Sword Art Online: autor comenta críticas e mudanças nas personagens femininas

Por Gabriel Fernandes em

ASCII Media Works / A-1 Pictures / Divulgação

Em entrevista publicada pelo site Dengeki Online, o autor de Sword Art Online, Reki Kawahara comentou sobre críticas as suas personagens femininas, e revelou o que irá mudar na construção de suas histórias.

Kawahara afirmou que não pretende mais usar o  assédio como ferramenta para empoderar vilões, evitando que suas personagens sejam vistas como troféus. Ele também destacou que pretende focar mais nas noções ocidentais de protagonismo e antagonismo, e não no que o gênero deve definir sobre o personagem.

O autor assumiu que na sua nova fase de amadurecimento na escrita, seu foco seria em dar autonomia as garotas da série, incluindo Asuna, que durante o arco Alfheim Online envolveu-se numa situação de assédio como descrita anteriormente e precisou ser salva pelo protagonista masculino, Kirito, o que foi alvo de críticas.

Comentários
  • Geaniny Houklef

    isso é serio? o politicamento incorreto está estragando até os animes e mangas.

    • Nelson Ramos Filho

      Não é politicamente correto, isso ai é bom senso. As 300 milhões personagens femininas criadas por esse autor só servem pra se apaixonar pelo protagonista sem graça, ninguém merece essa mediocridade narrativa.

    • Matheus Santos Xavier

      Mas nesse caso ele ta certo. Usar assédio e tentativa de estupro para deixar o protagonista mais ”herói” não é uma coisa lá muito legal de se ver… Eu sou contra o politicamente correto, mas também acho errado dar mulheres que quase foram abusadas como troféu.

      Eu parabenizo ele por isso.

    • Anderson Lazarin

      Se estiver falando apenas de desenvolvimento de personagens ,tudo bem . Agora se for para copiar certas tendências atuais nos Eua como heroínas feiosas,heróis masculinos reduzidos a saco de pancadas e panfletagem,é melhor detonar uma bomba para acordar Godzilla…

    • Tulius Alves

      Não entendi. A atitude dele em mudar é viável. Já que as personagena fem. Em sua maioria Sao são basicamente isso ai. Algo para engrandecer o kirito e alimentar o harem dele.

    • Zarchary Rabbido

      Não vejo isso como problema do ‘politicamente correto’ até pq é bem desnecessário ter assédio e coisas do tipo, se quiser ver isso que veja Rentai

  • Mystico

    SAO já é irrelevante faz tempo, ele tá achando só pq uma minoria de pseudo otaku sjw diz pra ele nos eventos nos EUA que se a obra virar pc volta dar dinheiro, que vai salvar SAO da obscuridade. Ele vai tomar um susto quando ver que afastou mais ainda quem gosta de SAO tanto aqui quanto no Japão.

    • Tori

      “SAO já é irrelevante faz tempo”
      Kkkkk avisa isso pra Bandai e A1-PICTURES.

      • Laysla Nicolly

        Se SAO é irrelevante é só nn assistir e nem participar das críticas, se for pra rebaixar nn crítica, além disso o fato da Asuna ser abusada fez com que tanto ela quanto o Kirito ficassem mais forte, se nn tivesse acontecido eles nn teriam motivo para ficar mais forte, assim como no episódio recente da nova temporada de SAO, as discípulas do Kirito e do Eugio foram abusadas, mas se nn acontecesse o Eugio nn teria ficado mais forte, se nn querem situações como esse nn assistam o anime pq tem que ter história e motivo para ficar forte.

    • Matheus Santos Xavier

      mano, falar que SAO é irrelevante é meio maluquice… Novel vende, Spin off, anime vende, boneco vende, mangá vende..

      Acho que nada ”irrelevante” venda tanto assim ‘-‘

      E mais, assim que acabar tudo de SAO, vão anunciar um reboot adaptado o SAO Progressive… Irrelevante NÃO É. Agora se ele é bom ou ruim, ai é com você.

    • Eryk Oliveira

      Mano, até eu que depois de assistir o primeiro episódio achava que não ia fazer sucesso por ser “clichê demais” (prender todo mundo no jogo é manjado faz teeempo) admito o sucesso dessa droga. Eu só resolvi assistir a segunda temporada por ser jogo de tiro. E depois adorei a trolada que o autor fez com o Kirito dando um avatar de mulher para ele porque ninguém merece aturar o zé, e a Sinon é legal.
      Só continuo assistindo por causa dos jogos do anime que isso sim é ótimo. Seria pelo romance também, mas depois de tornarem a Sinon mais uma eu desisti do romance haha. Mas se for para recomendar Sao eu não recomendo não.
      Agora se você quer um anime sobre romance e jogos eu recomendo Accel World. Tem umas partes ruins com algumas garotas mas fora isso é um ótimo anime!

