Streaming cresce cada vez mais no Brasil e TVs perdem espaço

Por Gabriel Fernandes em

Reprodução.

De acordo com a pesquisa TIC (Tecno de domicílios), o número de brasileiros com TVs caiu em 2017. Em contraponto, o consumo de conteúdo de vídeo pela internet (streaming) segue crecendo, assim como o acesso a rede em diferentes aparelhos. O levantamento aponta uma queda na presença de televisores nas casas brasileiras de 97,2% para 96,6%.

Outro setor que sofeu redução foi a TV por assinatura, que com uma queda de 0,9 pontos representou 32,8% dos domicílios em 2017. A respeito da TV aberta, houve um aumento no número de lares que possuem televisores com recepção por sinal digital (seja já embutido na TV ou através de conversor) chegou a 79,3%, o que levou a quedas nas recepções parabólica e por meio analógico.

Enquanto a presença da TV cai, o consumo de vídeos pela Internet cresce. Esse modelo cresceu entre os usuários da Internet, de 74,6% para 81,4% no mesmo período de um ano. Isso veio com o aumento de pessoas (a partir dos 10 anos) tendo acesso a rede, chegando a 69,9% em 2017 contra 64,7% no ano anterior. Os aparelhos que tiveram mais crescimento no acesso por esses usuários foram celulares e Smart TVs, que tiveram um aumento significativo no número de consumidores e alcançaram 97% e 16,3% dos usuários de Internet no mesmo ano, respectivamente.

Comentários
  • Luciano Gomes

    Sendo sincero, a única coisa que me prende a TV por assinatura hoje, é o futebol.
    A DAZN tá chegando aí mas por hora têm opções limitadas (Copa Sul-Americana, Ligue 1 e Serie A Tim).

    No momento, que tiver o Campeonato Brasileiro + Espanhol (além de Libertadores e Champions), eu cancelo a SKY – que aliás, só sabe cobrar caro mesmo, na hora de dar assistência pqp ‘-‘ kkk

    • alias acho um absurdo a SKY cobrar taxa de assistência, quando aqui cancelou e trocou de operadora, não precisamos mais nos preocupar com isso, sai “por conta da casa”.

      • Luciano Gomes

        Pois é, tô até pensando em cancelar a SKY e partir pra outra mesmo… Ando tendo problemas com ela (estão alegando que tenho 4 aparelhos, quando só tenho 3… Reajuste Anuais abusivos).

    • Kaique Batista

      Tenho a impressão que tudo na Sky é mais caro. Até os canais internacionais são vendidos á parte (e caros) , diferentemente de outras operadoras , que incluem nos pacotes normais sem cobrar á mais por isso.

      • Luciano Gomes

        Sempre tive SKY, então confesso desconhecer o pacote das outras operadoras mas recentemente, tô pensando seriamente em trocá-la.

        Às vezes, devido a correria + preguiça, acabo deixando de lado mas tá complicado… Péssima Assistência, Valores Exorbitantes e por ai vai.

  • Yellow Hair

    A tendência é essa…

  • Vamos aos fatos:
    – Falta de conteúdo para todos os públicos tanto na TV aberta quanto paga;
    – Falta de divulgação (cof cof RedeTV cof cof)
    – Tapa-buracos;
    – Horários vendidos para igrejas, infomerciais e game-shows meia-boca;
    – Ancine se intrometendo no que os canais “devem” ou não exibir;
    – Programas bons sendo exibidos em horários péssimos;
    – Um post recente aqui no ANMTV mostrando uma atitude sem nexo nenhum do CN “cancelando” uma maratona de Dragon Ball;
    entre outras coisas.

    É, dá pra entender o motivo.

    • Nero ZeroX

      Ou seja o descaso,preconceito e outros das emissoras de canal aberto e fechado para com o público…se por exemplo estou pagando pra assistir um determinado programa vou assistí-lo, do contrário cancelo minha assinatura ou vou procurar em outro lugar…

    • Rodrigo Gonçalves

      Esqueceu do excesso de lacração que a TV tenta empurrar garganta a baixo dos telespectadores.

