recentes e tratamento pela Toei são um caixão sem tampa…

    • Goku SSJ4

      Vc está certo! rs E cada tentativa do Kurumada de emplacar Saint Seiya nos Eua (ja vamos para a terceira) é mais uma pá de terra em cima desse caixão aberto… e olha q eu amo Saint Seiya, mas não sou cego…

    • CJúnior

      O problema é que CDZ nunca teve “vida”
      Nunca foi um baita sucesso e muito menos foi considerado uma obra de arte…

      É só nós mesmos, e talvez algumas partes da Europa que ligamos essa franquia…

      • Eduardo

        China é fã de CDZ

      • Eduardo Jose de Andrade

        Discordo, claro que Brasil e França é onde faz mais sucesso, mas mesmo sendo mais um que fez um sucesso no Japão, se ainda fazem animes é porque os fãs mantêm e o lucro compensa pras editoras e estúdios, no começo CDZ foi sim famoso pois foi até copiado/inspiração pra Shurato e samurai warriors.

        • Anderson Lazarin

          Também teria inspirado o Clamp a criar Rayearth (elas começaram fazendo fanzines de CDZ).

          • Eduardo Jose de Andrade

            Os fanzines y@#$%i que a Clamp fez inspirada em personagens de CDZ, também ajudou ela a ser o que é hoje.

        • CJúnior

          Foi famoso, mas nunca foi um estouro como Naruto, One Piece e Dragon Ball.

          E boa parte desses animes recentes feitos de CDZ são mais voltados ao público de fora do que do próprio Japão.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Concordo.

        • Nan Nobrega

          Não só no Brasil, mas nos países hispânicos da America faz muito sucesso também, talvez até mais que no Brasil, como o México.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Duvido, México se provou gostar mais de Dragon Ball que o Brasil, mas mesmo se for o caso CDZ é o anime mais amado do Brasil.

          • Nan Nobrega

            Tenho vários amigos Mexicanos e Peruanos, pelo que eles me contam e também pelo que vejo na internet a Fanbase nos países Hipônicos são muito grandes. Recentemente até o Soul of Gold foi passado nos cinemas do México dublado em Espanhol com as salas lotadas.

          • Lios

            Hiponico?

          • Nan Nobrega

            Corretor do celular bom

          • SaintARMOR

            Apostar em exibições de cinema é algo que as empresas no México tem feito muito ultimamente. Não é algo que se deva ao sucesso de Saint Seiya especificamente.
            Devo lembrar então, que o Ômega teve o primeiro episódio exibido no Brasil simultaneamente com o Japão em sessões especiais de cinema.

      • Salem

        O triste é que CDZ tem potencial pra ser maior e melhor, o universo da franquia é ótimo se bem trabalhado
        mas os detentores da serie não enxergam isso, falta ambição de verdade

        • Noir Fleurir

          Acho que falta talento mesmo

          • Salem

            Exato, mas é que gente talentosa é mais cara né
            Toei não entende que investir é diferente de gastar

      • Arrancar

        fala besteira nao fei, 3 franquia mas rentável da toei.

        vc acha msn que toei ia gastar dinheiro se fosse só aqui e talvez algumas partes da Europa

        PF né, menos ignorância aí tiu

        • CJúnior

          Japão e EUA, os dois principais mercados sempre se lixaram pra CDZ, eles e boa parte do mundo também.

          E sim só aqui e alguns pontos da Europa ligam pra essa franquia, nunca foi um BAITA sucesso mundial.

          Só sendo um fã chato e mais cego que o Shiryu pra não ver isso…

    • bucly

      até concordo se tratando de ss e toei ta bem fraco a tempos agora enquanto a manga é o exato oposto pelo menos em relação a spinoff ssnext o unico ponto negativo é poucos lançamentos

    • Mr.L

      Creio que grande parte do desinteresse do público seja as repetições de conceitos, CDZ tem uma p.. de uma mitologia,mas preferem focar só nas fórmulas batidas,vide a subida das 12 casas, que já foi feita em trocentas obras de CDz.