      • Raphael

        “prender todo mundo no jogo é manjado faz teeempo”… ‘-‘

      • Laysla Nicolly

        Eu por outro lado recomendo, pois o anime mostra q nn é soos homens q são fortes, tipo na segunda temporada a Asuna foi a pessoa q ajudou outra equipe, a história e ótima, as lutas são ótimas e as menina podem ser só mais um pq o Kirito ama a Asuna e já estão sabendo q eles são namorados.

        • Eryk Oliveira

          Accel World também as garotas tem boa representação. A maioria são mais fortes que o próprio protagonista. Eu só evito falar muito de Accel para não estragar a trama para quem for assistir haha!
          Mas Recomendo muito Accel World. Assita que é muito bom!

          • Laysla Nicolly

            Obrigado pela recomendação, nn estou achando mais animes, vou procurar

  • Seto Kaiba

    Todo mundo pode falar que SAO é fraco, e eu concordo. Mas as críticas ao enredo de SAO não tem muito cabimento, simplesmente por que no Japão essa coisa de assédio, e empoderamento masculino através disso, é 90% dos enredos de Light Novel!!! O problema não é SAO, é cultura!

    Se bem que, lá, como cá, estamos vivendo uma contrarrevolução imensa neste assunto e daqui a pouco vai ser mais comum as pessoas sentirem falta de paquera, do que haver assédio. O mundo está ficando cada vez mais louco.

    • Rafael Nogueira

      E cheio de automóveis.

  • Tulius Alves

    Antes disso esse autor tem de parar de fazer com que a maioria das garotas se apaixone pelo Kirito. Pô, já deu isso.

    • Lucas

      Só li verdades

  • Mestre Kame

    Uma parada que eu acho interessante é que esse autor sempre comenta as obras dele, fala com imprensa e publico, isso é bem diferente do resto dos autores que quase nunca falam e quando fazem são aquelas entrevistas padrão

  • Eryk Oliveira

    O único problema mesmo de Sao é que todas as garotas se apaixonam pelo Kirito mesmo sabendo que ele estava com a Asuna, sendo que o autor nem pretendia trabalhar com elas posteriormente e elas até sumiam do anime.
    A única que foge a regra é a Yuuki. Seria a Sinon também mas depois ficou assim. Cara, era só a Sinon continuar na amizade e se juntar ao grupo que já estava ótimo. Não tem nem graça isso.
    Em relação ao Politicamente Correto também é só trabalhar direito. Em Accel World por exemplo até ia algumas coisas, como a Chiyu e o Haru no quarto dela, a Kuroyukihime saindo do banho ou a cena do banheiro no arco do Nomi. Mas outras cenas como a Niko caindo no Haru e o menino em cima da Aqua Current não precisava. Accel tem tanta coisa legal, como os neurolinkers, o Brain Brust, romance, personagens, eu não recomendava Accel na época só por causa dessas cenas nada haver. Mas aí temos No Game No Life.
    Espero que quando tiver a Nova Temporada de Accel World não tenha cenas desnecessárias como essas. Porque fora isso o Anime é lindo de épico! História, romance, lutas, até no “harém” para quem gosta o anime trabalha melhor isso. Embora eu queria que ele focasse mais no romance e ver mais garotos para as meninas de Accel namorarem pelo menos e a trama não fosse tão embassante as vezes (arco do Nomi de Accel e Aincrad de Sao as vezes. O Reki tem disso nos dois animes.)
    Isto é se ele quiser conquistar o público desse lado do globo mais do que já tem, principalmente Accel World que tem muito potencial!

    • Alex Tayler

      para mim o problema é esse, falta de personagens mais interessantes,no meu caso eu acho Kirito um personagem bem mediano,já por parte do elenco feminino,acho a Asuna legal (falaram que ela melhorar em Alicization,eu quero maratonar esse arco por isso não assisti),sobre a Lis e a SIlica eu não faço ideia (alem do motivo obvio ) o porque delas estarem ali,eu achava a Sinon um personagem tão lega e eu achei esse sentimento que ela tem pelo Kirito um tanto quanto forçado,sim eu entendo oque ele fez por ela,mas durante todo o arco eu senti que ela via ele como um bom amigo apenas,em geral é o problema de São para mim