      • Isso é o de menos na verdade, pois isso se vê mais na internet do que na TV. As outras mídias tentam ir atrás disso pra puxar mais público, mas como isso é algo isolado e que só atrai um público específico…

    • pablo souza

      No caso, não seria o ministério público que anda ditando o que os canais exibem?

      • Os dois na verdade.

        • pablo souza

          Sinceramente,eu acho uma grande falta do que fazer controlar o que os canais exibem. Além de prejudicar-nos,prejudica as empresas e a liberdade de expressão delas(e também a nossa).

    • Zen Ryo

      Concordo e muito, principalmente a parte da Ancine.
      Qual é o problema deles com animes?
      A Ancine é uma das razões pelas quais os animes são tão escassos na TV aberta e na assinatura.

  • Erivelton Freitas

    A Netflix consegue vender pacotes por R$ 22,90, enquanto a TV paga está vendendo seus pacotes básicos, com poucos canais, por R$ 79,90. Além disso existe a demora em instalar, a demora quando se precisa da assistência técnica e a quase impossibilidade de cancelar, uma vez que se passa em média, 1h30 no telefone com o atendente enrolando. A TV paga queria o quê depois dessa?

    Muita coisa ainda só existe na TV paga, muita coisa estreia primeiro na TV do que na Netflix, e isso poderia ser uma vantagem se não fosse o preço abusivo. Esses estúdios e programadoras estão ganhando a cada ano mais com esses aumentos, mas não se esforçam em trazer conteúdo realmente original e de qualidade. A Sony/AXN é um exemplo, a dependência deles do acordo com a Disney é surpreendente. Fico me perguntando se quando a Disney+ chegar aqui, o que será desses canais. A Warner/Turner prefere vender séries boas para a Netflix do que abastecer seus próprios canais a cabo. Imagina só Titans e Raio Negro na Warner Channel. Rick & Morty no TBS, e assim por diante.

    A TV está perdendo por razões óbvias, e eu duvido que eles sejam tão burros para não saber o porquê.

    • doko

      porque precisa usar itálico e negrito no seu texto? o seu comentário não é mais especial que o de todo mundo aqui…

      • João Carlos

        eu li com a cabeça de lado por causa disso

      • Zarchary Rabbido

        Sr. Warner está passando alguma mensagem com isso

    • Rodrigo Farias

      Rick & Morty passa no TBS toda noite amigo…

  • Matheus Santos Xavier

    Jaja Artigo 13 vem pro Brasil também

    • Juniorbf41

      Se isso vier pra cá pode apostar que não dura um ano, os brasileiros não vão permitir isso aqui.

      • Matheus Santos Xavier

        Obviamente

  • Nero ZeroX

    Evolução, no início vieram os rádios, depois as tvs abertas, as tvs fechadas, a internet, videogames e outros…hoje os serviços de streaming, redes sociais,videogames e afins…Off.: por isso as grandes emissoras de tv tentaram boicotar o Netflix e outros serviços de streaming de entrarem aqui, porque sabiam que cedo ou tarde isso iria acontecer…Off.: O NF e cia foram esperto em entrar “pela porta dos fundo” via consoles como PS3 e X360, pois sabiam que se tentassem peitar a RGT, SBT e cia seriam expulsos na hora…

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    Por isso, a movimentação do “globoplay”

    • E o Globoplay é basicamente a Rede Globo com replay. Não chega a ter nem um pouco do que a Netflix ou o Amazon Prime tem.

  • Já nem tenho mais TV, só assisto por streaming

  • Caio Martins

    tv sao um lixo so passa reprise, so fica cortando e cancelando episodios . se dragon ball super passasse dublado em algum streaming de internet como netflix e crunchyroll que nem nanatsu no taizai e one punch man e saisse do cartoon seria uma salvação.

    • Rondy Cry <<<

      Mais one puch man não era da Netflix? agora n entendi

      • One-Punch Man é da Viz Media/Televix. A Netflix adquiriu através deles.