    • Rei Salah returns

      Já morreu amigo, os fãs boys não perceberam ainda, oque é feito atualmente é só, principalmente dos países latinos pegar grana, infelizmente Kurumada e Toei só querem encher o bolso

  • Bem não assisti ainda a esse anime, mas esse trecho em particular, “a baixa qualidade da animação produzida pelo estúdio Gonzo, a velocidade com que os acontecimentos do anime são apresentados, e a ausência de partes do mangá que foram ignoradas pela série.” me fez lembrar dos mesmos problemas que o anime Hinomaru Zumou tem, que aliás TAMBÉM É PRODUZIDO PELA GONZO. Gostaria de saber se outros animes recentes desse estúdio estão sofrendo problemas semelhantes, ou se são só esses dois mesmo.

    • Davi

      No fim tudo deve depender do orçamento que o estúdio tem pra trabalhar, Hinomaru e Saintia são mangás que vendem pouco, então coerentemente teriam um anime com orçamento bem medíocre.

    • Goku SSJ4

      É bem isso mesmo, viu. O anime está corrido, apressado, as situações perdem o peso, perdem a importância. Vc não tem referência de qto tempo se passa, parece que tudo acontece em um dia e isso dificulta aos espectadores se importarem com os personagens… e fora isso temos uma animação de “slides de power point”, um show de horror, principalmente qdo o traço mudo no meio das cenas… infelizmente… tudo terrível!

      • Diego Miranda

        Eu estava assistindo ( vi até o 5) e ficava tipo ” mas nossa ela é novata e é mais forte que todos” ou ” nossa mas ela já chegou no boss da saga em 3 episodios???”. Agora entendi o porque.

        • Goku SSJ4

          Pois é cara, pensa que só no primeiro episódio eles ‘comeram’ o primeiro volume inteiro do mangá e um pedaço do segundo… renderia tranquilamente uns 3 ou 4 eps… corrido DEMAIS, mais do que deveria! No mangá ela tem um treinamento intenso com a Mayura, ela briga pra conhecer a Saori na escola (ela não aparece simplesmente na frente dela no jardim)… nos últimos eps cortaram a luta da Elda contra o Máscara da Morte que foi eliminar todas Santias em treinamento… deixaram de lado MTA coisa legal… infelizmente…

        • Gabriel Cabral

          Clichês e mais clichês… nesse ponto, a história é bem fiel ao CDZ original. rs.

      • pablo souza

        Aliás,por que eles não escolheram um traço simples desde o começo? Um character design cheio de detalhes e brilho só dificulta animar. Ai nas cenas de luta fica tudo simplificado.

  • Lucas Baldez

    A culpa é da toei que anunciou 3 “grandes projetos” e pelo visto não tá dando conta de entregar nenhum deles com qualidade, o “remaker” é uma porcaria cheia de alterações (sem sentido) na história e totalmente americanizado, o live action deve vir com os mesmos problemas só que pior já que será com atores reais e o único projeto que presta vem todo rushado e com a animação ruim e totalmente terceirizada (claramente não acreditaram que o anime faria sucesso e estão fazendo de qualquer jeito), o ruim é que a cada cagada da toei e do Kurumada, a franquia perde uma grande chance de se renovar e trazer um novo público, além de acabar afastando o público antigo que já não fica mais animado com os novos projetos para a franquia (por que sabe quem vem porcaria por ai).

    • Goku SSJ4

      Exatamente… e vai desgastando mais ainda a imagem da série (q não é mto boa) fora dos países onde jah faz sucesso…

    • Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン

      Isso aí é a ganância de FMA rsrs, ao invés de pensar em um projeto por ano, não é melhor três q ficar light! Essa toei!!!