      Sobre Accel World:eu acho os personagens de Accel muito mais interessante que os de SAO,todos eles tem mais personalidades que os de SAO,agora oque algumas pessoas acham forçado é o fato da Kuroyukihime se apaixonar pelo Haru,falam que isso é sô para ajudar certas pessoas dizendo “não importa que você é gordo ainda pode conseguir a menina mais popular da escola”já eu interpreto o seguinte, ela é a menina mais popular da escol e uma das mais bem sucedidas ou seja, ela poderia ter um namoro com qualquer um dos meninos daquela escola,”mas por que ela escolheu o Haru”,durante a serie ela mostra ser apaixonada por vídeo games e acredito que os outros meninos bem sucedidos não compartilhavam do mesmo apreso que ela tinha,então quando ela viu o Haru e percebeu que ele também tinha a mesma paixão que ela,acabou se apaixonando,séria equivalente a uma pessoa que adora um cantor ou cantora,não pela aparência,mas sim pela composição de toda a música dela,seja as letras,a batida e ETC,por parte dela eu compreendi o porque dela gostar dele ,no caso da Chio eu interpretava esse amor dela,não como um desejo de namorar com ele e sim o amor de uma amiga querendo ajudar um amigo que tem problemas,agora as outras que eu me lembro na obra,achei elas terem interesse no Haru um tanto quanto forçado,sobre esses momentos mais vergonhosos que você comentou eu concordo totalmente,são muito desnecessários

      • Eryk Oliveira

        No caso da Kuroyukihime gostar do Haru, você tem que lembrar que ela ficou muuuuuito tempo no mundo acelerado até virar chefão Nivel 9. Sendo que para acelerar o tempo fica mais lento, 1 segundo no mundo real é cerca de minutos no mundo acelerado e tal, aí imagina o quanto a Kuroyukihime cresceu mentalmente? E você já viu os Avatares do Mundo Acelerado como são? A Niko achava que o Silver Crow era bunitão no mundo real só por causa do avatar até ela conhecer ele no mundo real, embora ela ainda tinha que cumprir com o plano. Você acha que a Kuroyukihime liga para a aparência? O mesmo vale para as outras garotas que jogam o Brain Bust.
        Sem falar que eu peguei um spoiler sobre a Kuroyukihime na novel que meu irmão… É uma bomba. Meio que você entende o quanto ela é especial.
        E outra, na “declaração” da Hime no anime concordo que pareceu forçada. Mas aí eu fui olha a Light novel e o mangá e lá a declaração está bem melhor. Lá você entende que ela estar afim dele mesmo. Enquanto no anime aparentemente optaram por fazer entender que ela estava usando ele até a declaração (não acreditei que ela gostava dele até a declaração haha).
        Mas a Hime goatar do Haru, além dela gostar como ele é e do mundo acelerado, ela gosta dele também por ser um apaixonado por games que nem ela também tem haver. Tanto que ela resolveu voltar para o mundo acelerado só por causa dele. Por isso também ela apresentou o brain burst porque sabia que o Haru seria o melhor lá. O Haru ama jogos assim como a Hime ama o Mundo Acelerado. E ela não faria isso se não gostasse dele de alguma forma, já que isso é tipo uma das razões da relação de “mestre e aluno” ser tão importante na hora de escolher alguem e baixar o jogo no mundo acelerado como explicado no anime.

  • Diego Oliveira

    Sou a favor do autor escrever/contar o que quer da forma que ele msm decidir.

  • jonas dos yuri

    Pra mi esse Anime morreu na metade da primeira temporada, depois disso só forçou o Ec@#/hi e progressismo sem sentindo, nem sei como conseguir ver a primeira temporada desse Anime aí.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Se elas não virarem femin@zis de boa, e também quebrar esse clichê de todas se apaixonarem pelo Kirito, ele não é o único homem naquela p#rr@ não, mas acho que SAO teve mais problemas do que as garotas rasas e assediadas né.

  • AUGUSTO BRENO

    Autor agora quer LACRA né?,e isso que eu tenho medo autores famosos aderindo o politicamente correto, em animes/mangas shoujo a autora sempre coloca o homem como um violador em potencial, e vários homems se apaixonam pela protagonista sem graça do nada, e sempre brigam por ela e sofrem, mais eu não me importo porque e um shoujo, e feito para ser assim, agora que e famoso quer aderir às tendências do mundo para tentar ficar mais famoso ainda, parece que as pessoas esquecem que são animes/mangas e não obras ocidentais, parece que sword art online vai ficar mais sem graça e LACRADOR a cada temporada, ainda bem que tem vários isekai bons para ser adaptados, para quem quiser outro isekai para acompanhar assista tate no yuusha, porque aparentemente a AUTORA de tate no yuusha e bem mais competente no gênero isekai que o autor de sword art online.

  • LeliScarlet

    Minha personagem de todo SAO será a Alice… gosto muito da Sinon e Asuna mais Alice teve um destaque incrivel nesse ARCO, nem se fala o valor que ela tem na historia de Alicization!! Uma das personagens de ANIME que respeito muitoooo!!