      • Caio Martins

        por isso one punch man é da netflix , pq dragon ball super nao pode passa dublado na netflix tambem ? pra acabar logo com essa palhaçada de cancelamento de episodios no CARTOON

        • claudio

          Netflix tem episodios de DBS só no japão, mas pode ser sinal de está em outros países.

          • A Netflix japonesa tem muuuuito anime que só está disponível lá. Só o fato de Dragon Ball Super estar disponível na Netflix japonesa não influencia em nada aqui, pois não é série original da plataforma.

        • Simples: diferentes licenças.
          One-Punch Man só veio pra Netflix por causa do acordo deles com a Viz. A Netflix não possui o mesmo acordo com a Toei para exibir suas séries.

  • João Carlos

    Por um lado temos a TV com suas reprises e etc…
    Mas do lado temos o streaming, que falta muitas coisas que só passam na TV, falta de variedade (Alo Netflix) e incapacidade de se assinar todas as plataformas (Por motivo de ficar caro).
    Então prefiro ter TV e streaming…

  • Também pudera, a falta de respeito com o consumidor, tanto por parte das emissoras de tv paga quanto por parte das empresas que fornecem o serviço, é coisa de outro mundo, vide o que o CN tá fazendo com DBS atualmente, WC passando eps/série nova de madrugada, entre outros exemplos.
    Tem mais é que queimar até torrar mesmo, já vai tarde (e olha que ainda tenho assinatura…por enquanto)…ainda mais agora, que o Telecine vai começar a disponibilizar o seu conteúdo pra assinaturas avulsas (os canais Telecine são algumas das poucas coisas que ainda prestam na tv)

  • Também pudera, a falta de respeito com o consumidor, tanto por parte das emissoras de tv paga quanto por parte das empresas que fornecem o serviço, é coisa de outro mundo, vide o que o CN tá fazendo com DBS atualmente, WC passando eps/série nova de madrugada, entre outros exemplos.
    Tem mais é que queimar até torrar mesmo, já vai tarde (e olha que ainda tenho assinatura…por enquanto)…ainda mais agora, que o Telecine vai começar a disponibilizar o seu conteúdo pra assinaturas avulsas (os canais Telecine são algumas das poucas coisas que ainda prestam na tv)

  • Nucker Intermatch

    Ainda bem, quanto menos melhor! Os serviços de streaming são muito mais baratos, tudo que você precisa fazer é comprar e pronto, a única enrolação que vai ter é pra instalar internet. Além de que a tv só passa o que eles querem, tem um monte de canal destinado a um só assunto, e também tem comerciais e intervalos que ninguém liga

    O streaming é tudo de bom

  • Nucker Intermatch

    Bem que tudo podia ir pro streaming logo, não aguento mais esperar episódios de Steven Universe, e agora o CN nem sequer mais passa Sonic boom, tudo que eu queria ver :(

  • Carlos Dimitrís

    ha tv ta um lixo mas o Netflix tambem nao fica atras. hj pra ter um conteudo descente tem que assinar varios servicos de streaming.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Logo logo, a Televisão vai estar extinta!
    Também, que mandou ela ser tão ruim assim?!

  • Zen Ryo

    Na boa os canais Streamings estão vencendo essa “guerra” por muita razões, a principal delas ( apenas na minha opinião ) tem haver com o fato deles exibirem e dublarem cada vez mais animes, algo que os canais abertos e por assinatura estão com dificuldade em fazer, sejamos cinceros, quem viveu na época da Fox Kids, TV Manchete e Animax, foi super feliz, os canais que esxistem agora, com o tempo vão perder para os Streamings ao poucos, a menos que façam alguma coisa ou que a Ancine pegue menos no pê.

  • Rodrigo Zika!

    Vai chegar um tempo, em que a TV servirá somente pra jornalismo, verão.

  • Fabricio Freire Ribeiro

    O estado e as tvs abertas e pagas nos ingnoraram, essas são as consequencias