  • Seto Kaiba

    Olha, só o esperado. O fato da Toei ter terceirizado pra Gonzo já ligou um alerta, o doidinho da Toei disse durante a ccxp que a produção estava atrasa!!!
    O carácter designer muda de cena pra cena, a animação das lutas é horrível, aliás não teve uma luta decente animada! E por fim encaixaram quase 1 volume por episódio!
    Realmente não tem como defender!
    Desde Hades – Inferno, a Toei e o “Mestre” Kurumada se superam em como fazer pior para enterrar CDZ!

    Agora, a Chiaki é a menos culpada disso. Ela tem uma arte linda, encaixou o enredo direito para não interferir muito na história original. Se as vendas são baixas, paciência, não dá pra ter sucesso em tudo. Aliás CDZ não é um grande sucesso de vendas no Japão faz muito tempo! E o hate dos fãs para com ela é o que me faz ficar triste.
    A internet era para compartilhar conhecimento e ideias e não ignorância e violência. Realmente uma decepção…

  • Bruno

    Essa vai para aquele seu amiguinho saudosista que se nega doentemente em aceitar que Saint Seiya é um fracasso no Japão kkkkkkkkkkkk. Eu ainda quero estar vivo pra ver o enterro dessa franquia falida. Se essa série + remake da Netflix + live action falharem miseravelmente (e é o mais provável que vai acontecer) e a Toei ainda insistir nisso, o meteoro já pode vim destruir a terra.

    • Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン

      Tem fãs assim msm, não nego isso. Mas ele vai sucesso sim no jp não é tão grande igual a Naruto, DB, OP mas vai sim, mas tem q leva em consideração q a Toei está pensando lá fora(Japão só é um bónus para ela)! Um exemplo é One Piece, no Japão vai muito sucesso, mas no mundo ñ chegar nem perto de DB!!!

      • Goku SSJ4

        Número de vendas de mangás mundialmente:
        One Piece – 440 milhões
        Dragon Ball – 240 milhões
        One Piece já é o mangá mais vendido da história faz tempo, não só no Japão, no mundo!

        • Felipe Estrela

          Vamos deixar claro que nao da pra comparar um manga com 42+8 volumes contra outro de 92. Primeiramente porque obviamente o que tem mais volumes a venda e tem uma duracao de publicacao maior (Mantendo a vigencia nas vendas) vai vender mais e segundo porque se fazer uma media o segundo sai perdendo: 4.782.608 exemplares vendidos de OP vs 4,8 milhoes por exemplar na media para DB.

          • Goku SSJ4

            Contra FATOS não há argumentos! Agora a CULPA de vender mais é de One Piece por estar mais tempo sendo publicado e por ter mantido sempre suas vendas no topo? kkkkk… ok… e olha q meu avatar é de Dragon Ball hein…

        • Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン

          Essa comparação, vc está usando o atual manga de DBS ou o antigo tb?! Mas eu estou falando em geral, mangas, animes, filmes.

          • Goku SSJ4

            Sim, contando todos os mangás de DB. São números, são dados! OP supera TODOS, sim, TODOS os mangás existentes, e de longe com folga.

    • Bitterman

      O pior q tem gente q gosta v fracasso d uma franquia. as vezes eu odeio esse toei, ela ganha milhões com as franquias, com as animação porca.E não veja o potencial Saint Seiya e nunca investiu a altura q ele merecia.

  • Luiz Carlos

    Ainda bem. Menos um pra ver.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Culpa do diretor isso sim, isso no ritmo do anime e partes do mangá ignoradas, mas animação mediana ou ruim se não adiantou o diretor pedir mais por causa de orçamento pra mais animadores, aí é limitação de orçamento mesmo, injusto criticarem a animação pra mangaká sendo que no máximo podem reclamar só do enredo pois veio dela, isso se o diretor seguir ele também né.

    • Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン

      O diretor não tem culpa não, o cara recebi X de orçamento e a Toei manta adaptar uma quantidade Y do manga, ele(diretor) sabe q com aquele quantidade de caps com baixa orçamento não tem como fz coisa boa o máximo q ele pode fz é minimizar para sair um anime aceitável, agora tem q ser um ótimo diretor para fz isso.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Concordo.

