Warner Channel e o seu descompromisso com as séries

Por Matheus Sousa em

Warner Bros. Television / CW / Divulgação

Foi-se o tempo em que canais e serviços de TV por assinatura eram realmente cobiçados, pela oferta inigualável de conteúdo para todos os estilos. Contudo, com o avanço de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e afins, este recurso de entretenimento, aos poucos, começou a ser esvaziado, o que, claro, era algo natural de se acontecer.

Toda e qualquer novidade desperta a curiosidade das pessoas, e para não cair em declínio ou total esquecimento, é preciso que se existam esforços corriqueiros pela parte afetada para manter a qualidade e, porque não, competitividade? Infelizmente, isso não acontece mais, ou como deveria.

Por toda a base de assinantes, existem queixas, da maneira como canais tratam a exibição de séries, filmes e eventos esportivos, mas aqui, tratarei de um em questão, que parece estar andando ainda mais para trás: a Warner Channel.

Warner Bros. / Divulgação

O canal que já foi vitrine com o que a de melhor na TV e cinema, atualmente mais parece estar nas mãos de amadores. Uma programação confusa, pouco variada e, porque não, injusta?

A direção da Warner Channel parece querer seguir o estilo dos canais tradicionais de filmes, repetindo os mesmos títulos que já foram reexibidos enésimas vezes. Se você perder um longa-metragem que seria exibido amanhã, terá a chance de ver novamente no dia seguinte, mais três ou quatro vezes no mês e, sem muita dificuldade, encontrá-lo em exibição por qualquer outro canal – afinal de contas, todos parecem se limitar a exibir uma quantidade determinada todos os meses. As séries, por sua vez, têm seu espaço, mas na maneira como o canal lhe achar mais conveniênte.

Warner Bros. Television / CW / Divulgação

Uma das propriedades mais fortes da família Warner, a DC, com as séries de super-heróis da The CW, não tê qualquer prestígio no canal. Limitadas a um único bloco, o “Domingo Heróico“, cujo a última série já vai ao ar adentro a madrugada de segunda. E se você perder, perdeu, pois reprises só acontecem bem no começo da manhã, 6h, 7h – postura similar a adotada pelo finado Sony Spin com seus últimos animes, ou fica acordado até tarde, ou acorda cedo. Enquanto isso, horários livres ocupados por mais do mesmo: Two and Half Men, The Big Bang Theory, Supernatural.

Já quem curte a série Riverdale, outro hit da The CW, também sofre do mesmo problema. Um novo episódio é exibido às quartas, 21h40, mas, e se você perder? De novo na madrugada de sexta para sábado ou bem cedo na manhã de sábado. Lógica? Nenhuma. E o mesmo acontece com All American, um novo episódio já adentro da madrugada de quarta, com reprise nas manhãs de sábado.

Warner Bros. Television / Divulgação

Chega-se a conclusão que tais manobras da Warner Channel, com produtos que já foram seu carro-chefe, não fazem qualquer sentido, pois, se o canal contasse com algum tipo de plataforma de streaming, VOD, tal postura poderia se justificar como uma tentativa de “forçar” os assinantes do canal a migrar para este novo serviço. Logo, apenas se trata de um errôneo apoio a pirataria. E não há muito tempo atrás, a faixa das 22h30, durante toda a semana, só exibiam séries. Gostaria muito de saber quais são os “estudos” realizados para se chegar a tal desenho de programação.

E infelizmente a situação não tende a melhorar. O “sufoco” dos assinantes é igual em toda a América Latina – por lá, até pior. A saída do executivo Rogério Gallo, responsável por cuidar do canal no Brasil e trazer para a programação as animações da DC (que foram embora com ele), restritas até então a HBO, foi um golpe muito duro. Os cuidados agora estão nas mãos de quem não têm ideia -ou acha que têm – do que está fazendo. Apenas destruir todo um legado da marca.

Canais como a Warner Channel só resistirão se, seus programadores, saírem da inércia e partirem para oferecer o diferencial, ou simplesmente, o que o assinante espera encontrar, e não criar em cima dele o que já se existe aos montes por aí (outra TNT?); elevar os preços e furtar direitos de exibição aqui e acolá, disso ou aquilo, se comportando da mesma maneira, não adiantará de nada. É preciso deixar a zona de conforto, sair do automático e, principalmente, saber ouvir o público, não se “esconder” em pesquisas que não refletem, em nada, a realidade e preferência de ninguém.

