Zack Snyder faz falta ao Universo DC?

Por Matheus Sousa em

Reprodução.

A chegada de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa aos cinemas na última semana, trouxe uma questão preocupante, levantando novamente uma discussão instigante: Zack Snyder faz falta ao Universo DC? Estaria a audiência desconhecendo os novos filmes da marca?

Desde sua demissão do Universo DC, com exceção de Aquaman — que foi produzido por Snyder —, todos os lançamentos tiveram recepção acalorada da crítica, mas fria entre o público, compreendendo as bilheterias; Liga da Justiça, Shazam! e agora Aves de Rapina. Coringa é um ponto fora da curva por não pertencer a este universo, sendo um filme “independente”, mas que carrega bastante do estilo Snyder de produção.

Apesar das interferências e inseguranças do estúdio, enquanto esteve à frente do Universo DC, Zack Snyder entregou os filmes de maior bilheteria da marca (O Homem de Aço, Batman vs Superman, Esquadrão Suicida e Mulher-Maravilha), sendo estes dois últimos produzidos pelo cineasta.

Unanimidade entre os novos filmes, estão o apelo da crítica, sendo na maioria das vezes, a ênfase de que este “deve ser o caminho seguido pela DC”. Será mesmo? Alguém realmente acredita que os acionistas na Warner Bros. ficaram satisfeitos com o desempenho de Shazam! e um provável fiasco com Aves de Rapina?

Os próximos lançamentos da DC nos cinemas incluem Mulher-Maravilha 1984The BatmanThe Suicide Squad e Adão Negro. Destes, apenas Adão Negro não terá Zack Snyder no posto de produtor (sendo sua participação em The Batman um rumor). Mas o que isso quer dizer?

Esse trailer é puro Zack Snyder. 

Para a imprensa, Zack Snyder “destruiu” a DC nos cinemas, mas o erro teria sido apenas dele? Talvez faltasse alguém dentro da Warner Bros. para orienta-lo sobre as rédeas de algumas decisões. “Acho melhor fazer assim”, “Que tal incluir isso?”, do que simplesmente poda-lo. Mas.. se ele segue envolvido na produção da maioria dos filmes, estaria a Warner/DC com medo de atribui-lo ao posto de diretor?

Caindo na onda do novo filme da DC, é instigante dizer que a DC está se “emancipando” de Zack Snyder, uma vez que ele está mais do que presente nos bastidores.

Se algum dia lhe for novamente atribuída a função de diretor, que se entenda de uma vez por todas que Snyder não é, nem de longe, um péssimo cineasta, ele é um profissional de assinatura forte, que molda suas ideias em seu conceito próprio, sem se importar tanto com as opiniões de ninguém.

Reprodução.

Se Zack Snyder tem um apresso enorme por estes personagens, a ponto de não querer se afastar totalmente, se entenda também: a DC não lhe pertence, você é um contratado da Warner, se algumas decisões que não são de seu agrado forem tomadas.. as coisas vão seguir, e seguir sem você. 

Por fim, o cineasta teve uma chance de fazer diferente com Liga da Justiça, que foi decepado pelo estúdio, é verdade, mas não o fez. E não, não compro a ideia que o estúdio tenha sido o único responsável pelo desastre, mas sim, tem sua parcela de culpa. Contudo, ninguém investe US$ 250 milhões para “mudar tudo de última hora” se algo de errado não estivesse acontecendo.

Ao futuro, expectativas positivas. O que nos reserva? A confiança de bons filmes. Mas será que serão aquilo que os fãs realmente querem ver?

Comentários
  • Sr. Paramount

    Zack Snyder não faz falta pra DC, se eu quiser ver um filme escuro e sem cor, vejo um clássico preto e branco dos anos 30. Chega de Superman sombrio, ou de um Batman que de tão escuro que é o filme (na bosta do BvS) mal dá pra ver o uniforme dele…só chega.

  • Não faz falta. Next.

  • Luiz Felipe Matos

    Apesar de gostar muito, não diria que sinto falta dele, mas sim, que gostaria que o planejamento dele tivesse continuado. Acho uma confusão enorme (e uma verdadeira pena) as pontas soltas que a saída dele e a mudança de rumo do DCEU deixaram.

    Engraçado que, mesmo fazendo seus filmes independentes, ainda existe uma conexão estabelecida, como em Aves de Rapina, que fizeram questão de por a Arlequina falando que conhece o Capitão Bumerangue. Vai entender…

    • Leonardo

      Deveria ter deixa pelo menos ele finalizar a saga dele nos cinemas, depois com o flash iria rebootar tudo mesmo.