  • Pedro Amorim

    Volta Lost Canvas

    • Bitterman

      mais 1 q fracassou

      • Filipe

        só por la no japão mesmo.

  • Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン

    Se tudo bem, ninguém estava esperando grande coisa na animação, mas e a história?! Animação não é desculpa para a história está certo lenda ou cortar parte do original.

  • Leonardo

    Não é necessariamente culpa dela, mas tudo bem.

  • Caio Martins

    HATERS NAO SAO DIGNOS DE SEREM CHAMADOS DE FAS, ESSA GENTE NAO VALE NADA, DEVIAM TE TUDO SUAS REDES SOCIAIS BLOQUEADAS PRA APRENDEREM A RESPEITAR O TRABALHO QUE OS AUTORES TEM PRA NOS FAZER NOVAS SERIES DE CDZ PARA TV. OU POR ACASO QUEREM VIVER DE GUERRA GALACTICA-POSEIDON PRO RESTO DA VIDA? JA CHEGA . A TV PRECISA DA ESPAÇO PARA AS SERIES LOST CANVAS,OMEGA,ALMA DE OURO,LOST CANVAS,HADES E SAINTIA SHO. NAO DA PRA VIVER DE REPRISE DE GUERRA GALACTICA-POSEIDON PRA SEMPRE SERA QUE NAO ENTENDEM ISSO.

    • Fernando Paulo

      mas vc tá brabo?

    • Bitterman

      Como falou amiguinho o caixão só espera mais 1 fracasso saint seiya.

  • Carlos Henrique

    Será que ainda vai ganhar dublagem? :(

  • Leonardo

    Cdz não merecia isso

  • Geaniny Houklef

    Não dá p entender. Se tem pouca venda e baixo orçamento pq fizeram então. Ficam dispersando dinheiro a toa. Tinha tanta coisa de Saint seya melhor p fazer como por exemplo next dimension.

    • Marcio Oliveira

      Acho difícil que algum estúdio vá querer investir naquela bomba

  • Yusuke Urameshi

    Negócio é tacar o foda-se pra essas criações paralelas de CDZ que não servem pra nada e só esperar o original mesmo.

    • Dá até pra dizer que pra Saint Seiya, foi uma década perdida.
      E o pior é que não há perspectivas de que a Toei fará a franquia entrar nos eixos novamente.

  • Jardel

    É uma pena, porque eu gostei da história. Se não fosse tão ruchada e animacem melhor as lutas… :-/

  • Rafinha

    Essa animação só tem salvação se lançar episódios extras e traços corrigidos quando vir a lançar os blu rays.

    A animação desta saga cometeu erros bem bobos… nem Shura de Capricórnio teve participação. parece até que alguns cavaleiros de ouro se negaram a fazer participação na série po.

    Essas “condições negativas” que Kuori assumiu é apenas parte de sua incompetência. poderia ter se organizado melhor e deixar a produção deste anime mas a frente agora nas novas instalações do estúdio da TOEI.

    Que dizer que se o mangá vende pouco o trabalho dos animadores vai ser entregue a esse nível que chegou? A Critica negativa deste anime pesa muito do que o oposto.

    Acho melhor a Kuori procurar um capacete de ouro bem resistente(e sem aquele efeito que colocaram nas armaduras parecendo moléculas se mexendo) pois ainda tem mais alguns episódios pra nos deixar mais descontentes ainda.

  • Gabriel Cabral

    Realmente, isso é Sailor Moon com skin de CDZ. Igual foi o Ômega.

  • Mayura-chan

    Tomara que dublem logo.

  • Akise Aru

    CDZ sempre é dublado cara.

    • Gedravinsk

      Tomara que continue assim… mas sei não hein, não confiaria 100% nisto…

  • Júlio Rodrigues

    fato é que a qualidade é terrivel, desenhos muito estaticos, o tempo todo, nao tem capricho na arte.