Comentários
  • Yellow Hair

    Só porque seu artigo está correto não quer dizer que está certo dizer isso da Warner

    • Gabriel Campos

      Você está feliz com a situação atual? Porque defender um canal que faz o que faz sem qualquer justificativa lógica é meio ingênuo e ignorante!

  • Esse artigo do ANMTV mostra muito bem como “propriedade intelectual” não existe e que o que é conhecido como pirataria na verdade é apenas exerção do livre-mercado: a pessoa que aloca melhor o produto, lucra mais. Warner faz um trabalho de m*rda na televisão e perde público para o pessoal que vai baixar em sites online.

    • Matheus R.

      É pirataria sim, os sites ilícitos não tem autorização da distribuição das séries, Logo é crime, logo é? Pirataria!
      Estar ganhando dinheiro em cima do trabalho dos outros é errado, pronto e acabou.

      • Eduardo Jose de Andrade

        O Otávio aparenta ser simpatizante do anarquismo, mas independente do anarquismo ser uma ideia boa ou não (eu acho uma utopia) hoje aqui no Brasil e quase todo o mundo (afinal Coréia do Norte e China né…) só tais empresas que pagaram pela licença ou produção de algo é que podem exibir, a pirataria é errada tanto eticamente quanto comercialmente, mas eu e muitos ainda vão usar se não tivermos meios oficiais possíveis nos nossos orçamentos.

      • Pronto e acabou e nos dependemos desse modelo ultrapassado que o oficial esta, que vá pra baixa da égua quando se tratar de TV acabo, fico na pirataria mesmo porque assisto na hora que eu quiser e quando eu quiser.

    • Gabriel Campos

      What? Quanto tempo será que vocês continuarão dizendo que pirataria não é crime?! Larguem de ser ingênuos e criar sua própria ignorância para se sentir melhor!
      Obs: Concordo que nesse caso da Warner é compreensível (porém ainda ilegal) que alguns estejam usando dos meio não legais, afinal a própria escolheu isso, mas na grande e imensa maioria continua sendo um argumento sem fundamento!

  • Gustavo

    Eu não entendo o porquê de exibirem animações da concorrente, a DISNEY!!

    • Eduardo Jose de Andrade

      Rapaz eu quase buguei quando vi que tava exibindo vingadores Ultron……..foi quase quando eu vi a notícia do TV Kids exibir Digimon Frontier ao mesmo tempo de pokémon!!!!!

      • Bruno Luiz

        Esse foi o maior bug do fim dos anos 2000 pra indústria BR da tv

    • João Carlos

      Imagina se dá noa louca deles e passam no CN

  • netin

    Faz tempo que nem sintonizo esse canal viu

  • PHM

    Outra coisa. A programação da Warner é bem “desregulada”
    De manhã, Arrow entra no horário de Middle. E muitas vezes tem na programação Middle, e passa um ep de Friends. Muito ruim

  • Eduardo Jose de Andrade

    Na era de hoje é ridículo um canal de TV exibir horários tão ruins pras séries dela, CN nesse quesito ainda acerta com muitos desenhos (originais deles claro) e depois vai achar ruim o povo recorrer à pirataria, eu por exemplo na terceira vez que fui ver death note e a primeira vez com Bleach foi pela play tv, quando perdia o episódio do dia nos horários que passava (bem confuso aliás) eu assistia pela pirataria, tem que colocar um diretor que pensa e ve^como as coisas são hoje e não no começo dos anos 2 mil.

    • Bruno Luiz

      E olhe que o CN ainda tem a audácia de exibir novos EP de TTGo e Unigata em horário Nobre, o que não deveria ocorrer, uma vez que se trata de um original do Grupo e não do CN em si

  • Eu dou e risada dessa palhaçada e ainda perguntar porque eu chamo de trouxa quem paga essas porcarias, em vez de perde tempo pagando uma merda dessa pague uma internet e viva de torrent e uma Netflix pois tudo que passa nessa porcaria de canais a cabo tem pra vc ver na internet ou nas plataformas

    • João Carlos

      Online tambem não ta sendo a solução, muita coisa não se acha na internet.

      • como não existe servidor,torrent entre outras fontes eu acho tudo que eu quiser na internet

        • João Carlos

          Muita coisa não se acha DUBLADO na internet.