  • Cebolover – FALECIDO EM 23/10

    Olha, se os acionistas da WB preferem ver só o dinheiro das Merdas que foram Esquadrão Suicida e Batman vs Superman eles tem mais é que se fuder mesmo.

    Ainda não vi Aves de Rapina mas Shazam é INCRIVEL, não é possível que eles não considerem isso.

    E o Snyder é um pé no saco, que va fazer os filmes dele e pare de ficar chorando. Teve tempo, grana e muito apoio dos fãs (coisa bem difícil nesses tempos de fãs malucos que só sabem reclamar.) pra fazer as coisas direito e cagou tudo.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Uai, mas acionista só visa lucro mesmo, se o filme é ruim mas dá uns 800 milhões de bilheteria, é melhor pro acionista que um filme bom que deu uns 500 milhões.

  • Luan Kayro

    Resposta curta: NÃO!

  • Squall

    Zack Snyder é um Michael Bay emo. Do mesmo jeito que o Bay exagera nas explosões, nas tomadas de helicóptero de baixo pra cima e nas sequências com a bandeira norte americana no fundo, o Snyder faz com as sequências em câmera lenta, com o tom escuro do filme (falo das cores mesmo, as vezes parece até que precisa de uma lanterna pra ver alguma coisa) e com o tom “realista” (tudo é sofrimento, violência PG-13, etc). Mas, assim como o Michael Bay, o Snyder também faz dinheiro, porque o público curte esses filmes assim, superficiais. Acho que o afastamento do Snyder não foi o problema com a DC, o problema foi que depois do MCU todo mundo quis fazer o seu universo cinematográfico (vide o tal Dark Universe que a Universal anunciou, mas que flopou logo no primeiro filme), mas todo mundo esqueceu que pra se chegar num MCU precisa de planejamento prévio. A Marvel planejou o MCU desde o primeiro Homem de Ferro e foi montando as coisas aos poucos. A DC pensou em fazer um universo cinematográfico depois de Batman V. Superman, mas tentou aproveitar o filme anterior (Homem de Aço) que não tinha nada disso em mente, aí deu no que deu. A Marvel planejou o MCU e antes de começar oficialmente (com Vigadores) fez três filmes, já a DC preferiu fazer seu DCEU conforme fossem saindo os filmes, sem base nenhuma, aí ficou uma bagunça.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Pra mim faz falta, gosto do estilo dele, pelo menos deviam ter tentado manter a cronologia do DCU, mas depois de Liga do Fracasso mataram o DCU, virou tudo filme independente. Ele apesar das críticas ácidas dos especialistas (idiotas) e de alguns fãs, no final dava uma boa bilheteria.

  • Elton J Pereira

    Mais ou menos
    O que falta na Warner é um bom roterista um que saiba explorar os poderes do personagem assim como fizeram com Aquaman que pegaram tudo que é ridículo no personagem colocaram no filme de um jeito que ficou explendido e todo mundo gostou.
    Sinyder fez exatamente o contrário com Superman pegou tudo que é maravilhoso no ícone e ocultou e desperdiçou.
    Talvez por um roteiro ruim ou pq alguem não falou pra ele não fazer isso.

  • Gerson

    As vezes a Warner parece a Disney com seu “padrão Disney de qualidade para toda família” e a empresa fala mais alto ai da sempre em confusão com os fans. A DC não funciona para toda família a Warner tem que entender isso e rápido se ainda não entenderam com Coringa de Todd Phillips, não cometam o mesmo erro que a Disney fez com o Hulk, transformar um personagem incrível em atração de criança, deixem a DC ser o que é nos quadrinhos no cinema e na tv igual Swamp Thing incrível. Isso sim irá deixar um bela impressão nos fans e nos novos fans que iram conhecer através do cinema e tv.

  • Zezão do Chimarrão

    “Batman vs Superman foi sucesso de bilheteria porque o filme tem apenas os maiores heróis de todos os tempos”. Homem aranha e capitão América aparecem nesse filme?

    • Xaviniesta

      Capitão América nem lustra as botas do Superman, o que dirá ser o maior herói de todos os tempos

      • Zezão do Chimarrão

        Claro, se ser apelão o torna o maior eu concordo. Qual a graça de alguém praticamente invencível? Hahahaha Superman dá um ótimo vilão, agora como herói não tem graça alguma .