  • Gunz

    Isso só resume a situação da Warner pra tudo ultimamente,uma completa bagunça!

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Faz um texto da Nickelodeon de hoje em dia!

  • João Carlos

    Estava tentando ver Superstore e desisti, a serie simplesmente sumiu do canal, não tem torrent em lugar algum, e online dublado so em qualidade horrivel.

    • Aldrin Santos

      Existe em qualidade otima, basta procurar um pouco melhor. Falo pois sou fã da série e foi da forma que acompanhei ela, mesmo com o descaso do Canal, que nunca exibiu um episódio da Primeira Temporada, e outros passou num horário lamentável.

      • João Carlos

        Eu achei, mas aparentemente eles deixaram de transmitir metade da 2 temporada… Pois dublado so vai até o 10

  • Dyel Dimmestri

    E não é só isso… Deem uma passadinha no SITE Oficial da Warner Bros do Brasil, pra verem como ele está TERRIVELMENTE desatualizado! A maioria das matérias e anúncios de filmes novos são de três ou quatro meses atrás!! Isso pra não falar do TOTAL DESPREZO pelo mercado colecionista… Até hoje NENHUMA das mais recentes animações da DC foi lançada em DVD ou Blu – Ray no Brasil.Como eu sempre digo, quem quiser ter um exemplar em sua estante, tem duas alternativas: Ou compra a versão importada, o que sai muito mais caro(uma dica para os interessados: procurem pela versão MEXICANA, que traz as opções de áudio e legenda em PT/BR), ou compra as versões de origem duvidosa, à venda no Mercenário.. Ops, perdão, Mercado Livre…
    Seja como for a situação da DC Comics TÁ FEIA AQUI NO BRASIL… De um lado, a Panini, com suas famigeradas “Paninadas”… E, do outro, a Própria Warner, e seu descaso monumental com o público espectador.

  • Muitíssimo bem-vinda essa matéria, quase como se tivesse tirado as palavras da minha boca,infelizmente a Sony e outras emissoras de série passam por situações semelhantes, empurrando as pessoas pros serviços de streaming e pirataria, ao invés de arrumar a programação pra reverter a situação

  • Léwow

    Tudo que foi dito nesse texto pode tem ser aplicado ao canal FX

    Um dia ja foi um canal excelente com muita coisa boa e variedades

    HOJE É O PIOR CANAL DO GRUPO FOX E INFELIZMENTE PARECE QUE NAO HA PERSPECTIVA NENHUMA QUE ISSO VAI MUDAR
    NA VDD DEVE ACABAR COM A FUSAO COM A DISNEY

  • nikrobrilebr

    seja lá quem escreveu esse texto falou tudo,e isso se aplica a mais dois canais:fox e fx

    houve um tempo em que o fx exibia american dad,a falecida cleveland show e outras animações adultas lá pras 21:30 no mais tardar 23:00 na faixa não perturbe,hoje essas séries são exibidas lá pela madrugada,e a fox hein? oito horas da programação por dia dedicadas aos simpsons,e mais nada depois disso,a fox basicamentesó vive de walking dead,e simpsons* sem isso é só mais um canalzinho básico de filme como os outros.

    isso sem falar na aberração inacreditável da warner,que é um canal da turner,exibir filmes da marvel! WARNER! a casa da dc comics exibindo a concorrente! se algum executivo de tv estrangeiro viesse pra cá e prestar muita atenção na tv paga brasileira ele vai perceber esse pequeno detalhe e se perguntar se ele não está em uma realidade paralela.

    e o que dizer do TCM meus amigos,que lá na gringa exibe filmes clássicos dos anos 40,50 e 60,e aqui no brasil exibe filme de 10 anos atrás,

    fora a imprestável lei do seac que é responsável direta por tudo isso,ela que dá a uma agencia de CINEMA total poder sobre a tv paga brasileira em todos os sentidos,dá pra perceber por que a nossa tv paga cai a cada dia,preços injustos,programação lixosa e poder estatal.

  • Khaoe Pacheco

    por essas e outras que eu faço download das séries que passam no canal.

  • Kaique Batista

    Os canais de séries e filmes da tv paga , principalmente de séries estão aos poucos se matando por amadorismos.

  • Se o material não tem dublagem e não tem legenda veio ou tu aprende Ingles ou fica sem assistir